pratoni
Well-Known Member
Pois é, criei este tópico porque recentemente comprei, em segunda mão, uma btwin sport 4, de 2009 (penso eu).
Ou seja, uma bicicleta igual a esta --> B'Twin Sport 4.
B'Twin Sport 4 review by Bike Radar
A imagem em baixo serve apenas para fins ilustrativos, sendo da autoria do duchene e referente à btwin sport 4 dele:
by duchene
A bicicleta penso que tenha tudo de origem, à excepção dos calços de travões (koolstop) e dos suportes de bidon em carbono em zéfal.
Resumindo, tenho andado em estrada com uma btt rigida com pneus slick specialized fatboy 1.25 (equivalente a 32). Tendo em conta a largura dos pneus e o facto da bicicleta ser em aço, pensava que andava numa bicicleta confortavel para estrada.
Por várias vezes pensei em adquirir uma fininha, mas quando olhava para a largura dos pneus e para relatos de muitas serem verdadeiros "paus", sempre estive reticente com medo de vir a perder conforto.
Para além do facto de nunca ter andado com um guiador de estrada, o receio era ainda maior.
Andei muitas vezes em sites a ver bikes novas e estava bastante inclinado para a entrada de gama da canyon, a roadlite 5, ao preço de 900€ + portes.
Andei a ver também a Caad8 105 e outras de outras marcas, mas aí já se atiravam para valores bem mais elevados.
Entretanto, sem muita esperança, comecei a ver os sites de anúncios, mas a esmagadora maioria eram de tamanhos pequenos para mim (1,84m).
Até que encontrei esta e logo no tamanho 57. Entrei em contacto com o dono a querer confirmar o tamanho (não tivesse sido um engano no anúncio) e tal confirmou-se e acabei por fazer negócio.
Depois da compra desta bicicleta, dou a mão à palmatória e tenho que reconhecer que é 1000x mais confortável que a outra.
Não sei até que ponto o facto de ter escoras de carbono influenciará nessa comparação, dado que é a primeira fininha que experimentei.
Os pneus também me parecem muito mais confortáveis que os outros, não sei se é de serem em kevlar e os outros em arame, ou não.
A primeira volta tive a sensação de passar de uma cadeira de madeira para um assento de carro logo, era tudo um mar de rosas, mas agora, que já fiz mais algumas voltinhas nela (sendo a maior um pinhal novo/cabo espichel/pinhal novo), penso já poder dar uma opinião mais realista.
Estética - Acho-a muito bonita elegante e discreta, gosto da cor e do desenho.
Quadro - Parece ter qualidade e as escoras de carbono parecem dar algum conforto, embora não tenha termo de comparação. Este facto faz com que não pareça um quadro de gama baixa, tal como o seu preço original faria parecer, mas sim de gama média.
Forqueta - Não noto a frente tão confortável como a traseira, mas acredito que tenha também a ver com o conforto (ou falta dele) das fitas.
Rodas e pneus - Estas rodas têm fama de serem boas, mas como não tenho termo de comparação, não sei avaliá-las.
Pneus - Quanto aos pneus acho-os bastante confortáveis, muito mais do que os fatboy's da outra. Estava com medo de serem muito instáveis devido à sua menor largura, mas nada disso, tenho que ter um pouco mais de cuidado em curva ou pisos mais húmidos, mas não tanto como pensava. Quanto a atrito não sei comparar com outros modelos.
Travões - Sem dúvida o ponto fraco da bike. A primeira sensação que tive foi MEDO, MUITO MEDO!!! Ao início nunca pensei que travassem tão pouco, mas aos poucos vou-me habituando a eles, tendo de dosear e travar mais cedo, comparativamente com os cantilevers da outra, e já não acho que sejam assim tão maus.
Acho-os na mesma muito esponjosos e é preciso alguma força (pelo menos com as mãos em cima nas manetes) para senti-los a travar bem, principalmente o de trás.
Parece-me que vou ter que os mandar afinar para travarem um pouco mais em cima (A manete do travão de trás quase que toca no guiador em travagens mais fortes). Já estive a centrar a maxila de trás, mas não consegui perceber como afinar a distância dos calços aos aros.
Transmissão - O facto de ter a avózinha (30-39-50) tranquilizou-me quanto às mudanças, mas ainda não usei nem o limite superior, nem o inferior das relações. Por exemplo, na ida e volta ao cabo espichel não usei nenhuma vez a avózinha, mas também esse caminho não tem nenhuma subida digna de nota.
Espero que o 30-25 seja suficiente, para tal vou ter que a testar devidamente (serra da arrábida), mas primeiro tenho que ter mais confiança nos travões porque, depois de subir, vou ter que descer e bem.
Noto que as mudanças devem estar a precisar de uma afinação, porque às vezes faz um barulho em que as mudanças parecem ficar a roçar. Ou então sou eu que ainda sou nabo a meter as mudanças.
Cockpit
Selim - O selim foi o primeiro a ir fora. Ainda aguentei 2 voltinhas pequenas, mas à terceira substituí-o pelo Specialized Indie XC 143mm que tinha na outra e notei bastantes diferenças para melhor. Não é que não fosse almofadado, bem pelo contrário, acho que era almofado a mais nos sitios errados.
Estou a pensar seriamente se compro o Brooks porque, sinceramente, não sei se esteticamente ficará bem com a decoração da bike...
Espigão de selim - Quanto ao espigão de selim não tenho nada a dizer, mas parece-me que seja pesado e com acabamentos de gama baixa. Talvez o troque por um mais leve, dado que pesa 380gr para um tamanho 27.2mm x 350mm. Talvez vá para um KCNC SC Pro Lite ou Ritchey WCS...
Avanço - O avanço já vinha do dono antigo virado para cima e parece-me, aliado ao seu comprimento e ângulo (110mm e 8º), que está na posição ideal. Quando vou com as mãos na parte plana do guiador sinto que vou com as mãos no sitio ideal. Quanto aos acabamentos e peso não me parece nada de especial, mas também não me parece ser a pior coisa nesta bike.
Guiador - Este ponto era o que maior receio me dava em termos de conforto e controlo da bike. Na primeira volta gostei muito dele e pareceu-me que as posições eram correctas.
Quando a comprei, vinha com o guiador muito virado para baixo e rodei-o um pouco para cima. Penso que ficou numa boa posição mas, ao longo do tempo, penso que as manetes estarão à volta de 1/2 cm demasiado para a frente para me sentir devidamente confortável com as mãos nas manetes. Ou seja, sinto-me um bocado esticado demais. Mas também pode ser por não estar habituado a andar nessa posição.
Agora, das duas uma, ou rodo mais um pouco o guiador para cima, mas corro o risco de ficar a apontar demasiado para cima, ou deixo o guiador como está, puxando as manetes um pouco para cima no guiador.
Quanto à largura do mesmo, ao principio pareceu-me demasiado estreito (440mm) mas, ao longo do tempo, fui-me habituando e já me parece bem.
Uma das posições que ainda não me habituei mesmo é ter as mãos nos drops...
Fitas - Embora tenham uma textura boa e que gosto, não têm alcochoamento absolutamente nenhum. Caso mande afinar as mudanças e travões são umas candidatas à mudança por outras mais confortáveis.
Manetes - Como disse anteriormente, parecem-me estar um tudo ou nada demasiado para a frente, mas nada demais.
Quanto a meter mudanças, ainda me estou a adaptar a este tipo de manetes e, às vezes, parece-me que não entra devidamente bem a mudança desejada, ficando a roçar. Uma afinação na transmissão deverá estar para breve.
Faz-me alguma impressão travar com as mãos na parte de cima das manetes, porque tenho que fazer alguma força para sentir os travões a travarem mesmo, tendo reparado que o ideal seria levar as mãos nos drops mas, tal como referi anteriormente, ainda não me sinto à vontade para tal posição.
Resumindo e concluindo, andar com uma fininha destas revelou-se um mundo à parte, estando a adorar toda a experiência e sempre ansioso que chegue o fim de semana para voltar a por as mãos nela!!
Quanto a upgrades, tal como referi anteriormente, talvez a fita, na sequência de uma afinação dos travões e mudanças(e consequente mudança de cabos e bichas), os pedais (actualmente um spd's normais), talvez troque por uns shimano a520, e pouco mais.
O selim e o espigão podem ser uma hipótese, mas não me parece que sejam para breve...
Quanto a fotos, ainda não tenho nenhumas, mas prometo que vou arranjar e mostrar.
Entretanto podem ter uma ideia com as fotos, de imensa qualidade, do duchene no primeiro post do tópico referido no início, porque pode-se dizer que é o mesmo (tirando aquela protecção preta entre a cassete e as rodas)...
Obrigado por terem lido e peço desculpa pelo testamento
Ou seja, uma bicicleta igual a esta --> B'Twin Sport 4.
B'Twin Sport 4 review by Bike Radar
A imagem em baixo serve apenas para fins ilustrativos, sendo da autoria do duchene e referente à btwin sport 4 dele:
by duchene
A bicicleta penso que tenha tudo de origem, à excepção dos calços de travões (koolstop) e dos suportes de bidon em carbono em zéfal.
Resumindo, tenho andado em estrada com uma btt rigida com pneus slick specialized fatboy 1.25 (equivalente a 32). Tendo em conta a largura dos pneus e o facto da bicicleta ser em aço, pensava que andava numa bicicleta confortavel para estrada.
Por várias vezes pensei em adquirir uma fininha, mas quando olhava para a largura dos pneus e para relatos de muitas serem verdadeiros "paus", sempre estive reticente com medo de vir a perder conforto.
Para além do facto de nunca ter andado com um guiador de estrada, o receio era ainda maior.
Andei muitas vezes em sites a ver bikes novas e estava bastante inclinado para a entrada de gama da canyon, a roadlite 5, ao preço de 900€ + portes.
Andei a ver também a Caad8 105 e outras de outras marcas, mas aí já se atiravam para valores bem mais elevados.
Entretanto, sem muita esperança, comecei a ver os sites de anúncios, mas a esmagadora maioria eram de tamanhos pequenos para mim (1,84m).
Até que encontrei esta e logo no tamanho 57. Entrei em contacto com o dono a querer confirmar o tamanho (não tivesse sido um engano no anúncio) e tal confirmou-se e acabei por fazer negócio.
Depois da compra desta bicicleta, dou a mão à palmatória e tenho que reconhecer que é 1000x mais confortável que a outra.
Não sei até que ponto o facto de ter escoras de carbono influenciará nessa comparação, dado que é a primeira fininha que experimentei.
Os pneus também me parecem muito mais confortáveis que os outros, não sei se é de serem em kevlar e os outros em arame, ou não.
A primeira volta tive a sensação de passar de uma cadeira de madeira para um assento de carro logo, era tudo um mar de rosas, mas agora, que já fiz mais algumas voltinhas nela (sendo a maior um pinhal novo/cabo espichel/pinhal novo), penso já poder dar uma opinião mais realista.
Estética - Acho-a muito bonita elegante e discreta, gosto da cor e do desenho.
Quadro - Parece ter qualidade e as escoras de carbono parecem dar algum conforto, embora não tenha termo de comparação. Este facto faz com que não pareça um quadro de gama baixa, tal como o seu preço original faria parecer, mas sim de gama média.
Forqueta - Não noto a frente tão confortável como a traseira, mas acredito que tenha também a ver com o conforto (ou falta dele) das fitas.
Rodas e pneus - Estas rodas têm fama de serem boas, mas como não tenho termo de comparação, não sei avaliá-las.
Pneus - Quanto aos pneus acho-os bastante confortáveis, muito mais do que os fatboy's da outra. Estava com medo de serem muito instáveis devido à sua menor largura, mas nada disso, tenho que ter um pouco mais de cuidado em curva ou pisos mais húmidos, mas não tanto como pensava. Quanto a atrito não sei comparar com outros modelos.
Travões - Sem dúvida o ponto fraco da bike. A primeira sensação que tive foi MEDO, MUITO MEDO!!! Ao início nunca pensei que travassem tão pouco, mas aos poucos vou-me habituando a eles, tendo de dosear e travar mais cedo, comparativamente com os cantilevers da outra, e já não acho que sejam assim tão maus.
Acho-os na mesma muito esponjosos e é preciso alguma força (pelo menos com as mãos em cima nas manetes) para senti-los a travar bem, principalmente o de trás.
Parece-me que vou ter que os mandar afinar para travarem um pouco mais em cima (A manete do travão de trás quase que toca no guiador em travagens mais fortes). Já estive a centrar a maxila de trás, mas não consegui perceber como afinar a distância dos calços aos aros.
Transmissão - O facto de ter a avózinha (30-39-50) tranquilizou-me quanto às mudanças, mas ainda não usei nem o limite superior, nem o inferior das relações. Por exemplo, na ida e volta ao cabo espichel não usei nenhuma vez a avózinha, mas também esse caminho não tem nenhuma subida digna de nota.
Espero que o 30-25 seja suficiente, para tal vou ter que a testar devidamente (serra da arrábida), mas primeiro tenho que ter mais confiança nos travões porque, depois de subir, vou ter que descer e bem.
Noto que as mudanças devem estar a precisar de uma afinação, porque às vezes faz um barulho em que as mudanças parecem ficar a roçar. Ou então sou eu que ainda sou nabo a meter as mudanças.
Cockpit
Selim - O selim foi o primeiro a ir fora. Ainda aguentei 2 voltinhas pequenas, mas à terceira substituí-o pelo Specialized Indie XC 143mm que tinha na outra e notei bastantes diferenças para melhor. Não é que não fosse almofadado, bem pelo contrário, acho que era almofado a mais nos sitios errados.
Estou a pensar seriamente se compro o Brooks porque, sinceramente, não sei se esteticamente ficará bem com a decoração da bike...
Espigão de selim - Quanto ao espigão de selim não tenho nada a dizer, mas parece-me que seja pesado e com acabamentos de gama baixa. Talvez o troque por um mais leve, dado que pesa 380gr para um tamanho 27.2mm x 350mm. Talvez vá para um KCNC SC Pro Lite ou Ritchey WCS...
Avanço - O avanço já vinha do dono antigo virado para cima e parece-me, aliado ao seu comprimento e ângulo (110mm e 8º), que está na posição ideal. Quando vou com as mãos na parte plana do guiador sinto que vou com as mãos no sitio ideal. Quanto aos acabamentos e peso não me parece nada de especial, mas também não me parece ser a pior coisa nesta bike.
Guiador - Este ponto era o que maior receio me dava em termos de conforto e controlo da bike. Na primeira volta gostei muito dele e pareceu-me que as posições eram correctas.
Quando a comprei, vinha com o guiador muito virado para baixo e rodei-o um pouco para cima. Penso que ficou numa boa posição mas, ao longo do tempo, penso que as manetes estarão à volta de 1/2 cm demasiado para a frente para me sentir devidamente confortável com as mãos nas manetes. Ou seja, sinto-me um bocado esticado demais. Mas também pode ser por não estar habituado a andar nessa posição.
Agora, das duas uma, ou rodo mais um pouco o guiador para cima, mas corro o risco de ficar a apontar demasiado para cima, ou deixo o guiador como está, puxando as manetes um pouco para cima no guiador.
Quanto à largura do mesmo, ao principio pareceu-me demasiado estreito (440mm) mas, ao longo do tempo, fui-me habituando e já me parece bem.
Uma das posições que ainda não me habituei mesmo é ter as mãos nos drops...
Fitas - Embora tenham uma textura boa e que gosto, não têm alcochoamento absolutamente nenhum. Caso mande afinar as mudanças e travões são umas candidatas à mudança por outras mais confortáveis.
Manetes - Como disse anteriormente, parecem-me estar um tudo ou nada demasiado para a frente, mas nada demais.
Quanto a meter mudanças, ainda me estou a adaptar a este tipo de manetes e, às vezes, parece-me que não entra devidamente bem a mudança desejada, ficando a roçar. Uma afinação na transmissão deverá estar para breve.
Faz-me alguma impressão travar com as mãos na parte de cima das manetes, porque tenho que fazer alguma força para sentir os travões a travarem mesmo, tendo reparado que o ideal seria levar as mãos nos drops mas, tal como referi anteriormente, ainda não me sinto à vontade para tal posição.
Resumindo e concluindo, andar com uma fininha destas revelou-se um mundo à parte, estando a adorar toda a experiência e sempre ansioso que chegue o fim de semana para voltar a por as mãos nela!!
Quanto a upgrades, tal como referi anteriormente, talvez a fita, na sequência de uma afinação dos travões e mudanças(e consequente mudança de cabos e bichas), os pedais (actualmente um spd's normais), talvez troque por uns shimano a520, e pouco mais.
O selim e o espigão podem ser uma hipótese, mas não me parece que sejam para breve...
Quanto a fotos, ainda não tenho nenhumas, mas prometo que vou arranjar e mostrar.
Entretanto podem ter uma ideia com as fotos, de imensa qualidade, do duchene no primeiro post do tópico referido no início, porque pode-se dizer que é o mesmo (tirando aquela protecção preta entre a cassete e as rodas)...
Obrigado por terem lido e peço desculpa pelo testamento