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CR1 vs Speedster

Coppola

Member
Boa tarde a todos,
Gostaria de vos pedir uma opinião, acerca da diferença entre os dois quadros do fabricante Scott - o Speedster de alumínio e o CR1 de carbono. Alguém já tomou conhecimento da real diferença entre ambos? Será que a unica diferença está no peso ou existe uma significativa diferença sentida no rolar, que se materialize em 1000 Eur de diferença entre montagens identicas?
Actualmente tenho uma Speedster S20 e até acho uma boa máquina apesar de não ter sido fácil encontrar a posição correcta. Não consigo estar mais que três horas em cima da bike. No entanto estou a pensar passar para outro tipo de andamento, com tiradas bem mais longas. Será que com a CR1 este problema se resolve ou devo ir para outro fabricante mais virado para o conforto?:confused:
Obrigado companheiros pela ajuda
Marçal
 

super.byke

New Member
hummm.... das duas ... ou não tens as medidas da byke bem (o normal é a bike ser maior que o utilizador) ou então treinas muito pouco, pois independentemente do quadro, tens que conseguir andar 4 a 5 horas sem problemas, ou então tens algum porblema de saúde.

Pocura por aí, existem sítios onde podes confirmar a medida da byke para ti.

Agora falando mais das bykes em causa.
Eu ando à mais de 20 anos. (nada de especial, apenas 1 vez por semana e entre 50 e 100 km)
Inicialmente tinha uma bike de ferro (ainda tenho esta relíquia), com a qual andei praí 15 anos.
Depois passei para uma Orbea (10v) com quadro de alumínio e forqueta em carbono. A mudança foi significativa. Vi logo as minhas prestações subirem de nível, pois era uma byke mais à minha medida e mais leve praí 2 kg.

Agora tenho uma toda em carbono (+- 8kg)
Bem a diferença é significativa novamente, pois desta vez tirei as medidas antes de comprar (é quase um fato feito à medida).

Essencialmente o mais importante é a medida da bicicleta para te sentires bem. Depois a carteira é que manda...
Tem em atenção que por vezes exintem quadros em alumínio que são mais leves que alguns em carbono.
 

Coppola

Member
Obrigado pela atenção Super.Byke. Então o problema não será do material do quadro, mas mais das dimensões e da forma física. Realmente eu tenho 95 Kg e talvez isso influencie. A forma estou agora a construí-la, com uma média de 50-100 Km por semana, até com alguma serra à mistura. Mas estou longe de uma boa forma. Vou esperar uns meses, melhorar a forma e ver se há alterações. Depois logo tomarei uma decisão.
Obrigado pela tua atenção.
 

Burning Dogma

New Member
A geometria do quadro e a pressão dos pneus fazem mais pelo conforto que o material do quadro. No entanto o carbono tem fama de absorver melhor as vibrações do asfalto, enquanto o alumínio as transmite mais ao corpo. Entre esses quadros em particular não sei porque nunca experimentei nenhum.
 

Coppola

Member
Tks Burning Dogma,
Além de procurar uma explicação para não conseguir estar mais de três horas em cima da bike, que até já percebi porquê, estou também a tentar perceber onde está a fronteira entre o marketing e o que efectivamente os materiais valem, não só do ponto de vista dos custos como também da real diferença que pode existir entre estes dois quadros no conforto e no rolar. O quadro das speedster - alumínio - é um excelênte quadro. Sera que o CR1 vale a diferença só por ser carbono? Quanto desta diferença é efectivamente marketing?
Abraço
 

Burning Dogma

New Member
A Cervélo, por exemplo, tem o S1 de alumínio que custa 1000€ e o S2 de carbono que custa 2500€. A diferença além dos materiais são umas 300g e possivelmente uma maior rigidez no S2, mantendo um conforto aceitável. Se vale mais 1500€? É claro que não. O mesmo com as Scott. Claro que os de carbono são melhores, mas a maioria das vezes são um bocadinho de nada melhores e custam muuuuuito mais.

Como disse a geometria faz mais pelo conforto que o material. Podes ter um quadro de alumínio super confortável e podes ter um de carbono com uma geometria super agressiva que te parte o corpo todo em menos de nada.

Quanto ao não conseguires estar mais de 3h na bike, o mais provável é isso ser algum problema de ajuste da bicicleta. É alguma dor em particular, tipo nas costas?
 

Coppola

Member
Inicialmente foi dermencia nos punhos, inverti o avanço. Depois foi dermencia no pé esquerdo, dava uma dor terrível na bola do pé, parecia que estava a ser espetado com um prego próximo das três horas de treino. Ajustei os cleats e o avanço do selim. O que sinto agora é mesmo o cabedal todo moído, que eu inicialmente pensei ser do próprio aluminio do quadro, mas ao que parece é peso a mais e kilómetros a menos :eek:. Talvez com o carbono atenuasse esses efeitos, daí também a minha curiosidade. Mas não tem sido fácil ajustar a bicicleta. Agora já sinto a pedalada mais solta e com maior rendimento. Mas há sempre aquele estigma das três horas, faça 70 ou 30 Km. È que até tenho um bom quadro, um speedster com ultegra, tamanho 52 que é o correcto para mim. Recentemente fui a um concessionário de outra marca, e o vendedor em conversa disse-me que tinha lá um sofá com rodas. Um roubaix em carbono. Fiquei na dúvida. Muito marketing.
Agora vou meter mais kms, e ver o que acontece. Mas ao que parece e pelo que me têm dito, talvez não seja do material. Um abraço e obrigado pela tua atenção.
 

Burning Dogma

New Member
A Roubaix pode ser um sofá mas não é só por ser de carbono. É principalmente pela frente alta e pelos elastómeros na forqueta e nas escoras.
 

koalaboy

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Boas,

como já aqui foi dito, e pelos vistos também pela sua experiencia, o mais importante é tamanho da bike e adequar a mesma ao nosso corpo. Cada vez é maior a importância da biomecânica.

Eu comecei por uma em aluminio com a qual fiz milhares de kms, depois fiz umas mudanças na posição e perdi muito conforto, até o corpo ganhar a elasticidade suficiente para andar na nova posição, que obviamente era mais agressiva. Depois mudei para uma de carbono onde consegui adoptar uma posição um pouco mais agressiva, e aqui já não se ficou a dever à minha elasticidade - a geometria teve muita importância, e o material também ajudou. Pela minha experiência posso dizer que ganhei muito conforto na máquina de carbono, o material realmente absorve e muito a vibração da estrada, e em zonas de mau piso a diferença é ainda maior: consigo pedalar sentado a puxar em empedrado com a carbono, e, no mesmo local com a de alumínio tinha de ser de pé e nem sempre a pedalar. Em termos de prestações puras, o carbono dispara para a frente, sente-se mais como um bloco, a de aluminio torcia um pouco, perdia-se um pouco a potência que se procurava passar à máquina.

De facto as roubaix têm fama de ser bastante confortaveis, o que vem muito do facto de ter a testa mais alta, e, salvo erro, o quadro ser mais curto no tubo superior e um pouco mais comprido de escoras. Existem outras marcas com quadros mais confortaveis dentro das suas gamas do que as "puro sangue" de competição. Curiosamente a Trek disponibiliza a sua gama Madone (carbono) com duas alturas de testa diferentes: as Pro são mais baixas, adequadas a quem faz competição e tem mais elasticidade, e as Performance que são mais altas cerca de 3cm, salvo erro. Porque a marca deve ter consciência que nem todos somos Contador(es) ou Armstrong(s).

Espero ter ajudado ;)
 

nogueira.nuno

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Boas, eu também já tive e penso que toda gente já teve essas dores, mas ao fim de muitas afinações tens que se encontrar o ideial e como disse o Koalaboy depois o corpo tem que se habituar á posição na Bike.
Nos preços também tive muita indecisão a quando da compra e sem duvida pela teoria do marketing todas são as melhores e bla bla mas somos nós que as pagamos e isso também conta, quanto á diferença de preços penso que não é só a moda do carbono que faz com que os quadros sejam mais caros, porque o processo de fabricação do carbono é mais caro, demorado e sensivel que o apenas usado no aluminio!!
Qualidades do Carbono?? Há muitas e por isso ou alguma razão que é usado na produção das melhores bikes do mundo, acho que isso diz alguma coisa para a tua pergunta, mas atenção, não por ter a mania do Carbono, porque o Speedster além de ser um quadro acessivel continua a ser um Bom quadro e leve até porque no final é preciso é pernas mas entendo a tua duvida porque toda gente gosta de ter o melhor e fazer o melhor investimento também para uma melhor utilização pessoal.

Nas CR1 ouvi muitas opiniões sobre as fibras usadas, em comparação com as Addict por exemplo, sobre o espigão integrado, etc, porque claro se há uma evolução nos materiais é por alguma razão e não só também pelo marketing, nas CR1 ouvi até dizer que devem acabar com esse modelo e concordei, porque se vir-mos bem nos modelos de carbono Scott não há qualquer interesse de ter 2 modelos (Addict e CR1) em que a principal diferença são as fibras tendo em conta os componentes usados, porque na geometria estamos a falar de 5 milimetros em comprimento do tubo horizontal e 0.7 graus de angulo do angulo do espigão, os preços são mais altos nas Addict sim, mas por exemplo na R4 em vez de meterem o Sram Rival utilizavam era o Shimano 105 e ficava bem melhor e de certo mais barata!!

Sei que é dificil na altura de escolher e que te possa ter confundido ou não ter dito nada importante mas analisa bem o teu budget e faz as contas a pesos, material e qualidade do mesmo tendo em conta o preço qualidade e faz o melhor negocio na troca da tua se for essa a tua escolha.
 
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Josant

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Nogueira, primeiro desconfio muito que acabem com a gama "CR1", e depois e como mencionas, a questão de teres 2 preços bem diferentes conta e muito para aqueles que não podem comprar uma Addict. E falas em colocar componentes de gama inferior...o que é sempre discutível!

Compara o preço de uma CR1 PRO para uma "básica" Addict R4.

Só se a Addict baixar o preço, o que desconfio.

Têm que existir todas as opções para todas as carteiras ;)
 

nogueira.nuno

New Member
Podes ter razão mas foi na altura o peixe que me venderam na Scott quando estava a pensar também ir para as CR1 que vi e comparei os preços entre ums CR1 e as Addict e posso estar enganado claro mas pelos preços com desconto que me deram não havia muitaaaaa diferenças, mas como disse e agora nao consigo confirmar novamente mas posso estar enganado, claro.
Falei em trocar os Sram Rival porque quando vi os pormenores do grupo na Addict fiquei super, super desiludido com a qualidade visual do mesmo e por isso disse que a R4 ficava melhor com um Shimano 105.
Acabas por ter razão no final em haver as tais opções para as varias carteiras!!
 

Coppola

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Olá pessoal, obrigado pelas dicas.
Também já tinha pensado que as CR1 podessem ter os dias contados, até porque dentro das Addict existem dois tipos de carbono - um nas R4 e R3 e outro nas restantes o que faz três tipos de carbono. Em Agosto já vai ser possível ver o catálogo de 2010, ou pelo menos ter uma ideia do que irá saír. Entretanto consegui bater o "record" das três horas....:D, foi num passeio com um pessoal de Samora Correia, e até foi a uma média razoável, praí 27 o que já não foi mau. Fiz 3H15. Abraço
 

Coppola

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Parabéns Nuno, está fantástica! E pelo que parece poupaste uma pipa de massa relativamente ás configurações de fábrica além de ficares com componentes de qualidade bastante superior. Saúde e goza-a bem. Já agora podes dizer-me quais as diferenças que encontraste com as rodas que colocaste - parecem as Ksirium Elite. Tenho que trocar as minhas mas estou na dúvida entre estas e as Easton EA 70. Obrigado.
Abraço
 

nogueira.nuno

New Member
Por acaso são as Race, aproveitei uma promoção e por isso confirmo sim que foi uma bike super barata no total, abaixo dos 4 numeros!! :eek:
Tenho o avanço e guiador da Scott mas estes são mais leves, instalei o WCS Evolution que tinha na minha Addict R2 e um avanço WCS que tinha, o Espigão é o WCS CArbon e o Selim o SLR XP Carbon, as rodas como disse são as Mavic RAce, o grupo Ultegra SL, e o quadro é o LTD Speedster, os pedais uns Time e pneus continental e ficou no final com 8,4Kg!! :rolleyes:
 
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