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Btwin triban 100

Então a malta ainda têm as triban 100 ou já trocaram por algo diferente?
Eu ainda tenho a minha.
Já não me leva todos os dias para o trabalho pois do quarto à sala de bicicleta não dá muito jeito "Já tentei acreditem ;)", mas ainda roda nos tempos livres (fiz inclusive o upgrade para pedais de encaixe e pneus de estrada 700c28).

As mudanças cada vez mais fazem mais barulho e a corrente quase não para no sítio. Descobri que sim, isto realmente gasta! (estou com receio até de trocar só a corrente e continuar mal).

Nestes dias encomendei um conjunto de manetes com mudanças integradas 2x7 acho que vou aproveitar a trocar o resto do conjunto pedaleiro, corrente e carreto.
Alterando para um prato duplo na frente fará sentido manter o carreto megarange de 34 dentes? ou ficaria melhor com algo mais sequencial visto que o prato menor compensa nas subidas?
Ou continuar com o sistema de 1x7 seria o mais viável mesmo?

Janeiro já quase lá vai mas bom 2021.
 

figo1234

Member
Então a malta ainda têm as triban 100 ou já trocaram por algo diferente?
Eu ainda tenho a minha.
Já não me leva todos os dias para o trabalho pois do quarto à sala de bicicleta não dá muito jeito "Já tentei acreditem ;)", mas ainda roda nos tempos livres (fiz inclusive o upgrade para pedais de encaixe e pneus de estrada 700c28).

As mudanças cada vez mais fazem mais barulho e a corrente quase não para no sítio. Descobri que sim, isto realmente gasta! (estou com receio até de trocar só a corrente e continuar mal).

Nestes dias encomendei um conjunto de manetes com mudanças integradas 2x7 acho que vou aproveitar a trocar o resto do conjunto pedaleiro, corrente e carreto.
Alterando para um prato duplo na frente fará sentido manter o carreto megarange de 34 dentes? ou ficaria melhor com algo mais sequencial visto que o prato menor compensa nas subidas?
Ou continuar com o sistema de 1x7 seria o mais viável mesmo?

Janeiro já quase lá vai mas bom 2021.
Eu acabei por vender a minha.
Foi usada, essencialmente, no percurso casa-trabalho-casa.
Mas continuo a achar que é uma bicicleta mais que suficiente para grande parte das pessoas. Só acho que ficava melhor com um pedaleiro 44 ou 42 dentes. Mas nesse caso teria de levar algo com mais do que 14 à frente. Até acho que a sram tem uma cassete de 7v.
Na altura as únicas alterações foram o selim e os pneus. Acabei por usar uns michelin pro endurance 28mm. Faz diferença.

De resto é como dizes aquele mudar de velocidade ao centro torna-se cansativo e, por vezes, até perigoso.

Eu até tinha pensado fazer upgrades nela mas ia dar muito trabalho e achei que valeria a pena. Mas tinha pensado em deixar 1x8 ou 1x10. Mas podes claro por 2x7. Eu mudava cassete. O problema é que quase não tens escolha para 7v. Mesmo em carretos a oferta é baixa.

Eu optaria por mudar antes o conjunto manete direita, desviador traseiro e cassete. Se tiveres de por cassete obriga-te a por uma nova roda traseira.
 
Entretanto já comprei uma corrente nova (aquela estava complemente KO)

O carreto de trás tem a 2ª velocidade gasta ao ponto que ao mínimo de força corrente pula (tipo sair a pedalar em pé). Mas em geral ficou tudo muito mais suave e a corrente já não cai.
Dado o desgaste das peças creio que vou fazer o upgrade.
Das contas que fiz metendo um pedaleiro 34-50 ganho um bocadinho pouco em descida, mas permite usar um carreto 14-28 em vez do 14-32(que tem uma grande diferença da 1ª para a 2ª), E ganho em subida na mesma.

Para meter mais mudanças atrás vai tornar a alteração mais dispendiosa com a troca obrigatória de rodas. E se as trocar seria pra meter algo mais leve, aumentando ainda mais o preço e aí já começo a namorar outras bikes :p
(quando a comprei sabia que aquele carreto trazeiro é material antigo mas pelo preço que esta bike custa é dificil arranjar melhor)
 
Há várias coisas que me fazem avançar para o upgrade e não comprar logo uma bicicleta com estes componentes.
São peças de desgaste (iria substituir mais cedo ou mais tarde)
Gosto de "brincar" aos mecânicos. Fiz uma sapateira cá pra casa e é o móvel que mais gosto até hoje XD. Pintei uma orbita aro 20, de 40 anos este final de ano, tipo restauro low cost e adorei faze-lo.
Devo conseguir comprar tudo (pedaleiro, carreto, desviador, manetes) por menos de 100€. Para isso vou procurar desde olx, facebooks, chinaexpress.
Não tenho pressa e dá pra continuar a usar a bicla.

Ainda vai demorar um pouco até ter tudo mas depois digo se ficou bem ou uma porcaria.
(leve não vai ficar por isso há que treinar pernas)
 

jvv

New Member
Boa tarde,
Sou um novato neste assunto e vim à procura de ajuda aqui na fórum.
Estou a estrear-me em bicicleta de estrada e comprei a Triban 100. Até agorta estou a gostar bastante, mas sinto que a mudança mais leve é um pouco pesada. E gostava de ter mais possibilidades para além das 7v
Bem sei que estou longe de ser atleta, mas a subida a Monsanto faço-a com algum custo (na verdade custa-me um bom pedaço!). Neste princípio de ano subi a serra de montejunto e ia ficando por lá! :)

Seguindo as sugestões do Dgoncalves, o que me aconselham? Devo procurar mudar o carreto? colocar segundo prato?
Desculpem perguntas tão básicas, mas anda a começar a saber mais sobre o assunto.
Obrigado
 

Carolina

Well-Known Member
Honestamente, isso é capaz de te sair um bocado caro, tendo em conta o preço da bicicleta.

Tinhas de mudar a manete, comprar desviador e pedaleiro novo. Nem sei se depois ia funcionar bem com a cassete de 7v.

A minha sugestão: faz a volta a Monsanto ao contrário, que é mais fácil XD
 
Avancei com o upgrade por 2 grandes motivos.
1º já queria umas alavancas de "road bike" desque a comprei.
2º descuidei-me com a corrente e consegui gastar tudo quanto foi engrenagens em 2 anos de algumas pedaladas e higiene duvidosa (estou até pensando usar a pedaleira como disco de corte para madeira)
Alterações/Peças novas:
  • Carreto 7v: 12.50€ (nem sei a marca, mas acabei com o mega range)
  • Pedaleira shimano claris + eixo tiagra: 71.48 € ( novo com portes)
  • Desviador: 15€ (Shimano claris usado ainda com o autocolante de instalação)
  • Manetes: 32€ (micronew 2x7, da china com portes)
  • Corrente: 11€ (da loja azul, qq casa de bicicletas vende mais barato, só descobri depois)
  • Bichas, cabos, fita de guiador (10€ 5€? não me lembro já tinha quase tudo em casa)
Ainda falta o ajuste fino para o desviador da frente (por isso ainda não está a 100%), mas até agora é uma bike nova, completamente!
Em resumo:
250€ da bicla + ~150€ de peças, mais vale comprar o modelo melhor (como 99.9% das vezes)....
É possivel fazer por menos dinheiro pela diferença de preço preferi shimano a chinaDesconhecido e definitivamente sair do eixo quadrado.
Acho que ganhou peso, pesei antes e depois, deu mais 100 e poucas gramas mas a balança começava a contar já com mais de 1Kg. (o meu cunhado pesava os peixes com ela, acho que já sei porque só apanhava "tubarões").

Um outro upgrade a ponderar seria as rodas mas é outro cento e tal de €. Mas confesso que olho com inveja para as cassetes modernas (mesmo as de 7v) é um cubo de roda mais firme. Os carretos têm sempre uma pequena oxcilação.

jvv, para a subida do monsanto recomendo pernas (isto de trocar peças é até viciante), mas o melhor é andar mesmo....
2 coisas que não tenho vergonha é de desmontar quando as pernas desistem e ser passado por outros ciclistas.
 

Mafioso

Well-Known Member
issso é que é amor á bicicleta. Por curiosidade quanto ficou a pesar agora ?
Quanto á vergonha, vergonha é ficar em casa no sofá.
 
a balança marcava 13,5Kg, mas como disse estava meio marada começava logo com mais de 1Kg.
Estimo que com cadeado, camera suplente e chave pra tirar a roda de trás passa os 14kg.
 
Pesei a bicla na balança da casa de banho, pesa menos que eu pensava ;) 11.7Kg
Fiz umas contas e agora é uma triban 100.2.1, deixo umas fotos.
Um excelente suporte de manutenção
bikestand.png


Bicla:
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Os pneus estilo hot rod americano foi para experimentar uns 28c bem low cost.
(fica melhor que com os originais 32c, perde offroad mas ganha bem mais em estrada)
A bem ou mal ainda faz um pouco de gravel bike como a decathlon anuncia.
 
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