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BTWin Triban 3

DMA

Well-Known Member
E que tal, novidades?
Tenho um amigo que tem uma. Estive a ler umas reviews e em Inglaterra fizeram um sucesso enorme!
Fazes ideia do peso das rodas?
Desde já obrigado.
 

rfcarvalho

Active Member
Uff já lá vão 2 anos e meio desde o meu último post aqui! :D

Devido a uma lesão que foi insistindo em atrapalhar os treinos, a bike acabou por ficar parada anos. Sempre me fez confusão ver o material ali, parado, cheia de vontade de ver alcatrão...

Desde o ínicio de 2018 voltei decididamente aos treinos, e há uns 2 ou 3 meses à bike. Que saudades!

Como já estava parada há imenso tempo, levei à loja para uma revisão geral. Perguntei se fazia sentido reverem pedaleiro, caixa de direcção, etc. mas como não tinha nada de folgas nem barulhos, apenas lubrificaram certos pontos e trocaram-me os cabos da transmissão que estavam a prender (provavelmente de falta de uso), uma limpeza profunda e siga. Ficou impecável.

Como já tinha curiosidade há imenso tempo de experimentar pedais de estrada, lá acabei por montar uns Shimano 105. Até agora, 5 estrelas! :

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Atualmente está assim:

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Hoje montei outras grades de bidon, já me estavam a fazer confusão as que tinha hehe:

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Os próximos upgrades à partida será rodas e pneus, grupo por um 105, e espigão. Sem pressas, pois mais importante que tudo isto é treinar o motor :cool:

Atualmente conta com 3000 kms
 

rfcarvalho

Active Member
Ontem foi dia de upgrades! Montei umas Aksium (17c) com pneus Continental GrandPrix 25c, e aproveitei para instalar também uns calços da Swisstop FlashPro. Penso que os calços de origem prejudicavam muito a travagem, pelo menos na loja garantiram-me que a diferença é enorme, as reviews também são bastante positivas.

A nível de tolerâncias com os pneus 25c, à frente ficou MESMO à queima. Sobra ali 1 mm entre o pneu e a pinça do travão , já atrás sobrou bem mais espaço.

Para além do ganho em conforto e melhor rolamento, também tinha como objectivo atingir um peso sub-10 kgs, acabei de pesar o conjunto e deu 9,7 kgs :) O tamanho do meu quadro não ajuda muito, é um 60.

Acabo por ficar com o bichinho para atingir sub-9 kgs, trocando o grupo por um com pedaleira dupla, mais uma peça aqui e outra ali eventualmente... fica para projeto :)

Ainda não tive oportunidade de experimentar na estrada, mas estou super curioso

Aqui ficam umas fotos:

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jlr

Well-Known Member
Também tenho uma Triban 3 (modelo a seguir a esse) e quando passei a usar pneus de 25 notei o mesmo que tu. Não há quase espaço nenhum entre o pneu e o travão.
 

rfcarvalho

Active Member
Também tenho uma Triban 3 (modelo a seguir a esse) e quando passei a usar pneus de 25 notei o mesmo que tu. Não há quase espaço nenhum entre o pneu e o travão.

Alguma vez tiveste problemas? Imagino que com outras pinças de travões possa ficar com mais espaço.
 

jlr

Well-Known Member
Alguma vez tiveste problemas? Imagino que com outras pinças de travões possa ficar com mais espaço.

O único "problema" que tenho é ter de esvaziar um pouco o pneu traseiro sempre que preciso de tirar a roda, mas isso não se deve ao travão mas sim ao facto da roda bater no quadro. Depois a montar a roda também convem não estar totalmente cheio.
 

rfcarvalho

Active Member
O único "problema" que tenho é ter de esvaziar um pouco o pneu traseiro sempre que preciso de tirar a roda, mas isso não se deve ao travão mas sim ao facto da roda bater no quadro. Depois a montar a roda também convem não estar totalmente cheio.

Na tua Triban a tolerância menor é atrás? No meu caso atrás há bastante espaço.
 

Nuno

Well-Known Member
Não existe quase folga entre o pneu e a forqueta ou a pinça de travão, porque os Continental têm sempre 2 ou 3 mm a mais do que a medida nominal. Se medires com um paquímetro verás que esse pneu sendo um 25 tem na realidade 27 ou 28 mm de largura. Se for um 25 de outra marca provavelmente a folga será maior.
 

rfcarvalho

Active Member
Não existe quase folga entre o pneu e a forqueta ou a pinça de travão, porque os Continental têm sempre 2 ou 3 mm a mais do que a medida nominal. Se medires com um paquímetro verás que esse pneu sendo um 25 tem na realidade 27 ou 28 mm de largura. Se for um 25 de outra marca provavelmente a folga será maior.

Por acaso lembro-me de dar uma vista de olhos no https://www.bicyclerollingresistance.com/ e o GrandPrix não é dos piores nesse sentido, tem 26mm de largura e 24mm de altura, numa roda 17c. O GP4000S II por exemplo (que estava a pensar meter) tem mais 1 mm em ambas as medidas, já não devia caber.

Estive a explorar melhor agora e há várias outras marcas que fazem o mesmo, há vários Michelin's, Vittoria etc. que na realidade medem 28mm.

Algo a ter em conta para quem tem pequenas tolerâncias...
 
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