• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

BTT vs Fininha

tabrantes

New Member
O que é que os BTtistas têm contra os da roda fina? ;)

Nas minhas voltas encontro pessoal a rolar nas suas "fininhas " e cumprimentamo-nos como se fossemos velhos amigos. E dizemos palavras de apoio como: Força ai.
Mas se passo por BTtistas, não recebo o cumprimento de volta. Porquê? :confused:

Somos todos companheiros de estrada quer seja em BTT ou fininha.
 

nelson_r

New Member
Boa pergunta. Antes não entendia, mas agora que também ando numa "fininha" acho que já percebo a diferença: é mesmo mania de cada um.

Porque é que eu hei-de acenar a cada automóvel, moto, camioneta ou peão? E afinal circulamos todos na mesma estrada. É uma espécie de bairrismo sobre rodas.
 

FVA

New Member
Boas,

Tem piada este tópico! Não quero generalizar, e nem seria lógico fazê-lo, mas já dei por mim a pensar o mesmo!

Por norma, sempre que passo por um colega do pedal (btt ou estrada) e desde que isso não ponha em causa o meu equilibrio :rolleyes:, faço um cumprimento.

A piada é que o retorno desse cumprimento é mais notório entre pares!, ou seja, se vou de bicla de estrada os cumprimentos recíprocos dão-se maioritáriamente entre colegas de roda fina, se vou de btt são os que também seguem de btt que mais retribuem o cumprimento!

Será que é porque quando se circula numa das montadas se pensa que o colega que passa no mesmo tipo de bicicleta poderá ser uma cara conhecida de passeios, encontros, maratonas, etc., ... ...:confused:

... não deixa de ser curioso :)
 
Last edited:

desmo13

New Member
Acho que a grande diferença é que quem anda de roda fina, normalmente é mesmo um amante do pedal. e muito do pessoal que anda com BTT, nem sabe o que é monte... limitam-se a dar umas voltinhas junto à praia e portanto não tem uma cultura de respeito pelos seus pares.
Eu, de momento, só tenho BTT mas sempre que me é possivel cumprimento o pessoal que passa por mim, da mesma forma que quando ando no monte, cumprimento as pessoas que por lá encontro, sejam BTTistas, Pastores, etc.
 

tabrantes

New Member
Acho que a grande diferença é que quem anda de roda fina, normalmente é mesmo um amante do pedal. e muito do pessoal que anda com BTT, nem sabe o que é monte... limitam-se a dar umas voltinhas junto à praia e portanto não tem uma cultura de respeito pelos seus pares.

Também concordo com o que dizes.
Quem anda de roda fina, gosta e dedica-se ao movimento "fininho". :D
Existe respeito e compreende-se a dedicação de alguns amantes desta modalidade.
 

Josant

New Member
Realmente é um facto que merecia um estudo profundo.

Façam como eu, pratico Ciclismo com equipamento de BTT e vice-versa.

Assim "agrado" a todos :D
 

Burning Dogma

New Member
Eu também costumo cumprimentar quem passa. Há sempre os que retribuem e os que não dizem nada. Mas acho que retribuem mais os do BTT que os da estrada. Há gajos da estrada com o nariz empinado que tem a mania que são pros e nem se dignam a cumprimentar os outros. O pessoal do BTT quando anda na estrada anda mais numa boa e é mais simpático. Pelo menos é isso que sinto.

Quando aceno a algum ciclista e ele olha e não diz nada dá vontade de ir atrás dele e perguntar que educação é que lhe deram, se não tem o hábito de cumprimentar as outras pessoas.
 

felizardo

New Member
Eu por norma retribuo sempre embora me lembre de duas ou três situações em que não o fiz por estar completamente empenado e a arrastar-me ou estar particularmente concentrado a controlar a "corrida".

A malta de estrada costuma responder-me mais que os de btt. É apenas a minha percepção e não quero fazer qualquer juízo em relação à educação geral dos elementos de cada uma das comunidades. No entanto, e um talvez um pouco condicionado por isso, são mais as vezes que não cumprimento primeiro a malta do mato. Penso que acaba por se desenvolver naturalmente um comportamento tribal criando-se maior afinidade com os que partilham a mesma largura de pneu.

Volta e meia também se assiste a umas saudáveis trocas de mimos. Lembro-me de uma vez numa zona em que num trilho de btt passava junto a uma estrada onde eu ia com o meu grupo alguém perguntou, depois de uma saudação cordial se "as meninas andavam a plantar pinheiros" :D
A resposta foi à altura envolveu adjectivos como "limpinhos" e "higiénicos" mas sempre em tom de galhofa. Enfim, pequenos episódios que animam qualquer volta.
 

osicran

New Member
Confesso que nem sempre tomo a iniciativa de saudar, faço-o mais à semana:D:D:D, mas correspondo sempre à saudação. E nem sempre tomo a iniciativa apenas porque se nos cruzamos com cinquenta ou sessenta ciclistas em meia dúzia de quilómetros não fazemos outra coisa:)...e quando vou, por exemplo, ao Furadouro (Ovar) ao domingo de manhã encontro centenas deles. Penso, aliás, que esse código de saudação se tornou menos rigoroso com a massificação do nosso desporto. Há uns anos a tribo do ciclismo era muito mais reduzida e portanto quando nos cruzávamos era quase uma alegria. Hoje já somos tantos que o cruzamento de dois ciclistas se banalizou e fez perder força aquele sentimento do "olha, um dos meus..." que antes existia pelo menos muito mais vincadamente.
 

Tremoço

Member
Eu normalmente comprimento sempre toda a gente por quem passo, mas a verdade é que algumas não respondem, a malta do btt nem sempre responde porque muitas vezes são pessoas que andam pela desportiva e não têm noção disso ( eu uma vez levei um amigo meu a passear de bike e ele ficou admirado com o facto de eu cumprimentar os outros atletas), mas sem querer dizer mal do pessoal do btt temos de ver que também existem estradistas que se julgam profissionais e não cumprimentam ninguém, por isso cada um tem a sua mania mas eu não vou deixar de cumprimentar as pessoas, ainda nesta quarta e quinta fui e vim a Fatima e pelo caminho cumprimentei alguns peregrinos e eles a mim..

Temos é de ser todos amigos....
 

zefernandes

New Member
viva .eu normalmente cumprimento toda a gente que vai de bike seja ela qual for .agora só um aparte no outro dia ia a passar numa daquelas pontes que passam por cima da linha do comboio e faz aqueles desniveis e vou a descer e vem um ciclista ele ve me e eu cumprimenteio quando nos cuzamos no desnivel digo lhe assim .-entao e o capacete ?e diz me ele -vai para o c*****o ó meu .eu fiquei parvo ainda pensei que vinha atrás de mim para me bater.por isso ás vezes nem sabemos quem havemos de cumprimentar.
 

Josant

New Member
Existe um ditado já antigo que diz:

"...Lá por andar de bicicleta, não quer dizer que seja boa pessoa..." ;)
 

Arpeggio

New Member
Eu falo a toda a gente, sabendo à partida que não me vão falar. Eu faço a minha parte, não me importo de receber resposta ou não. :)
 

duchene

Well-Known Member
Normalmente os "artistas" que treinam inseridos nas equipas são os piores. Nem o facto de estarem mais sujeitos a quedas colectivas os faz colocar o capacete além de passarem um péssimo exemplo, com a conivência das direcções dos clubes.

Normalmente a malta que vem do BTT compreende a importância do capacete e usa sempre. As pessoas de mais idade também, mesmo que seja um capacete com 30 anos de couro e espuma...

Mete-me confusão a malta da estrada andar sem capacete, é certo, mas no dia em que uma cabeça tiver de ir ao lancil do passeio, reconforta-me que exista capacete na minha.

Com o traumatismo encefalo-craneano dos outros posso eu bem... :cool:
 

FDias

New Member
Boas!
Eu faço BTT há já alguns anos e numa zona onde os praticantes do pedal são poucos (Nordeste Algarvio). No último verão comprei a minha primeira bike de estrada e confesso que estou como o Marco Paulo ''eu tenho dois amores'' e ''não sei de qual eu gosto mais''...

Nas voltas no Monte muito raramente encontro outros de pedal, na estrada esporadicamente encontro alguns, em parte devido a fazer mais quilómetros e circular por aglomerados maiores. Muitas vezes desço até à E.N. 125 onde normalmente e na zona de Tavira, se encontram muitos ciclistas que se cumprimentam.

Eu cumprimento todos os que encontro (BTT, estrada ou de passeio), mas tenho reparado que acontece sempre um momento de avaliação mútua e muitos quando se acham superiores porque estão melhor equipados já nem falam. Outra questão é se vamos tomar 1 cofe de bike, sem levar o equipamento vestido e encontramos outros totalmente equipados mais dificilmente somos cumprimentados. Não percebo porquê?

Eu cumprimento todos que circulam de bike, nem que sejam senhoras com bike de passeio a vir das compras com as hortaliças na cesta da bike. Afinal gostamos mesmo é de pedalar e tudo que possa promover o movimento do pedal é benéfico para a saúde pública. :D:D:D
 

el gato

Member
E a malta do freeride/ dohnwill ? passo a explicar:
ia o el gato a fazer a subida da penha em guimarães (pelo teleférico, quem não conhece é 5 estrelas) onde esta subida cruza-se salvo erro 2 ou 3 vezes com a pista de dowhill da penha. Não é que ia a saborear o meu passeio quando de repente sou quase atropelado por estas MOTAS com pedais !! Tive de travar a subir !! senão lá me enfiavam o capacete integral na minha fininha. gandas malucos !! O mais caricato é que disse-lhes para terem cuidado já que em vez duma bici poderia ser um automóvel e não é que os meninos ainda rosnaram !! Há cada coisa !!
 

Arpeggio

New Member
Há dois tipos de betetistas de downhill: os que o fazem por desporto e paixão, e os outros que "andam no downhill", porque os papás são ricos, para gastar 4000 euros numa bicicleta, para o filho andar num dos desportos da moda.
É como dizia o outro, "eu faço downhill porque as gajas curtem bué".
 

el gato

Member
Há dois tipos de betetistas de downhill: os que o fazem por desporto e paixão, e os outros que "andam no downhill", porque os papás são ricos, para gastar 4000 euros numa bicicleta, para o filho andar num dos desportos da moda.
É como dizia o outro, "eu faço downhill porque as gajas curtem bué".

Aiii os morangos com açucar !!!
 

Hudju

Member
Aiii os morangos com açucar !!!

É um bocado essa a onda!
os "miudos" imitam tudo o que veem!
Temos de escrever para os argumentistas dos morangos, para porem meia dúzia de personagens numa equipa de ciclismo de estrada, a ver se a moda pega! :D:D
 

Arpeggio

New Member
As estradas estão demasiado perigosas para meninos se meterem lá apenas porque está na moda; o ciclismo de estrada é muito mais que querer e ter pernas.
 
Last edited:
Top