Calços de Carbono com rodas de Aluminio?

#1
Boas pessoal,
Desde já as minhas desculpas se estou a repetir algum tópico mas pesquisei e não encontrei o que queria ( Ou fiz um search mal ou então não à ... :p ), ora bem, troquei de bike e esta vinha montada com rodas de carbono, entretanto queria colocar umas rodas de aluminio que tenho por aqui, a minha questão é saber se é preciso trocar os calços ou os mesmos servem para as 2?
Desde já o meu obrigado,
Cumprimentos,
Jorge
 

RTC

Moderador
Staff member
#6
Ok,
Muito obrigado, também já estão quase gastos assim compro novos para Carbono, então resumindo, Quando se troca para aluminio e vice versa deve-se trocar as recargas dos travões é isso?
Cumprimentos,
Jorge
A regra é essa embora haja muita gente que não o faça.
Eu sou um desses. Nao troco embora antes de trocar rodas passo sempre com uma lixa fina nos calços para limpar os resíduos, principalmente do aluminio.
Não noto diferença nenhuma na travagem após a troca nem qualquer desgaste ou marca anormal em qualquer dos aros.
 
Last edited:

Maddog

Well-Known Member
#7
Bem, para que os menos despertos sobre a questão possa perceber, o que se passa é o seguinte :
Tens umas rodas de alumínio com os tradicionais calços, rolas usas e tal....posteriormente tocas as rodas por umas full carbon (sem pista de alumínio) e não trocas os calços!
PROBLEMAS!!! Porquê? Os calços ficaram contaminados com partículas de Alumínio que vão acentuar a degradação da pista de carbono, riscando e danificando as mesmas, e o resultado será "xau rodas"

Got it?
 

NULL

Well-Known Member
#8
Bem, para que os menos despertos sobre a questão possa perceber, o que se passa é o seguinte :
Tens umas rodas de alumínio com os tradicionais calços, rolas usas e tal....posteriormente tocas as rodas por umas full carbon (sem pista de alumínio) e não trocas os calços!
PROBLEMAS!!! Porquê? Os calços ficaram contaminados com partículas de Alumínio que vão acentuar a degradação da pista de carbono, riscando e danificando as mesmas, e o resultado será "xau rodas"

Got it?
Exacto. Esse é um dos problemas, mas há mais. Os calços em alumínio estão preparados para travar no alumínio, no carbono podem provocar o sobreaquecimento do aro em carbono e provocar a sua deformação. Se com calços de topo para carbono já surgem problemas imaginem com calços para alumínio...
 
#10
Também convem quando passas pra carbono verificar o alinhamento dos calços ou não vão eles ficar um pouco fora da pista de travagem e xau xau roda lol só trabalheiras...por vezes pergunto-me se valerá a pena no inverno trocar as rodas :rolleyes:
 
#11
Boas,
Desde já o meu obrigado a todos, ora bem, conclusão para andar descansado, aluminio calços de aluminio, Carbono calços de carbono, bem, vou acabar de derreter o resto dos calços de carbono nas de aluminio e comprar 2 sets diferentes, trocar as recargas também não deve ser complicado e demoroso. :)
Cumprimentos,
Jorge
 
#12
Já mandei 2 pares de aros Nextie Carbono para o lixo! Por sobreaquecimento!

Ou sou mto gordo (67kg) ou travo demais
Por isso e que existe carbono e Carbono... peso bem mais que tu e não sou exemplo de pessoa muito cuidadosa a rolar...as minhas Fulcrum têm cerca de 10.000km sem qualquer problema...
 

NULL

Well-Known Member
#13
Por isso e que existe carbono e Carbono... peso bem mais que tu e não sou exemplo de pessoa muito cuidadosa a rolar...as minhas Fulcrum têm cerca de 10.000km sem qualquer problema...
Sim, existe. Mas quantas ZIPP, Enve's, MCFK's, etc. queres ver com o mesmo problema?

A rolar todas aguentam. Eu conheço uma descida em que só do meu grupo já lá faleceram 6 rodas...
 

Maddog

Well-Known Member
#14
Por isso e que existe carbono e Carbono... peso bem mais que tu e não sou exemplo de pessoa muito cuidadosa a rolar...as minhas Fulcrum têm cerca de 10.000km sem qualquer problema...
Também já tenho umas fulcrum desde Julho e também já fizeram quase 10mil km sem problemas!

Mas. Como o @NULL diz em todas as marcas existem rodas. Que "derretem".

No caso das minhas nextie, as primeiras foi a descer da torre para a Covilhã! No dia da etapa da torre! Após a bike ter estado parada 2 horas ao sol, e descer cheio de pica que até carros passei em curvas.
O 2o par foi a descer os Lagos de Covadonga, onde nada fazia prever mas. Que provavelmente o problema já vinha de trás, pois a meio da descida é sem ter utilizado assim muito os travões lá fui sentindo a travagem a piorar cada vez mais! Até que parei e mais uma banhada! No dia seguinte tinha e tive o Angliru mas aí não arrisquei travagem só subida lol a descida foi feita em modo running
 
#15
Sim, existe. Mas quantas ZIPP, Enve's, MCFK's, etc. queres ver com o mesmo problema?

A rolar todas aguentam. Eu conheço uma descida em que só do meu grupo já lá faleceram 6 rodas...
Pois... mas é marcarmos um dia para veres como desço... também é verdade que sei bem dosear a travagem para evitar sub-aquecimentos. E mais, não tenho as rodas só para ir à missa, as minhas andam o ano todo, e o meu inverno é passado na estrada e não no TT. Problemas todas podem ter, agora não me venhas com a tanga que só pagas a marca... 6 pares de aros para o galheiro... certamente qualidade não devem de ter muita!!!
 

NULL

Well-Known Member
#16
Pois... mas é marcarmos um dia para veres como desço... também é verdade que sei bem dosear a travagem para evitar sub-aquecimentos. E mais, não tenho as rodas só para ir à missa, as minhas andam o ano todo, e o meu inverno é passado na estrada e não no TT. Problemas todas podem ter, agora não me venhas com a tanga que só pagas a marca... 6 pares de aros para o galheiro... certamente qualidade não devem de ter muita!!!
Quando quiseres é só avisares! Tinha todo o gosto em receber-te por cá.

Eu não estou com tangas! Sei que há marcas que têm muita mais qualidade que outras! Mas mesmo as melhores têm problemas...

Mas para termos uma conversa mais produtiva diz-me lá que marca e modelo de rodas tens. É mais fácil assim...
 

jcca

Active Member
#17
Sim, existe. Mas quantas ZIPP, Enve's, MCFK's, etc. queres ver com o mesmo problema?

A rolar todas aguentam. Eu conheço uma descida em que só do meu grupo já lá faleceram 6 rodas...
Boa Tarde,
Eu como passeio por todo este nosso burgo faço esta pergunta sem malicia nenhuma é mesmo por prevenção e poupança do material que me custa a pagar.

Qual é essa descida? Onde, e que subida se tem de fazer para a ter de descer?

Só para não ir ao engano e ter de abrir os cordões à bolsa.

Obrigado
 

NULL

Well-Known Member
#18
Boa Tarde,
Eu como passeio por todo este nosso burgo faço esta pergunta sem malicia nenhuma é mesmo por prevenção e poupança do material que me custa a pagar.

Qual é essa descida? Onde, e que subida se tem de fazer para a ter de descer?

Só para não ir ao engano e ter de abrir os cordões à bolsa.

Obrigado
Boas!

Sem problema nenhum! Estamos cá para isso.

Estou a falar na serra d'arga no distrito de Viana do Castelo.

Há várias subidas para o topo... por Dém, por Covas, pelo Cerquido/Estorãos e por Mãos.

De todas a mais dura é por Mãos, o que significa que a descer também é a mais exigente para o material... tem 4,7km e 11,3% de inclinação média.

Fica aqui o segmento do Strava:
https://www.strava.com/segments/1628800

Quem quiser conhecer ao vivo é só dizer... :cool:
 
#19
Mas para termos uma conversa mais produtiva diz-me lá que marca e modelo de rodas tens. É mais fácil assim
São rodas simples de entrada em Carbono, Fulcrum Racing quattro Carbon. Mesmo não sendo as mais caras, são de marca conceituada e de extrema qualidade e sim sou daqueles que acha que queres qualidade tens de pagar.
 

NULL

Well-Known Member
#20
São rodas simples de entrada em Carbono, Fulcrum Racing quattro Carbon. Mesmo não sendo as mais caras, são de marca conceituada e de extrema qualidade e sim sou daqueles que acha que queres qualidade tens de pagar.
São de facto excelentes rodas, aliás, como quase todas Camp/Fulcrum. Mas como deves ter visto aqui no fórum, se estiveste atento, 1 caso de problemas graves numas Zonda.

Quanto ao eu pagar para ter qualidade, tenho umas que custam mais do dobro das Fulcrum... mas não me vês, nem vais ver, dizer que não vou ter problemas. Essa é a diferença...