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Ciclistas a par nas estradas

ruimoura

New Member
Boas,

Eu fazia BTT e por isso nunca estive atento a esta "realidade", mas agora que dou umas voltas na minha de estrada tenho vindo a reparar numa situação que me faz alguma confusão (e já tinha reparado quando vou a conduzir o carro, obviamente.

Fala-se tanto em respeito dos condutores pelos ciclistas, de novas regras, inclusivamente há aqui vários tópicos de pessoas que infelizmente sofreram acidentes causados por automóveis, mas, e não querendo entrar nessa discussão parva de quem respeita mais quem (há autênticos azelhas a conduzir automóveis como os há a andar de bicicleta, os dos automóveis são é muitos mais), questiono-me sobre a sensatez (ou a falta dela, na minha opinião) de andar na estrada a fazer ciclismo em pares, ou seja, lado a lado, especialmente fora das localidades, onde as velocidades dos automóveis são muito elevadas.

Não quero saber sequer se é permitido ou não, eu sei que até é (desde que não interfira com o trânsito normal), mas julgo ser uma questão de bom senso. Dois ciclistas a par ocupam uma faixa de rodagem, vão a 20 ou 30km/h, e os carros vão a 90km/h. Não é uma questão de poder ou não fazê-lo, é uma questão de bom senso. É que eu acho que há pessoal que o faz só numa de "ah e tal, tenho direito, logo vou fazê-lo", mesmo correndo riscos.

Vejo várias vezes na estrada carros a terem que praticamente parar atrás dos ciclistas a par quando podiam passar em segurança se fossem em linha ... Sou o único a achar que é uma questão de sensatez não fazer isto? Eu também gosto de ir a conversar com o companheiro das voltas, mas entre isso e passar-me um carro por cima ...

Agradeço a vossa opinião sobre este assunto :)

nota: sem polémicas ou ataques, por favor, já todos estamos cientes de que há desrespeito tanto por parte dos automobilistas como dos ciclistas, sendo que os automobilistas estão protegidos por uma armação de 1 tonelada e os ciclistas por um capacete de 25 euros ... ;)
 

pratoni

Well-Known Member
mesmo este fim de semana fui dar umas voltas em grupo e por vezes íamos a par mas, quando detectávamos um carro atrás, púnhamos em fila indiana. Isto claro em estradas em que os carros não iam a grande velocidade.

Felizmente em estrada de maior trânsito ou trânsito mais veloz ou íamos na berma a par, quando esta o permitia, ou em fila indiana...

Penso que é assim que se deve proceder...
 

paradawt

Moderador
ruimoura,

Diria que 90% dos acidentes ocorrem porque o condutor não abranda a marcha e acreditando que consegue ultrapassar porque tem espaço suficiente, arrisca a passagem.

Na questão da ultrapassagem o código de estrada é muito simples e directo. O veículo que vai realizar a ultrapassagem tem que ocupar a totalidade da faixa contrária. Ou seja, tem que ter as condições reunidas para o fazer.

Por isso é sempre mais seguro que:

1º se andamos sozinho não andemos totalmente encostados à berma; Esta margem que damos aos automobilistas é um convite à ultrapassagem sem abrandamento da marcha. Isto causará sustos por tangentes, entre outros. Por outro lado tens a questão da sujidade nas bermas, as valetas, as tampas, etc... O ideal é dares cerca de 1m de distância para a berma, tendo ali uma margem de segurança para os desvios;

2º em grupo andar a par, desde que respeitando as condições de trânsito. Por exemplo, quando ando em grupo e sinto a aproximação de um carro, coloco-me em fila indiana para facilitar a marcha. No entanto essa situação obriga a um abrandamento por parte do condutor e isso aumento o nível de segurança para nós que vamos em cima da bicicleta. Se a faixa de emergência permitir, o do lado esquerdo pode ir na faixa e o do lado direito dentro da faixa de emergência.

Eu acho que o ideal é sempre facilitar e ao mesmo tempo nos defendermos. Está mais que provado que, quanto mais encostado andarmos da berma, mais riscos vamos correr! Lembra-te que um tractor também anda a 30kms/h e ocupa a totalidade da faixa. Pior!!!! Ainda podes ter que gramar com o cheiro :D

Cumprimentos.
 

ruimoura

New Member
Concordo em absoluto, claro que se pode andar a par, desde que não se ponha em risco, pelas razões apontadas, a nossa segurança.

Questiono é se os carros têm que passar mesmo para a outra faixa para ultrapassar um ciclista, porque isso é uma regra para ultrapssar outros automóveis. Julgo que em relação aos ciclistas há uma margem de 1 metro e meio que deve ser dada, mas não tenho a certeza. E sim, concordo que indo demasiado encostado à berma é estar a aumentar o perigo, porque os carros tendem a não se afastar tanto, tal como dizes.

Algo que eu tento fazer (nem sempre é possível) é ir sempre olhando para trás para tentar ver os carros, que isto de dar as costas a pedaços de metal de 1 tonelada é preciso coragem. O ideal era todas as estradas terem uma bermazita para um gajo andar mais descansado, mas é tão raro ......
 

desmo13

New Member
Obrigado paradawt por dizeres alguma coisa acertada neste tópico.
Andar encostado à berma é um convite às tangentes, aos cortes de trajetória por carros que vão virar à direita nos cruzamentos, etc!
Andar na berma é tão bom que se houver um acidente as companhias de seguros esquivam-se com a maior das facilidades!
Se formos no meio da estrada, e um veiculo nos for a ultrapassar, terá obrigatoriamente que ocupar a outra faixa ao dar-nos o 1,5m de distancia!
Ah, é verdade, para aqueles que "esquecem" também é obrigatório parar nos semáforos e é proibido andar nos passeios!
 

Bruso

Well-Known Member
Concordo com tudo o que foi dito. Andar na berma não, mas se pudermos facilitar um condutor ao irmos para a berma acho que o deviamos fazer. Andar a par é permitido por lei mas por uma questão de proteção devemos encostarmo-nos. Para nos semaforos: sempre!!

E uma coisa que faço sempre que posso, quando me vem um carro atrás fazer sinal para me ultrapassar. Assim mostro-lhe que sei que ele está ali e ao mesmo tempo crio uma empatia com eles...muitos até buzinam a agradecer. Eu como ciclistas, sei que sou sempre a parte mais fraca (sou um teso mas não pretendo enriquecer à custa de indemnizações por ficar inválido) e portanto sempre (quando acho que devo e posso) facilito a vida ao máximo dos condutores!! Mas isto sou eu...
 

johny32

Member
Felizmente faço da minha bike o meu meio de transportes e.... É o salve-se quem puder! As regras são muito bonitas, os sinais também, as bermas junto à berma são óptimas, a estrada e buracos normalmente até costuma estar mais estragada junto À berma, mas o que conta e nos vale é a nossa atenção que terá de rondar sempre os 110%.

É preferivel andar na berma. É! Mas por vezes nem isso existe e somos obrigados a andar na faixa de rodagem, onde circula o bixo impanciente e cheio de pressa que se desloca dentro duma arma.

Sinalizo quase na totalidade os meus movimentos e mudanças de direcção, mas mesmo assim, todos os dias há sempre alguém que se lembra de ir a olhar pa sei lá onde, ou julgar que se vou no meio da estrada, é porque me apetece...Enfim

Nas rotundas então é o caos.
 

paradawt

Moderador
Algo que eu tento fazer (nem sempre é possível) é ir sempre olhando para trás para tentar ver os carros

Partilho exactamente o mesmo tique :)

Sempre a olhar para trás a ver quem vem... Sinalizo a possibilidade de ultrapassagem em zonas sinuosas para ajudar os condutores.
 

jpacheco

Well-Known Member
Partilho exactamente o mesmo tique :)

Sempre a olhar para trás a ver quem vem... Sinalizo a possibilidade de ultrapassagem em zonas sinuosas para ajudar os condutores.

Eu faço o mesmo, já é um tique também...Devíamos colocar um espelho :D O meu problema é quando me apanham desprevenido, um gajo apanha cada susto. É com o ar a passar nas orelhas por vezes não se houve nada. Eu até agradeço levantando a mão aos camiões que tem imensa paciência e cuidado ao ultrapassar-me.
 

Gandartista

Well-Known Member
E carros que vêm em contra-mão a fazer ultrapassagem??? ontem tive que ir parar à berma por causa de um fulano destes!!!!!
ps. uma coisa que me causa alguma estranheza...é alguns dos ditos "condutores" que fazem razias na ultrapassagens, que qd vêm atrás metem-se a buzinar.....muitas vezes ao olhar para os carros destes noto que levam as "thule".......
 

torui

Well-Known Member
A maior parte das "thule" que circulam nas nossas estradas servem apenas para mandar estilo (raramente são utilizadas para o fim a que destinam)...dai não constituir estranheza no comportamento dos seus proprietários. Eu faço da bike o meu transporte diário, e apanho os mais diversos "artistas": os que respeitam porque já sabem que me vão encontrar; os que buzinam porque eu estou a circular na mesma via que eles; os que ultrapassam mesmo que eu venha a circular na faixa contrária, etc. Procuro manter todos os meus sentidos o mais apurado possível, sobretudo a visão e a audição e até por vezes a antecipação (temos que adivinhar que manobras "chaladas" vão fazer.
 

Morg

Well-Known Member
mesmo este fim de semana fui dar umas voltas em grupo e por vezes íamos a par mas, quando detectávamos um carro atrás, púnhamos em fila indiana. Isto claro em estradas em que os carros não iam a grande velocidade.

Felizmente em estrada de maior trânsito ou trânsito mais veloz ou íamos na berma a par, quando esta o permitia, ou em fila indiana...

Penso que é assim que se deve proceder...

É o que eu faço.
90% do tempo ando sozinho e sempre que posso vou na berma.
Acho que depende da zona onde andamos.
Onde costumo andar os carros são esporádicos e por isso costumam andar com alguma velocidade. Sinto-me muito mais seguro ao ocupar a mínimo da faixa de rodagem quando algum aparece. Já apanhei alguns sustos por ir no meio da minha faixa de rodagem e aparecer rapidamente um carro por trás.

Dentro da cidade já procedo de forma diferente, se for no meio do trânsito ocupo a minha faixa e fico parado atrás dos carros nos semáforos (a maior parte das vezes :) ).
 

ruimoura

New Member
Eu faço o mesmo, já é um tique também...Devíamos colocar um espelho :D O meu problema é quando me apanham desprevenido, um gajo apanha cada susto. É com o ar a passar nas orelhas por vezes não se houve nada. Eu até agradeço levantando a mão aos camiões que tem imensa paciência e cuidado ao ultrapassar-me.

Também faço questão de agradecer quando têm um pouco de atenção para comigo, que vou de bicicleta. E quando vou na estrada e vai um carro atrás com "medo" de ultrapassar eu faço questão de me encostar mais à berma e digo para avançar com o braço. Se todos nos respeitarmos uns aos outros é mais simples.
 

ruimoura

New Member
É o que eu faço.
90% do tempo ando sozinho e sempre que posso vou na berma.
Acho que depende da zona onde andamos.
Onde costumo andar os carros são esporádicos e por isso costumam andar com alguma velocidade. Sinto-me muito mais seguro ao ocupar a mínimo da faixa de rodagem quando algum aparece. Já apanhei alguns sustos por ir no meio da minha faixa de rodagem e aparecer rapidamente um carro por trás.

Dentro da cidade já procedo de forma diferente, se for no meio do trânsito ocupo a minha faixa e fico parado atrás dos carros nos semáforos (a maior parte das vezes :) ).

Em relação aos semáforos tenho uma opinião muito própria, julgo que na maior parte das situações não tem qualquer mal passar-se o sinal, se não houver qualquer perigo. Julgo que há mesmo países onde a lei permite especificamente que os ciclistas não tenham a obrigatoriedade de parar nos semáforos. Eu paro, uma vez que a lei não o permite, e não me ponho a armar em chico esperto, apesar de já quase ter caído uma vez à conta dos pedais de encaixe (quem nunca teve este stress que atire a primeira pedra :D)
 

bal4av

Member
Todos os problemas que tenho tido são precisamente quando me chego mais à berma! Nem todos os condutores tiram bem as medidas ao carro que conduzem! Como muitos aqui, tento facilitar sempre a manobra dos condutores, mas só quando a estrada permite! Quando a estrada está mais deteriorada saio da berma, prefiro "obrigar" os condutores a irem à outra faixa e assim permitir que eu fique com margem de manobra para me desviar de buracos e afins!
Em relação ao código, mais especificamente stops, semáforos e rotundas, respeito sempre! É mais seguro e mostro aos condutores que a malta das bicicletas também cumpre! Penso que é mais fácil conviver assim!
 

plx

New Member
O que eu faço é dar um espaço em relação à berma dependendo do tamanho dela e assim que sinto o carro próximo de mim a efectuar a ultrapassagem desvio-me para ela. O engraçado(ou nao) é que algumas vezes noto que se n tivesse desviada teriam passado a poucos centímetros de mim. Enfim ha mt gente que n deve saber da obrigatoriedade dos 1.5m e tb n devem saber as medidas do carro ou então querem mesmo provocar um acidente, há malucos para tudo...
 

jomisantos

New Member
Ainda hoje de manhã vinham dois ciclistas a par, em plena cavaqueira, numa das estradas que costumo usar. Nada de errado, não fosse a estrada ter linha contínua durante umas centenas de metros e inviabilizar a ultrapassagem sem pisar (muito) a linha contínua...
Resumindo, falta bom senso a muita gente...ciclistas, automobilistas, peões...
 

jpacheco

Well-Known Member
Ainda hoje de manhã vinham dois ciclistas a par, em plena cavaqueira, numa das estradas que costumo usar. Nada de errado, não fosse a estrada ter linha contínua durante umas centenas de metros e inviabilizar a ultrapassagem sem pisar (muito) a linha contínua...
Resumindo, falta bom senso a muita gente...ciclistas, automobilistas, peões...

Sem dúvida.... Depois os excessos acontecem porque ambas as partes, ciclistas e automobilistas, radicalizam as suas posições como forma de afirmação na via publica.
 

Morg

Well-Known Member
Hoje ia indo ao tapete, por minha culpa.
Cheguei a um semáforo (daqueles com sensor de velocidade) onde ia virar à esquerda, olho para trás e vinha um camião à minha velocidade uns metros atrás.
Coloquei-me no eixo da via e fiz indicação com o braço.
Depois para não empatar o camião fiz a curva com um pouco mais de velocidade que o habitual e no lugar de fazer uma trajectória perpendicular, comecei a cortar a faixa contrária.
Vinha uma carro que apesar de ir parar no semáforo ainda lhe faltavam uns metros. Dei um toque de travão traseiro e derrapei um pouco, o suficiente para contornar o carro ................ufff. A cara do homem parecia que tinha visto o diabo.
Ainda bem que fiz muitos kms no BTT a derrapar nas curvas.

Ainda tive tempo de quando a bike se endireitou levantar a mão para pedir desculpa :)
 
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