• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Dúvida com as mudanças no Quadro

Ricardo93

Active Member
Boa tarde a todos,

Este é o que eu espero ser o primeiro de muitos post que aqui farei. Em primeiro lugar é importante dizer que estou apenas a começar nestas lides. Naturalmente que já ando de bicicleta desde pequeno mas só agora quero fazê-lo com mais regularidade.

O que me traz aqui é uma bicicleta que aqui tenho por casa, esse bicicleta já tem alguns anitos mas está funcional. O problema é que a bicicleta tem as mudanças no quadro (e por lá se manterão) e eu não as sei usar correctamente, isto é por vezes quando mudo de mudança a mudança encrava e tenho que voltar a mexer para aquilo voltar ao normal. O que vos vinha pedir é que quem perceber deste tipo de mudanças que me ajude e que me explique como é que funcionam.

Deixo aqui algumas fotos:

DSC_0313_zps738fbc02.jpg


DSC_0304_zps7ed87b76.jpg


DSC_0305_zps398f1a58.jpg


DSC_0309_zps2d3a4fbd.jpg



Obrigado pessoal pela ajuda!
 

Jusko

New Member
A minha primeira bicicleta, uma esmaltina de 1980 +/-, tinha mudanças dessas...se bem me lembro, o sistema funciona assim:

Tanto para meter como para tirar mudanças, andas para cima ou para baixo com o manipulo, tens que meter e tirar devagar para não passar muitas mudanças, isso as vezes requer pequenos toques para um ajuste preciso.
 

PowerMax

Member
Boa tarde,

Ricardo talvez por isso as "mudanças encravem", isto é, mesmo nos sistemas atuais não é muito aconselhavel trocar de prato e na cassete em simultaneo. Nesse sistema então não deve mesmo funcionar. Tenho também uma bicicleta com esse sistema e a troca de mudanças terá que ser faseada Frente/traz e com maior antecipação. É necessário uma melhor leitura do terreno pois nem semper é fácil engrenar a mudança pretendida (principalmente atraz) devido a precisão necessária a mexer no manipulo.

Espero ter ajudado.

VC
 
Top