• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Colocar fitas e posiçao do guiador

Fevereiro

Member
Recentemente adquiri um novo guiador e avanço que so ainda n montei porque nunca coloquei fitas, não parece dificil mas tenho uma duvida. Onde começar a enrolar? por cima ou por baixo?

Outra duvida que tenho é sobre a posição correcta das manetes e inclinação do guiador. uma boa imagem que n consegui encontrar ainda era optimo.
Espero ter-me feito entender.
 

fmm

Member
Comças da parte de cima para que quando chegares à parte de baixo do guiador possas cosrta com uma pequena margem para que desta forma possas meter essa mesma sobra dentro do próprio guiador e depois tapar com as tampas.
Tem em atenção caso a fita não traga umas pequena tiras cortadas para azona das manetes, deves cortar uns bocadinhos para as colocares nesse sítio.
Espero ter ajudado.

Boas pedaladas.
 

duchene

Well-Known Member
Enrolar fita no guiador é como cozinhar.

Há mil e uma formas diferentes de o fazer e depois há os grandes chefes para quem enfitar se tornou uma arte e obedece a regras de força, sobreposição e ângulo de enrolamento tão precisos que parece que o guiador foi enfitado por um robot. Já para não falar nas milhentas técnicas para rematar o trabalho no topo do guiador.

Eu pessoalmente, um mero aprendiz, começo por baixo.

Enrolo como sentido de rotação para dentro para que ao fazer força no guiador essa força aperte ainda mais a fita e não o contrário. Normalmente dou mais tensão na fita na zona dos drops e alivio um pouco mais no topo onde é necessário mais conforto.

Não é um processo fácil e muito menos quando se trata de fazer os dois enrolamentos iguais. A fita também pode ajudar ou não. O ideal é mesmo a fita da mavic ou similar, já que têm uma banda de silicone ao invés da tradicional cola. Assim podes reposicionar quantas vezes for necessário e para um aprendiz isso é uma ajuda preciosa. A que uso, da SRAM, apesar de ter cola, é bastante permissiva a reajustes e a fita em si é bastante resistente não quebrando com facilidade ao esticar.

A parte mais complicada é sem dúvida o remate final. Primeiro porque a ponta tem de ficar para baixo, escondida, e depois porque para isso acontecer de igual forma dos dois lados é precisa muita ginástica no acerto das voltas.

Ou seja, por muito que se escreva nunca conseguirás visualizar o processo tão bem como em vídeo, portanto o ideal será pesquisares por "handlebar wrap" ou "handlebar tape" no youtube e tens dezenas de vídeos com vários métodos de enfitar guiadores.

Fica aqui uma imagem de como saíu o meu esforço :D
acasfaltica06.jpg
 

Fevereiro

Member
Já percebi amanha já coloco as fotos.
Eu prefiro mesmo aprender a fazer tudo pois na zona onde vivo mecanicos so para carros..

Muito obrigado pelas Dicas :) parece bastante fácil.
 

Daniel

Member
Eu começo por baixo, num metodo que me parece semelhante ao do duchene. Pessoalmente, ao fim de umas 4 ou 5 voltas, tento colocar a tampinha correctamente. Caso fique mal, são só umas voltas que se perdem e começa tudo de novo...
 

duchene

Well-Known Member
Burning, para já não notei alteração na colagem da fita.

Mas, pessoalmente, faço mais força para dentro do que para fora nos drops.
 

gurumor

Member
A dica do Daniel é maravilhosa...
Pois por vezes já desenrolei a fita todinha por não gostar do acabamento na zona da tampa :D

Quanto a dicas, nos drops meto de dentro para fora e em cima da frente para trás, pois é nessas direcções que faço força. Nas manetes Shimano basta apenas um pedaço na horizontal para a zona das manetes. Nas Campagnolo (ou com fitas mais estreitas também nas Shimano), meto dois pedaços na vertical (com uma ligeira sobreposição).
 

patrick pires

Well-Known Member
Eu sempre vi colocar a fita de "baixo para cima"... :D , este ano decidi que a manutenção da bike tenho que começar a faze-la eu..
ja consegui mudar a corrente sem problemas, o proximo passo vai ser a fita.. :eek:
 

Burning Dogma

New Member
Pessoalmente, acho que nos drops rodo mais as mãos para fora, daí que seja nesse sentido que começo a por a fita. Depois cá em cima, convém ser da frente para trás, mas ao cruzar nas manetes fica uma coisa um bocado manhosa:(
 

nogueira.nuno

New Member
As fitas sendo iguais ou as com o Letring apenas num lado um dos lados não dá para enrolar de maneira diferente para fugir ao tal rodar das mãos nos drops para fora num dos lados do guiador.

Ao iniciar tem que se ter o truque de meter o tal bocado para dentro do guiador mas a seguir e a iniciar em cima ja do guiador apenas metade da fita vai ficar no rebordo ficando a outra metade para fora. Essa metade que fica logo para fora na primeira volta vai ver a que segura a tampa e vai segurar logo a fica num todo e não apenas no bocado que entrou dentro do guiador.

A seguir é ir enrolando a fita em cima quase do meio da mesma até ás manetes. Nas manetes eu faço sempre um X na parte traseira da manete ou em cima da braçadeira da mesma. Claro que antes de fazer o X ja está colocado o bocado de fita fornecido na caixa que vai ficar colado na horizontal em cima da braçadeira da manete e então como disse o tal X prende melhor o bocado horizontal e os cantos ficam todos tapados com a borracha em cima ou não.
Claro que é um X controlado bem como o enrolamento e por isso que disse que a fita vai ser sempre enrolada quase a meio da fita esticando-a sempre um pouco para ter mais contacto e não ter tendencia a abrir com as mãos e suor.

Ao fim de se passar a zona das manetes é ir continuando como falei desde o inicio até ao fim da fita e tendo em conta que vão acabar mais ao menos no mesmo sitio. A fita isoladora final ajuda sempre a esconder os milimetros que faltaram ou não no comprimento da fita enrolada. EU tenho sempre um bocado de fita isoladora colada no avanço para quando chegar ao fim da fita agarro logo o fim a fita isoladora e colo logo em cima da fita para não perder a tal tensão do enrolado. Suponho que todas as fitas do mercado acabem em diagonal que assim não fica um bocado saido ao levar a fita isoladora.
A fita isoladora fornecida com a fita nunca chega para ficar perfeito no meu entender por isso eu uso da minha á vontade e enrolar bem o final e lhe dar um acabamento perfeito.

Pelo menos é assim que eu meto as minhas fitas e aprendi com os erros mas se alguem corrigir, obrigado!! ;)
 

nogueira.nuno

New Member
OFFTOPIC

Eu acho é que temos que dar emprego ao Duchene para ser o responsavél de tirar as fotos ás Bikes do pessal para o Forum!!

Bolas, só essa foto do Guiador dele está 5 estrelas!!
 

Fevereiro

Member
Já coloquei as minhas, para 1ª vez parece ter ficado muito bom começei a enrolar por baixo para fora depois invertia rotação e assim em cima enrolei para cima. De tarde já vou dar uma pequena volta logo vejo se ficou bem ou não.
 

Cancellara

New Member
Já fiz essa operação uma vez.
Também enrolei da maneira que disse o Duchene (de baixo para cima e de fora para dentro) pois é assim que vem nas instruções da embalagem (Cinelli). Não é muito complicado embora não tenha ficado perfeito perfeito...

Tive um bocado de receio ao apertar as abraçadeiras dos manípulos ao guiador. Aquilo parece-me um bocado agressivo demais para o carbono. E é uma zona onde se faz tanta força...
 
Last edited:

cipollini

New Member
Re: Como colocar fita no guiador

Convem ser smp de baixo para cima, pq se for de cima para baixo, nas partes curvas do guiador (cima e baixo das manetes) vai começar a levantar e a rasgar...
 
Last edited:
Top