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Corrente partida ! ...

BikeVeloz

New Member
Longe de casa, sem ferramenta e com a corrente acabadinha de partir, alguém sabe como repará-la provisóriamente apenas para chegar a casa ? !!
 

luisbiclas

New Member
Longe de casa, sem ferramenta e com a corrente acabadinha de partir, alguém sabe como repará-la provisóriamente apenas para chegar a casa ? !!
Eu já reparei uma com um arame...não podia era pedalar com muita força, mas pelo menos deu para chegar a casa:D
 

duchene

Well-Known Member
Nada como não facilitar e levar sempre uma multitool com saca correntes e um elo rápido. Numa volta de estrada é muito fácil ficarmos enrascados a 50 ou 60 km de casa e portanto, mais vale prevenir.

A corrente deve ser dos elementos mais complicados de "remendar" porque além de ser sujeita a grandes forças de tracção, exige-se que passe com suavidade por todos os elementos da transmissão. E pedalar com "ovos nos pés" como de certeza que aconteceu ao BikeVeloz, deve ser no mínimo desesperante...
 

caetano

New Member
nunca levo material para arremendar a corrente,ha um tempo atras reparei de um amigo meu com 2 pedras:D:D
o que interessa é que ele chegou a casa de bike.
 

BikeVeloz

New Member
Já cheguei a casa e felizmente ainda não parti a corrente.
Mas já fiquei com a dica do arame que pode resolver o problema em caso de avaria. Obrigado pela dica.:)
 

nogueira.nuno

New Member
Alem de ter sempre um Elo rapido montado na corrente o que me pode num extremo azar ter de fazer da Bike uma Single Speed mas como tenho sempre outro elo suplente comigo para utilizar já deve ser mais difícil mas...
Sobre a ferramenta e normal ela partir na zona dos elos externos por isso como foi dito com uma pedra ou algo mais e fácil abrir o resto para usar o Elo.

Mas melhor melhor e sempre lubrificar a corrente, não meter mudanças a sapatada como se costuma dizer e ter talvez uma ferramenta para medir a folga da corrente, senão verificar de vez em quando de acordo com os Kms efectuados!! Assim os azares evitam-se.
 

Burning Dogma

New Member
Aconteceu a um colega meu à tempos mas felizmente apareceram uns BTTistas que tinham ferramenta e conseguimos resolver a situação. Como é uma coisa improvável de acontecer, não trago ferramenta comigo, já basta o resto da tralha que é preciso trazer. A solução é telefonar a alguém. Espero que nunca seja preciso.
 

doutorphil

New Member
eu além do quick link que tenho montado na corrente ando sempre com um extra junto ao multi-tool, não penso que o acrescimo de peso de uma multi-tool compacta com saca correntes e um elo rápido sejam impedimento para o transportar...um par de elos rápidos da sram custam menos de 5€....uma vez parti a corrente em plena serra de Sintra....era sábado, não havia quase ninguém a pedalar, os que apanhava não tinham ferramentas, não tinha rede de telemóvel...ou seja, tive de andar com a bike a mão durante 1h até poder ligar a minha mãe para me ir buscar....certamente coisa que não quero que volte a acontecer....por isso....multi-tool com abre correntes e um elo rápido extra....sempre!:D
 

nelson_r

New Member
Aconteceu-me ontem. Ía muito bem a pedalar quando comecei a notar um barulho estranho e as mudanças a passarem. Parei para ver e não reparei em nada. Como na semana passada estive a lavá-la pensei que fosse da afinação. Resultado, mais uns kms à frente abriu-se um dos elos, talvez aquele que abri na semana passada para retirar a corrente e lavar.

Tive que chamar a assistência familiar.

Nas próximas voltas tenho que levar elos rápidos e desmonta corrente. Ou seja mais peso extra. ;):eek:
 

fogueteiro

Active Member
Uma corrente partida, tirando a possibilidade de defeito no fabrico, é o resultado de não a ter substituido a tempo (palavras dum profissional). Contra mim falo que não tinha esse cuidado, até agora, mas uma corrente deveria ser mudada a cada 3000 kms e daí para cima ou é bónus ou é uma sorte, para alem de se poupar ao evitar-se substituír outras peças.
 

nelson_r

New Member
Ui 3000 onde isso já vai. Mas desta vez a culpa foi mesmo minha. Quando a abri devia ter colocado um elo rápido, que é o que vou fazer agora (ao menos que dure um pouco mais).

A forma de pouparmos a corrente é com o velho truque de usar 2. A cada 500 kms trocamos pela outra. O mais certo é conseguir-se fazer muitos mais kms com as duas em simultâneo, do que se fariam com as duas em separado.

Quando trocar a transmissão é isso mesmo que vou experimentar.
 
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