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Compra de bicicleta e outras dicas - ajuda

jimlizard

Member
Olá a todos,

Descobri este fórum há dois dias, quando meti na cabeça a ideia de comprar uma bicicleta de estrada.
Estou há uns 4 ou 5 anos sem pedalar e só ontem me lembrei de tirar o pó a uma Fangio velhinha e fazer 30 Km's, que foram suficientes para me deixar cansado e achar que aquele selim está pior do que nunca.
Também ando há uns 2 anos sem fazer exercício regular, especialmente porque tive um pequeno problema no joelho, de modo que agora gostaria de voltar, alternando entre natação e ciclismo, que são das modalidades que mais me agradam.
Assim não pretendo obviamente gastar uma fortuna na bicicleta, mas sim ter uma coisa aceitável, para andar uns 150-200Kms por semana e fazer exercício.

Confesso que os meus conhecimentos são completamente miseráveis e apenas tenho visto alguns modelos aqui pelo fórum.

Até considero a hipótese de comprar uma B'Twin Sport 3 nova, mas não vi grandes promoções e não queria passar a barreira dos 550 euros. Isto é mesmo um limite, porque o meu hobby principal é a fotografia e ainda há uns meses gastei de uma vez 3700 euros a renovar equipamento, ou seja, não me posso dar ao luxo de fazer o mesmo com uma bicicleta.

Havendo possibilidade de comprar usado, dou até preferência, pois à partida conseguirei algo de gama superior pelo mesmo dinheiro.
Andei a ver no miau e no olx mas, como os meus conhecimentos são muito maus, não sei o que é bom ou mau negócio. Se alguém tiver visto algum negócio bom lá, dentro do meu orçamento e quiser indicar, agradeço desde já. :)
Confesso que nem tinha a mínima noção de qual seria o tamanho indicado para mim. Mesmo assim, como não há nada como confirmar com experts e como as tabelas às vezes têm algumas variações, qual consideram o mais adequado para 1.74m?
Será esse o tamanho a ter em conta para o possível negócio que possam encontrar nos sites que indiquei ou outros.
Já agora, se alguém tiver alguma coisa para venda, também poderei ter interesse.

No caso de um modelo novo, haverá sites internacionais que poderão compensar o transporte relativamente à compra nas melhores lojas nacionais?
Vi também alguns modelos no ebay e os portes até são acessíveis, para o peso.

Para terminar, uma pequena curiosidade, que soará de certa forma absurda, mas compreendam a minha ignorância de principiante.
Segundo vi uma bicicleta de 10-11Kg já será consideravelmente pesada, enquanto uma de 8Kg é uma opção leve.
Uma diferença de 2Kg é extremamente notória no andamento, ou trata-se apenas de uma questão de perfeccionismo para conseguir ser um pouco mais rápido?
É que nos meus percursos encontro longos períodos de subida e provavelmente uma bicicleta leve mostrará ainda mais a sua vantagem.


Desculpem estas perguntas de principiante. Eu mesmo sei como pode ser aborrecido responder a novatos que não percebem nada do assunto e fazem perguntas ridículas e sem sentido.
O problema é que estas perguntas tendem a repetir-se ao longo da vida dos fóruns e depois já ninguém tem paciência. :)

Obrigado pela compreensão e ajuda.
 

Burning Dogma

New Member
Essa kilometragem que pretendes fazer já é bastante razoável. Conheço quem tenha bicicletas de muitos milhares de euros e não anda isso por semana com elas;)

Eu tenho uma Sport 3 e em média devo andar também na casa desses kms semanais. Se tens a certeza que queres continuar com este desporto e que a bike não é para encostar ao fim de pouco tempo, compra o melhor que puderes, especialmente a nível de quadro. Assim sendo aconselhava-te a procurar um quadro um pouco mais rígido, já que o da Sport 3 apresenta alguma flexão na zona da pedaleira.

Quanto aos pesos, eu desde que comprei a minha já lhe tirei cerca de 1Kg e não noto diferença nenhuma. Agora se pegar numa de 6kgs acredito que já note diferença, especialmente a subir. A rolar não notas nada. Mas preocupa-te em primeiro lugar com a fiabilidade e não com o peso. O essencial é que a bike nos permita fazer muitos kms sem dar problemas. Ainda por cima para treinar, quanto mais pesada melhor;)

Assim por alto, o teu tamanho de quadro será algo na casa do 52, penso eu. Mas não te fies muito. O melhor é medires a tua medida entre-pernas com rigor e postares aqui que o pessoal depois já te dá uma dica.

Compras no estrangeiro, eu tudo o que compro para a bicicleta vem de fora, agora uma bicicleta completa não sei se arriscava, mas de certeza que há por aqui pessoal que já o fez.

PS: acho que estou a conhecer esse teu nick do fórum Fotografia@net:D
 

nelson_r

New Member
Pois, vai parecer que estou sempre a "bater na mesma tecla". Em vez de comprar uma bicicleta nova, procura uma usada. Consegues boas máquinas a baixo preço. Ou uma máquina melhor ao preço de uma nova de gama mais baixa.

Em tempos de crise (onde???) é o meu conselho.



PS: se os meus conselhos fossem bons eu não os dava, vendia-os...
 

jimlizard

Member
De momento só tenho 1 minuto e não posso responder como gostaria, mas quero apenas agradecer os vossos conselhos. :)

De facto também prefiro comprar uma usada, porque me permite ter algo melhor. O problema é que não tenho grande informação e não sei bem para onde me virar. Ninguém tem conhecimento de alguma para o meu tamanho a bom preço?
Até 500, máximo 550 euros posso dar.

Burning Dogma,

Este mundo da internet é muito pequeno. :D
Sou mesmo o jimlizard do fórum fotografia.net. ;)
 

duchene

Well-Known Member
Um offtopic para saudar o Jim que também conheço das andanças do forumfotografia (que confesso já me motivou mais).

Quanto ás compras, consegues excelentes negócios dentro dos valores que estás a pensar gastar no mercado de usados.

Uma loja que funcione maioritariamente com bicicletas de estrada é um bom ponto de partida. São raras mas têm uma rotação muito grande de material e em pouco tempo poderás conseguir o que pretendes, fruto de uma retoma de um cliente da loja.

Um exemplo é a Bicicastro aqui na Foz do Sousa (Gondomar).

O olx também é sede de bons negócios. Conseguem-se coisas com um par de anos a preços muito atractivos. Há que ter em conta principalmente o desgaste do quadro e contar com alguma despesa com a transmissão e pneus, porque eventualmente mais cedo ou mais tarde serão para trocar.

Tens também cá pelo fórum uma Sport2 à venda que na versão mais simples está a um preço simpático e poderá dar para as primeiras voltas.

Já conheces como as coisas funcionam na fotografia, e aqui é igual. A mentalidade é tudo. Senão, quando demos por ela a previsão de orçamento já derrapou que é uma coisa louca.

Os dois quilos de diferença que falas notam-se naturalmente nas situações de mais esforço. Mas também depende do ritmo daqueles com quem andares e das tuas pernas. Não é preciso fazer médias de 32km/h em máquinas de 7 quilos para disfrutar de um bom passeio na estrada.

O que interessa não é o destino, é o caminho. Por isso mesmo que possas ir mais devagar, com os 10 quilos chegas lá na mesma.

A malta vai dando umas achegas!

Boas pedaladas!
 
Last edited:

Burning Dogma

New Member
Hoje vi um vídeo em que o Armstrong disse que nos anos em que ganhou os 1ºs Tours, ter uma bike com 9kgs era muito bom. Isto mostra que o peso não será assim TÃO importante para nós que fazemos isto apenas como hobbie.
 

cipollini

New Member
Hoje vi um vídeo em que o Armstrong disse que nos anos em que ganhou os 1ºs Tours, ter uma bike com 9kgs era muito bom. Isto mostra que o peso não será assim TÃO importante para nós que fazemos isto apenas como hobbie.

Se se for pa treinar, pq pa correr, kt mais leve melhor :D
 

jimlizard

Member
Duchene,

Obrigado pelas boas vindas. De facto já nos conhecemos há uns tempos do fórum fotografia. :)
Por acaso já te tinha visto por aqui, quando espreitei a secção sobre testes e análises.

Deduzi desde logo que as coisas são como dizes, ou seja, tal como na fotografia, começamos com ideia de gastar 500 euros e acabamos a gastar seis vezes mais.
Por isso é que tenho de colocar limites a mim próprio, já que não posso gastar tanto em hobbies diferentes .

Falaste numa B'Twin Sport 2 usada, aqui no fórum. Como não há secção de classificados, podes dizer-me onde conseguir mais informações?
Estará de acordo com o meu tamanho (1.74m)?
Se o preço fosse bom, seria uma opção a considerar.

Ontem passei na sportzone, pois queria comprar uns calções e vi o pouco que tinham por lá.
O melhor modelo era este:
http://www.sportzone.pt/ProductDetail.aspx?pid=00015807&oid=5|25&c=205

Será de qualidade equivalente ou inferior a uma Sport 2? Ainda por cima era 54 a que tinham em stock, por isso presumo que se adeque bem às minhas dimensões.

Um abraço
 

jimlizard

Member
Realmente é grande, mas obrigado de qualquer forma.

Vi esta no OLX, que me parece interessante, mas acho que o preço está abusivo, tendo como base o preço delas novas, nos sites onde ainda se encontram:

http://batalha-leiria.olx.pt/trek-1200-iid-36251562

Já agora, o que acham do modelo?
É que talvez consiga uma mais barata no ebay.

Quanto valerá uma Trek 1200 triple com estas especificações:

made of aluminium with carbon forks
Tiagra triple gears (27 in all).
Tiagra brakes.
Alexrims AT450 rims (with eyelet spokes) on Tiagra hubs.
Vittoria Rubino Kevlar banded tyres (almost puncture proof).
ITM 100mm handlebar stem.
Bontrager Sport 40cm handlebars.
Bontrager alloy seat stem.
Selle Italia Gel-Flow saddle.
Twin Bottle Cages.

Exemplar em muito bom estado, com uso reduzido.

Muito obrigado uma vez mais.


Editado: Estive a fazer uma pesquisa e pelos vistos um dos pontos fortes é o excelente quadro. Isto é interessante, já que os outros componentes podem sempre ser melhorados com maior facilidade, caso um dia considere justificável.
 
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MJRocha

New Member
E que tal melhorares a tua velhinha para uma coisa parecida com a de baixo? :D
Não necessariamente para um grupo de topo, mas para um mais de entrada. Em França cada vez existe mais uma onda revivalista.

É claro que quem quer uma bicla destas tem de saber bem o que quer e o que vai ter.
 

Jonhpicapau

New Member
Duchene,

Obrigado pelas boas vindas. De facto já nos conhecemos há uns tempos do fórum fotografia. :)
Por acaso já te tinha visto por aqui, quando espreitei a secção sobre testes e análises.

Deduzi desde logo que as coisas são como dizes, ou seja, tal como na fotografia, começamos com ideia de gastar 500 euros e acabamos a gastar seis vezes mais.
Por isso é que tenho de colocar limites a mim próprio, já que não posso gastar tanto em hobbies diferentes .

Falaste numa B'Twin Sport 2 usada, aqui no fórum. Como não há secção de classificados, podes dizer-me onde conseguir mais informações?
Estará de acordo com o meu tamanho (1.74m)?
Se o preço fosse bom, seria uma opção a considerar.

Ontem passei na sportzone, pois queria comprar uns calções e vi o pouco que tinham por lá.
O melhor modelo era este:
http://www.sportzone.pt/ProductDetail.aspx?pid=00015807&oid=5|25&c=205

Será de qualidade equivalente ou inferior a uma Sport 2? Ainda por cima era 54 a que tinham em stock, por isso presumo que se adeque bem às minhas dimensões.

Um abraço

Aqui o menino optou por comprar uma coisinha dessas, tamanho 54 e tudo! Estou muito satisfeito! O que realmente precisas era de uma rodas de melhor qualidade, mas não se pode ter tudo!

Manípulos tiagra, desviador traseiro 105 atrás que faz muito bem a sua função, forqueta e escora em carbono. A minha trazia pedaleiro shimano que lhe assenta que nem uma luva, não sei se por engano uma vez que vêm todas com uma truvativ com o prato grande em preto.

E se os olhos tb comem eu estou bem servido.

No domingo passado aquela máquina ao lado das b'twin deu para tirar umas diferenças,......... e vi alguma inveja por ali!!!!!!!!!!! modéstia á parte......

Resumindo, estou muito contente com a máquina

força aí nas canetas
 

jimlizard

Member
MJRocha,

Por acaso eu sou um grande fã de equipamento clássico em quase tudo.
A minha área de interesse número 1 são os automóveis e a minha paixão por clássicos é incomparável aquela que sinto por modelos mais actuais.
Na fotografia considero também os modelos clássicos muito mais fascinantes.
Nas bicicletas sou um "rookie", como já assumi, mas é verdade que considero os modelos clássicos muito bonitos e interessantes.

Infelizmente não é rentável restaurar a minha e melhorar-lhe o equipamento pois, se fosse minha opção optar por um modelo clássico, seria preferível comprar uma base melhor.
Neste momento, como estou a começar, quero a melhor performance possível dentro do orçamento mas, um dia mais tarde, quem sabe não compro um modelo clássico pelo simples prazer e fetichismo. :)




Johnpicapau,

É bom ler feedback positivo sobre o modelo. Especialmente sabendo que me basta andar 15Kms para ir buscar uma, se assim pretender.

Quanto comparaste com as B'Twin, referias-te a que modelo/s?
Em que aspectos notaste alguma superioridade?

Só é pena ser um bocadinho pesada, com quase 10Kg.

Para fazer um upgrade às rodas, mesmo no mercado de usados e de forma a valer a pena, deve ser necessário uns 100 euros, não?
É que isto já começa a tornar a bicicleta demasiado cara.

Em princípio não será uma opção a considerar, porque queria um quadro superior como base, mas não vou colocar completamente de parte.

Neste momento estou bastante virado para as Trek usadas no ebay, caso apareça alguma coisa boa e a bom preço.
Estava a considerar a tal 1200 triple, que referi acima, mas o equipamento Tiagra é inferior ao 105, não é?
Em termos de quadro deve ser uma boa aposta relativamente a uma bicicleta nova de construtor menos conceituado, mas ainda tenho de reunir mais informações, porque estou na fase de descoberta, com um longo caminho pela frente, mas muito impaciência para comprar uma bicicleta.

Até já andei a ver as Trek 2300 Pro do início dos 90's, com quadro em fibra de carbono. Conseguem-se a valores bastante acessíveis, mas pelos vistos não são uma opção a considerar, pois segundo dizem os modelos actuais de gama mais baixa conseguem superá-la.
 
Last edited:

Burning Dogma

New Member
Jim, nesse orçamento esquece o carbono, especialmente nessas bikes mais antigas. Não se ganha em rigidez e muitas vezes nem no peso.
 

Jonhpicapau

New Member
MJRocha,

Por acaso eu sou um grande fã de equipamento clássico em quase tudo.
A minha área de interesse número 1 são os automóveis e a minha paixão por clássicos é incomparável aquela que sinto por modelos mais actuais.
Na fotografia considero também os modelos clássicos muito mais fascinantes.
Nas bicicletas sou um "rookie", como já assumi, mas é verdade que considero os modelos clássicos muito bonitos e interessantes.

Infelizmente não é rentável restaurar a minha e melhorar-lhe o equipamento pois, se fosse minha opção optar por um modelo clássico, seria preferível comprar uma base melhor.
Neste momento, como estou a começar, quero a melhor performance possível dentro do orçamento mas, um dia mais tarde, quem sabe não compro um modelo clássico pelo simples prazer e fetichismo. :)




Johnpicapau,

É bom ler feedback positivo sobre o modelo. Especialmente sabendo que me basta andar 15Kms para ir buscar uma, se assim pretender.

Quanto comparaste com as B'Twin, referias-te a que modelo/s?
Em que aspectos notaste alguma superioridade?

Só é pena ser um bocadinho pesada, com quase 10Kg.

Para fazer um upgrade às rodas, mesmo no mercado de usados e de forma a valer a pena, deve ser necessário uns 100 euros, não?
É que isto já começa a tornar a bicicleta demasiado cara.

Em princípio não será uma opção a considerar, porque queria um quadro superior como base, mas não vou colocar completamente de parte.

Neste momento estou bastante virado para as Trek usadas no ebay, caso apareça alguma coisa boa e a bom preço.
Estava a considerar a tal 1200 triple, que referi acima, mas o equipamento Tiagra é inferior ao 105, não é?
Em termos de quadro deve ser uma boa aposta relativamente a uma bicicleta nova de construtor menos conceituado, mas ainda tenho de reunir mais informações, porque estou na fase de descoberta, com um longo caminho pela frente, mas muito impaciência para comprar uma bicicleta.

Até já andei a ver as Trek 2300 Pro do início dos 90's, com quadro em fibra de carbono. Conseguem-se a valores bastante acessíveis, mas pelos vistos não são uma opção a considerar, pois segundo dizem os modelos actuais de gama mais baixa conseguem superá-la.


Julgo que as b'twin que vi eram as sport 1. Tinha os componentes/mudanças shimano 2200 8v (300€).

Eu antes de comprar a minha tb andei com a ideia de comprar usada! Não sei se fiz mal se não? O que vi aqui em Castelo Branco foi uma por 150€ com mudanças ainda no quadro, e depois por 450€ umas melhores mas não deixam de ter montes de quilómetros no pêlo e esteticamente......... nossa senhora!?!?!?!?!, Inicialmente fuego 7.5 esta a 700€, está agora em promoção por 550€, foi amor primeira vista...:p

O meu valor limite antes de comprar eram 500€ e nem mais um chavo, porque estas coisas são, como sabemos..... com mais cem euritos compras isto, e mais cem euritos aquilo, e mal te descuidas percebes que tens de dar pelo menos 1200€ para teres uma fininha por muitos considerada "decente".

Considerando este valor e já com o desconto na loja comprava aquela que para mim é a verdadeira paixão, a SPECIALIZED ALLEZ ELITE.

Ainda em relação a usadas, como não tinha muitas opções, também não me ia deslocar fora de castelo branco e ir de prepósito ver bicicletas usadas por esse Portugal fora, no fim do negócio feito fazia as contas e queria ver....

Não posso falar muito mais sobre as b'twin, uma vez que que aqui não há decatlhon e não tenho ido ultimamente para sitios onde há disso!

Não sei o que te diga mais............. eu gosto da minha:) e até agora estou contente.

Atenção! Eu considero-me um ciclista "domingueiro", faço nas 5ªs ou 6ªs um pequeno treino para estar bem no domingo, e pronto. Para mim chega.

Boa sorte para a tua compra.
 

jimlizard

Member
Jim, nesse orçamento esquece o carbono, especialmente nessas bikes mais antigas. Não se ganha em rigidez e muitas vezes nem no peso.

Pois, foi precisamente isso que eu vi nuns fóruns internacionais. A bicicleta é muito interessante do ponto de vista do entusiasta, pois foi das primeiras em fibra de carbono, no entanto é superada por opções acessíveis, dentro dos modelos actuais. :)
Obrigado por confirmares a informação.

Johnpicapau,

Obrigado pelo esclarecimento detalhado. De facto quando começamos a entrar nestas coisas, há sempre uma tendência enorme para gastar dinheiro. Ainda há pouco queria mudar de portátil e decidi que não ia gastar mais de 700 euros. Acabei por comprar um de 1500 euros.
Por isso é que até tenho mesmo de me perder neste caso e quero manter o auto-controlo.
Vou ver se opto por um modelo com um bom quadro, mesmo que os outros componentes não sejam excelentes. Se achar que realmente é algo que tenciono continuar, posso evoluir com o tempo, sem necessidade de trocar.

De momento estou a ver se negoceio a tal Trek 1200 triple no Reino Unido, mas ainda estamos a ver o valor dos portes, de forma a analisar se é ou não viável.

Entretanto vi também uma Olmo, com quadro Specialized A1 Premium Aluminium. Segundo me informei a Olmo é um construtor com história e bastante interessante. O problema é que os componentes eram Campagnalo, mas de gama de entrada, que creio ser a Mirage. Pior, o conjunto pesa 12Kg e aí já me parece demasiado.

Vamos lá ver como corre o negócio da Trek.
Vou actualizando isto e, independentemente do que comprar, estarei certamente aqui a curto prazo, a chatear com dúvidas de manutenção e outras. :)
 
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