• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Caminhos de Santiago

fogueteiro

Active Member
Boas pessoal,

outro dia, eu e a minha familia, circulamos numa estrada em Espanha, e vimos imensos peregrinos em direcção a s.Tiago. Eu e a minha filha ficamos com uma certa vontade de os fazer, somente por curiosidade cultural. Mas como não temos bikes de monte gostaria de saber se é possível fazê-los por estradas alcatroadas, e com as fininhas?

Já agora quando é que é o ponto alto das peregrinações?
 
Last edited:

NiKES

New Member
Re: Caminhos de s.Tiago

Por estradas alcatroadas, tens de ir por Barcelos, Ponte de lima, pela N306. Tem alguns desvios para algumas aldeias, com estradas em paralelo. Até Valença penso que é mesmo assim, depois não conheço ;)

O ponto alto dos peregrinos, diria que é na Primavera, altura onde realmente vejo muitos.
 

ivan

New Member
Re: Caminhos de s.Tiago

eu já foi de bike de estrada a unica confusão é fazer de Tui a Porriño sem ir a via rápida pois todas as estradas nos enviam para lá de resto facilissimo apenas haja pernas para as rampas após Redondela. acho que os meus antigos colegas de passeio ou foram ou ainda vão lá este ano
 

NiKES

New Member
Re: Caminhos de s.Tiago

Iván, entre Tuy e Porriño não es obrigado a ir pela via rápida. Existe uma alternativa, passando numa zona industrial.
 

Tremoço

Member
Re: Caminhos de s.Tiago

Bos amigo,

eu posso dizer que este ano ja fui por 2 vezes fazer os caminhos de santiago, uma no inicio do anoem BTT e agora outra em setembro por estrada...
O caminho por estrada como o amigo quer fazer nao envolve qualquer tipo de parte do caminho de santiago em si, mas o caminho que eu tomei quando fui agora no final do ano foi ir sempre pela costa até valença, depois passei tui e como ja foi dito pelo nikes fui pela zona industrial ate porrino, o caminho é bom e as estradas sao boas, da para fazer num dia mas nao recumendo muito pois é muito desgastante e nao se acaba por aproveitar para ver a beleza da cidade de santiago, o ideal é fazer ate pontevedra no primeiro dia e depois directo a santiago no segundo.
Mas para sentir o verdadeiro espirito de peregrino e o verdadeiro espirito dos caminhos o ideal é ir por monte, fazer mesmo os caminhos, em BTT claro, fiz no inicio do ano e gostei muito, tive possibilidade de conhecer muita gente e travar conhecimento com outros peregrinos, cheguei mesmo a conversar com um jovem de 25 oriundo do Japão, e as paisagens sao muito bonitas...

Alguma coisa pode perguntar que eu posso ajudar...
 

fogueteiro

Active Member
Re: Caminhos de s.Tiago

Em 1º lugar, obrigado pelas vossas ajudas.

Na verdade o que sabia deste assunto é que o melhor é ir a pé ou numa "burra" de BTT. Os peregrinos que eu vi (e muitos) iam na estrada que N525 que liga Benavente a Santiago de Compostela. Iam a pé, cavalo e de BTT. O certo é que durante algum tempo eles seguiam essa estrada alcatroada, onde há sinalização dos caminhos. A determinada altura antes de Verín desparacem os peregrinos e a sinalização o que leva a entender que os caminhos vão pelo mato.

Vou ter que ponderar, mas que o bichinho já cá está disso eu não tenho dúvida... mas cada vez menos com vontade de ir de fininha. Vamos lá ver.
 

Tremoço

Member
Re: Caminhos de s.Tiago

Boas amigo,

sim os caminhos de santiago por vezes vêm a estrada n525 e depois volta a entrar para o interior... Quando fui pelo monte o meu pai foi dar apoio de carro e com o cruzamento de informação entre uns mapas que nos arranjamos dos caminhos e o mapa das estradas ele so tinha de saber quanto quilometros tinhamos feitos no proprio dia que depois com as contas dele ele conseguia sempre estar na estrada no local exacto em que nos passavamos...

Entretanto se quiser eu posso ver se encontro os mapas por aqui e depois posso mandar-lhe....
 

fogueteiro

Active Member
Re: Caminhos de s.Tiago

Tremoço,

não me trates por vc... faz-me sentir mais velho do que sou.;););)

Obrigado pela tua disponíbilidade. Se encontrares partilha conosco, porque quem sabe poderão ser úteis. O James_T já indicou um site, muito bom por sinal. Lá também explica tudo e podemos consultar os mapas das etapas.
 
Last edited:

Tremoço

Member
Re: Caminhos de s.Tiago

Sim vou ver se trato de encontrar isso......


Para o ano tambem irei fazer os caminhos mais uma vez juntamente com a equipa, mas pelo monte na mesma....
 

jimlizard

Member
Re: Caminhos de s.Tiago

Iván, entre Tuy e Porriño não es obrigado a ir pela via rápida. Existe uma alternativa, passando numa zona industrial.

Quando lá fui em Setembro estava precisamente com dificuldade neste local! Depois pedi informação numas bombas, nessa zona industrial, e houve uma pessoa que se disponibilizou para ir algum tempo à minha frente no carro, até apanhar novamente a estrada antiga.
 
Re: Caminhos de s.Tiago

Estou a programar com uns amigos ir até Santiago pela Via de La Plata, mas não saindo de Sevilla, mas sim daqui do Algarve. Optámos por ir em estrada, pois em BTT demorariamos 14 dias no minimo e o pessoal tem familia e tem de trabalhar para a sustentar.... As etapas são as seguintes:


1ª Etapa Albufeira - Vila Nova de São Bento 153,62
2ª Etapa Vila Nova de São Bento - Zafra 129,18
3ª Etapa Zafra - Caceres 128
4ª Etapa Caceres - Puerto de Bejar 139,92
5ª Etapa Puerto de Bejar - Zamora 146,4
6ª Etapa Zamora - Lubian 139,76
7ª Etapa Lubian - Orense 127,75
8ª Etapa Orense - Santiago de Compostela 102,53

Neste momento temos 5 amigos já confirmados e estamos à espera de mais três confirmações. Estamos a pensar em ir um grupo só de 8, pois o carro de apoio tem 9 lugares e assim podemos regressar nesse mesmo carro....

Depois tento criar um post com este tema... mas já fica aqui uma idéia do percurso

Um site onde podes encontrar bastante informação é o seguinte: www.bicigrino.com... A nossa opção em ir por espanha é não só percorrer um dos miticos caminhos, neste caso como já disse é a Via de La Plata, e tb porque em espanha temos mais apoios, existem inumeros albergues para peregrinos a preços muito atraentes ou até mesmo gratuitos...

Um abraço e força ai no teu projecto
 

fogueteiro

Active Member
Volto a desenterrar este tópico, porque existem umas dúvidas.

Seguindo uma das rotas típicas, é obrigatório passar-se por troços de terra e pedras, ou podemos ir pelas estradinhas das aldeias e interior e assim fugir aos famosos estradões em terra batida?

Depois de lá chegarem como voltaram? Estou mais interessado em saber como fizeram se optaram pelo comboio.
 

fuel100

New Member
Olha, eu já fiz 4 dos caminhos de Santiago, sempre em BTT (o Francês, o Inglês, o de Finisterra e o Português. Neste demorei 3 dias a partir de Barcelos.
Este ano planeei partir do Porto e gastar 4 dias, só que à última da hora, por indisponíbilidade de calendário de um amigo que ia comigo, depois de muito ponderar, resolvemos fazê-lo por estrada em apenas um dia, a partir do Porto.
As estradas que vamos utilizar, ou fazem parte do caminho, ou andam muitas vezes paralelas ao que está marcado.
Convém não esquecer que o caminho actualmente marcado, não é o original, Estes, na verdade sobrepõe-se muitas vezes às estradas secundárias existentes, mas foi desviado para terra batida por uma questão de segurança dos peregrinos que assim escusam de conflituar com os automoveis.
Os marcos mais importantes do caminho estão na maior parte das situações, servidos por asfalto e são Igrejas, cruzeiros, etc.
 

Luis Abreu

New Member
boa tarde,
eu tambem estou a planear fazer pela 1a vez o caminho de santiago a partir de vila verde, e em BTT.
vou fazer eu e mais um, em autonomia total.
nos vamos dia 7-7 e devemos chegar a 9-7 a compostela.
no regresso estamos a pensar vir de comboio. o problema é que so ha 2 internacionais Vigo-Porto por dia. o ultimo dos quais parte 19:37 de Vigo. para fazer Compostela- Vigo existem os comboio da RENFE, que no nosso caso parte as 17:35 e chega as 19:03.

ATENÇÂO: creio que só podem estar 3 bicicletas por carruagem, pelo que grupos grandes nao da jeito!

alternativa acho que existem autocarros!

abraço e boas pedaladas
 

FDias

New Member
Eu fiz o ano passado mais 5 amigos, em Maio, e adorei. Fizemos em BTT seguindo todas as marcações e com alforges em autonomia total. Gastamos 4 dias: 1ª noite dormimos na Pousada de Juventude de Ponte Lima, por onde jantamos esplendidamente acompanhando um verde tinto dessas paragens; 2ª noite dormimos em Redondela num albergue; 3ª noite dormimos em Padrón a 25 km de Santiago; 4º dia chegamos a Santiago em Turismo.
O regresso foi feito por comboio até ao Porto via Vigo, onde se troca de comboio. Atenção que em Espanha eles só transportam 3 bicicletas de cada vez. Nós tivémos de vir em 2 comboios com 2 horas de intervalo entre eles.
 

fuel100

New Member
Nós iremos partir às 2h da manhã de sábado, 9/7 da estação de Porto/Campanhã e chegar a Santiago de Compostela por volta das 17/18h locais do mesmo dia.
O regresso será ainda nesse dia, por comboio, até Redondela, onde pernoitaremos num hostal e no dia sguinte, 10/7, pelas 7 da manhã locais, apanharemos um comboio da CP com destino ao Porto/Campanhã, onde chegaremos por volta das 13h de Portugal.
Levaremos uma mochila com uma muda de roupa para o regresso.
 
Top