• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

B'twin Sport 4

RTC

Moderador
Staff member
Se continuarem, teremos que fechar o tópico temporariamente até aos ânimos acalmarem.
Penso que o patroni não merece isso pois não?
 

Presbítero

Active Member
Desculpem-me estar a intrometer no debate dos avanços, mas uma vez no youtube vi um video que para encontrar o comprimento ideal do avanço bastava encostar o cotovelo na ponta do selin com a mão esticada mais a largura de dois dedos e o "terceiro dedo" já seria o guiador. Eu fiz desta forma, pois sou um daqueles que comprou o tamanho de quadro errado, e curiosamente desta forma do tubo do selin até ao guiador ficaram os 62,5cm que julgo ser a medida ideal falada num outro tópico. Esta forma está correta? Obrigado
 

pratoni

Well-Known Member
Comeca pelo de 5mm para Ja, depois vemos...

Comecar sempre Por baixo... Sempre pelo Mais pequeno... Se o Mais pequeno for de 2mm nao... Deixa o de 2mm para o final e comecas com o de 5 mm, Porque o de 2 pode servir Como acerto Ao de 5mm e nao o de 5mm a acertar com o de 2mm

Grande abraco..

Só para referir que atualmente tenho 35mm de espaçadores (20+10+5)...

Estou a ver se arranjo o espigão recto.

A ver se alguém me arranja um emprestado para o curto prazo e depois logo arranjo um bom para ficar...
 

Bernalve

Well-Known Member
Eu por recomendação do Alberto, pus o avanço ao contrário e resultou às mil maravilhas, melhorei e muito o conforto. O conforto é tanto que já estou novamente à busca de um posição mais aerodinâmica, e ando agora a testar só com um espaçador de 5mm por baixo do avanço para ver como vou sentir. O tamanho da minha bicicleta está grande para mim, mas achava que estava numa posição demasiado confortável o que me prejudicava no rendimento.
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Eu por recomendação do Alberto, pus o avanço ao contrário e resultou às mil maravilhas, melhorei e muito o conforto. O conforto é tanto que já estou novamente à busca de um posição mais aerodinâmica, e ando agora a testar só com um espaçador de 5mm por baixo do avanço para ver como vou sentir. O tamanho da minha bicicleta está grande para mim, mas achava que estava numa posição demasiado confortável o que me prejudicava no rendimento.


O que precisares, diz...

Grande abraço...
 

Martins

Well-Known Member
Nunca o pesei mas nas especificações da minha bike diz que o espigão pesa 320 grs. Com apenas 15 cm!!!!

Abraço
 

Martins

Well-Known Member
O quadro tem espigão integrado por isso é que o espigão propriamente dito é curtinho

Imagem ilustrativa (não é a minha)

m2ew8ts88826.jpg


Abraço
 

pratoni

Well-Known Member
Só para dizer que já comprei o "medicamento para as dores" receitado pelo Dr. Alberto... :p

Optei, por agora, em ir para a opção mais rápida e barata e comprei o espigão da BTwin:

http://www.decathlon.pt/espigao-selim-preto-id_8350483.html

Não o pesei e nem o montei mas, na mão, não pareceu ser assim tão pesado...

Também já tive na mão o espigão da Pro referido atrás e realmente parece mais leve, mas também é quase o dobro do preço.

Vou esperar uns tempos e mais tarde compro um de carbono que seja mais leve e confortável... ;)
 

pratoni

Well-Known Member
Bem vou dar o meu feedback provisório em relação às alterações propostas pelo albertosemcontador. :D

Não tenho fotos de como está a configuração da bike agora, nem tirei nenhum video a pedalar, mas irei fazê-lo, mal tenha tempo, para se ver um antes e um depois... ;)

Quanto ao espigão sem recuo, arranjei o mais barato e rápido a que consegui deitar a mão e comprei o da decathlon:

http://www.decathlon.pt/espigao-selim-preto-id_8350483.html

Foi barato (13,99€), não fica mal porque é da mesma marca da bicicleta e faz o que é pretendido.

Tem um aperto dos carris do selim bem robusto (convém, porque o meu selim passa das 500gr...) e quanto ao peso até foi uma agradável surpresa: 283gr...

Pelo preço, e por o ter na mão, até pensei que fosse bem mais pesado. Resumindo, aumentei apenas 63gr em relação ao espigão Canyon VCLS que tinha antes (220grs)...

Quanto a uma suposta diminuição de conforto perante o outro espigão (alumínio vs carbono), sinceramente, não notei grande diferença. Ou não tenho o rabo muito sensível ou os pneus 25mm a 80psi é que contribuem na esmagadora maioria para o conforto e absorção de pancadas...

Quanto ao cockpit, tal como receitado, inverti o espigão (ficou a "apontar para baixo") e tirei um espaçador de 5mm debaixo do avanço. Para surpresa minha, quando coloquei o avanço, depois de retirar o espaçador, o mesmo ainda tinha a parte de cima 1mm acima da coluna de direcção. Ou seja, não precisei de colocar o espaçador por cima do avanço e, na prática, tinha 5mm de coluna de direcção "fictícios" a mais... :mad:


A volta de teste não foi grande, já deu para ver algumas diferenças, mas o veredicto final fica para quando tiver mais kms em cima dela...

Aqui fica a volta: https://www.strava.com/activities/576943284

Quanto às sensações, que é o que interessa mais, posso dizer que me sinto BEM MELHOR!!!! :D

As costas estão numa posição mais natural e não tive nenhuma dor a nível lombar, que era a parte que me queixava mais. :D

Os ombros e os braços consigo ir com eles mais relaxados e não me parecem estar obrigados a irem tão esticados como anteriormente.

Quanto às pernas e, principalmente, os joelhos é que "estranharam" um pouco a nova posição. Não vou dizer que me doeram, mas tive sensações diferentes no joelho esquerdo (o que costuma dar de si e que teve de levar fisioterapia à uns anos atrás). Mesmo os músculos das pernas senti que estava a trabalhar alguns de forma diferente, principalmente em subidas no movimento de "esmagar" o pedal.

Ainda pensei algumas vezes em levantar uns mm's o selim por estar a estranhar a posição e parecer-me demasiado baixo, mas decidi continuar assim para dar uma oportunidade para o corpo se adaptar.

Cada vez mais acredito que seja apenas a adaptação das pernas à nova forma de pedalar, porque não tive nenhuma dor ou desconforto pós-volta e isso parece ser um bom indício...

No domingo fui dar outra volta, mas foi apenas um passeio com a cara metade com poucos km's e em ritmo baixo, portanto não me parece relevante...

Mas a melhor conclusão que tenho é que as costas agradecem esta nova posição!! :D
 

Martins

Well-Known Member
Com o novo ajuste de certeza que as tuas costas já acompanham melhor a linha vermelha, ou seja, já andas com as costas mais direitinhas, logo é natural que elas não se queixem.

Nova_imagem.png


Abraço
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Fico Feliz...

Logo à primeira....;)

Quanto aos joelhos... Vai ser preciso ajustar os cleats... Os joelhos estão relacionados com os cleats.. E não com o resto...

Vai obtendo feedback da nova posição, vai deixando aqui que eu estou atento...Mantem o Set up... Não alteres nada para já...

Grande abraço...
 

pratoni

Well-Known Member
Alberto, obrigado antes de mais...

Quanto aos cleats , quando tirar fotos vou tirar também aos cleats, para poderes opinar também acerca disso... ;)

Começo a desconfiar que os cleats possam estar um pouco para trás. Na altura ajustei-os com isto:

https://www.ergon-bike.com/us/en/product/tp1-shimano-spd-sl

e fiquei admirado de eles ficarem no limite para trás dos buracos dos cleats...
 
Top