• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Cabreira suspenso dois anos

Marko_Pinho

New Member
Segundo um comunicado da Federação Portuguesa de Ciclismo (UVP-FPC) enviado à Agência Lusa, João Cabreira está suspenso por dois anos. O ciclista, que se declara inocente, terá utilizado uma substância que “tem a capacidade de destruir as proteínas”, segundo palavras do director do Laboratório de Análises de Dopagem (LAD), Luís Horta.

Segundo a Agência Lusa, o ciclista João Cabreira terá recorrido a um mascarante, a protease, tendo por isso sido suspenso por dois anos. “A utilização de protease para manipulação e viciação de amostras está há muito tempo descrita. O que acontece é que tem sido difícil detectar-se essa substância. Não é uma substância nova e é uma maneira muito ardilosa de viciar uma amostra”, diz Luís Horta, director do LAD.

A 19 de Maio de 2008, a Polícia Judiciária (PJ) e o Conselho Nacional Antidopagem (CNAD) fizeram buscas às casas de vários ciclistas da LA-MSS-Póvoa, tendo sido num controlo urinário realizado nessas buscas que João Cabreira acusou a referida substância.

As amostras realizadas nesse dia foram enviadas para o Laboratório de Madrid e o relatório enviado pelos especialistas espanhóis para Lisboa indicava que poderia haver o uso de uma substância mascarante, tendo as amostras sido enviadas para o laboratório de Colónia, o único onde é possível detectar o uso de proteases, que têm a “capacidade de destruir as proteínas”.

Na Alemanha, “ficou provado que a protease tinha sido utilizada para viciar um controlo de dopagem”, declara Luís Horta.

João Cabreira, que desde as buscas de 19 de Maio foi aquele que maior abertura mostrou para falar à comunicação social, a par de Pedro Cardoso, já prestou declarações à Agência Lusa onde afirma estar inocente. “Estou inocente. Não cometi qualquer acto ilícito, sempre agi de boa-fé, nunca de má-fé, tenho pena que as pessoas não façam o mesmo comigo”.

O campeão nacional já tinha sido suspenso no final da época de 2008 acusado de falhar um controlo anti-doping, tendo em Dezembro sido ilibado e autorizado a voltar á competição.

“É inadmissível. As pessoas vão ter de se responsabilizar na íntegra por aquilo que me estão a fazer” reafirmou o agora ciclista do CC Loulé-Louletano, que esteve no Troféu RTP Algarve e na Volta ao Algarve sem a camisola de campeão nacional por não estar utilizado a usá-la.

“Desconheço esse pó. Nunca ouvi falar, nem nunca o vi na minha vida” diz Cabreira, que questiona ainda como seria possível “alguém meter um pó com o médico do CNAD e toda a gente à nossa volta (durante o controlo antidopagem). É inadmissível, mirabolante”.

João Cabreira mostra-se pronto a ir “onde tiver que ir”, provar a sua inocência e defender o seu bom nome. Mantém também a esperança que o recurso seja rapidamente apreciado para poder estar rapidamente de volta á competição.



Fonte:Ciclismo Digital
 

Josant

New Member
Pois...mais do mesmo!

Culpado ou não, é sempre mais uma machadada no ciclismo profissional em Portugal.
Em tempo de crise, em tempo de poupança, estas noticias em nada vêm ajudar este desporto. E se seguir o caminho das equipas motorizadas e outras tantas modalidades, daqui a uns tempos seremos todos Domingueiros e nada mais. Desaparecendo desta forma a competição profissional.
Ou julgam que os patrocínios estão dispostos a investir em "algo" contaminado e sob suspeita constante?

É triste, mas é a realidade.
 

Burning Dogma

New Member
Infelizmente é verdade. Nem sei como este desporto ainda resiste a nível profissional. Da maneira que o país anda, cada vez haverá menos disponibilidade financeira das empresas patrocinarem equipas e depois com estas notícias sempre a aparecerem ainda pior.
 

_TÓ_

New Member
Boas,
realmente quase nenhum dos ciclistas apanhados com análises duvidosas se declaram culpados, são sempre inocentes.
Quem querem eles enganar? Só se for a eles próprios...
Nas voltas de domingo há dopping, nas provas amadoras há dopping, nos profissionais há dopping e sempre houve, têm é outras formas de "esconder" mas felizmente nem sempre conseguem.

Deveriamos ser muito mais severos nas punições, declarar definitivamente guerra aos dopados.
Os atletas "limpos" têm de ser respeitados e só conseguimos isso descobrindo os drogados e fazendo-os perceber que não vale a pena competir injustamente.
Penalizando fortemente os atletas, as equipas que pressionam os atletas, e também os médicos que estão sempre por trás destes esquemas e passam impunes.

Conheço alguns exemplos de pessoas até próximas, que perderam grandes competições a nivel nacional depois de se saberem resultados de análises.
Estiveram suspensos, continuaram a participar em provas "piratas", depois de passado a pena, equipas pegaram logo neles e colocaram-nos de igual para igual com os outros atletas que se esforçaram, se mantiveram limpos.
Acho isto intolerável, é facil para uma "mente fraca" ir por esse caminho, e até se dar bem...

NÃO AO DOPPING
 

Tremoço

Member
Cada vez mais estes casos atingem o nosso desporto, e tal como o josant disse qualquer dia não existe patrocinadores pois têm medo de serem ligados a um escândalo de dopping...
Mas também temos de ver que por vezes pode ser dado algo aos atletas sem eles saberem, no caso do João Cabreira pode ter sido misturado o pó na sua bebida ou algo desse género, por isso por vezes a culpa não é do atleta mas sim do director desportivo...
 

cipollini

New Member
Pois...mais do mesmo!

Culpado ou não, é sempre mais uma machadada no ciclismo profissional em Portugal.
Em tempo de crise, em tempo de poupança, estas noticias em nada vêm ajudar este desporto. E se seguir o caminho das equipas motorizadas e outras tantas modalidades, daqui a uns tempos seremos todos Domingueiros e nada mais. Desaparecendo desta forma a competição profissional.
Ou julgam que os patrocínios estão dispostos a investir em "algo" contaminado e sob suspeita constante?

É triste, mas é a realidade.

O problema é que em portugal, se não for futebol ja ninguem tem interesse em apostar.

E ha uma coisa k eu n percebo... pq é k so no ciclismo se vê tanto controlo anti doping? No futebol se se fala de 1 controlo anti doping por ano, é muito. Não interessa manchar o nome dos futebolistas... No futebol ninguem liga à verdade desportiva....
 

NO FLATS

New Member
Mais nada... muito bem dito cipollini.

Em Portugal como só apoiam o futebol, não convém estar a manchar o "bom" nome dos futebolistas. O povo tem que andar entretido com o futebol, que é para não criticar o governo, para não se lembrarem dos ordenados míseráveis que vamos tendo por cá, etc... Então carrega-se nas outras modalidades.
Apenas se esquecem que nem todos gostam de futebol.

No entanto a culpa é sempre dos ciclistas que como bom portugueses que são tentam sempre ir pelo caminho mais fácil. O DOPING. Claro que não falo de todos.
 

Burning Dogma

New Member
Não é só em Portugal que isso acontece. O ciclismo ganhou a fama por sempre ter sido o desporto em que mais tentação há de recorrer ao doping e também onde existe maior controlo. Nos últimos anos tem-se feito grandes investimentos na luta contra o doping, daí aparecerem constantemente atletas com controlos positivos. Pode ser que daqui a uns anos, os outros desportos comecem a aprender com o nosso e a lutar contra os batoteiros.
 
Top