• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Cube Agree GTC Pro 2015

MiGuEl_82

Well-Known Member
Pois, já pensei se n terá sido isso. Na próxima volta tenho que apertar menos, pode ser q seja por isso a dormência... Uma coisa é certa, o tamanho é o 42, disso n tenho duvidas.
 

MiGuEl_82

Well-Known Member
Pois, mas é inevitável que tenhamos que escolher algo sem saber a 100% se nos iremos habituar ou não. Só usando uns sapatos e um selim durante 1 ou 2 voltas conseguimos ter a noção se os mesmos são ou não adequados.

No meu caso não tenho grandes dúvidas relativamente ao selim. Quanto aos sapatos, apostei numa marca q conheço, a Shimano, pois os meus de BTT tb são Shimano. Conforme já disse, não sinto qlqr dor, apenas a tal dormência no pé direito mas q acredito que possa ter q ver com um aperto excessivo da minha parte...
 

Fonseca

New Member
Na minha opinião os sapatos Shimano já foram mais confortáveis.

Também tenho uns de BTT e não são lá muito confortáveis.

As minhas opções para sapatos são:

Conforto: Mavic e Nike

Eficiência: Specialized
 

jpacheco

Well-Known Member
Tenta libertar o sapato quando sentires dormência.. liberta um pouco o aperto. E voltas apertar mais tarde. Ou tira o pé do pedal numa ou noutra descida e tenta agitar suavemente o pé para ajudar na circulação sanguínea. Dormência é essencialmente a falta de circulação... agora o factor que despoleta isso poderão ser vários. Desde a instalação dos cleats, à superficie de contacto do pedais ser reduzida e / ou dos sapatos: da sola, da palmilha... uma simples troca de palmilha pode ajudar.

Tens que fazer umas experiências e eliminar possiveis fatores. Até umas meias mal vestidas com dobras podem fazer isso :p

A bike está um espetaculo! Boas pedaladas!
 

MiGuEl_82

Well-Known Member
Tenta libertar o sapato quando sentires dormência.. liberta um pouco o aperto. E voltas apertar mais tarde. Ou tira o pé do pedal numa ou noutra descida e tenta agitar suavemente o pé para ajudar na circulação sanguínea. Dormência é essencialmente a falta de circulação... agora o factor que despoleta isso poderão ser vários. Desde a instalação dos cleats, à superficie de contacto do pedais ser reduzida e / ou dos sapatos: da sola, da palmilha... uma simples troca de palmilha pode ajudar.

Tens que fazer umas experiências e eliminar possiveis fatores. Até umas meias mal vestidas com dobras podem fazer isso :p

A bike está um espetaculo! Boas pedaladas!

Pois, podem ser várias as causas... Vamos ver nas próximas voltas se volto a sentir a mesma dormência.

Obg ;)
 

MiGuEl_82

Well-Known Member
Mais umas voltinhas, infelizmente não tantas como desejaria, com a fininha e a dormência continua. Coloquei as travessas um pouco mais para trás mas não pareceu ter efeitos práticos. Ao apertar os sapatos encolho os dedos para tornar o pé mais "gordo" mas tb n parece ser por aí. A dormência em si não é nd demais... Basicamente é na ponta dos dedos grandes, por vezes alastrando um pouco aos outros mas acabando por desaparecer novamente.

Quando coloquei os pedais de estrada coloquei tb o selim novo, o Prologo. Mantive o espigão à mesma altura. Com os pedais e sapatos de BTT sempre me senti confortável e sem qlqr dormência. Sinceramente não consegui ainda identificar a 100% as situações nas quais sinto maior dormência mas creio que nas descidas quando paro de pedalar a mesma aumenta... Estranho... Algumas sugestões?
 

Fonseca

New Member
Atenção que dormências têm muitas vezes a ver com coluna.

Há que saber se a posição na bicicleta não está a comprimir algum nervo.
 

MigC77

Well-Known Member
Olá Miguel,

Efectivamente o Fonseca tem razão quando diz que se pode dever à compressão de um nervo. Aliás a dormência do dedo grande normalmente deve-se à compressão do nervo ciático. Independentemente de tudo acho que devias consultar um médico para verificar se essa dormência está relacionada com a tua posição na bicicleta ou com outra questão relacionadas com a coluna…

Descartando a posição dos cleats que também poderia estar na origem desta questão…

Em termos de flexibilidade… dirias que tens uma boa flexibilidade? Parte da dormência pode vir por falta de flexibilidade e se a isso associares uma posição na bicicleta agressiva tendo conta o teu índice de flexibilidade podes ter a razão para a tua dormência no dedo grande. Como é que podes verificar isso? Muito simples… colocas-te em pé com os pés juntos e, mantendo as duas pernas juntas e esticadas, LENTAMENTE com os braços esticados vais-te curvando até onde conseguires chegar com as mãos SEM FORÇAR. Um índice de flexibilidade aceitável seria conseguires tocar com as pontas dos teus dedos nos pés. Atenção quando digo tocar… refiro-me a conseguir manter essa posição durante algum tempo… não basta dar um esticão, tocar e já está… É necessário conseguir manter a posição! Para teres uma noção um atleta profissional normalmente consegue assentar as palmas das mãos no chão e manter a posição.

Se neste “teste” não conseguires pelo menos chegar com a ponta dos dedos ao chão ou à ponta dos pés, recomendo-te que trabalhes a flexibilidade fazendo umas sessões de alongamentos de 30min a 1h umas 3 vezes por semana. Dito isto só falta dizer-te que tipos de alongamento precisas de fazer… Como uma imagem ou um video, falam mais que mil palavras recomendo-te que faças uma pesquisa no youtube por: “piriformis stretch” ou “piriformis wall stretch” (eu sempre gostei de fazer os alongamentos com a ajuda da parede). Basicamente vais estar a alongar os grupos musculares da zona lombar, glúteos e femoral.

Em relação à tua bicicleta, se bem te recordas vários utilizadores do forum nos quais eu me incluo te recomendamos bicicletas com top tube mais curto do que aquele da tua bicicleta… No entanto e apesar de tudo nada que não resolvas com um avanço mais curto… Por outro lado pela foto que colocaste no início do tópico parece-me que tens o angulo do guiador muito “agressivo” o que promove uma posição mais agressiva. Se o rodares para cima, ficas com as manetes mais para cima logo escusas de ter uma posição tão agressiva… Por outro lado tendo em conta a tua medida de cavalo, fazendo umas contas por alto, parece-me que tens o selim muito alto… Mas a minha opinião baseia-se apenas no conhecimento das medidas dos tubos do teu modelo de bicicleta, das tuas medidas e da percepção que tenho a olhometro da altura do espigão na fotografia que postaste…

Tudo o que apontei em relação às medidas e ao setup da tua bike associado à falta de flexibilidade pode justificar essa dormência… Mas é obvio que a minha opinião pode ser considerada precária por estar baseada em vários pressupostos. Acho que não perdes nada em verificar a tua flexibilidade, e caso precises trabalhes para aumentar a tua flexibilidade tendo em conta as sugestões que coloquei e eventualmente reveres o setup da bike para ver se continuas a sentir a mesma dormência. No entanto um bikefit e eventualmente uma consulta com especialista, neste caso começa por um ortopedista ou em alternativa um bom fisioterapeuta, seria a minha recomendação

My 2 cents
 

MiGuEl_82

Well-Known Member
Mig, obrigado pela tua opinião.

De tudo o que disseste eu diria que o tamanho do quadro não será causa seguramente. Sinto-me bastante confortável em cima da bike, não tenho dores a nível lombar, não fico mt esticado nem muito "apertado". De salientar que antes de colocar pedais de estrada usei os de BTT e não tinha qlqr desconforto ou dormência. A mesma só surgiu com a montagem dos pedais de estrada e do novo selim.

A altura do espigao está igual à q tenho na bike de BTT. Não sinto que estique mt a perna e quem me acompanha nas pedaladas tb confirma q não "gingo" mt c a anca... De qlqr das formas estava a pensar baixar talvez 1 cm para ver como me sinto.

Relativamente ao guiador, já corrigi o ângulo à algum tempo.

Quanto à flexibilidade, pois, aí a "porca torce o rabo" digamos assim... Não é famosa... Fico a uns bons 10/15 cms dos pés... Talvez possa explicar parte do problema.
 

grouk

Active Member
isto remotamente é sempre dificil de diagnosticar mas o problema que tens certamente está relacionado com a toe box, os sapatos certamente que tem estão apertar os dedos, mesmo parecendo que não, eu tenho uns sapatos que se levar umas meias grossas acontece me o mesmo e os pés nao vão apertados. até nos sworks por vezes aperto mais o aperto de baixo e sem sentir nenhum aperto maior passado algum tempo começo a sentir dormencia, desaperto e ficam logo ok. experimenta por exemplo levar umas meias finas daquelas de gaja tipo collants
 

MiGuEl_82

Well-Known Member
Pois, de facto as meias que levei hoje são umas de inverno do Lidl, mis grossas... E sempre que levo essas meias pareço sentir mais à dormência... Na volta q dei na passada quarta feira, usei umas meias mais finas e não sei praticamente dormência nenhuma.

Tento sempre usar meias mais grossas pelo facto de não ter cobre sapatos para os de estrada. Tenho uns da Endura mas q só dão para os de BTT (a abertura não é suficientemente grande para as travessas).
 

Bruso

Well-Known Member
Então está explicado. Eu passava pelo mesmo no inicio. Apertava demais os sapatos e para além da dormência sentia dores na parte exterior da planta do pé.
 

KAMIKAZE

Well-Known Member
Boas, tive um problema semelhante ao inicio. Tenta recuar os cleats cerca de 2cm e chega o selim a frente os mesmos 2. Comigo foi remédio santo e dormencias nunca mais.
 

MiGuEl_82

Well-Known Member
No meu caso acho que já sei a origem do problema: a pequena entrada inferior para ventilação... A palmilha tb é perfurada nessa zona, o que provoca uma entrada "excessiva" de ar... Já tinha reparado que quando desço ou rolo a maior velocidade a dormência tem tendência a aumentar. Na próxima volta trocarei de palmilha e entretanto testarei uns cobre sapatos.

De qlqr das formas já tinha chegado os cleats ligeiramente para trás e tb o selim ligeiramente para a frente.
 

MiGuEl_82

Well-Known Member
Bem, passados mais alguns meses e uns quantos kms já não tenho dúvidas relativamente à dormência q sentia nos pés. Era mesmo motivada pelas baixas temperaturas e pelo facto destes sapatos serem bem mais arejados que os de BTT. A subida das temperaturas levou a que não voltasse a sentir a tal dormência!

De resto tenho colocado sempre que posso alguns kms na Cube, fazendo sempre uma gestão mt "criteriosa" com a irmã de roda grossa ;) Está neste momento prestes a atingir uns bonitos 2000 kms!

Ontem foi dia de estreia em termos de estrada na Serra da Arrábida e tocar novamente nos 3 dígitos. 100 kms com 2.200 D+ e que serviram de derradeiro teste para o Douro Granfondo do próximo domingo. Fica o registo fotográfico da máquina, a qual não sofreu quaisquer alterações.

11vi71e.jpg


Com a passagem dos kms sinto-me cada vez mais confortável e adaptado à posição em cima da bike, que difere mt daquilo a que estava habituado. Progressivamente tb me vou adaptando ao estilo de pedalada muito mais constante e intensa que no BTT.

Boas pedaladas!
 

DaSilva

New Member
bonita máquina..
Quanto ao Douro, tenta relaxar, porque aquilo no domingo vai ser bem puxado ;)
vais ao Médio ou Grande ?
abraço
 

MiGuEl_82

Well-Known Member
Vou ao Medio... Não me sinto ainda devidamente preparado para a violência do Grande... Mais de 3.000 de acumulado em 160 kms n é brincadeira!

Abraço!
 
Top