• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Corridas para começar na modalidade. Onde? Como?

Figueiredo

Active Member
não podemos substimar ninguém, certamente haverá que de facto não seja tão honesto mas também haverá honestos

Concordo 100% contigo mas infelizmente também te consigo arranjar se tiveres curiosidade bastantes noticias que sairam na comunicação social com casos de doping nos Masters, não vou referir nomes até porque a informação está disponivel na net para quem quiser saber...

Não quero falar de doping, nem foi nesse sentido que levantei a minha duvida, para ser mais claro vou dar um exempo, vamos supor que 2 atletas um com 20 anos e outro com 40 que competem juntos nos Masters se treinarem juntos tiverem alimentação, descanso, e suplementos:) iguais o atleta mais novo de certeza que ao fim de um tempo apresenta melhor condição fisica, ou estou errado:confused:
Os melhores resultados obtidos pelos Vet. só posso explicar pela experiência em corrida ou talvez pela capacidade de sofrimento, pois como normalmente são provas de 1 dia podem colocar a "lenha toda no assador" que não precisam de recuperar para o dia seguinte... eu falo por mim hoje com 36 anos apesar de treinar fazer uma alimentação cuidada descansar, etc... sinto que fisicamente já não consigo o mesmo rendimento que quando tinha 20 anos e andava nas noitadas:cool:
 

Sintace

New Member
Eu não tenho muita experiência em andar com Veteranos pois só corro com elites e sub-23 mas a verdade é que os veteranos acabam muita vez por aproveitar a sua experiência em competição para "descarregarem" os mais novos, ainda que estejam com menos condição física, mas a verdade é que todos os veteranos que por lá andam têm muita Endurance e que aliada á rotina de treinos diária, ás séries, basicamente a tudo o que um profissional faz eles conseguem obter grandes rendimentos, nunca abaixo dos sub-23.:)
 

caetano

New Member
boas figueiredo.a comparaçao que estas a fazer entre 20 anos e 40 anos nao é bem assim.em primeiro lugar cada um deles tem batimentos ritmicos totalmente diferentes logo os treinos sao totalmente diferentes tal como algumas nutriçoes. e depois vai de pessoa para pessoa. qualquer uma delas tem que descansar e fazer uma alimentaçao equilibrada.
 
T

Trindade

Guest
Boas tardes a todos

Sou novo aqui neste forum. Espero, com a minha entrada, trazer algo de benéfico.
Decidi responder a este tópico por dois motivos:
1º — Respondendo ao amigo que iniciou o tópico, devo dizer-lhe que não está fácil arranjar equipas, pois a crise chega a todo o lado e parece-me que esta ano há menos possibilidades para quem não tem já algum curriculum. De qualquer forma, deixo-lhe uma dica: aí na sua região há alguns ciclistas de topo do escalão Master /Elite Amador (Humberto Xavier; Rui Romão; Inácio Pinho — Almodôvar; Paulo Oliveira — Xyâmi Cozinhas). Procure treinar com eles. Se tiver valor, verá que acaba por arranjar equipa

2º — Alguém insinuou que nesta categoria os atletas não andam "limpos". Poderá haver alguns que não, mas a generalidade até anda. Por isso não faça afirmações onde "mete todos no mesmo saco", pois está a põr em causa a honestidade e o trabalho diário de muitos.

Abraços

J. Trindade
 
"Joaquim Agostinho começou a praticar ciclismo no Sporting Clube de Portugal, equipa que o descobriu ao treinar perto de Casalinhos de Alfaiata em Torres Vedras, começando a praticar já com 25 anos de idade, mas ainda conseguiu evoluir de tal forma que é usualmente referido como o melhor ciclista português de todos os tempos."
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

@RRAS
se o Joaquim Agostinho começou aos 25 anos e foi o melhor ciclista português de todos os tempos,
porque razão os teus 17 anos serão um factor impeditivo de no futuro poderes ser profissional?

Boas pedaladas
 

Figueiredo

Active Member
Isso e uma resposta politicamente correcta e de encorajamento porque Joaquim Agostinho so existiu um e vingou noutros tempos porque hoje em dia ou és um super atleta ou então 25 anos para entrar na alta competição arrisco-me mesmo a dizer que e impossível... agora com 17 anos se fores realmente bom talvez tenhas algumas hipóteses!
 

SBRDYDY

Well-Known Member
sonhar não custa, agora treinar para ser profissional deve custar muito.
não tens a menor ideia do esforço de um ciclista e nem de tudo o que se tem que abrir mão para conseguir lá chegar.
mas se for um talento logo arranjas uma equipe. de 0 a 100 acho que suas chances são 1, mas so voçe pode mudar esse prognostico.
mas para mim as chances são mesmo 0.
escola de ciclismo com 17 anos não existem voçe tera que se arrumar numa equipe de sub-23, que correm com profissionais.
ou se federar como individual e tentar correr umas provas amadoras.
podes começar ja a treinar tipo 1hora de corrida continua 3x por semana com mais um dia de series intervaladas no vo2 maximo tipo 12x 400 metros com 1 minuto de intervalo entre series, mais um dia de series longas tipo 8 x 1000 entre as 85 e 90 de pulso. nosoutros 2 dias descança. series treças e quintas descanço quartas e sextas
assim tera uma boa base aerobica para suprir a falta de treino.
 
@Figueiredo
Se eventualmente o @RRAS não vingar enquanto ciclista profissional, com certeza que iremos ganhar mais um cicloturista ;)
 

FDias

New Member
RRAS: Acho que ainda vais bem a tempo de te iniciares na competição, procura uma escola de formação na tua zona e apresenta-te a eles para que te deixem começar a treinar e poderes mostrar a tua capacidade e assim poderes abrir a tua porta.

Quanto aos conselhos dados quanto a treinos de corrida concordo em parte mas sem uma base sólida começar logo a fazer séries não é muito boa ideia, acho melhor começares a fazer 40' ou 45' dia sim dia não aumentando gradualmente durante o primeiro mês até uma hora e depois começares a fazer treino específico.
Gostava de saber quem consegue fazer 8 x 1000 m com pulso a 85 / 90? Só posso entender 185/190. Contudo acho um treino exagerado para quem está a começar, isto só serviria para matar à nascença este possível atleta. Sei bem do que falo, pois pratiquei atletismo mais de 10 anos e ainda o faço como complemento à bicicleta.
 

SBRDYDY

Well-Known Member
sim ja tinha uma rodagem, mas não queria começar a profissional....... como é o caso do nosso amigo.
 

FDias

New Member
Eu refiro-me ao amigo RRAS que só tem 17 anos e com esta idade não começa logo como profissional. O que eu entendi é que ele quer começar a competir e terá de o fazer nos escalões de formação. Quanto à preparação de corrida com 8 x 1000 m com 3' de descanso digo-te claramente que acho muito para quem se está a iniciar e ainda não tem uma pratica desportiva corrente. Primeiro tem de ganhar base para poder fazer treino especifico, seja com que intensidade for e isso não é de uma semana para a outra. Por outro lado a minha ideia quando se tratam de jovens é que os devemos sempre motivar para continuar e todos têm o objectivo de competir, está na massa do sangue e não os podemos desmotivar à partida. Também não lhe podemos dizer que é fácil e convence-los que serão grandes campeões ou ganharão isto e aquilo como os seus ídolos, mas deixai-os experimentar e mostrar o que são capazes.

Pela minha parte já aconselhei dois jovens da minha zona a experimentarem a competição, um está no BTT e o outro iniciou-se este ano na estrada, na equipa do Louletano.
 
Top