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Bike de estrada equilibrada

Raven82

New Member
Ola companheiros estava a pensar mudar de fininha mas precisava de um compromisso,

1º Boa rolar, o que apontaria para um modelo aero

2º Conforto na subida, neste caso apontaria para uma endurance

- Será possível este compromisso com uma Orbea Orca Aero, estou a dar este modelo por uma paixão antiga pelas Orca.

- Não sendo possível conseguir este compromisso no modelo acima, qual sugeriam com compromisso rapidez/conforto privilegiando sempre mais o conforto claro.

Obrigado e boas pedaladas
 

Carolina

Well-Known Member
Entre endurance e aero, é uma bicicleta racing... tcr, tarmac, emonda, supersix...

A orbea de certeza que tem um modelo equivalente, mas não estou por dentro dos modelos da marca.
 

DMA

Well-Known Member
Algumas racing tem geometrias muito semelhantes às aero (em alguns casos até são iguais).

Raven, o principal factor de aero drag é o teu corpo. Não te adianta ter uma bike aero se depois tens uma geometria em que vais uma % enorme do tempo com as mãos nas manetes. O gajo ao teu lado vai numa com geometria mais doft, vai em drops e se calhar vai a gerar menos arrasto aerodinâmico que tu ...

Se vais trocar de bike, já deves ter noção do tipo de geometria que te é confortável, certo?
 
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Raven82

New Member
@DMA isso é a grande questão o meu corpo digamos que mudou...neste ano e meio então como "a bike" ficou com menos cerca de 20 Kg o conforto aumentou muito, daí as minhas duvidas a Orbea Orca aero é apenas a menina dos olhos mas temos o factor eficiência e esse não sei se está neste modelo, pois subo mais do que rolo...e descer sou péssimo estou sempre a travar. Quanto á posição 80% manetes :) . Fora do forum o que me dizem é deixa te estar com a Kuota Kryon ( atual ) um deles mecânico de uma equipa de topo nacional diz mesmo que a minha bike e perfeita para mim só vê uma a encaixar melhor neste momento a Orca normal para tirar vantagens na subida, mas acha que não vale o investimento. Ou seja não é fácil de determinado passei a receoso.
 

rkixa

Well-Known Member
Se o mecânico te disse isso porque não, se ainda não tiveres, um powermeter? É uma opção e provavelmente o que eu faria e ainda sobravam uns trocos ;)
 

xeko

New Member
Boas Companheiro! Orca Aero não aconselho para subidas nem mesmo qualquer outra marca sendo ela "aero" uma orbea Orca m20 Item ficas topo
I127TTCC-J5-SIDE-ORCA_M20iTEAM-gris.jpg

mas se queres ainda mais conforto e tiras um pouco de velocidade tens a Orbea Avant m10
I114TTCC-BY-SIDE-AVANT_M10TEAM_D-Gris.jpg

... Mas se queres rapidez e conforto e mais um pouco de €€€ tens a Wilier Cento 10
cento10ndr-r3-bianco.jpg

Cumps
 

Carolina

Well-Known Member
@DMA isso é a grande questão o meu corpo digamos que mudou...neste ano e meio então como "a bike" ficou com menos cerca de 20 Kg o conforto aumentou muito, daí as minhas duvidas a Orbea Orca aero é apenas a menina dos olhos mas temos o factor eficiência e esse não sei se está neste modelo, pois subo mais do que rolo...e descer sou péssimo estou sempre a travar. Quanto á posição 80% manetes :) . Fora do forum o que me dizem é deixa te estar com a Kuota Kryon ( atual ) um deles mecânico de uma equipa de topo nacional diz mesmo que a minha bike e perfeita para mim só vê uma a encaixar melhor neste momento a Orca normal para tirar vantagens na subida, mas acha que não vale o investimento. Ou seja não é fácil de determinado passei a receoso.

Um mecânico honesto. Aproveita os conselhos dele.

Se queres melhorar a performance tens de investir no treino. Nenhuma bicicleta substitui o treino.

(A não ser que tenha rodas malaguetini compatible, mas aí estamos noutro nível).
 

Carolina

Well-Known Member
Explicado pelo mestre:

albertosemcontador said:
Malaguetini compatible e a nova tecnologia das rodas! Mas as rodas Tem que ser compativel e o quadro tambem!

Posso-Te dizer que As rodas malaguetini compatible vêm com um kit composto por 3 elementos, rodas, botija co2 para encher os pneus com monoxido malagueta mas quando encheres cuidado! Que a pressão do monoxido de malagueta sobre os pneus é tanta que ela vai ficar a andar!! A andar tanto! Que tens no kit também 2 supositórios de malagueta para meteres no CU para ires a correr atrás dela senão nunca mais a apanhas!

Grande abraço...

:D
 

DMA

Well-Known Member
@DMA isso é a grande questão o meu corpo digamos que mudou...neste ano e meio então como "a bike" ficou com menos cerca de 20 Kg o conforto aumentou muito, daí as minhas duvidas a Orbea Orca aero é apenas a menina dos olhos mas temos o factor eficiência e esse não sei se está neste modelo, pois subo mais do que rolo...e descer sou péssimo estou sempre a travar. Quanto á posição 80% manetes :) . Fora do forum o que me dizem é deixa te estar com a Kuota Kryon ( atual ) um deles mecânico de uma equipa de topo nacional diz mesmo que a minha bike e perfeita para mim só vê uma a encaixar melhor neste momento a Orca normal para tirar vantagens na subida, mas acha que não vale o investimento. Ou seja não é fácil de determinado passei a receoso.

O tipo de afirmações como a que esse teu conhecido fez são no mínimo "estranhas". Com tanta geometria disponível e com tantos periféricos para ajudar no ajuste, ele só vê uma opção melhor que aquela que tens neste momento; sem querer ser mauzinho, mas isso é conversa de café.
Estive a ver a geometria da Orca Aero e o 51 e 53 não tem nada demais em termos de geometria. tens uma geometria semelhante a uma TCR, Tarmac SL4/SL5, Supersix, Addict entre outras.
A questão da eficiência a subir, também me parece empolada; eficiência em que sentido? Mais rígida? Caso seja isso, é algo insignificante para amadores como nós.
Eu teria muito mais em conta questões como a sensibilidade ao vento (que em montanha é algo comum), a localização dos travões (não no caso da Orca, mas em outras aero), o facto de teres material proprietário, como por ex o espigão, a questão da alta integração que essas bikes apresentam que por vezes fazem com que a manutenção não seja tão fácil (caso sejas tu mesmo a fazer), etc.
 

DMA

Well-Known Member
PS: se passas 80% do tempo nas manetes, uma bike aero não é a coisa mais racional do mundo para o teu caso; agora se é por paixão, pela estética, ou outro factor ... força que o raio da bike é linda :D
 

Raven82

New Member
@DMA sim concordo contigo, a bike não é a mais adequada mas é linda que doi...e pilotar aquilo durante 2km ( experimentar ) é como ter um Ferrari:cool: na mão. Ainda assim vou seguir o conselho do meu mecânico e da @Carolina e ficar com minha Kuota Kryon e talvez meter umas rodas novas ( as Cosmic talvez ).
 

DMA

Well-Known Member
Para ser-te sincero, não conhecia a tua bike. A geometria dos tamanhos mais vulgares até é acessível.
Qual o tamanho da tua?
 

Raven82

New Member
Para ser-te sincero, não conhecia a tua bike. A geometria dos tamanhos mais vulgares até é acessível.
Qual o tamanho da tua?
A minha é uma M, sim estamos a falar de um quadro muito bom e para já o preço delas é bastante acessível.
 

Raven82

New Member
Qual a opiniao em relação a trek domane sl6? Pessoalmente fiquei agradado com o conforto e bom desempenho nas subidas não perde muito para a emonda e nem para a orbea orca m20.
 

DMA

Well-Known Member
Raven no início andavas a ver uma Orca Aero e agora já estamos a falar numa Domane? :)

Em relação ao conforto tu é que sabes as necessidades que tens; mas uma bike como a Emonda, que não tem uma geometria ultra agressiva, com os periféricos correctos, com uns pneus de 25mm gorditos, permite fazer voltas de mais de 4h non stop sem problemas.
 

Raven82

New Member
Sim DMA é um facto mas como falamos antes bikes aero é um erro porque subo muito, desço mal logo a geometria aero como o Xeko disse na altura, e bem é um erro, a minha duvida é mesmo perceber se uma domane vai ter um bom compromisso conforto e subida, eu faço treinos de séries de subida mas no final a caminho de casa apanho 2 setores de empedrado que me fazem dizer mal da vida, aqui é que entra o IsoSpeed da trek . Agora se IsoSpeed e domane for como vendem é a aposta certa.
 
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