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Compra de Bike de Estrada (primeira)

Teresa

New Member
Ora boas pessoal,

É o seguinte, queria ver se me atirava finalmente para as bikes de estrada - eu sei, eu sei, o Covid-19 anda a afectar a mioleira a todos - (até aqui tive sempre bikes tipo rockrider - não sei se o termo híbrido existe, mas aquelas bikes que dava para uma panóplia de terrenos, com mais enfâse em fora de estrada), e queria comprar então uma nova criatura. Como completa noob que sou no que toca a qualquer coisa mais técnica para além do montar e começar a pedalar, andei a pesquisar no catálogo da decathlon (como já vi aqui muitas vezes recomendado como boas primeiras bikes de estrada) e dentro do meu orçamento para agora vi:

-->BICICLETA DE ESTRADA TRIBAN RC500 PRETO (TRAVÕES DE DISCO) TRIBAN https://www.decathlon.pt/bicicleta-triban-rc500-preto-id_8502354.html
-->BICICLETA DE ESTRADA TRIBAN RC520 (TRAVÃO DISCO) https://www.decathlon.pt/bicicleta-estrada-triban-rc520-id_8502389.html
--> Esta que se diz ser específica para mulheres https://www.decathlon.pt/bicicleta-de-estrada-regular-id_8506346.html
--> E esta https://www.decathlon.pt/bicicleta-estrada-ultra-af-id_8559051.html (que aparentemente atualmente não está disponivel, we'll see)


Também vi que tinham bicicletas gravel (algo que devo dizer que me desperta a atenção visto estar mais habituada a não me importar minimamente com o tipo de terreno por onde passo porque as bikes que tenho usado aguentavam - mas penso que o querer passar para ciclismo de estrada é exactamente para passar a usar mais esse terreno e talvez nas outras bikes que seleccionei possa sempre ser possível fazer um upgrade para um pneu mais preparado para o tal gravel, por isso por agora pus essas mais de parte)
E talvez mais para a frente gostaria de fazer um bocadinho de cicloturismo (1, 2 dias - agora já se vê varias opções de bagagem para o selim, no quadro, entre o guiador), acho que também não seria um problema nestas bikes mas... (espero feedback)...



Ok, como de costume já estou a divagar...
A minha pergunta é, que modelo é que recomendam? Quais as grandes diferenças entre elas para haver esta diferença de preço (600-800€)?
Depois, nunca usei pedais de encaixe... O que recomendam nessa matéria? Será mais confortáveis sapatos de estrada ou mtb? (meto aqui já o link dos pedais da decathlon, já que possivelmente vou lá às compras mais vale gastar logo tudo no mesmo sítio pode ser que façam desconto lol https://www.decathlon.pt/C-3166860-pecas-bicicleta/N-926828-o-que-procura~pedais)



ok, de momento não me estou a lembrar de mais nada (vai surgir mais dúvidas não se preocupem :p).... agradecia toda a ajuda que me possam dar na escolha da bike ou qualquer outro assunto relacionado com o iniciar-me no ciclismo de estrada (material que possa precisar, dicas, etc etc)

Abraços com distância de segurança!
 

tfernandes93

Well-Known Member
A grande diferença entre a RC500 e a RC520 é que a 500 é equipada com Shimano Sora e a 520 é equipada com Shimano 105.
Depois existem mais algumas diferenças, os travões de disco são melhores na 520, as rodas... Mas no geral a maior diferença é mesmo o grupo com que estão equipadas
 

Carolina

Well-Known Member
Antes de tudo: quanto medes?

Se fores baixinha como eu a tua escolha vai diminuir bastante.
 

Carolina

Well-Known Member
Exactamente a minha altura :p

A minha sugestão, tendo em conta tudo o que disseste, vai para a Trek Domane AL2 (ou AL3, depende do orçamento e do que conseguires negociar em loja): https://www.trekbikes.com/pt/pt_PT/bicicletas/bicicletas-de-estrada/bicicletas-de-competição/domane/domane-al/domane-al-2-mulher/p/23524/?colorCode=bluedark

Tamanho 47

Motivos:
- permite pneus bastante largos, (aqueles pneus 28c que referem no site como tamanho máximo na realidade medem quase 32);
- já tem a furação para colocar alforges e guarda-lamas, caso queiras meter um para essas viagens de 1-2 dias;
- geometria mais relaxada que qualquer um desses exemplos da btwin, o que será o ideal para viagens longas.

Declaração de interesse: tenho uma domane. Se fores de Lx e quiseres ver/experimentar podemos combinar.
 

Teresa

New Member
Exactamente a minha altura :p

A minha sugestão, tendo em conta tudo o que disseste, vai para a Trek Domane AL2 (ou AL3, depende do orçamento e do que conseguires negociar em loja): https://www.trekbikes.com/pt/pt_PT/bicicletas/bicicletas-de-estrada/bicicletas-de-competição/domane/domane-al/domane-al-2-mulher/p/23524/?colorCode=bluedark

Tamanho 47

Motivos:
- permite pneus bastante largos, (aqueles pneus 28c que referem no site como tamanho máximo na realidade medem quase 32);
- já tem a furação para colocar alforges e guarda-lamas, caso queiras meter um para essas viagens de 1-2 dias;
- geometria mais relaxada que qualquer um desses exemplos da btwin, o que será o ideal para viagens longas.

Declaração de interesse: tenho uma domane. Se fores de Lx e quiseres ver/experimentar podemos combinar.


Epaaa agora é que me lixaste a abrir a caixinha de pandora da indecisão o_O hahaha

Devo dizer que gosto da questão de me estares a empurrar para lojas de bikes (e não o gigante decathlon... nada contra, gosto muito da loja mas às vezes uma pessoa tem o azar de 1- apanhar empregados que percebem tanto como eu, que quando não se sabe o que se quer é péssimo haha e 2 - sendo uma loja de desporto e não de ciclismo só, não temos tanto aquele atendimento personalizado)
Já agora, em Lx há lojas que vendam trek ou só mesmo online?

Ok estive a ver os dois modelos, AL2 agrada-me pelo preço (o mesmo que o modelo abaixo do triban r500 e trek sempre é uma marca mais conhecida que triban - se isso faz diferença, don´t know); a AL3 acaba por estar ao mesmo preço do triban 520 (o modelo para onde me estava a virar mais). Pela comparação entre as duas trek parece-me que é mais a nível da transmissão (8velocidades vs 9)...right?

Só duas coisas não me agradaram tanto nas treks -- primeira, o terem os cabos todos por fora que não fica tão estético na minha opinião (que a triban nao tem - mas pronto isto é daquelas coisas mínimas, as bikes que já tive até agora sempre tiveram tudo por fora) e os travões (mas vou assumir que como sou pouco apta na mecânica que travões de disco seria um bicho de cabeças um bocado maior que os outros que aparecem na trek).

Sou de Lx sim, apesar de agora com as "férias forçadas" divida o tempo entre a capital e as beiras... mas muito obrigada pela disponibilidade podia ser algo a considerar se não houver loja onde possa ver as meninas ao vivo hehe
 

Carolina

Well-Known Member
A lisbon bike shop vende, mas duvido que tenham alguma domane. É o modelo que vendem menos. Também há uma perto de Sintra, mas não sei o nome. No site da trek podes ver a lista de lojas em Portugal.
 

Nuno

Well-Known Member
Já alguém experimentou a Triban RC500 em subidas mais difíceis?
Parece-me bastante pesada
Nao sao 500 gr a mais ou menos que vao fazer com que consigas fazer ou nao determinada subida. Isso se calhar é a diferenca entre levares o bidon cheio ou vazio.
É evidente que com uma bike mais leve chegas lá acima 15 segundos mais cedo, mas a RC 500 sobe tal como se levares uma emonda slr.
O que quero dizer com isto é que ha muitos outros factores que influenciam o tempo que fazes numa subida, muito mais do que as 500 ou 600 gr a mais da bike, desde logo a tua capacidade e o teu peso por exemplo.
 

MR4

New Member
Nao sao 500 gr a mais ou menos que vao fazer com que consigas fazer ou nao determinada subida. Isso se calhar é a diferenca entre levares o bidon cheio ou vazio.
É evidente que com uma bike mais leve chegas lá acima 15 segundos mais cedo, mas a RC 500 sobe tal como se levares uma emonda slr.
O que quero dizer com isto é que ha muitos outros factores que influenciam o tempo que fazes numa subida, muito mais do que as 500 ou 600 gr a mais da bike, desde logo a tua capacidade e o teu peso por exemplo.
Certo, entendi! Obrigadíssimo...
 

Nuno

Well-Known Member
que recomendam nessa matéria? Será mais confortáveis sapatos de estrada ou mtb?
Sobre pedais tens aí pelo forum varios topicos a discutir o tema. Na minha opiniao se é para fazeres estrada (asfalto) a opcao certa é usares pedais e sapatos de estrada. Deixa os de BTT para o BTT ou para quem tem necessidade de no meio da volta andar bastante a pé.
 

tfernandes93

Well-Known Member
Já alguém experimentou a Triban RC500 em subidas mais difíceis?
Parece-me bastante pesada
A RC500 não sei, tenho a RC520 que é um pouco mais leve mas não muito e não sinto diferença em relação aos que me acompanham. Tens os andamentos suficientes para subires ao ritmo dos outros, só precisas é de ter pernas
 

NULL

Moderador
Staff member
Alguns factos sobre a questão do peso nas bikes:

Um gajo sobe mais rápido com uma bicicleta mais leve? Sobe!

As bicicletas mais leves são mais caras? São, por norma, quanto mais leves mais caras são!

O típico cicloamador precisa de uma bike muito leve para ir fazer umas subidas com os amigos ao Domingo? Ele é que sabe! Se ele acha que justifica gastar 5000€ ou 10000€ numa bike lightweight onde está o problema?

Devem pensar se justifica para cada caso em particular, provavelmente não justifica na maioria dos casos, mas fica ao critério de cada um.
 
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