• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

BPM vs Potência

Gostava de criar aqui um tópico para se discutir um pouco sobre treino com potência vs BPM.

Sei que já existem n locais em todo o forum onde existe muita e boa informação acerca de ambos os métodos, mas seria interessante centralizar a informação.

Eu pessoalmente não tenho medidor de potência, mas faz parte dos meus planos um dia adquirir o mesmo, pois há mais de 2 anos que uso o trainer road como plataforma de treino indoor, recorrendo ao uso de virtual power, e identifico imensas vantagens em treinar com potência.

No entanto ao sair para a rua e em provas tenho de me regular somente pelos BPM's, por norma serve bem para se guiarmos, mas existem n casos que o mesmo não é minimamente viável.

Durante o passado fim de semana participei nas 24h do Estádio do Algarve por equipas, e vi em primeira mão o impacto de uma prova destas no nosso sistema e detectei o ponto em que os BPM's deixam de fazer sentido e temos de nos guiar por sensações ou se tivermos um power meter pelo mesmo.

No meu caso as primeiras voltas ao percurso eram efectuadas com média de BPM acima dos 180 e máxima a rondar os 194, e a partir de sensivelmente meio da prova e após períodos de descanso, nomeadamente nos períodos nocturnos a media de BPM era por volta de 160 e a máxima 175, tudo isto mantendo a mesma intensidade, obtendo sensivelmente os mesmos tempos por volta ao longo de toda a prova, tendo sido a minha penúltima volta a mais rápida.

Logo usar BPM como medida de gestão de esforço numa prova deste tipo está completamente fora de questão, já um power meter seria perfeito.

Outro problema que se mete é ao carregar os treinos para uma ferramenta de analise, como o Goldencheetah, onde no meu caso uso a métrica de TRIMP para analisar a evolução da forma e nível de cansaço, como é lógico os valores de BPM vão gerar um TRIMP muito mais baixo que a realidade o que pode levar a que os períodos de recuperação após longos períodos de carga, não correspondam à realidade o que pode levar a over-training, falta de desempenho etc.

Estes são só alguns temas pelo qual tenho pensado um pouco, gostaria que deixassem a vossa opinião, pois seu que existem alguns users com muito bom conhecimento na área...
 

Wawando

Well-Known Member
Eu comecei a interessar-me pelo tema do powermeter por treinar com um grupo que anda _muito_ bem mas que tinha um comportamento "fora do normal": nas subidas "desaceleravam" e assim que as subidas acabavam aceleravam como uns doidos. Claro que nunca acabava os treinos com eles...
Pelo meio ía ouvindo: "mantem o power"...

Rapidamente percebi o que estavam a fazer: definir power medio de acordo com a duração do treino e apontar o power para esse valor e assim evitar desgaste desnecessário.

Ora bem, se fores experiente consegues fazer quase o mesmo com a pulsação salvo em provas de muito longa duração..
...Durante o passado fim de semana participei nas 24h do Estádio do Algarve por equipas, e vi em primeira mão o impacto de uma prova destas no nosso sistema e detectei o ponto em que os BPM's deixam de fazer sentido e temos de nos guiar por sensações ou se tivermos um power meter pelo mesmo...
Isto que referes é gritante em ultra-maratonas (ou por exemplo no transportugal que são 8 ultra-maratonas em 8 dias) que fiz recentemente em que comprovei que rentabilizares o power evitando picos é uma enorme vantagem: eu no arranca ficava sempre para trás porque saiam todos à morte e eu acabava sempre à frente de todos do meu grupo etário. Isto todos os dias(!)

Além disso, durante o treino é mas fácil saberes o esforço que estás a fazer com powermeter do que com bpm porque a leitura é directa e não depende do calor, stres, etc que são factores que fazem variar o bpm.

Mas ATENÇÃO: o powermeter não substitui o bpm! Eu continuo a utilizar os dois! É que não somos robots e o bpm dá-nos informação preciosa sobre oque deviamos fazer e o que o corpo num dado dia/momento consegue fazer... ou seja não passar alguns limites de bpm para optimizar o esforço...

Ainda no outro dia estava a fazer um teste de ftp e achei que ía à morte mas o power não era nada de especial. Pelo bpm validei que realmente ou estava sem pernas ou o powermeter não estava calibrado e lá baixei o ritmo (mais tarde verifiquei que estava a marcar menos 30w(!!!)).

Outra variável interessante é que à medida que vais evoluindo em termos de treino consegues fazer mais power com menos bpm. Ou seja é preciso ires medindo tanto o power (teste ftp) como o bpm durante o ftp para depois teres o máximo de informação e optimizares o esforço.

Com o tempo ficas a saber que power e que bpm consegues fazer para um dado periodo de esforço. Nota que apartir de dada altura é só a duração que interessa. Se é a subir ou a descer é irrelevante hehehe

Nota importante: o que refiro é para provas/treinos/voltas de 4 horas ou mais. até às 2h/3h é pata a fundo hehehe. Critériums de 50min então, é aço até partir a máquina! E não sei nada dessa área em que o power que consegues fazer em periodos de 5min (o chamado VO2) têm um papel importantíssimo.
 

GMQ

Well-Known Member
É uma boa ideia tentarmos concentrar toda a informação num só tópico apesar de considerar que existe pelo menos um tópico sobre o assunto. Não tenho o dito aparelho reconheço as vantagens do mesmo, mas o preço ainda é proibitivo, sobretudo quando os meus objectivos nem passam por participar em provas. No entanto, como procurar seguir certas metodologias de trabalho e não tenho essa ferramenta uso as BPM's para gerir os meu esforço tendo presente que existem limitações das mesmas. Mas é um tema que me interessa. Prossiga então o tópico.
 

alemos

Member
este assunto é super interessante para mim.


Pessoalmente, nunca treinei por BPM na bicicleta (apenas em corrida), na bicicleta a única métrica que normalmente me interessa é a cadência (e a velocidade, vá, temos que ter aquele orgulho).

Tal como tu, depois de um mês de usar o trainerroad, e de ver o meu FTP aumentar, comecei a pensar se não faria sentido investir num powermeter. A única diferença é que eu tenho um smart trainer, e como tal ele calcula a potência (não preciso de usar o virtual power) durante os treinos.

Depois de umas voltas, já todo contente com o meu mês de trainerroad, apesar de ter batido uma data de PRs que tinha, fiquei com o sabor amargo de achar que se tivesse acesso à potência, se calhar teria dado mais de mim, e olhando para o "cálculo" que o Strava faz, vejo claramente que realmente poderia ter dado mais, daí também estar a considerar o equipamento, não por uma questão de treino, que aí já estou servido, e acho que é aí que o valor do powermeter é maior, mas também para as minhas "corridas" sozinho, if that makes sense :)



(está um post assim um bocado estranho, mas estou numa feira e volta e meia aparece aqui malta a querer umas demonstrações, por isso desculpem qualquer dislexia ou falta de clareza :D
 

Ricardo93

Active Member
Tal como tu, depois de um mês de usar o trainerroad, e de ver o meu FTP aumentar, comecei a pensar se não faria sentido investir num powermeter. A única diferença é que eu tenho um smart trainer, e como tal ele calcula a potência (não preciso de usar o virtual power) durante os treinos.

Depois de umas voltas, já todo contente com o meu mês de trainerroad, apesar de ter batido uma data de PRs que tinha, fiquei com o sabor amargo de achar que se tivesse acesso à potência, se calhar teria dado mais de mim, e olhando para o "cálculo" que o Strava faz, vejo claramente que realmente poderia ter dado mais, daí também estar a considerar o equipamento, não por uma questão de treino, que aí já estou servido, e acho que é aí que o valor do powermeter é maior, mas também para as minhas "corridas" sozinho, if that makes sense :)

A minha situação é muito idêntica à tua. Tenho um smart trainer uso o Trainer Road e realmente a precisão com que se consegue treinar não tem nada a ver. Na estrada tento recordar mais ou menos que watts estou a produzir para o esforço que estou a fazer. Mas não é de todo a mesma coisa.

Também gostava de comprar um powermeter (apesar de só competir contra mim próprio) mas enquanto o mercado não der a tão prometida reviravolta e os preços começarem a ser mais amigáveis continuarei como até aqui, sensações e bpm.
 

Wawando

Well-Known Member
Esse grupo que falas wawando são os pássaros?

Não, são os gajos do Dramático. A passarada, depende, se for durante os treinos sim. Mas se for ao fim-de-semana (que é sempre "race day") é ao contrário :) Quando lá vou para a frente e mantenho o power nas subidas a duvida não é se, é quando é que alguém vai "atacar" hehehe
Ando lesionado, assim que estiver a ok volto à passarada, tenho saudades daquele pessoal!

ESQUEÇAM o power estimado do strava. Se pusessem lá um numero ao calhar quase que ia dar ao mesmo...
 

aduarte66

Member
Boas,

o Wawando já disse muito.

Só para realçar que de facto o BPM é enganador até aquecermos bem, no meu caso levo pelo menos 20 minutos e no primeiro esforço a pulsação tarda a subir. Normalmente nos meus treinos de séries constato que a pulsação está sempre mais baixa nas primeiras 2 séries, o PM mantém te na zona desejada e continua a fazê-lo mesmo quando a pulsação sobe um pouco mais. Por isso na corrida para além da pulsação utilizo o ritmo (tempo por quilometro), mas é sempre importante conjugar os dois, até porque é indicador da tua evolução ou de um mau dia, mas já foi referido.

Para mim serve-me para gerir o meu esforço, todo o tipo de esforço, dos mais longos até aos mais curtos, sei a potência que aguento durante 1, 5, 20 e 60 minutos, assim como a potência média durante várias horas. Se chegar a uma subida cuja a duração conheça, consigo imprimir o esforço de acordo com essa duração.

Em jeito de conclusão, neste momento viveria sem o medidor de potência, mas as séries nunca mais seriam o mesmo, o esforço é muito mais preciso assim como a gestão do mesmo. Com os BPM também consegues fazê-lo, mas tens que te conhecer muito bem e nunca chega a ter a mesma precisão, pelo menos no meu caso.

Abraços,

Duarte
 

Fredsalvado

New Member
A minha situação é muito idêntica à tua. Tenho um smart trainer uso o Trainer Road e realmente a precisão com que se consegue treinar não tem nada a ver. Na estrada tento recordar mais ou menos que watts estou a produzir para o esforço que estou a fazer. Mas não é de todo a mesma coisa.

Também gostava de comprar um powermeter (apesar de só competir contra mim próprio) mas enquanto o mercado não der a tão prometida reviravolta e os preços começarem a ser mais amigáveis continuarei como até aqui, sensações e bpm.

Ja consegues power meter com valores bem mais baixos.
É sem duvida um excelente investimento.
 

zorza

Well-Known Member
Este é dos investimentos que têm andado na cabeça há já um ou dois anos.
Parte dos meus treinos são feitos em rolos tendo por base as pulsações. Obviamente que não é exacto como a potência, mas entre treinar zonas, dias de repouso, treinos de base na zona 2 por exemplo, é bem melhor guiar pelas pulsações do que por nada... Mas nota-se que a veracidade dos dados, deixa um pouco a desejar.
Dias há que para as mesmas pulsações, o esforço é (ou pelo menos parece ser) diferente.

o Powermeter é assim "a senhora que se segue".

Ando inclinado para um stages, dado que há a minha ultregra 6800 já com ele aplicado, pelo que é menos um problema.
Mas, sinceramente não quero comprar um garmin. Uso desde há 4 anos um telemóvel com o sports-tracker e tenho lá os meus treinos todos. Com Pulsação e cadÊncia, dado que tenho os sensores..
Se optar por um stages, posso usar a ligação bluetooth e o strava por exemplo para ver potencia em tempo real. COm a autonomia de telemóvel que tenho (ronda as 5 a 6 horas), não vejo necessidade nenhuma de adquirar um garmin 520 por exemplo. Ah, antes que esqueça, telemóvel à prova de água e pós, etc. E sim, já apanhou chuva, já tirei fotos dentro da piscina e tudo ok...


Sem entrar em grandes descritivos, e porque pelo que se vê no mercado, os PM são todos mais ou menos exatos, funcionando bastante bem, há alguma recomendação de um PM que considerem neste momento uma boa compra?

Zorza
 

aduarte66

Member
Boas,

Não levem a mal, mas quer me parecer que os últimos posts estão off-topic. Talvez seja melhor abrir um tópico sobre PM, no qual contribuirei com todo o gosto. Por mim a moderação pode apagar o meu post.

Abraços,

Duarte
 
Top