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BTWin Triban 3

JBG

Well-Known Member
Convém ter entre 3 e 4 mm de espaço. A roda ao curvar vai torcer e estás sujeito a ir ao chão por causa disso @rfcarvalho .
E este tipo de queda pode ser muito feia.
Tira esses pneus, não facilites.
Abraço!
 

Bruso

Well-Known Member
Fiquei sem perceber se o pneu passa perto do caliper ou da forqueta.

Se passar perto do caliper tens bom remédio - monta uns 105 nisso. Ficas a ganhar e muito em termos de travagem.
Se passar perto da forqueta só tens uma solução - tira fora, tal como o @I l l u m i n a t u s disse
 

rfcarvalho

Active Member
Fiquei sem perceber se o pneu passa perto do caliper ou da forqueta.

Se passar perto do caliper tens bom remédio - monta uns 105 nisso. Ficas a ganhar e muito em termos de travagem.
Se passar perto da forqueta só tens uma solução - tira fora, tal como o @I l l u m i n a t u s disse

O pneu passa perto do caliper. Estive a pensar na alternativa de trocar o pneu da frente para 23c, já deve dar a tolerância que preciso (+ 1.5 / 2 mm). Na prática um 23 da Conti é um 25. Qual é a vossa opinião (23 à frente e 25 atrás)? Sei que a Continental até vende packs assim (o combo Attack / Force), e pelo que estive a perceber na net não é algo chocante.

A hipotese de trocar os travões para 105 é algo que pondero para o futuro, mas ia representar mais algum investimento agora, e sinceramente com os Swisstop conto ter a travagem já bastante melhorada em relação ao que tinha (a própria pista de travagem da roda é melhor).
 

NunoPais

New Member
Boas...
Tenho uma exatamente igual (embora um tamanho mais pequenito;)), mas as pernas neste momento acho que pedem um bocado mais, porque aquele pedaleiro mais pequeno só lá anda a fazer peso, eheheh, embora viva numa zona em que faça algumas subidas (vivo na zona do caramulo) aquilo só lá nada a chatear e agora que ando a levar a coisa um bocado mais a sério, pergunto-me se investir para trocar todo o sistema de transmissão, não será jogar dinheiro fora? alguém tem experiência sobre isso? ou vale mais esquecer o assunto e começar a juntar uns patacos para dar aquele passo seguinte?
 

JBG

Well-Known Member
Boas...
Tenho uma exatamente igual (embora um tamanho mais pequenito;)), mas as pernas neste momento acho que pedem um bocado mais, porque aquele pedaleiro mais pequeno só lá anda a fazer peso, eheheh, embora viva numa zona em que faça algumas subidas (vivo na zona do caramulo) aquilo só lá nada a chatear e agora que ando a levar a coisa um bocado mais a sério, pergunto-me se investir para trocar todo o sistema de transmissão, não será jogar dinheiro fora? alguém tem experiência sobre isso? ou vale mais esquecer o assunto e começar a juntar uns patacos para dar aquele passo seguinte?

Tondela?

Deixa estar como está, o peso que o prato faz é insignificante.
Para os kms que tens feito não vale a pena estar a trocar o pedaleiro por ser triplo ; )
 

NunoPais

New Member
Tondela?

Deixa estar como está, o peso que o prato faz é insignificante.
Para os kms que tens feito não vale a pena estar a trocar o pedaleiro por ser triplo ; )
Mais ao menos isso...
A questão é... Eu tinha estado parado durante uns tempos e agora há 2 meses, mais ao menos, voltei a andar regularmente e tenho sentido que está curto...mas se calhar é só a vontade a falar mais alto
 

rfcarvalho

Active Member
@NunoPais quando dizes que precisas de mais, e que está curto, referes-te a quê? Pergunto porque é mais fácil aconselhar quando há um objetivo claro (querer menos peso, mais aerodinâmica, mais conforto, etc.)
 

NunoPais

New Member
@NunoPais quando dizes que precisas de mais, e que está curto, referes-te a quê? Pergunto porque é mais fácil aconselhar quando há um objetivo claro (querer menos peso, mais aerodinâmica, mais conforto, etc.)
Por exemplo, quando desço às vezes quero pedalar e acabo por não o fazer por não encontrar resistência... o que não é muito eficiente
Enquanto que em subida, já nem me lembro que use aquele terceiro prato, daí ter perguntado na facilidade de trocar... só para ter uma noção e se se alguém já o tinha feito
 

rfcarvalho

Active Member
@NunoPais em relação à troca do grupo, as opiniões que vou vendo na net é que por norma nao se dá o dinheiro por mal gasto, a bike acaba por ficar com aquele feeling de novo, com mais precisão na transmissão, mais velocidades e a diminuição de peso claro que ajuda.

Em relação a ficares sem andamento nas descidas sim, 50-12 não é dificil esgotar mas não me chateia muito ;) agora não usares o prato 30 surpreende-me. Posso não usar 99% de uma volta, mas quando se apanha aquelas paredes... aguentas com 39? É que há subidas que até ali no Protour usam compactas... e se eles precisam :)

No meu caso, provavelmente trocarei na Triban, mas quando o atual começar a mostrar sinais de desgaste, o material não dura para sempre. Até lá penso que não me justifique estar a investir 300 ou 400 euros nisso.
 

NunoPais

New Member
@NunoPais em relação à troca do grupo, as opiniões que vou vendo na net é que por norma nao se dá o dinheiro por mal gasto, a bike acaba por ficar com aquele feeling de novo, com mais precisão na transmissão, mais velocidades e a diminuição de peso claro que ajuda.

Em relação a ficares sem andamento nas descidas sim, 50-12 não é dificil esgotar mas não me chateia muito ;) agora não usares o prato 30 surpreende-me. Posso não usar 99% de uma volta, mas quando se apanha aquelas paredes... aguentas com 39? É que há subidas que até ali no Protour usam compactas... e se eles precisam :)

No meu caso, provavelmente trocarei na Triban, mas quando o atual começar a mostrar sinais de desgaste, o material não dura para sempre. Até lá penso que não me justifique estar a investir 300 ou 400 euros nisso.
Pois, é isso... Eu quando comprei, achei que os 3 era uma vantagem, mas com o passar do tempo começo a achar desnecessário mas 300 ou 400 é muita fruta...
Mas era exatamente isso que queria saber o quanto seria preciso meter...
50-11 a 100 rpm não sentes resistência?
Posso-te dizer que não acontece sempre mas quando acontece fico possuído
 

rfcarvalho

Active Member
Provavelmente consegues fazer a festa por um pouco menos, mas com Claris, Sora etc. Não que esses grupos tenham algum problema, mas pelo menos para mim gostava de passar para 105 para ter a certeza que ia notar uma diferença substancial. Não te esquecas de no orçamento juntar umas 2h de mão de obra, a não ser que trates tu da montagem.
 

NunoPais

New Member
Provavelmente consegues fazer a festa por um pouco menos, mas com Claris, Sora etc. Não que esses grupos tenham algum problema, mas pelo menos para mim gostava de passar para 105 para ter a certeza que ia notar uma diferença substancial. Não te esquecas de no orçamento juntar umas 2h de mão de obra, a não ser que trates tu da montagem.
Sim, a meter teria de ser isso... Mas neste momento nem pensar nisso é bom ehehe lá terei de aguentar mais uns tempos... Mas obrigado na mesma
 

JBG

Well-Known Member
Sim, a meter teria de ser isso... Mas neste momento nem pensar nisso é bom ehehe lá terei de aguentar mais uns tempos... Mas obrigado na mesma

Anda com a que tens e compra mais tarde bicicleta completa. Trata bem a que tens com revisões e pneus bons. Uma transmissão limpa e afinada leva-nos a todo o lado!

Os meus pais são de Queirã/Vouzela, eu estou a viver no Porto. Este Domingo que passou estive no Caramulo a pedalar.

Abraço!
 

Pires

Well-Known Member
Nuno, também tenho 3 pratos e nas subidas que apanho aqui na zona também dou pouco uso ao pequeno de 30 dentes, só em subidas com mais de 10% ou 8% longas.
O meu conselho é o mesmo que o da Carolina, aumenta a rotação! Ultimamente tenho treinado mais e senti uma boa diferença usando o "spinning" do Armstrong, e eu era daqueles gajos que pedalava pouco, os meus companheiros de estrada iam a 80-90rpm e eu 70-80rpm, mas tentei treinar a rotação da perna e noto melhorias na estrada e na recuperação.
 

rfcarvalho

Active Member
Entretanto acabei por trocar o pneu da frente pelo mesmo modelo em 23 (Conti Grand Prix) e já ficou com mais tolerância. Como agora já não fica "tapada" pelos travões, já se consegue ver a forqueta e aí a tolerância também não é muito maior (+ 1 mm que nos travões).

Como tiro frequentemente a roda da frente para meter a bike no carro, sendo 23 também facilita bastante a passagem da roda nos travões (mesmo com eles abertos, o pneu 25 roçava bastante nos calços para sair... fazem ideia se isto é comum?)

Aproveitei e na loja medi o pneu 23 com paquimetro... na realidade mede 24.5. É capaz de ser um bom compromisso, na prática fico com 24.5 à frente e 26 atrás ;)

O antes e o depois:

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29430795917_e2170fa2db_c.jpg
 

rfcarvalho

Active Member
No futuro se me fizer muita confusão posso alterar o de trás para 23 (24.5 real), isto também é material de desgaste. Mas o 25 atrás provavelmente vai dar ali uma ajuda ao amortecimento, só experimentando. @I l l u m i n a t u s e obrigado pelo aviso no teu post anterior, realmente foi útil!
 
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