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B'TWIN FACET 7 . . . em análise

MFMS

New Member
Esta bike deve ser uma das melhores bikes relação preço/qualidade aqui do nosso forum!

Na minha opinião preferia com os cabos pretos e as cobertas pretas. Já agora, quanto pesa o espigão de selim?

Cps
 

zanzas

New Member
pratoni . . . concordo contigo, tenho andado a pensar trocar isso, talvez 1 aperto em vermelho . . . é bem capaz de vir com os parafusos da pedaleira a condizer em vermelho

mfms . . . salvo o erro uns 200gr, mas isso deve-se a ele ser pequeno, não é preciso 1 grande tubo, uma vez que esta todo coberto, talvez venha daqui a uns tempos 1 da token :)

este guiador surpreendeu-me, mto leve, e mto "absorvente" de irregularidades, até parece que dobra quando leva 1 pancada a bike . . .

compreendo o que o pessoal diz das cobertas e cabos pretos, respeito a opinião . . . mas sou adepto do "folclórico" LOLOL
 

Diogo112

New Member
Zanzas, tenho a bike igual à tua, comprada no passado sábado, tive a oportunidade de a experimentar durante 20 mins na loja de Alfragide, e como dizes ao longo de toda a descrição é mesmo amor à primeira vista, ainda só lhe coloquei 70km em cima e já começou os upgrades, do que saquei logo após a 1ª volta foi a fita de guiador, e troquei por uma fita em neoprene com gel, mais acolchoado, a de origem estando eu a andar sem luvas causou-me logo formigamento dos 4º e 5º dedos da mão esquerda, e como dizes a bike na minha opinião tem vontade própria, nunca tinha sentido tanto poder na pedalada como agora venho de duas bikes de entrada de gama (Decathlon 7.1 sport e uma Scott Speedster Ltd), embora a transmissão fosse a mesma em ambas pois transitou da Decathlon para a Scott, pois gostava tanto que a mantive a relação de 52/42 dentes, mas a subir 42 era um horror, coloquei então 39 e senti-me mais equilibrado a subir acontece que não tive muito tempo para lhe dar uso.

Agora Btwin Facet 7, de origem mas com avanço de 90mm e fita acolchoada!

Tks pelo teu relato, e revejo-me em toda a opinião daquilo que falas da tua bike, parece que são as sensações que estou a sentir!
 

RCorreia

New Member
Comportamento da máquina!

Boa tarde! Já sigo este topico à algum tempo e agora surgiu a oportunidade de adquirir a Btwin Facet 7 por 1999€... Gostava de saber ZANZAS e DIOGO112, se passado este tempo todo, estão satisfeitos com a bicicleta? O material como está (rodas), quadro, componentes, etc? Tenho visto algum feedback negativo relativamente ao quadro e principalmente ás rodas (R SYS)...
Abraços e boas pedaladas!
 

Diogo112

New Member
Boa tarde! Já sigo este topico à algum tempo e agora surgiu a oportunidade de adquirir a Btwin Facet 7 por 1999€... Gostava de saber ZANZAS e DIOGO112, se passado este tempo todo, estão satisfeitos com a bicicleta? O material como está (rodas), quadro, componentes, etc? Tenho visto algum feedback negativo relativamente ao quadro e principalmente ás rodas (R SYS)...
Abraços e boas pedaladas!

Olá, quanto à questão que colocas, pelo menos o que te posso dar de opinião cinge-se a apenas 6000km de experiência, e vou manifestar-me primeiro de forma individual aos componentes que mais te preocupam:

As R-Sys - no meu "sentimento" são umas rodas fantásticas, tanto no peso, rigidez e resistência, bem sem que as de 2011 e 2012 deram imensos problemas com raios partidos e pondo em causa de forma muito séria a saúde dos seus utilizadores, pois bem, as 2013 que são as que possuo não tem esse problema, o unico aspecto que me faz "gostar menos" delas é o facto de que para desempenar uma roda tenho de pagar pois são raros os locais que possuem aquela chave de raios, mas tirando isso são excelentes, mas também o desempeno aconteceu uma unica vez à roda de trás e foi uma coisa minima, isto aconteceu há mais de 9 meses, daí para cá nunca mais tive receios, a aplicabilidade prática desta roda é demonstrável em zonas com inclinação pois são "talhadas" para a montanha, no plano padecem de falta de aerodinamica, mas como a minha zona é bastante ventosa e com boas inclinações, como tal estas rodas jogam em casa.

O quadro não o vejo com problemas, o que noto e vi foi num teste feito por um amigo meu e ex-ciclista profissional, em que ele me demonstro que não é um quadro que possua uma muito grande rigidez é verdade o mesmo teste executado numa scott CR1, este mostrou-se muito mais rigido que o meu, não sinto que me faça falta mais, mas também gostava que o meu partisse para receber o novo Btwin ultra (gama 2014), que é simplesmente lindíssimo

Os parentes pobres da Facet 7 em termos de montagem, mais percebi e foram os periféricos que substituí foram o avanço Btwin de 120mm
que troquei por um Deda Zero 1, e o guiador btwin compact, que troquei por um FSA (aluminio) Shalow drop, espalmado e bastante mais leve que o de origem, tudo o resto mantive, apenas alterei mais foi o prato pedaleiro de 34 dentes por um de 36 (mid compact).

Até agora a bike deu 0 problemas ou pregou 0 sustos, os pneus mavic entregaram a alma ao criador aos 5000km, pelo que foram obrigatoriamente trocados por uns Michelin Pro4 race, pois mavic eram caros, mas super aderentes em piso seco, em piso molhado parecia uma bailarina. Já tinha tido numa outra bike Hutchinson atom comp, que por sinal eram bastante leves e aderentes em piso seco e pouco humido, mas contudo duraram apenas 1800km e abriram lascas no piso, logo não ia gastar dinheiro num pneu que podia comprometer a minha segurança, sendo que a segurança é o primeiro critério que avalio num pneu e seja barato ou caro.

Espero que a minha opinião tenha sido util para a tua decisão.

Cumps e boas pedaladas!
 

RCorreia

New Member
Olá, quanto à questão que colocas, pelo menos o que te posso dar de opinião cinge-se a apenas 6000km de experiência, e vou manifestar-me primeiro de forma individual aos componentes que mais te preocupam:

As R-Sys - no meu "sentimento" são umas rodas fantásticas, tanto no peso, rigidez e resistência, bem sem que as de 2011 e 2012 deram imensos problemas com raios partidos e pondo em causa de forma muito séria a saúde dos seus utilizadores, pois bem, as 2013 que são as que possuo não tem esse problema, o unico aspecto que me faz "gostar menos" delas é o facto de que para desempenar uma roda tenho de pagar pois são raros os locais que possuem aquela chave de raios, mas tirando isso são excelentes, mas também o desempeno aconteceu uma unica vez à roda de trás e foi uma coisa minima, isto aconteceu há mais de 9 meses, daí para cá nunca mais tive receios, a aplicabilidade prática desta roda é demonstrável em zonas com inclinação pois são "talhadas" para a montanha, no plano padecem de falta de aerodinamica, mas como a minha zona é bastante ventosa e com boas inclinações, como tal estas rodas jogam em casa.

O quadro não o vejo com problemas, o que noto e vi foi num teste feito por um amigo meu e ex-ciclista profissional, em que ele me demonstro que não é um quadro que possua uma muito grande rigidez é verdade o mesmo teste executado numa scott CR1, este mostrou-se muito mais rigido que o meu, não sinto que me faça falta mais, mas também gostava que o meu partisse para receber o novo Btwin ultra (gama 2014), que é simplesmente lindíssimo

Os parentes pobres da Facet 7 em termos de montagem, mais percebi e foram os periféricos que substituí foram o avanço Btwin de 120mm
que troquei por um Deda Zero 1, e o guiador btwin compact, que troquei por um FSA (aluminio) Shalow drop, espalmado e bastante mais leve que o de origem, tudo o resto mantive, apenas alterei mais foi o prato pedaleiro de 34 dentes por um de 36 (mid compact).

Até agora a bike deu 0 problemas ou pregou 0 sustos, os pneus mavic entregaram a alma ao criador aos 5000km, pelo que foram obrigatoriamente trocados por uns Michelin Pro4 race, pois mavic eram caros, mas super aderentes em piso seco, em piso molhado parecia uma bailarina. Já tinha tido numa outra bike Hutchinson atom comp, que por sinal eram bastante leves e aderentes em piso seco e pouco humido, mas contudo duraram apenas 1800km e abriram lascas no piso, logo não ia gastar dinheiro num pneu que podia comprometer a minha segurança, sendo que a segurança é o primeiro critério que avalio num pneu e seja barato ou caro.

Espero que a minha opinião tenha sido util para a tua decisão.

Cumps e boas pedaladas!


Já a comprei, pelo preço (1999€) era irrecusável.
Com 600 kms feitos, até agora só posso dizer maravilhas dela (excepto a tansmissão, desafina um bocado, mas , deve ser falta de kms :) ).
As rodas devem ser iguais ás tuas, portanto são de 2011/12, enquadram-se no lote problemático da mavic (penso eu), pelo que já me disseram (malta com experiência), os problemas que houve devem-se ao peso acima dos 75kg do utilizador e o cuidado a andar (evitar buracos, pedras e grandes pancadas), bem estimadas são rodas para uns valentes anos.
O quadro não é muito rígido, basta apertares as escoras de cima e elas deformam facilmente, portanto há perda de rendimento...
O guiador, o avanço e o selim + espigão, futuramente vão ser trocados (não são grande coisa), mas, pelo preço, não se pode querer tudo... :)
Boas pedaladas.
Abraço
 

paradawt

Moderador
A desafinação poderá ser normal por causa da cablagem nova.

Acredito que com alguns kms isso fica perfeito. O Red não é um grupo de desafinar com bastante frequência.

Nesse conjunto existe quase uma necessidade obrigatória de troca do combo espigão+guiador+avanço.

Recordo-me de um tópico aqui no fórum em que um user fez um bom trabalho num Facet com um espigão Easton EC90. Procura pela pesquisa rápida. Pode dar-te ideias.
 

zanzas

New Member
Boas


Grande ausência a minha, e poucos (mto poucos) kms dados a bike . . .

Há pouco tempo, lubrifiquei o eixo que dava 1 estalo . . . quero ver se agora lhe dou os kms que ela merece !

RED ? ? acho que nunca tive de o afinar

os companheiros da facet, sao de onde ?
 

zanzas

New Member
Desenterrando este tópico . . .

Não a vendi, não chegou nenhuma proposta de valor ! ! !

AINDA BEM ! Já andou em terras de sua mejestade, e sempre se portou bem ! ! !

Pouco ou nenhum trabalho me deu até hoje, apenas normal manutenção . . . em breve irei dar 1 miminho e por uns pneuzinhos novos ! :)
 
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