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Compatibilidade desviadores de 11 V com 10V?

bandit1200s

New Member
Pessoal uma das minha bikes tem sitema shimano 105 de 10V com manetes Durace.
Os desviadores já têm desgaste e estava a pensar trocar o desviador traseiro e dianteiro
por novos Ultegra de 11V . . Se mudar só os desviadores o sistema fica a funcionar bem
ou tenho que mudar mais alguma coisa?
 

bandit1200s

New Member
O desviador de trás tém as roldans gastas e tem bastante folga lateral o que impede uma passagem de mudanças a 100% . O da frente tem também folga lateral .
Mas de qualquer modo o objetivo também passa por ir substituindo os componentes á medida que tiverem desgaste para um dia ficar com todo o sistema de 11V.
 

undernardo

Active Member
Pessoal uma das minha bikes tem sitema shimano 105 de 10V com manetes Durace.
Os desviadores já têm desgaste e estava a pensar trocar o desviador traseiro e dianteiro
por novos Ultegra de 11V . . Se mudar só os desviadores o sistema fica a funcionar bem
ou tenho que mudar mais alguma coisa?
A partir do momento em que mudas o desviador de trás para 11v, também terás que trocar de manetes, cassete e verificar a compatibilidade do cepo da tua roda com 11v.
 

marcio800

Member
A partir do momento em que mudas o desviador de trás para 11v, também terás que trocar de manetes, cassete e verificar a compatibilidade do cepo da tua roda com 11v.

Isso apenas seria se quisesse mudar já para 11v. Pelo que percebi é para mudar aos poucos, e sendo assim dá sem qualquer problema os desviadores de 11v funcionam em 10v
 

bandit1200s

New Member
marcio800 sendo assim posso agora mudar o desviador traseiro e o da frente ambos ultegra de 11 velocidades que ficam a funcionar bem com o restante material de 10 velocidades a saber corrente de 10v, K7 de 10v e manetes durace de 10v??? A ideia era fazer o upgrade para 11v aos poucos porque o dinheiro está escasso.
 

bandit1200s

New Member
Já agora qual acham a melhor medida da caixa do desviador traseiro curta ou média tendo em conta que uso K7 11-28?????
 

pratoni

Well-Known Member
tens a certeza que tens mesmo de trocar?

As roldanas encontras em qualquer lado para substituir e quanto à "folga lateral", tens a certeza que é mesmo do desviador e não da montagem?

Ou seja podes verificar se o cabo está bem inserido e com força suficiente.

Podes desmontar e verifica todos os parafusos e molas e as vezes a tal folga pode ser apenas algum parafuso mal apertado. Se for algum rebite já com folga o caso já deve mudar de figura.

Pode também nem ser do desviador, mas algum objecto estranho a provocar o mau funcionamento.

Os desviadores, a não ser em caso de queda/pancada são mais robustos do que muita gente pensa...

Caso seja mesmo problema dos desviadores e que terás de colocar novos, não sei até que ponto, no desviador traseiro, a corrente de 10v irá correr bem nas roldanas que estão feitas a pensar em correntes de 11v que são mais fininhas.

A própria largura da "caixa" onde passa a corrente não sei se será igual...

Tirando esses 2 factores parece-me totalmente possível...
 

Diogo112

New Member
Se tens um sistema manetes e desviadores de 10v, podes manter manetes 10v, com desviador 11v, funcionará na perfeição ao contrário é que creio que não funciona, porque e espero não estar a dizer nenhuma barbaridade o "range" do desviador, o de 11v é mais "largo" de curso lateral.
 

undernardo

Active Member
Isso apenas seria se quisesse mudar já para 11v. Pelo que percebi é para mudar aos poucos, e sendo assim dá sem qualquer problema os desviadores de 11v funcionam em 10v
Tens mesmo a certeza disso?

É que segundo sei, os levarage ratios (a força aplicada na mudança de velocidade) são diferentes entre os sistemas 10v e 11v da Shimano, isto é, quando aplicas uma determinada força na manete para ele mudar de mudança ele exerce a respectiva tensão no desviador para mudar de carreto. Se os levarage ratios forem diferentes acontece que a força aplicada à frente não é suficiente para o movimento que o desviador faz atrás e isso resulta num shift impreciso.

Aliás, com uma breve pesquisa na net se encontram testemunhos de pessoal que tentou colocar um desviador traseiro 6800 a trabalhar com um sistema de 10 velocidades e a mudança de carretos não é precisa. Alguns funcionam e outros não...
 

Morg

Well-Known Member
Há pouco tempo troquei as minhas manetes e pelo que li na net para meter manetes 11v teria que mudar também os desviadores.
Meti manetes campy e deixei desviador shimano 10v.
 

Diogo112

New Member
Há pouco tempo troquei as minhas manetes e pelo que li na net para meter manetes 11v teria que mudar também os desviadores.
Meti manetes campy e deixei desviador shimano 10v.

Morg, desviador traseiro shimano 10v, funciona com manetes 11V campy?
 

Fonseca

New Member
Desviadores de 11 não funciona com manetes de 10, falo por experiência própria! O rácio é diferente!

A troca imlplica manetes, desviadores e roda traseira ou cepo apenas.

O único componente compatível é a pedaleira!
 

Morg

Well-Known Member
Morg, desviador traseiro shimano 10v, funciona com manetes 11V campy?

Com jeitinho e alterando a posição do cabo no desviador.
Há muita informação na net, chama-se Shimergo.
O meu objectivo era trocar as manetes agora e manter este sistema uns meses e depois comprar desviadores, cassete e corrente 11v.
Aproveitei esta possibilidade para experimentar as manetes campagnolo, sempre tive shimano (DA,ultegra,105) e estou a adorar estas.
 

Morg

Well-Known Member
As passagens entre o carreto 13 e 14 não está a 100% mas não é nada que me incomode, mas para os mais melindrosos poder levantar problemas.
Ainda não gastei muito tempo a afinar, foi montar e andar.
 

Fonseca

New Member
Exactamente Morg, manetes de 10 com desviador de 11 dá precisamente esse resultado, uma mudança a entrar mal. Para mim tem de estar tudo a 100% e sem ruídos na transmissão, quanto mais uma transmissão com "efeito retardado". :)
 

bandit1200s

New Member
Vamos lá ver por partes , não sou nenhum engenheiro mas respeitante ao desviador traseiro este não comanda nada, é sim comandado pelas manetes sejam ela de 10 ou 11 velocidades. Conforme for a distancia do cabo enrolado ou desenrolado assim ele sobe ou desce , ou seja não é o desviador que impõe a sua vontade mas sim as manetes. Em principio penso se tivermos manetes de 10v com corrente e K7 de 10 v o desviador 11v ele vai obedecer aos espaçamentos emanados pelas manetes funcionando,se lhe colocarmos as manetes de 11 ele vai obedecer aos espaçamentos de 11v , as correntes têm a
mesma dimensão interior o que varia é que a de 11v é 0,26mm mais fina do que a 10v para trabalhar entre os espaços mais finos dos carretos, sendo assim penso que o desviador traseiro de 11v funciona bem com manetes de 10v. Quanto ao desviador da frente de 11 velocidades já tenho
duvidas porque têm uma alavanca maior que pode não ser compatível com o espaçamento da manete de 10V, mas talvez só experimentando, o que acham desta minha teoria??????
 
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