• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Calibrar Edge 800

jnap

New Member
Boas
Andei aqui em testes e parece-me que a altimetria não é a correcta, tive a comparar os valores do edge com o valor obtido no tracks4bikers e não são concordantes...
Exemplo:
T4B = 475
Edge 500 = 344
Edge 800 = 322

Logo existe aqui uma diferença significativa...

Por isso preciso de saber como devo calibrar isto? Onde posso obter os valores mais correctos de altimetria?

Obrigado
 
Não te sei responder em relação ao modelo 800, mas imagino que seja semelhante ao 500.
Eu guardo no meu edge 500 alguns pontos de elevação conhecidos (perto de casa, casa de um amigo, etc.), quando vou iniciar a volta faço start quando estou junto desses pontos que gravei previamente (a menos de 30 metros e só quando o gps já adquiriu sinal) e automaticamente a altitude fica calibrada.
As variações de altitude que verificaste não têm a ver com os modelos em si, têm mais que que ver com calibrações dos mesmos. As alterações meteorológicas levam a que estes aparelhos dêem altitudes completamente diferentes de um dia para outro, daí a importância da calibração.
Para verificares a altitude dos teus de partida habituais usa um mapa com curvas de nível (ex: opção terrain no bikeroutetoaster.com).
Cumprimentos
 

jnap

New Member
Obrigado
A parte do calibrar já me dei ao trabalho de ler no manual, só precisava era de um site que me desse valores fiaveis.

Daqui a nada já vou testar isso.
CUmpts
 
Se vives na zona de Viseu, os 475 metros parecem me razoáveis. Eu vivo na zona do estádio dos Trambelos e a altitude é de 430 metros.
Para o centro é um pouco mais elevado.
 

jnap

New Member
Sou quase teu vizinho, vivo em Marzovelos... um bocadito mais acima, perto do mac :)
O valor que vi anda nos 457, e foi esse que meti.
 

bbaixo

Member
Viva,

Se tiver o mapa Topolusitanio o mesmo tem representado os marcos geodésicos, locais com a altitude conhecida.

Basta procurar um na sua zona e calibrar o receptor de GPS.
 

jnap

New Member
Por acaso meti esse mapa mas ainda nem o abri sequer...
Ainda só deu para fazer uma voltita pequena, tenho de o testar na proxima volta.
 

Cancellara

New Member
Já agora, há alguma forma de calibrar o Edge 705? Na volta de hoje indicou valores inferiores ao real na ordem dos 200m ou mais...
 

mariz

Member
Também estou com alguma dificuldade em calibrar o meu Edge 800. Um dia destes fui até ao nível do mar e coloquei o valor de elevação a 0 e a partir desse momento acho que ficou pior. Agora quando meto uma altitude conhecida, ele volta sempre a anterior. Moro em Valongo e sei que a altitude é de mais ao menos 165m. Coloco esse valor mas ele teima sempre em voltar para os 40m.
Estou a calibrar sem ele ter os satélites GPS adquiridos, será disso? É que quando calibrei junto ao mar tinha os satélites adquiridos mas depois não sei porque razão ele foi para os 40m.
 

jnap

New Member
Boas
A questão do nivel do mar, pode ter se passado por uma razão qualquer, mas em relação ao calibrar sem os satelites adquiridos não te vale de nada, pois simplesmente ele não sabe qual é o ponto para o qual estás a dar a altitude...

Sendo assim, esperas que ele apanhe sinal, e depois defines a altitude.

Cumpts
 

mariz

Member
Pois, pensei que pelo facto que o Edge 800 medir a altitude através do sensor barométrico que não precisava do GPS. Vou experimentar de novo mas com os satélites adquiridos.
 

mariz

Member
Bem, não sei o que se está a passar. Deixo o Edge localizar os satélites, meto a altitude (165m). Desligo e volto a ligar, e está nos 30m. Não seria suposto ele calibrar de uma vez ou cada vez que ligo tenho que calibrar?
 

tranquilo

Active Member
Liguem o Garmin e esperem 10min depois de adquirir satélites antes de começar a andar e/ou antes carregar no Start. Em princípio passado esse tempo a altitude mostrada deverá ser +- correcta (e é dada por GPS). Isto supondo que estão a + de 30m de um ponto conhecido com altitude conhecida (se não o Garmin vai automaticamente buscar esse valor).
Não vou explicar o que é um altímetro barométrico nem como funciona (vão ao Google) mas não serve para NADA em relação à altitude inicial mas sim para diferenças de altitude.

Abraço
 
Top