• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Covid-19

cou7inho

Well-Known Member

gfrmartins

Well-Known Member
A questão é: Como é que se mantem os números de contagios baixos, os numeros de mortos baixos sem restrições á população?

Acho que tem que se atuar a montante e a jusante, por um lado profilaticamente, tentar controlar a população com medidas firmes, verdadeiras e sem contradições, do outro lado planeando uma resposta eficaz na parte curativa, se temos visto muito destaque na primeira parte , até ao momento ainda não ouvi ou li qualquer planeamento que não seja navegar à vista.
Ou seja se temos que sair para manter a economia em movimento, temos também que ter capacidade de resposta para acudir ao "feridos " que inevitavelmente surjam, deixo alguns exemplos :
- SNS na primeira linha
- Serviços saúde militares - 2 Linha
- Serviços saúde Privados - Negociação e planeamento para integrarem a força total, neste momento e segundo a ultima nota da respectiva associação, já se mostraram disponíveis mas não receberam qualquer indicação e ou planeamento relativo aos meios e forma de os disponibilizarem, ( de ressalvar que estão em causa mais de 15 mil médicos ??)

Soluções perfeitas nunca existirão, fomos apanhados de surpresa em fevereiro/março, mas nesta fase deveríamos conseguir dar respostas a montante e a jusante e voltamos a carregar no sitio onde é mais fácil sacudir a responsabilidades.

Por curiosidade existem cerca de 55 mil medicos e 79.000 mil enfermeiros em Portugal.

Concordo, mas medidas para controlar a população implicam necessáriamente restrições às liberdades das mesmas, e maiores quanto mais precisares de controlar a situação num determinado momento, e no fim vamos dar ao mesmo que é cabe a cada um tomar as devidas precauções, respeitar as regras, etc porque é impossivel ter um policia por cada pessoa e o que se vê claramente é que apesar de se calhar a grande maioria respeitar tens um grande grande numero que não respeita nada, as regras existem, a maior parte são as mesmas desde sempre e cada vez cumprem menos ou pelo menos a malta cag** para elas, e essas são suficientes para dar cabo da "estratégia"

E essas restrições vão criar e continuar a criar impactos economicos, sejam pelas restrições em si, seja pela limitação imposta às pessoas quer pela simples razão que a confiança não existe nem vai existir ate a pandemia estar controlada, e se não existe confiança os agentes economicos simplesmente não vão gastar, investir, a economia em movimento não se resolve por decreto, não é fingir que não existe nada, só vai existir quando os agentes economicos tiverem confiança que as coisas estão melhores, controladas e vao se resolver, até lá vão se retrair e muito.

Pode estar tudo aberto, enquanto houver os casos que há, a pressão que há, a economia vai-se ressentir e muito, mas mais quanto mais existirem este descontrolo de casos.

Mas concordo completamente contigo, existiram (existem) muitos erros cometidos por parte dos governos, muitas cedências que se pagaram caras.

Mas no fundo concordamos, têm que existir regras claras, têm que se cumprir e fazer cumprir, baixar os contagios para se diminuir a pressão no SNS, reforçar com o que se puder esse SNS.

Apenas reforçar o SNS e "deixar andar" apenas com base na premissa que se não se deixar andar a economia não avança não me parece viavél

Apenas a minha opinião
 

Bruso

Well-Known Member
doença altamente infecciosa
É mesmo? Qual é o critério para ser altamente infecciosa? Se assim fosse não bastaria uma amostra de saliva? Não tenho qualquer fundamento técnico aqui apenas opinião pessoal.

Mas concordo completamente contigo, existiram (existem) muitos erros cometidos por parte dos governos, muitas cedências que se pagaram caras.
A questão é que erros desta escala custam vidas e como sempre nunca ninguém é determinado responsável. Neste momento está-se a penhorar os próximos 10 ou 20 anos da economia e são só tiros nos pés.
regras claras,
Isso é o que se pede a questão é que há sempre 1001 excepções a qualquer regra que se tente aplicar. Olha em baixo, porquê que os políticos podem circular entre concelhos quando o resto da população não pode? Novamente foi mais um tiro no pé que só retira a confiança no governo.
circulacao_excepcoes-1.jpg
 

Negoci8er

Well-Known Member
Infelizmente nesta fase da pandemia "tratar a saúde" já vai tarde.
Mas concordo totalmente devíamos ter um SNS e DGS a preocuparem-se em criarem propostas que promovam a saude. Bem como usar os meios de comunicação para fazer campanhas. O ideal era serem as pessoas a terem noção da vida, mas isso infelizmente é impossível.
infelizmente basta ir ver os indicadores de saude em Portugal e até nos assustamos. Temos uma sociedade completamente "desligada" dos cuidados para promover uma boa saude. Por isso não é difícil haver uma percentagem tão grande a pertencer ao grupo de risco e a ir ocupar camas de hospital. Mas isto é um tema muitoooo complexo.
@cou7inho, acredito que mesmo uma pessoa com quadros clínicos mais complexos se reforçar o sistema imunitário possa evitar uma estadia nos cuidados intensivos... Até pode necessitar de hospitalização, mas não precisar de cuidados intensivos (menos uma cama com ventilador).
Mas não sou médico, nem percebo muito do assunto apenas falo com a minha experiência de vida. Literatura e experiência empírica de Invernos e constipações com e sem suplementação).
Quanto às doenças crónicas que seriam reduzidas drasticamente com cuidados alimentares e prática de exercício físico, as pessoas nem imaginam!
Costumo dizer na brincadeira que é preferível a Câmara construir 5 km de ciclovia / via pedonal do que o hospital da cidade ter mais 20 camas.
 

gfrmartins

Well-Known Member
É mesmo? Qual é o critério para ser altamente infecciosa? Se assim fosse não bastaria uma amostra de saliva? Não tenho qualquer fundamento técnico aqui apenas opinião pessoal.

Estás constantemente a queixar que não existe consenso entre especialistas, mas depois andas a debitar "teorias" sobre algo que como dizes não tens qualquer fundamento tecnico.

Se calhar até existe consenso em muitas coisas, existe é muito ruido muita desinformação à volta.

https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/hcp/non-us-settings/overview/index.html
https://www.idsociety.org/practice-guideline/covid-19-guideline-treatment-and-management/
https://www.msdmanuals.com/pt-pt/profissional/doenças-infecciosas/vírus-respiratórios/coronavírus-e-síndromes-respiratórias-agudas-covid-19-mers-e-sars#v47572273_pt
https://www.who.int/health-topics/coronavirus#tab=tab_1


Se achas que não é altamente infecciosa e apenas infecciosa (ou não achas isso?) como também não sou da area, e apenas lendo o que foi sendo publicado pelos especialistas e pelos dados que vamos tendo, não é a minha opinião.

Asianta alguma coisa nesta altura andar a levantar duvidas sobre o que é muito ou pouco sem ter qualquer conhecimento sobre o tema?

A questão é que erros desta escala custam vidas e como sempre nunca ninguém é determinado responsável. Neste momento está-se a penhorar os próximos 10 ou 20 anos da economia e são só tiros nos pés.

Ok, e então soluções para dar a volta à pandemia ao mesmo tempo que não se causa danos à economia?


Isso é o que se pede a questão é que há sempre 1001 excepções a qualquer regra que se tente aplicar. Olha em baixo, porquê que os políticos podem circular entre concelhos quando o resto da população não pode? Novamente foi mais um tiro no pé que só retira a confiança no governo.
circulacao_excepcoes-1.jpg


Sim concordo, erros, regras que não são claras, etc

Mas e daí? no que é que isso invalida o que disse?
 

cou7inho

Well-Known Member
ora bem. O Sr Costa e companhia lda la decidiram que nos dois próximos fim de semanas há recolhimento obrigatório a partir das 13h....
 

RTC

Moderador
Staff member
Para os concelhos de maior risco de contágio. E é das 13 às 5... portanto, acho que eles pensaram em nós... :D
:p
Fui ver agora, o meu concelho está fora da lista.

Edit: li por alto as medidas...acho que não fazem muito sentido. De manhã não há Covid. Há tarde já há. Vai andar tudo a fazer de manhã o que podiam repartir por todo o dia.
Nao sei...acho que nada do que foi agora lançado irá abrandar os contágios.
Ainda me lembro quando o governo emitiu um estudo em que dizia que 67% dos contágios aconteciam dentro de casa.
Enfim...
 
Last edited:

RTC

Moderador
Staff member
++ Portugal continental +++
- Grupos em restaurantes limitados a seis pessoas, salvo se pertencerem ao mesmo agregado familiar.
- Possibilidade de realizar medições de temperatura corporal por meios não invasivos, no acesso a locais de trabalho, estabelecimentos de ensino, meios de transporte, espaços comerciais, culturais e desportivos.
No caso da recusa de medição de temperatura corporal ou nos casos em que a temperatura corporal for igual ou superior a 38.º C pode determinar-se o impedimento no acesso aos locais mencionados.
A medição de temperatura corporal não prejudica o direito à proteção individual de dados.
- Possibilidade de exigir testes de diagnóstico para a covid-19 em estabelecimentos de saúde, estruturas residenciais, estabelecimentos de ensino, à entrada e à saída de território nacional, por via aérea ou marítima, em estabelecimentos Prisionais e em outros locais, por determinação da Direção-Geral da Saúde.
- Possibilidade de requisitar recursos, meios e estabelecimentos de saúde dos setores privado e social, após tentativa de acordo e mediante justa compensação.
- Mobilização de recursos humanos para reforço da capacidade de rastreamento, como a realização de inquéritos epidemiológicos, rastreio de contactos, seguimento de pessoas sob vigilância ativa, a trabalhadores em isolamento profilático, trabalhadores de grupos de risco, professores sem componente letiva, militares das Forças Armadas.

+++ Concelhos com risco elevado +++
Há 121 concelhos de Portugal Continental que estão em confinamento parcial desde a semana passada, seguindo o critério de terem "mais de 240 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias" ou em função da proximidade com um outro município nessa situação.
A lista de concelhos será atualizada a cada 15 dias. A próxima revisão será realizada na quinta-feira.
Medidas para os 121 concelhos:
- Dever de permanência no domicílio, exceto para o conjunto de deslocações já previamente autorizadas.
- Estabelecimentos de comércio encerram até às 22h00.
- Restaurantes têm de encerrar às 22h30.
- Presidentes das câmaras municipais podem fixar um horário de encerramento inferior ao limite máximo estabelecido, mediante parecer favorável da autoridade local de saúde e das forças de segurança.
- Proibidos eventos e celebrações com mais de cinco pessoas, salvo se pertencerem ao mesmo agregado familiar.
- Presidentes das câmaras municipais decidem sobre a realização de feiras e mercados de levante.
- Permitidas as cerimónias religiosas e espetáculos de acordo com as regras da Direção-Geral da Saúde.
- Obrigatoriedade do teletrabalho sempre que as funções em causa o permitam, salvo impedimento do trabalhador.
- Regime excecional e transitório de reorganização do trabalho aplicável às empresas com locais de trabalho com 50 ou mais trabalhadores.
- Proibição de circulação na via pública entre as 23h00 e as 05h00 em dias de semana e nos fins de semana de 14 e 15 de novembro e 21 e 22 de novembro a partir das 13h00 (estão previstas exceções como deslocações a trabalho, regresso ao domicilio, situações de emergência ou o passeio de animais de estimação, entre outras).

Alcácer do Sal, Alcochete, Alenquer, Alfândega da Fé, Alijó, Almada, Amadora, Amarante, Amares, Arouca, Arruda dos Vinhos, Aveiro, Azambuja, Baião, Barcelos, Barreiro, Batalha, Beja, Belmonte, Benavente, Borba, Braga, Bragança, Cabeceiras de Basto, Cadaval, Caminha, Cartaxo, Cascais, Castelo Branco, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Chamusca, Chaves, Cinfães, Constância, Covilhã, Espinho, Esposende, Estremoz, Fafe, Felgueiras, Figueira da Foz, Fornos de Algodres, Fundão, Gondomar, Guarda, Guimarães, Idanha-a-Nova, Lisboa, Loures, Lousada, Macedo de Cavaleiros, Mafra, Maia, Marco de Canaveses, Matosinhos, Mesão Frio, Mogadouro, Moimenta da Beira, Moita, Mondim de Basto, Montijo, Murça, Odivelas, Oeiras, Oliveira de Azeméis, Oliveira de Frades, Ovar, Paços de Ferreira, Palmela, Paredes de Coura, Paredes, Penacova, Penafiel, Peso da Régua, Pinhel, Ponte de Lima, Porto, Póvoa de Varzim, Póvoa do Lanhoso, Redondo, Ribeira da Pena, Rio Maior, Sabrosa, Santa Comba Dão, Santa Maria da Feira, Santa Marta de Penaguião, Santarém, Santo Tirso, São Brás de Alportel, São João da Madeira, São João da Pesqueira, Sardoal, Seixal, Sesimbra, Setúbal, Sever do Vouga, Sines, Sintra, Sobral de Monte Agraço, Tabuaço, Tondela, Trancoso, Trofa, Vale da Cambra, Valença, Valongo, Viana do Alentejo, Viana do Castelo, Vila do Conde, Vila Flor, Vila Franca de Xira, Vila Nova de Cerveira, Vila Nova de Famalicão, Vila Nova de Gaia, Vila Pouca de Aguiar, Vila Real, Vila Velha de Ródão, Vila Verde, Vila Viçosa e Vizela
 

cou7inho

Well-Known Member
Ontem foi aquela "polemica" com aquela juventude que foi para um bar apanhar a bebedeira sem mascara, sem nada.
Eu pergunto-me. Quantas daquelas pessoas vão ser multadas e/ou responsabilizadas por aquilo?
É que estamos fartos de ver situações lamentáveis e ninguem é multado para aprenderem a lição.
Mas depois o cidadão que tenta respeitar as regras também se lixa. Efetivamente isto é uma democracia e por uns pagam todos. Mas fo****. Criam as regras, o povo faz o que quer, ninguém e responsabilizado e depois pagam todos.:mad: andamos nisto à meses.
Quero ver as filas nos supermercados no sábado e domingos de manha... Restaurantes a terem de fechar às 13h mesmo com serviço de take away... O povo, como já se tem dito aqui, tem muita da culpa. Mas não me lixem. Que puto de desgoverno que para aqui vai.
 

jpacheco

Well-Known Member
Fazem as regras quem? E somos todos obrigados a cumprir? Teremos todos que ter essa responsabilidade social? É muito tempo com regras, nao podemos dizer não psra sempre aos jovens para wue deixem de exercer o seu direito à juventude, ao primeiro namoro e a primeira bubedeira. As criancas tem que brincar. A vida de certa forma tem que continuar. Reforcem o sns e deixem de pagar ppp e destruir o pais com negocios ruinosos. Vem ai 15 mill milhões a fundo perdido.. sao tantos zeros que ate impressiona.
 

Davidoff

Well-Known Member
Ontem foi aquela "polemica" com aquela juventude que foi para um bar apanhar a bebedeira sem mascara, sem nada.

Depois admiram-se destas regras hoje anunciadas...

Coloquem-se no lugar dos responsáveis por estas medidas, passam meses a tentar sensibilizar a população para terem cuidado, ficarem em casa, usarem máscara. Depois descobrimos que muitos ignoram e o que se pode fazer? Proibir todos de sair de casa.

A menos que o governo encontre uma máquina mágica que diga quais os cidadão que estão a cumprir e podem sair e quais devem ficar confinados!
 

cou7inho

Well-Known Member
Depois admiram-se destas regras hoje anunciadas...

Coloquem-se no lugar dos responsáveis por estas medidas, passam meses a tentar sensibilizar a população para terem cuidado, ficarem em casa, usarem máscara. Depois descobrimos que muitos ignoram e o que se pode fazer? Proibir todos de sair de casa.

A menos que o governo encontre uma máquina mágica que diga quais os cidadão que estão a cumprir e podem sair e quais devem ficar confinados!
Se a policia os multasse a todos se calhar para a próxima iam pensar duas vezes.
O que é que nos pode acontecer se formos a 180 na auto estrada? Podemos ser multados.
E o que é que vamos fazer na próxima vez? já vamos pensar duas vezes.
É como disse, a culpa não é só do governo, como é obvio, porque pelo que se vê muita gente não quer saber de evitar aglomerados e afins. Mas é preciso responsabilizar quem não cumpre essas regras que há muitos meses que se apela para que sejam cumpridas.
Se essas pessoas não são responsabilizadas acham que vai ser por ficarem em casa no fim de semana que vão aprender? Da próxima vez que forem para a rua fazem o mesmo.
 

MiGuEl_82

Well-Known Member
Honestamente parece-me medidas de um governo que está desesperado em não ser culpabilizado pela grandeza dos números. São medidas a vulso e q a meu ver não vão ter grandes efeitos mas irão contribuir sim para o aumento da afluência a supermercados e outros espaços comerciais noutros horários.

Não me aflige ter q ficar em casa no fim‑de‑semana após as 13 mas o que me irrita é aquilo que já aqui foi dito: quem foi apanhado a transgredir muito provavelmente n sofreu qualquer consequência e depois andamos tds a pagar por esses.
 
Top