• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Cranks

cenazia

Well-Known Member
Ganda sorte que tu tens! Tens que altura?

1m74, na brincadeira já usei 150mm numa single speed quando cheguei ao Brasil e também me adaptei sem stresses mas como não queria estar a andar com cranks tão diferentes para o resto das bicicletas que entretanto chegariam de navio, troquei por 165mm que era a alternativa que tinha disponível para aquela bike.
 

malho

Active Member
A bicicleta que tenho agora pesa 1,5kg a menos que a anterior.
Ainda não fui la porque para alem de não ter oportunidade de ir la por agora também ja esta com a agenda cheia.
 

Matz

Active Member
Além do que disseram, pensaria nos rolamentos das rodas. Nem todos tratam bem das bicicletas, as tuas rodas podiam rolar melhor.

Mas a minha aposta seria no Bikefit.

A forma como a tua posição está afinada, interfere muito no funcionamento do teu corpo, especialmente nas pernas, isto em termos de performance.

Se ficaste satisfeito com o Bikefit, só tens de ir ao mesmo sitio e não inventar até lá a mexer vezes sem conta.

Se a geometria é diferente, podes medir o que quiseres que nunca terás a mesma posição. Se confias em quem fez o trabalho antes, deixa que faça novamente.
 

ruilebs

Well-Known Member
passar de 175 para 172,5 podes sentir... mas mais em carga, a rolar nao estou a ver.
172,5 penso que seja mais adequado a ti.
 

JBG

Well-Known Member
Boas
Eu comprei a 2 semanas uma bicicleta nova uma cube attain gtc race de 2016, e os cranks que vieram com a bicicleta são 172.5 e os que tinha na minha outra bicicleta era 175. Eu agora tenho a sensação que com esta bicicleta tenho uma maior dificuldade a rolar será devido a essa diferença? Ou o fato de na bicicleta anterior apesar de ser um quadro pequeno para mim ao ter feito um bike fit poderá também influenciar nisso, visto que na nova maquina ainda não tive oportunidade de ir fazer um bike fit. Antes de comprar esta bicicleta aproveitei bem o facto de ja ter feito um bike fit para ir pedindo conselhos sobre que estilo de geometria deveria comprar assim como o tamanho.


@malho

Quanto medes e qual o tamanho da CUBE? É um 56, 58 ou 60?
Qual era o modelo e tamanho da Scott?

Abraço!

PS: Eu tenho 170; 172,5 e 175 em diferentes bicicletas, apesar de a pedalada ser diferente não sinto que seja por aí que ando mais ou menos.
 

malho

Active Member
Tenho 1,83m, e o quadro da cube é um 56. Na scott na altura foi o que na loja disseram que era o tamanho certo e engoli, era um scott speedster s30 de 2010 e o quadro era um S.
 

ruilebs

Well-Known Member
oh! desculpa, tinha lido o comentario do cenazia acima a dizer 1m74... e pensei que era o @malho quando respondi ao @Matz .
pois, assim já se poderiam justificar os 175.
eu tenho a mesma altura que tu e no bikefit recomendaram-me 175 de crank. Infelizmente nao consegui alterar os 172,5 que vinham de base na bike, e portanto são esses que tenho.
nao é o fim do mundo, mas é uma questão simples de física, obviamente que o braço do momento que criamos ao carregar no pedal é diferente ser 172,5 ou 175, e em carga isso vai-se notar.
 

GuilhermeOliveira

Well-Known Member
Como dizia o outro, até pode ser o recomendado, mas não tem influencia, no rolar, que é o que se está a tirar duvidas, a não ser que o homem já esteja numa evolução tal que note, mas ai vai notar mais coisas estranhas
Se tem duvidas e não consegue afinar a bicicleta para ele, vá a quem perceba da poda, o mesmo, outro, alguém que perceba

Depois venha cá dizer se melhorou ou é psicológico os 2,5mm


É que quando os cranks são 2,5mm mais pequenos e fazem tanta diferença assim para se notar, já se devia ter notado que o antigo quadro era pequeno á mangas de anos, esse 52/S é o meu tamanho (1,75) e posso usar a medida mais acima 54/M, mas ai já não vai vestir também
 

malho

Active Member
Eu nunca me senti muito confortavel na scott mas também não tinha o dinheiro para trocar de bicicleta so houve oportunidade este ano. Eu perguntei dos cranks pq é uma coisa que tinha medidas diferentes, mas tendo em conta os comentários devera ser do bike fit. Alguma coisa poderei ainda trocar as rodas da scott para a cube para experimentar porque o meu pai ficou com a scott.
 

GuilhermeOliveira

Well-Known Member
Eu nunca me senti muito confortavel na scott mas também não tinha o dinheiro para trocar de bicicleta so houve oportunidade este ano. Eu perguntei dos cranks pq é uma coisa que tinha medidas diferentes, mas tendo em conta os comentários devera ser do bike fit. Alguma coisa poderei ainda trocar as rodas da scott para a cube para experimentar porque o meu pai ficou com a scott.
Acho que deves começar por ai, eu no teu lugar iria a quem me aconselhou esse tamanho, alguma ideia deve ter e responsabilidade também
Pode até só ser de teres trocado de bicicleta e ainda não te teres adaptado a ela
As minhas respostas servem mais para não te centrares coisa só, a ideia é ajudar e não complicar
 

cenazia

Well-Known Member
também é possível que com essa troca, ao estares mais confortável, estejas bem menos aero e mais lento a rolar, resta saber se conseguias aplicar to a potência na scott, citando:


According to Dr Xavier Disley, founder of AeroCoach, “A reduction in stack height by something like 20mm could easily save six to 10 watts in aerodynamic drag at around 20mph, if the cyclist reduced their torso angle accordingly.”
Read more at https://www.cyclingweekly.com/fitne...our-stem-yes-or-no-192687#rJRpTtQyvKQZzyLW.99
 
Top