• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Começar a andar

pedrosilva1991

New Member
Boa noite,

Sou novo por aqui e gostaria de ter alguns conselhos sobre como começar.

Tenho 23 anos 1.78m e 63kg, muito magro para a minha altura.
Tenho pouca força e pouca resistência,

Em primeiro lugar quero ganhar peso mais ou menos uns 8/10kg e depois quero manter esse peso e transforma-lo em massa muscular, é possível faze-lo ao andar de bicicleta?

Existem batidos para engordar e iria começar por aí, fazendo 1 treino por semana (15km +-) será uma boa opção?

A minha intenção é aumentar o numero de treinos por semana, manter uma excelente forma fisica, ganhar resistencia e força, tanto braços como pernas.

O que recomendam?

Obrigado, Pedro
 

Bernalve

Well-Known Member
Andar de bicicleta nunca é a melhor maneira de ganhar peso e massa muscular excepto nas pernas. Se o teu objectivo neste momento é ganhar peso e depois massa muscular a melhor maneira será mesmo ires para um ginásio e fazer trabalho especifico para isso. Quanto à alimentação não sou o melhor para falar, já que não faço a mínima ideia como se pode ganhar peso sem exagerar em comidas com gordura e açucar.

Mas o conselho que te dava se quiseres mesmo andar de bicicleta é começares andar e depois logo vês como será a tua evolução. Irás de certeza ganhar massa muscular nas pernas e o peso até nem será tão preocupante.
 

pedrosilva1991

New Member
como sempre fui um apaixonado pelas 2 rodas, penso que posso juntar o útil ao agradável. obviamente que andar de bicicleta não engorda mais vai controlar o peso e ganhar resistência. sei que as pernas serão os músculos que terão mais desenvolvimento, contudo é possível exercitar os braços também.

Ao treino de bicicleta ainda posso associar uns exercícios com pesos em casa, não?
 

jpacheco

Well-Known Member
Existe ai muito ciclista que gostaria de ter o teu peso / altura :D Eu começava por ler o tópico sobre nutrição. E pesquisa que eu tenho a ideia que já tivemos 1 user que tinha o mesmo objectivo. vou ver se encontro o topico.
 

pedrosilva1991

New Member
segundo pesquisas que fiz é possivel ganhar massa muscular em praticamente todo o corpo.

Benef%2525C3%2525ADcio%252520para%252520o%252520corpo_thumb%25255B3%25255D.jpg


previa.jpg
 

faria55

Member
Eu penso que sim, que com a bike e treino complementar para a parte de cima do tronco consegues atingir o teu objetivo. E vais ter mesmo de encher para ganhares músculos nos braços... Eu na bike quanto aos braços o que noto é q no máximo defines. Tens é de fazer a tal alimentação correta também.
No tópico de nutrição dão algumas dicas porreiras
 

Carolina

Well-Known Member
bom, vamos lá corrigir umas ideias erradas que tens.

se queres ganhar peso, tomar batidos é a ultima coisa de que precisas. tu precisas é de comer mais e comida a sério! o que é que costumas comer durante o dia?

andar de bicicleta não tem mal nenhum, muito pelo contrário, mas lembra-te que quanto mais andares mais vais ter de comer, porque vais gastar mais energia.

colocando as coisas de forma simples: tu tens de consumir um certo número de calorias para manter o teu peso actual, portanto se queres ganhar peso tens de comer mais calorias do que aquelas que gastas.

se estiveres em excesso calórico e praticares exercício físico vais ganhar massa muscular e também massa gorda. é impossível ganhar só massa muscular, no entanto é possível ganhar massa muscular com o mínimo de gordura possível. este deve ser o teu objectivo!

podes intercalar as voltas de bicicleta com alguns calisténicos (exercícios com o peso do corpo). se procurares por calisthenics bodyweight routine encontras vários treinos no google. são circuitos simples e óptimos para começar. 3 vezes por semana chega perfeitamente.

o ideal é começares a acrescentar mais comida aquilo que comes actualmente e ires vendo o teu peso de 2 em 2 dias. aponta para um ganho de meio quilo por semana. se estiveres a ganhar mais retira alguma comida, se estiveres a ganhar menos aumenta.

e um ponto importante é a quantidade de proteína que consomes, especialmente se queres aumentar a massa muscular. tenta consumir entre 1.5-1.8 gramas por quilo de proteína por dia, o que para o teu peso dá entre 94-113 gramas.
 

pedrosilva1991

New Member
raramente tomo pequeno almoço. faço apenas 3 refeiçoes, Almoço, Lanche, Jantar.

que tipo de coisas devo comer em cada refeiçao?

pequeno almoço?
meio da manha?
Almoço?
Meio da tarde?
Jantar?
ceia?

como sei quantas calorias preciso de comer para engordar?
 

Carolina

Well-Known Member
come aquilo que quiseres, mas tenta escolher alimentos o mínimo processados possível. não faz sentido seguires uma dieta fixa, porque o mais provável é dares em doido.

o mais importante numa dieta é conseguir manter a dieta durante muito tempo, ou seja, é conseguir com que a dieta deixe de ser uma dieta e passar a ser algo natural para ti. por isso é que digo para comeres aquilo que quiseres/gostares. no entanto, é importante que dês primazia a alimentos saudáveis.

se 90% da tua alimentação for constituída por boa comida, então não há problema em usar os 10% que faltam para comer "porcarias".

quanto às coisas que deves comer, acho que não preciso de te dizer! se pensares bem, facilmente descobres o que são alimentos bons e alimentos maus... basta pensares naquilo que é comida a sério.

o número de refeições não é importante, se gostas de fazer só 3 por dia, não tem mal nenhum. tem é atenção para não fazeres exercício em jejum.

existem fórmulas para calcular os teus gastos calóricos, mas só são úteis se depois passares a pesar a tua comida e andares a contar calorias (que dá algum trabalho). ir controlando o peso pela balança acaba por ser mais prático.

com aquilo que comes actualmente o teu peso mantém-se estável? há quanto tempo é que tens esses 63 kg?
 
Boa pergunta , antes demais passa pelo teu médico de família e vê como está a máquina !

Depois , antes de começares a enfardar o que seja tenta perceber a diferença de treino AERÓBICO e TREINO ANAERÓBICO , para o teu objetivo vais te de optar pelo último de uma forma mais regular , só que este não é fácil , pratica-se por intervalos e séries específicas em curto espaço de tempo e vais ter que andar muito a tocar o RED LINE dos teus batimentos cardíacos máximos .

A alimentação e fator secundário aqui pois os vegetarianos conseguem obter de forma saudável massa magra , precisa é muito trabalho específico .

Como exemplo :

"""

Um exercício Anaeróbico é indicado para atletas que querem ganhar músculos (massa magra) ou mesmo acelerar o metabolismo reduzindo o peso e implementar a massa muscular (hipertrofia).

Existem dois tipos de geração de energia anaeróbica. O ácido lático (também conhecida como glicose anaeróbia) que faz uso da glicose na ausência do oxigênio, sendo utilizado nos músculos na forma de glicogênio. E o ATP-CrP que tem como principal fonte de energia a creatina fosfatada, armazenando e gerando energia nos músculos.

Dica: respeite sempre o limite do seu corpo, se adaptando a rotina e sem exageros no peso. Lembre-se de dar pausas para descansar e recuperar a massa muscular. Nesse período, aproveite para fazer o treino regenerativo. Ele serve para regenerar as fibras musculares, remover o excesso de ácido lático que o organismo produz e ativar a circulação.

"""

http://www.musculacaoecia.com.br/exercicio-anaerobico-tudo-o-que-voce-precisa-saber/


https://www.youtube.com/watch?v=7hYUc9rq4VM
 

Carolina

Well-Known Member
a alimentação é um factor secundário???

o rapaz precisa de ganhar quase 10 quilos para estar num peso normal para a altura e tu dizes que a alimentação é secundária?!?!

o que é que ser vegetariano tem a ver? os vegetarianos não comem?

valha-me deus...
 

Jacc

Active Member
Faz um programa de flexões, abdominais e anda de bike em voltas curtas 1h/1h30 mas num esforço alto. E come um bocado mais.
Se gostares de nadar também é uma boa opção.
Se pudesse dava-te 5kgs...
 

faria55

Member
Faz um programa de flexões, abdominais e anda de bike em voltas curtas 1h/1h30 mas num esforço alto. E come um bocado mais.
Se gostares de nadar também é uma boa opção.
Se pudesse dava-te 5kgs...

Ora aí está. E faz uma boa alimentação e gás safo :D
 

pedrosilva1991

New Member
se for num esforço elevado abafo em 5 min :)

existe forma de recuperar os musculos facilmente? ja nao ando regularmente à alguns anos, o que posso fazer para evitar as ditas cãibras?
 

Carolina

Well-Known Member
basta começares com calma. usa as primeiras semanas para voltares a ganhar ritmo nas pernas. se te meteres já a fazer subidas à maluca rebentas logo.

as cãibras aparecem por não estares habituado ao esforço e/ou por falta de sódio.

na refeição a seguir ao treino tenta incluir entre 20 a 30 gramas de proteína, para além dos hidratos.
 

rm6

Member
Pelo que percebi, estas "começar" a pedalar...
Assim penso eu, que deverás iniciar as tuas voltas com moderação, faz voltas com intensidade baixa para ires habituando o teu corpo ao exercício, e vais aumentando a duração/intensidade semana após semana.
Depois como salienta o pessoal, tens de ter uma alimentação mais carregada, isto é, mais calorias para que possas aumentar o peso...
Se começares já a fazer exercício com alta intensidade o mais certo é rebentares o corpo todo, pois como dizes, já não praticas à algum tempo, e ele não estando habituado, acabo por "escachar"... :) vai com calma e verás os resultados em pouco tempo...
 

jpacheco

Well-Known Member
raramente tomo pequeno almoço. faço apenas 3 refeiçoes, Almoço, Lanche, Jantar.

Amigo, acordas à hora de almoço é isso? se não for o caso vê se tiras a tigela do leite lá do fundo da prateleira e começa-me a comer como deve ser. Se és magro já dá para perceber que não é da bicha solitária, é mesmo por defite de alimentar. Se começares com exercicio é bom que não andes mais do que 3 horas durante o dia sem comer qualquer coisa.
 

GMQ

Well-Known Member
se for num esforço elevado abafo em 5 min :)

existe forma de recuperar os musculos facilmente? ja nao ando regularmente à alguns anos, o que posso fazer para evitar as ditas cãibras?

As caimbras são devidas à inactividade e tendem a desaparecer com o tempo. Recomendo que tomes um complemento de magnésio para ameniza-las. Não precisas começar como se fosses fazer o tour. Dá preferência a percursos planos no inicio e vai progredido. Daqui a um mês vais ver diferenças. É normal o que sentes. Agora precisas alimentar-te bem porque a tendência será perder peso.
 

GMQ

Well-Known Member
se for num esforço elevado abafo em 5 min :)

existe forma de recuperar os musculos facilmente? ja nao ando regularmente à alguns anos, o que posso fazer para evitar as ditas cãibras?

Mais uma achega. Nada é fácil e sem dor. Com a habituação os teus músculos vão recuperar melhor. Não se pede que andes no inicio no teu limite, mas dentro das tuas capacidades. Agora não faças como aquela malta que anda a pisar ovos e depois queixa-se que não vêm resultados. Não sei como está fisicamente tenta fazer uns tempos 10 kms. Se te sentires bem mete mais 5 e por ai adiante. Nâo penses é escalar a serra da freita ou coisa parecida já.
 

grouk

Active Member
ou seja, abafas em 5min nao te alimentas correctamente estas numa fase muito inicial na pratica da modalidade e já pensas numa de pantani, podes sempre atalhar caminho tenta consultar um tal de dr Ferrari (ouvi dizer que ele percebe do assunto)

agora a sério, antes de mais se queres começar a fazer algo de jeito em cima da bicicleta tens que andar,andar e andar até que começas a perceber como a coisa funciona, isso de abafares ao fim de 5minutos é relativo, depende da intensidade com que fazes esses 5min, eu se fizer 1 min a fundo acabo a saber a sangue, estamos é a falar de um minuto a 900w que doi que se farta. compra um pulsometro nem que seja dos mais baratos mais uma vez para perceberes como funciona a maquina.

por ultimo antes de pensares em batidos come, mas come bem evita porcarias empacotadas, e acredita que se começares a gostar disto nunca mais vais pensar em aumentar peso. se quiseres posso dar te 3kg que me andam aqui a imcomodar
 
Top