• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Ciclismo vs Tabaco

Eu fumei durante 19 anos e estou "limpo" há 1 ano, 3 meses e 6 dias.

Depois de tantas promessas de que iria deixar de fumar,
prometi à minha esposa que quando a minha filha nascesse eu deixava de fumar e assim foi!

Há uns 3 anos atrás eu também fumava depois de uma volta de 40kms de btt
e cheguei inclusivamente a fumar nas pausas e agora até sinto vergonha por tal comportamento.

Desde o meio-dia do dia 13 de Jan de 2010 não tornei a fumar até porque se calhar se fumar um,
provavelmente volto a fumar e em força concerteza.

Aumentei de peso mas o mais importante é que ganhei qualidade de vida e provavelmente mais uns
anos de vida se continuar sem fumar.

Quando fumava atingia 185/190 pulsações/minuto sempre que tinha de ultrapassar uma subida mais íngreme,
agora e apesar de estar um pouco "perro" e com excesso de peso, atinjo nessas mesmas subidas 170/175 puls./min..

Se eu ainda fumasse gastaria uma média de 1200 a 1500 € por ano e ainda antes de deixar de fumar comecei a investir
nas bikes e em boa hora o fiz mas na verdade é que gastei em bikes o que gastaria a fumar durante alguns anos ;)
 
+ uma vez, chegou a altura de deixar o tabaco . 3 dias de abstinencia, e ja tenho de puxar mais pelas pernas, para o ritmo cardiaco subir.
 

Paulo_123

New Member
O meu tio fumou cerca de 53 anos +/- largou o tabaco começou no ciclismo, e hoje são raros os da zona que tem pernas e pulmão para o acompanharem..
;)
 

caliman67

New Member
no meu ver é impossível comparar um com outro,

porém a mesma pessoa com ou sem tabaco,não me venha com tangas,há diferença
 

joao.ads

Well-Known Member
Evidentemente o tabaco infuencia e negativamente. Não quer dizer que um tipo que fume seja mais lento que um que não fume. Se Cadel Evans desatasse a fomar agora eu duvido que meso daqui a 20 anos eu fosse mais rapido que ele.

Mas que o mesmo individuo fica com menos capacidade pulmonar a fumar que sem fumar, isso é mais do que certo e confirmado.

No meu modesto exemplo em Julho eu fumava, treinava como louco e pesava 70 kg.

Deixei de fumar em Outubro e as minhas médias subiram cerca de 4 km/h apesar de treinar muito menos e estar com 78 kg.
 

PowerMax

Member
A diferença que existe tem apenas a ver com a capacidade em litros de oxigencio que um fumador consegue ingerir numa inspiração a menos que um não fumador (penso que 6L para um atleta não fumador e menos cerca de 2/3 litros para um atleta que seja fumador), existem estudos com estes dados.
O tabaco não influencia directamente as pulsações cardiacas como foi referido acima, o baixar as pulsações requer treino e tanto um fumador como um não fumador para o conseguirem teram que treinar regularmente (se não estou em erro durante 1 ano aproximadamente, para conseguirem baixar cerca de 20bpm) não é por um fumador deixar de fumar que de um dia para o outro a pulsação baixa, se não continuar com um treino regular a pulsação irá manter-se.
Um atleta fumador tem outro problema devido ao tabaco, que tem a ver com a oxigenação do sangue, logo a menor oxigenação aos musculos, que irá sentir um maior cansaço muscular e poderam aparecer mais cedo sinais de caímbras, exactamente porque a quantidade de oxigénio que chega aos musculos é menor que no caso de um não fumador. Mas mais uma vez isto só será percetivel porque quem faça treinos regulares e nas provas / maratonas ande lá em cima a nivel de classificação.
O tabaco pode trazer problemas á nossa máquina (coração), pois está tudo relacionado e um atleta fumador poderá estar mais suscetivel a problemas cardiacos.

Eu sou fumador, quero deixar mas ainda não consegui. Faço treino regular e com bastante intensidade e tenho pulsações bastante baixas comparativamente com colegas meus que não são fumadores e outros fumadores. Noto que comparativamente a colegas com o mesmo ritmo de treino atinjo o limite muscular mais cedo, deduzo que esteja relacionado com a oxigenação muscular ser inferior, porque a nível de capacidade de caixa não sinto dificuldades.

Agora que não faz bem isso não faz.
 

joao.ads

Well-Known Member
diminui a superficie util dos alveolos pulmunares, logo diminui a superficie util de oxigenação do sangue, logo provoca que o sangue tenha de correr mais rapido para oxigenar a mesma quantidade do mesmo tempo, logo obriga o coração a bater mais depressa.

Isto parece-me de certa forma logico
 

Numpe

Member
diminui a superficie util dos alveolos pulmunares, logo diminui a superficie util de oxigenação do sangue, logo provoca que o sangue tenha de correr mais rapido para oxigenar a mesma quantidade do mesmo tempo, logo obriga o coração a bater mais depressa.

Isto parece-me de certa forma logico

Não invente...
É como o PowerMax diz.

Nem todos os corpos oxigenam da mesma maneira. Seja por tabaco ou por qualquer problema do foro respiratório (asmas e afins) o corpo pode andar mais ou menos oxigenado o que se vai reflectir na prestação, mas não necessariamente nos batimentos cardíacos.

Aliás, em casos extremos pode até levar ao inverso. O coração não conseguir os batimentos necessários porque o oxigénio não chega sequer para alimentar o coração.
Mas isto seria mesmo em casos extremos.
 

joao.ads

Well-Known Member
Não invente...
É como o PowerMax diz.

Nem todos os corpos oxigenam da mesma maneira. Seja por tabaco ou por qualquer problema do foro respiratório (asmas e afins) o corpo pode andar mais ou menos oxigenado o que se vai reflectir na prestação, mas não necessariamente nos batimentos cardíacos.

Aliás, em casos extremos pode até levar ao inverso. O coração não conseguir os batimentos necessários porque o oxigénio não chega sequer para alimentar o coração.
Mas isto seria mesmo em casos extremos.

Não estou a inventar
 
Estou no início, de uma nova fase de não fumador, e reparo que para a mesma pulsação, consigo produzir mais trabalho.

Atualmente tenho a tensão, a 11-7.5 com 44 bpm . Em repouso, o coração bate entre 39-42.

Mesmo a fumar mais de um maço, desde que me mantivesse nos 80-85 %, podia passar o dia todo a pedalar.
 
À parte da tua questão, gostava também de me juntar também a um grupo para fazer uma tirada Porto - Fátima - Porto num só dia... Mas ninguém parece alinhar.
 

plx

New Member
Se deixares o tabaco notas logo diferença nas pulsações.
1 ano para baixar 20bpm?? Nem um atleta de competição já com bom nível base demora tanto tempo.

O que o joao.ads disse não esta errado.
 

sfajardo

New Member
Não sou nenhum "expert" na matéria mas do que tenho lido e ouvido a nicotina aumenta os batimentos cardiacos, pressão arterial, etc...
Devido á produção de adrenalina causada pela nicotina os batimentos cardíacos aceleram, consequentemente o coração passa a exigir mais oxigênio para suportar o ritmo intensificado das batidas mas como a absorção do oxigênio fica prejudicada pelo monóxido de carbono... Já viram o esforço extra que o coração sofre!!!
Um teste simples, um fumador e um não fumador, ambos com o mesmo nivel de preparação, a subir até ao 7º andar quando chegarem ao cimo comparem os batimentos dos dois!?
 

Batista

Member
Não tenhas duvidas quanto a este assunto! Raramente fumo e gostaria de fumar 0. Para quem deixa de fumar sente logo diferenças cardio-vasculares nos primeiros dias. Se ele rendo fumando, renderia muito mais não fumando.
 

Dono do asfalto

New Member
Em tempos fumei tudo e mais alguma coisa, sério. Desde que comecei a praticar desporto (o ciclismo é o mais recente), num curto espaço de tempo deixei de fumar. Foi fácil deixar porque comecei a sentir-me melhor e tornou-se um vício tão grande tão grande, que até me esqueci que fumava:). Larguei um maldito vício para adquirir um vício saudável...e não estou nada arrependido, antes pelo contrário,eheh. Pedalem muito e não fumem nada:)
 

Nundraker

New Member
Sou fumador, infelismente
ja tentei varias maneiras de largar o maldito vicio, sei que é tudo uma questao de vontade propria,
Mas mentalmente ainda nao consigo.
Alguma dica?

Abc
 

moshinho

Well-Known Member
Eu estou à 165 dias sem fumar e quanto mais dias passam, melhor me sinto.
O fumo do tabaco de outras pessoas já me incomoda bastante.
Contudo, por vezes, fumava bem um cigarrito. :)
Mas tal não vai acontecer e essa ideia assombra-me cada vez menos.
Não fumar faz parte do meu presente e irá fazer parte do meu futuro.
O que poderei dizer ao pessoal que fuma?
Fumei 20/21 anos, tinha um prazer enorme em fumar e não passava sem fumar.
Levantava-me a pensar em fumar logo e desesperava quando não fumava.
Nos últimos tempos que fumava, já parecia uma chaminé...era uns atrás dos outros...
O meu conselho é pararem o mais rápido possível.
É difícil? Muito.
Desesperante? Sem dúvida...diria mais...sufocante até!
Mas a saúde agradece!
Preparem-se é para nas primeiras semanas andarem que ninguém os atura...ehehehe :p
 

joao49

Member
mas eu enquanto ando de bicicleta não fumo.............loool brincadeira..eu sou fumador e nunca senti por momento algum qualquer sensação de mau estar..nao me quero gabar mas ate considero k pedalo bem..então se não fumasse meu deus loooooool não me interpretem mal..estou so a brincar..abraço j49
 

iMiguel

Active Member
A mim faz-me imensa confusão aquele pessoal que diz "pratica desporto que só te faz é bem!" e depois dessa "conversa" saca de um cigarro e mete-se a fumar! Não quero com isto apontar aqui o dedo a ninguém, pois cada um sabe de si e tem idade suficiente para saber aquilo que faz. Mas esta questão do tabaco sempre me meteu grande confusão... Ou será por eu ter quase 30 anos e nunca ter pegado num cigarro faz-me ter este tipo de pensamento? Não sei...
 
Top