• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Bike-fit

Kongas

Active Member
Com os braços assim tão direitos os cotovelos não fazem de amortecedor e todas as vibrações causadas pelas irregularidades do piso são transmitidas directamente para as vértebras, o que contribui para a dor nas costas.

Mas cada caso é um caso, nada como um bike fit...
 

pratoni

Well-Known Member
A tirar ideias... :)

951_DA08_B-0_DB3-4_DE4-_B371-9216275_A4902.jpg
Esquece lá isso que o que interessa a ti é ir confortável e não aerodinâmico senão depois nem consegues andar direito ao sair da bike.
 

Jorge Simões

Active Member
Um bocadinho... Mas vai com calma. Procura na internet alguns exercícios sobre "back stretching" e "leg stretching". Se fizeres apenas 30 minutos todos os dias, preferencialmente ao fim do dia, vais notar melhorias.
 

pratoni

Well-Known Member
Ah, é o ângulo de cima.
Fonix, 55-70, tenho mesmo q me dobrar mais! :eek::D

Como referi é mais fácil dizer do que fazer.

Começa por tentar ir com os ombros o mais relaxado possível e vais ver que com o tempo o próprio corpo vai descendo...
 

ruilebs

Well-Known Member
Hoje estava a falar com um tipo de uma loja em Braga que me estava a dizer:
"você com 1m83, 90cm entre pernas, e pouca flexibilidade e diz-me que é 54-55 de top tube... não sei se é assim tão evidente.
repare que qd está entre dois tamanhos [no caso falava se entre o 54 e o 56/57] ao escolher o menor está a descer imenso o stack. E embora de facto o reach seja mais curto, com a sua perna e a respectiva altura do selim, pode não conseguir vencer o desnível entre o selim e o guiador.
o guiador fica mais próximo sim, mas tão baixo que não é possível lidar.
você quer uma menor para não ir esticado, mas é pior a emenda que o soneto"

Já tinha pensado nisso por acaso, parece me pertinente.
Alguém tem opinião sobre isto?
 

Jorge Simões

Active Member
A ideia que tenho é que só tens que te certificar que o Seat tube com o espigão do selim consegue ter o comprimento suficiente para garantires o ângulo de joelho entre os 35 e os 40, que dizem ser o ideal.

O stack baixa mas podes colocar espaçadores...(desde que não cortem a forqueta).

Para o reach mexes no avanço. (Um avanço muito curto aumenta a instabilidade da condução da bicicleta).

Essa da elasticidade e do stack para mim não entra...se não tens elasticidade para baixar no stack tb não tens para te deitares para cima de uma quadro que te mande as manetes lá para a frente.

Etc...etc..

Mas é por isso que apoio técnico especializado é essencial. Bitaites todos mandamos...
 

Carolina

Well-Known Member
O que ele diz é verdade, por isso, se tens pouca flexibilidade, devias optar por uma bike de endurance. O stack é maior e o reach é mais curto.

O que ele não te diz, é que em vez de andares mais dobrado vais andar mais esticado... e entra as duas opções, venha o diabo e escolha.

Resumindo: por muito que queiras ter uma determinada bicicleta, tens de ter consciência das tuas limitações físicas. Da próxima vez que fores a uma prova só tens de olhar para quem tem bikes aero. 99% andam com uma mão cheia de espaçadores debaixo do avanço e/ou avanço minúsculos e/ou avanços virados ao contrário.
 
  • Like
Reactions: DMA

ruilebs

Well-Known Member
Sim, mas este pensamento era já tendo como ponto assente um dado modelo, endurance. Qto a isso não tenho qualquer ilusão.
 
Top