• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Colocação de Pedais problemas com rosca

Fario

New Member
Boas pessoal
Hoje tentei trocar os pedais que acabo de comprar (usados), mas tou com alguns problemas. Os pedais são uns Ritchey Pro, e ao tentar enroscar na pedaleira que é uma Truvativ, parece que as roscas estão trocadas.

Por mais que tente é impossível enroscar os pedais. Ainda pensei que poderia ter as roscas da pedaleira muida, mas voltei a meter os que tinha e ambos enroscam sem problemas. Curioso é que se colocar do lado de dentro do pedaleira enroscam logo.
Estive a ver a rosca do pedal e parece nova e nem sequer tem marcas de desgaste.

Será que Ritchey não é compativel com certas pedaleiras e têm as roscas ao contrário???? ...acho bastante descabido haver marcas que fazem roscas diferentes....Alguém sabe o que se passa?
 

Fario

New Member
Nos Padais de estrada isso é dificíl de acontecer. Só se andarmos com os pés ao contrário. :confused:
Agora que é estranho é :rolleyes: Alguém percebe isto?
 
Last edited:

ALNM

Member
Pois, desculpa a pergunta.
Mas por vezes enganamo-nos no óbvio. Se com outros pedais é dificil, com os Ritchey Pro podia acontecer a alguém menos experimentado...

por outro lado, se os pedais enroscam por dentro é porque as roscas "casam" e, por isso, enroscam também por fora. De uma de duas maneiras: ou trocando os pedais (já disseste que está fora de questão) ou enroscando ao contrário.
 
Last edited:

nogueira.nuno

New Member
Se os compraste usados foi alguem que lhe esteve a fazer manutenção e então na altura da montagem trocou os Eixos entre os pedais e por isso agora tu é como que só montando os pedais por dentro, percebes??
Tens que os abrir e trocar os eixos e resolves a situação!! Abraço.;)
 

ALNM

Member
Tenho de emendar o que disse atrás :confused: : se os pedais enroscam do lado de dentro, então também enroscam do lado de fora. Exatamente no mesmo sentido.
 

Fario

New Member
Tive a experimentar montar os pedais ao contrário e realmente encaixam que nem uma luva :rolleyes:
Agora o que me está a preocupar é que se tenho de desmontar os pedais para trocar os eixos não estou a ver como se faz.
É que estes pedais não parecem ter manutenção ou pelo menos não tem abertura nenhuma a vista, parecem totalmente selados.
Alguém sabe como abrir este Ritchey Pro?
 

ALNM

Member
Desculpa a insistência:
- consegues enroscar o pedal pelo lado de dentro da manivela, enroscando para a direita, certo?
- então deverás conseguir enroscar do lado de fora da manivela, enroscando também para a direita.

experimenta primeiro com os pedais antigos

Pedal direito:
ritcheypro.jpg
 
Last edited:

nogueira.nuno

New Member
Não Antonio, quando rodas num sentido num lado no outro tens que rodar ao contrario e por isso falei e tenho a certeza, no que tu estás a mostrar que é o pedal o sentido é sempre o mesmo mas tens que pensar no sitio mas é em que o queres instalar, um pouco dificil explicar mas experimenta por exemplo numa porta, num lado fechas a porta rodando para a direita e no outro lado da porta vais rodar para fechar rodando para o lado esquerdo!!
Percebes, por isso eu digo e se realmente o Fario diz o que diz que acontece só trocando mesmo os eixos dos pedais!!
 

nogueira.nuno

New Member
Ora bem, se tens os Ritchey Pro e pelo que vejo na figura, não é assim tão dificil, acredita Fário.
Primeiro tens que retirar a tampa preta no extremo do pedal, aonde tem o encaixe da chave sextavada, vou-te dar uma dica para esta desmontagem inicial, se não tiveres um torno para segurar o pedar sem danificar a rosca do pedal podes instalar o pedal na bicicleta, apertar um pouco e deixar a chave lá para apoiar enquanto desapertas a tal tampa do outro lado.
Quando retirares a tampa vais ver que tem lá dentro uma porca que deve ter uma anilha por detras ou então aperta directamente num rolamento, eu digo rolamento porque agora e felizmente já quase tudo os usa e então não tens problemas de te cairem as esferas mas se as vires, espero que tenhas algum conhecimento porque ao fim de tirares aquela porca o eixo do pedal estará livre.
Podes retirar o pedal ao fim de desapertares a porca e talvez com ela lá no sitio e quase no final da rosca e com um martelo de borracha bate na porca e o eixo deve se soltar do eixo dos rolamentos.
Fazes o mesmo ao outro pedal e é só trocares os eixos.
A quando do aperto da porca no rolamento e sendo um rolamento de certo que a porca vai ficar apertada contra o mesmo mas verifica ao fim do aperto se o pedal rola livremente e como dantes e se sim, optimo, o mais dificil está feito porque agora só te falta reinstalar a tal tampa exterior preta e já está!!
Depois diz algo e se tiveres alguma duvida diz algo que amanha de manha venho aqui ver o que fizeste.
Abraço

Nuno Nogueira
 

ALNM

Member
Lembrei-me disto porque sempre que eu transportava a bicicleta de avião, virava os pedais ao contrário porque a tranportava numa caixa estreita. Ou seja: se o pedal enrosca de um lado, também enrosca do outro.

e facto, a rosca no eixo do pedal tem semre o mesmo sentido, seja qual for o lado de que se aparafuse. Nós é que estamos de lados contrários...

Pode acontecer que eu não esteja a perceber bem o problema já que "enroscar do lado contrário" tem 2 interpretações: na manivela do lado contrário, ou do lado contrário da mesma manivela?

Mas agora espero ansiosamente pela solução do enigma.
Abraços.
 

nogueira.nuno

New Member
Pois falar é facil e só mesmo eu vendo qual o problema ou o que realmente se passa naqueles pedais!!
A unica coisa que estou a ver é só essa mas vamos ver o que o Fario nos diz!!
 
Top