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Canyon Endurace CF 9.0 - Meteor Grey - Cyan

sneijder

New Member
Olá companheiros do pedal, serve o presente tópico para deixar uma breve análise da bike em questão que adquiri recentemente.
Contudo, se a moderação me permitir, hoje deixarei apenas a respectiva foto da máquina e a descrição dos componentes como introdução, pois ainda não tive a oportunidade de a testar no verdadeiro sentido da palavra.

A evolução e o porquê da compra…

Bem, tenho evoluído alguma coisita neste verdadeiro vício que é o ciclismo (cicloturismo no meu caso ) e, como tal, tenho também refinado o gosto no que ao material diz respeito, neste caso, as bikes.

Comecei no btt e dizia aos meus amigos que nunca ia trocar aquilo pela estrada… Isto durou até ao dia em que experimentei andar com um grupo de amigos e logo numa bike de estrada…

A partir daí comprei uma Merida de alumínio, pesada como chumbo e com grupo shimano inferior a sora só para complementar com o btt.

Fui ganhando o gosto e decidi vendê-la e comprar outra Merida, neste caso uma scultura em carbono com grupo tiagra já de 10v. Ao mesmo tempo, ia passando cada vez mais tempo com a de estrada em detrimento da gorda de monte.

Entretanto, à medida que ia fazendo alguns upgrades na fininha pensei em trocar o grupo para 105 ou ultegra mas, o preço que iria gastar e o facto de a bike não me assentar como uma luva devido ao tamanho/geometria do quadro fez-me tomar outra decisão mais radical.

Que tal parar de fazer upgrades manhosos e investir logo numa coisa mais a sério? Foi o que decidi fazer.

Depois de analisar várias opções decidi avançar para a compra da Canyon Endurace pois satisfez algumas condições que procurava:

- Adequa-se ao tipo de ciclismo que pratico (que é o chamado cicloturismo onde reina o espírito de grupo, o divertimento e a boa disposição sem descurar umas metas volantes pelo meio);

- Conforto aliado à performance, isto é, embora goste de sentir o poder da pedalada, procurava também poupar um pouco as costas;

- Valor justo atendendo à relação preço/qualidade/equipamento;


Finalizada a pequena apresentação, vamos então ao que interessa. Os componentes são os seguintes:


Quadro: Canyon Endurace CF, cor Meteor Grey/Cyan, tamanho S/53

Forqueta: Canyon One One Four SL

Rodas: DT Swiss R23 Spline

Pedaleira: Shimano Ultegra 50/34

Desviador Frente: Shimano Ultegra 6800

Desviador Traseiro: Shimano Ultegra 6800

Cassete: Shimano Ultegra 6800 11-28

Manetes: Shimano Ultegra 6800 11

Travões: Shimano Ultegra 6800

Selim: Fizik Aliante Versus

Espigão: Canyon VCLS Post 2.0

Avanço: Ritchey WCS

Guiador: Ritchey WCS Evo Curve

Pedais: Look Keo Easy

Pneus: Continental Grand Prix 4000s II 25mm


Neste momento encontra-se com 7.7kg pronta a rolar com pedais, grades e gps incluídos. Tem bastante por onde emagrecer (pedais, pneus, selim, etc.) mas de momento não está nas minhas prioridades. Fica a foto para terminar:

14xf7k7.jpg


Boas pedaladas para todos!!!
 

RTC

Moderador
Staff member
É muito bonita essa Canyon.
Parabéns.

De facto tem muito por onde emagrecer mas eu não iria mexer nos pneus...

Depois coloca aqui a respectiva análise.
 

sneijder

New Member
Obrigado RTC, a estreia será este domingo e então deixarei aqui as primeiras sensações. Até lá apenas ando a efectuar os ajustes básicos bike/ciclista e a babar sempre que passo por ela :D
 
Bem bonita essa máquina. Esses pneus são excelentes e olha que nem são muito pesados, tb não te aconselho a troca. Já esse selim parece pesado e ai podes ganhar umas gramas. Para tirares peso mais a sério é comprares uma rodas mais leves. De qualquer forma acho que a bicicleta está muito boa e com muita margem para evoluir.
 
A bike em si é muito apelativa. Discreta mas não passa discreta!

O selim será a coisa que menos encaixa visualmente mas o corpo é que mandará no futuro. Já o espigão é uma obra de arte!

Umas rodas com perfil maior seriam a cereja no topo desse bolo que se quer confortável.

Parabéns pela aquisição!
 

grouk

Active Member
a bike é muito fixe sem duvida, essa cor é brutal. o espigão é impossível não reparar. não interessa para nada mas acho que esses espigoes não são uci legal
 

Xrockyman

New Member
Mesmo o peso das rodas não compromete, 1600g já relativamente leve. Provavelmente há por aí montagens mais leves em que os aros são mais pesados, ou seja a performance destas rodas pode nem ser inferior. O upgrade que a bike merece mesmo são km's, boas pedaladas ! :)
 

edununo

Well-Known Member
Muito bonita e bem equipada. O peso também é bom. Não tiras grande peso nos pneus (225g cada) e nos pedais. Os easy são entrada de gama mas são leves (+-240g). Para baixar disso tens de investir bem nos pedais. Dá-lhe kms.
 

sneijder

New Member
Olá pessoal, antes de mais gostaria de agradecer a todos pelos vossos comentários.
Já fui dar uma voltinha pelo “quintal” para aferir as primeiras sensações acerca da bike. Ora bem, como foi uma pequena volta só a rolar, o que vos posso dizer é o seguinte:

Quadro: Super confortável e preciso mesmo a curvar. Ainda não consegui ter a percepção da rigidez pois a volta que dei não deu para martelar os cranks tanto em subida como a rolar.

Rodas: Ainda não tenho uma opinião formada acerca das rodas pois ainda não foi possível testá-las acerca da torção/flexão das mesmas. Os cubos têm um belo cantar.

Grupo Ultegra: Para quem vinha de shimano tiagra é uma mudança brutal. Simples e preciso funciona como um relógio.

Selim: Eu que já usava o fizik aliante notei um aumento do conforto neste componente pois inclui um canal de alívio perineal.

Espigão: A maior surpresa até agora. Não é que funciona mesmo? Sente-se a ligeira flexão do espigão sempre que é necessário amortecer qualquer coisa, muito bom este conceito da canyon.

Pneus: Rolam bem, filtram bem as irregularidades do piso, transmitem uma excelente sensação de segurança.

No entanto, nem tudo são boas notícias. Quando cheguei da voltinha reparei que tinha a forqueta com folga. Tirei fora o avanço e a caixa de direcção e voltei a montar tudo com os torques adequados conforme o fabricante, contudo, o problema mantém-se. Tive que enviar um email para a canyon pois a caixa de direcção não tem aquela aranha com parafuso como nas normais e não sei o que estarei a fazer mal ou se é algum defeito do material.
Se alguém souber como resolver agradecia alguma ajuda.
 

RTC

Moderador
Staff member
Se o tubo da forqueta é em carbono não pode ter essa aranha. Deve ter é um expansor.
Tens a certeza que estás a apertar isso bem?
 

sneijder

New Member
Sim, isso mesmo RTC. Esta forqueta não leva nada disso, na parte de cima do tubo só encaixa a caixa de direcção Acros ai70 i-lock. Não sei onde estou a falhar para aquilo não ter folga. :(
 

sneijder

New Member
Ora bem, por falar em novidades, recebi à pouco um email da Canyon Portugal a dizer que a bike foi expedida e amanhã já deverá estar em minha casa.
Fica então o meu relato da assistência pós-venda da Canyon que também é importante para quem pensa adquirir uma bicicleta desta marca.

Depois de trocar alguns emails com a Canyon Portugal acerca do problema que aqui vos relatei, eles pediram-me algumas fotos para ver se seria algo que eu pudesse resolver por mim mesmo. Como chegamos à conclusão que não era o caso, procedeu-se à marcação da recolha da bicicleta que aconteceu esta terça-feira ao fim da tarde. A bike foi enviada para Castelo Branco onde fica a sede da Canyon Portugal e, dois dias depois, recebi o email a dizer que a bike já estava pronta e já tinha sido expedida.
Foi trocado um rolamento da Acros que, segundo eles, apresentava defeito de fabrico e "abriu-se" quando utilizei a bicicleta. De referir ainda que só tive que me preocupar em embalar a bike, tudo o resto foi assumido pela marca.
Fiquei bastante contente com a rapidez do processo burocrático e espero que possa dizer o mesmo em relação à resolução do problema mecânico.
 

RTC

Moderador
Staff member
Hum..já estou a ver o que terá sido.
Não terá sido rolamento. Deve ter sido uma peça plástica de ajuste que fica entre o rolamento superior e o tubo da forqueta.
Essa peça é de um plástico muito frágil e se não for colocada com cuidado parte-se e fica uma folga entre o rolamento e o tubo.

A peça é esta (4ª peça a contar de baixo)

729_detail.jpg


Aqui dá para ver a peça colocada

MG_8849.jpg


Eu também tenho uma caixa Acros na bike de btt e já parti duas peças destas. A última têm-se aguentado mas quando parte é impossível anular a folga.
Ainda bem que tudo se resolveu.
 
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