• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Caramulo

fogueteiro

Active Member
Já li aqui e ali que a subida do caramulo é muito bonita. Tenho várias alternativas para fazer esta subida, mas a sair de minha casa farei sempre 200 kms (+-), e como já tenho as minhas férias planeadas não me resta senão um Domingo, apenas de manhã como de costume.

Gostaria de subir lá acima, mas não tenho bem a noção dum trajecto que devo fazer, por que já lá fui há muitos anos de carro. Gostaria de subir e descer por sitios diferentes, e a ideia que tenho é que temos que descer por onde subimos. Não me importo de ir de carro até um local e depois partir e chegar aí, local esse que estivesse a cerca de uns 50 kms da subida para chegar lá já quente. A volta que quero fazer deverá rondar os 100, 120 kms.

Mais questões: Quantos kms tem a subida? Com que inclinações podemos contar? Existe companhia por aí?
 

osicran

New Member
Os condicionalismos que impões, nomeadamente a partida e a chegada ao mesmo sítio mas utilizando percursos diferentes e a questão do tempo, limitam um bocado as opções, mas ainda assim há várias hipóteses. Não tenho uma noção muito exacta das quilometragens nem do tempo necessário e portanto a minha sugestão será uma ajuda duvidosa. Ainda assim, tenho a ideia de que de Albergaria ao Caramulo indo por Águeda e subindo pela N230 serão perto de 50 Km. Para descer, há a opção por Campia direito a Oliveira de Frades e depois seguir pela N16 até Albergaria. Em Campia ainda há a possibilidade de em vez de ir até à N16, optar por um trajecto mais curto e virar à esquerda por Cercosa direito a Talhadas e aqui ir por Pessegueiro do Vouga ou então ir por Valongo do Vouga, Arrancada do Vouga, Sernada e Albergaria. Esta partida de Albergaria tem a limitação de que quando começas a subir para o Caramulo terás nas pernas cerca de 20 Kms em vez dos 50 que pretendes, mas para isso terias de estabelecer a base muito antes de Albergaria, Ovar, por exemplo, e isso ia fazer aumentar bastante a quilometragem final e o tempo gasto.
Nunca fiz a subida de bicicleta a partir de Águeda, (fiz a partir de Campo de Besteiros), mas tenho a ideia de que mesmo a subir não serão mais do que 20 Kms e de que não há verdadeiras paredes, no entanto, só tendo subido de automóvel, a minha indicação vale o que vale (pouco).

Outra possível alternativa, seria tomar como base Oliveira de Frades ou Vouzela ou as Termas de S. Pedro do Sul, mas aqui não tenho mesmo noção nenhuma das distâncias, embora me pareça que seriam inferiores aos 1000/120 Kms que pretendes.
 

osicran

New Member
Claro que eu queria escrever 100/120 Kms. Já agora acrescento que a opção de descida por Oliveira de Frades é bastante mais longa do que a distância da subida e calculo que o trajecto final não ande longe dos 120 Kms.
 
Viva,

Conheço formas de subir o Caramulo, mas do lado de Viseu, portanto opostas à tua base de partida.
No entanto posso te dizer que a subida a partir de Campo de Besteiros até ao Caramulinho(1015m+-, acumulado de 700m) tem inclinações baixas e cerca de 15 kms(média de 5%, no máximo 8 ou 9 quase a chegar ao topo).
Outra forma é a partir de Paranhos (Tondela)-Carvalhal da Mulher-Caselho, subida de 8,5 kms, 570m de acumulado com uma descida de 1,5 kms a meio, tem inclinações duras, várias zonas passam dos 10 % e perto do topo (975m) chega perto dos 17%, a inclinação média é 6,8%, contando com a descida.
Depois desce-se durante 4/5 kms até ao Caramulo (800m) e sobe-se até ao Caramulinho (4 ou 5 km, 6%+-).
Fiquei aqui com uma descrição um pouco confusa, mas criei um pequeno mapa com uma hipótese de percurso partindo de Águeda, e só repetindo 1 ou 2 kms de subida (junto ao Caramulinho (108kms):
http://maps.google.com/maps?f=d&sou...-8.432157&sspn=0.011377,0.027874&ie=UTF8&z=16
Chamo a atenção que não conheço as estradas de Águeda até Vouzela, nem do Caramulinho-Águeda. Vouzela-Caramulinho são estradas em bom estado, e com pouco trânsito.
A subida do Caramulo iniciar-se ia já com +-70 km nas pernas.
Teria gosto em acompanhar-te, dependendo da data em causa. No entanto chamo a atenção que sou um rapaz com andamento tranquilo, para teres uma ideia fiz no fim de semana passado uma volta de 100 km, com a temível subida do S. Macário e 2000m de acumulado com média de 24 km/h, portanto a minha companhia provavelmente arrastaria a tua manhã de domingo até meados da tarde. :)
Abraço

Filipe

P.S. : as subidas do Caramulo que referi estão discutidas também neste tópico:
http://www.forumciclismo.net/showthread.php?1259-Ao-cron%F3metro-Caramulo
 

fogueteiro

Active Member
Pessoal, desculpem a minha falta de eduação em não agrdecer o vosso empenho em me ajudar. Eu fui ao GMAPS e elaborei algo parecido com o FLAVOURFLAV, mas com mais uns kms, porque saíria de S. João da Madeira.

Quanto a acompanhare-me seria um prazer para mim, mas só não sei quando será este passeio. Quando tiver certezas, eu aviso-vos.

Flavourflav.... Fazeres 24, de média, num passeio com passagem em S. Macário achas pouco?????!!! Epá, já terei que pensar em ir contigo ao Caramulo.:D:D:D:D. Estás a andar muito bem... S. Macário é durissimo... e sei do que falo.
 

fogueteiro

Active Member
Boas pessoal,

Domingo está previsto este passeio.

Há já uns tempos que ando com o Caramulo na cabeça, e aproveitando um passeio de familia, lá vou eu. Na volta virei em quatro rodas.

Se alguém me quiser acompanhar, terei todo o prazer. Pelo que estive a ver no Gearth, a grande dificuldade será entre os kms 80 e 84, e a subida parece :confused::confused: não ter grandes dificuldades.

Saírei de casa pelas 8,00 e prevejo chegada lá pelas 12,00 - 12,15.
 

fogueteiro

Active Member
Osicran, mantive os olhos bem abertos na zona de S. João da Madeira, mas não te vi... faltava a camisola do fórum. Se calhar até ias num dos grupos que cruzei... fica para a próxima.

Pois ontem o dia estava excelente para um passeio de bicicleta, e nada melhor que aproveitá-lo subindo o Caramulo. Meus amigos, acreditem que não se vão arrepender de fazer este passeio, pela paisagem que vos envolve sobretudo depois de Águeda.

Num post anterior o Duchene disse que a sul do Douro, já não haveriam aliciantes, mas na realidade a N230 é lindissima, e com muito pouco trânsito.

Bom... eram 8 horas quando saí de casa e logo notei que as pernas estavam boas e com muita vontade. Até Águeda o percurso não oferece nada de complicado, pemitindo que eu chegasse a esta cidade com uma média de 28 e tal, práticamente 29.

Daqui até ao Caramulo faltavam 40 kms que eu conhecia apenas no papel. Andei cerca de 10 kms quando finalmente começei a subir a grande dificuldade do dia. São cerca de 25 kms em subida permanente. É uma subida muito parecida com a do Marão, apenas diferindo na sua inclinação média. Não tendo paredes muito inclinadas, a sua ascenção é feita a bom ritmo, porque na realidade a inclinação fixa-se nos 4 - 5% atingindo os 7 em apenas 100 ou 200 metros. è uma subida longa mas muito, muito agradável, onde impomos o nosso ritmo e conseguimos mantê-lo até o final.

Mais uma serra para o meu curriculum... no Domingo mais outra: A Foia

Distância: 106,20
Média: 24,70
Tempo: 4:15
Inclin. Média: 3%
Inclin. Máxima: 7%
Acumulado: 1644
Sólidos: 1 gel + 1 barra
Liquidos: 0,75 bebida isotónica + 1 litro água
Tempo paragem: 5 minutos (tempo de encher e esvaziar líquidos)
 

osicran

New Member
Provavelmente ter-nos-emos cruzado mais para sul, talvez na zona de Oliveira de Azeméis ou Pinheiro da Bemposta, porque resolvi complicar um bocadinho o meu trajecto com a finalidade de evitar o IC2 entre Albergaria e a Branca/norte e isso levou a atrasar cerca de um quarto de hora a minha passagem a partir daquela zona. Eu ia com outro companheiro e levava uma camisola predominantemente vermelho vivo com a inscrição "brincobike" a branco e com aplicações em azul e amarelo e calções brancos. Também fui olhando quando via algum ciclista sózinho, fixei por exemplo um que ia todo de vermelho, outro que não levava capacete, logo esse não serias tu, ainda um outro que também exclui logo pela dimensão da pança... enfim, não foi fácil... e como dizes e muito bem, o jersey do fórum simplificava muito a tarefa.
Ainda bem que gostaste da subida ao Caramulo, que é coisa para eu um destes dias também fazer. Como julgo já ter percebido o tipo de percursos que previlegias, sugiro-te um dia a ida ao Luso (antes de começares a subir para o Caramulo, viras à direita em Bolfiar) passando pelo Vale da Mó ou então o Buçaco, utilizando parcialmente a mesma estrada (até Boialvo) e passando por Mortágua. Nesta hipótese pode-se continuar depois também do Buçaco para o Luso que é logo à frente. São percursos tranquilos (depois de Águeda) em estradas de bom piso e muito pouco movimento, quase na totalidade em zonas florestais e com subidas interessantes mas que não nos deixam a morrer...
 

fogueteiro

Active Member
Pelas descrições que fazes de certeza que nos cruzamos. Sinceramente não me lembro de ver o duo que referes, mas eu realmente ia com capacete vermelho e branco e com a camisola vermelha e branca também, e seguia à frente desse que dizes que ia sem capacete. Eu ultrapassei-o kms antes e reparei exactamente nesse facto: não levar capacete.

Epá só espero que não tenha sido esse da pança.... não de certeza que não:D:D:D. Eu tenho alguma mas assim não... penso eu. :D:D:D:D

Estou a pensar, um dia destes, fazer o percuro que já fiz há uns anos até Vila de Rei, e estava apensar passar exactamente pelo Luso e Buçaco, como referes. Eu realmente vi a indicação para o Luso.
 
Last edited:

duchene

Well-Known Member
Zé, isso é calúnia! :D

O que eu provavelmente disse é que na minha mancha de autonomia (máximo até Arouca) seria complicado encontrar muito mais atractivos. Nunca enjeitaria a zona do Caramulo ou do Luso, não tenha eu já prometido mais do que uma vez que a minha reforma seria passada por lá!

Complicado é ir lá tomar um cheirinho das magníficas paisagens e depois ter de fazer mais uma centena e tal de quilómetros para cima...
 

fogueteiro

Active Member
Xiiiii, já meti água :D:D;)

Ò André peço-te desculpas. Na realidade pensei que não gostasses da zona, sinceramente.

O teu problema é igualmente o meu... temos imenso que pedalar para chegar às zonas preferidas, ou então vou de carro, o que prefiro evitar
 
Top