• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Câmaras - Latex vs butyl

tranquilo

Active Member
Pessoal quero ouvir opiniões de quem já usou os dois.

Quanto a mim as câmaras de latex absorvem impactos, fazem sentir a bicicleta mais rápida e têm mais resistência aos furos. Adoro-os com os meus Veloflex e realmente é outra categoria à parte, tão cedo não experimento outra coisa.

Como pontos fracos temos a extrema dificuldade em os montar bem tendo a certeza que não ficam presos entre o pneu e o aro, a perda de ar constate (mais de 0.5 bar por dia) e o perigo que representa o sobreaquecimento do aro nas travagens, e o preço!

Digam de vossa justiça.
 

fmm

Member
Boas Tranquilo

Ja usei as ditas câmaras de ar em latex.
Pontos positivos, mais leves e mais confortaveis.
Pontos negativos : muito mais frageis e enorme perda de ar. Estorei uma por acaso a subir, coincidencia ou não foi num dia de calor, e ainda por cima na roda da frente.
Deixei de as usar e voltei ás tradicionais.

Abraço

Filipe
 

tranquilo

Active Member
fmm não estaria mal montada? Eu estoirei uma, uma hora depois de a montar, felizmente ainda não tinha começado a andar. Tenho a certeza que estava mal montada embora na altura parecesse que não.
Outra coisa, elas não são mais frágeis, isso é um engano. De facto conseguem esticar até 9 vezes o seu tamanho, daí aguentarem tanto tempo mesmo quando estão mal montadas, enquanto uma normal estoira logo quando a estás a encher no pneu!
 

fmm

Member
Tranquilo parto do principio que não estaria mal montada pelo facto de fazer uma carrada de kms com elas.
Frageis no sentido de altas temperaturas, pois foi um dia de Verão mesmo com muito calor. Nesse dia tinha ido andar para uma zona de sobe e desce constante, logo usei bastante os travões.
Seria coincidencia ???

Abraço

Filipe
 

tranquilo

Active Member
Humm, aí talvez não... mas explodiu ou furou?

Por acaso há duas semanas fiz uma volta bem grande com muita muita Serra e estava bem quente. Mas fiz as descidas todas ao máximo pois nunca tinha tido um conjunto pneu+câmara que me desse tanta segurança nas curvas... mas devo ter tido sorte?
 

X-Lite 500

New Member
Danielkezia: Sim, existem câmaras de ar com gel tanto para a estrada bem como para o btt.

tranquilo: Não posso ajudar acerca deste tópico porque nunca as experimentei. mas a única vantagem que conheço e a de serem mais leves que as convencionais. Segundo o que foi dito aqui por outros utilizadores, o melhor será comprar câmaras de ar convencionais mas "light" se desejar retirar peso; se não é esse o pensamento, nada como uma câmara de ar normal.
(Se quiser retirar peso com uma boa câmara, existem duas hipóteses que eu recomendo; Michelin Aircomp® Ultra-light ou então, Continental Race 26 Supersonic.)
 

tranquilo

Active Member
Ah, aí é diferente... a fita não proteje essa zona? Provavelmente devido ao latex ser muito mais elástico deformou demasiado por aí e começou a roçar contra o alumínio? Ou simplesmente falhou?
Diz-me só quando rebentou estavas a subir sentado ou em pé?

@x-lite

Há câmaras de butyl bem mais leves que as de latex.
 

tranquilo

Active Member
Então olha vou-me calar :D Eu sei que se tem de ter muito cuidado na instalação das câmaras antes de as usar mas estou a gostar tanto que acho que vale mesmo a pena.

Abraço
 

fmm

Member
Tranquilo

Enquanto as usei tb gostei delas.
Depois de acontecer aquilo fiquei com receio de continuar com elas, pois se fosse numa descida, enfim...


Abraço

Filipe
 

tranquilo

Active Member
Pois, lá está, compreendo o que dizes. Mas há alguma razão para todos os tubulares de jeito usarem câmaras de latex, só que neste caso a câmara está envolvida e protegida do aro...
 

Fevereiro

Member
Eu até gostava de experimentaras de latex, mas tenho receio, pois já vi inumeros relatos de rebentarem do nada. Mas tenho curiosidade pelo rolar que dizem dar.
 

tranquilo

Active Member
As câmaras de latex só rebentam se forem mal colocadas... e olha que é mesmo muito fácil estarem mal colocadas mesmo quando parece que está tudo bem...
 

edthelizzard

New Member
Câmaras de látex são uma dor de cabeça. Já tive de duas marcas Michelin e Challenge. Ambas as duas são extremamente difíceis de montar. As Michelin são frágeis mas não são más, aconselho usar pó de talco na montagem para minimizar as hipóteses de trilhar entra o pneu e o aro e para ajudar a câmara a destorcer dentro do pneu. Ainda assim são frágeis e perdem bastante ar de um dia para o outro, mas como verifico sempre a pressão antes de andar não vejo que isso seja problema. Quanto às Challenge, são simplesmente armadilhas mortais, ou convites a ir imitar alcatrão, vá. Comprei 2 online por serem leves e por terem a "vantagem" de não terem costuras de junção e de serem "ultra-leves" - são LIXO! Têm a espessura de um preservativo e seria melhor usar um preservativo como câmara de ar porque me parece que seria mais resistente. Acabei de malhar a mais de 40 km/h a descer, 500m depois de sair de casa porque a câmara de ar que montei à frente com 1001 cuidados (depois da outra que comprei ter trilhado e rebentado a encher o pneu na montagem) e que já tinha sido testada com 1 hora de rolos pura e simplesmente rebentou ao fim de 500m e eu fiquei a saber como é cair "Tour de France Style". Resultado: à conta de uma câmara de ar de ***da de €10 (ainda por cima cara) tenho um belo hematoma na anca esquerda, extenso "road rash" na mesma anca e no braço esquerdo, um buraco sangrento no cotovelo esquerdo... e dores. Mas isto é no corpo e, como diz um amigo meu, "a pele regenera". A máquina está pior, dois manípulos Dura Ace 7900 (que estavam como novos) para o lixo, fita de guiador para o lixo, o Selle Italia com arranhões nas decorações de carbono, um aperto rápido Mavic todo raspado (e que me parece que tb é para trocar) e uma fivela do sapato esquerdo para o lixo... fora os calções GSG, um Jersey da Scott e umas luvas Castelli Rosso Corsa que tão cedo não encontro à venda por aquele preço e uns cleats novos acabados de montar nos sapatos da Time para os meus iClic que , tudo isto para o lixo também.
Conclusão, esqueçam as câmaras de látex. se quiserem câmaras de ar boas e leves procurem as Continental SuperSprint ou as Specialized mais leves. são mais baratas, mas leves ou equivalentes às de látex, o comportamento pode ser mais "não sei o quê" de "rijo" ou o raio que parta, mas pelo menos não rebentam só porque lhes apetece. Assim que recuperar a bike de tudo o que se estragou e a restaurar ao esplendor que lhe é devido, nunca mais monto câmaras de ar de látex. Também não sei porque raio me deu para isto. Eu não gosto de usar látex nem sequer em formato de preservativo, porque raio haveria de o usar na bicicleta?!?
 

fjota

Member
Bom dia a todos!! O meu pouco conhecimento leva-me a esta questão: não ha camaras com gel como no btt?

Há, mas tambem pode meter o liquido anti furo na camara de ar de estrada, como fazes nas de btt, já pensei nisso mas nunca cheguei a fazer :D .
 
Top