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bike de ciclocross para estrada

brunos

New Member
boas a todos,
fui praticante de btt durante alguns anos..
entretanto agora quero fazer uns kms de estrada com os amigos , nada de competição.
gosto muito das ciclocross, acham que é uma boa ideia esse tipo de bicicleta para estrada? em relação á ciclistica da bicicleta, haverá muita diferença para as de estrada?
orçamento não ultrapassar os 1500 euros..
 

cenazia

Well-Known Member
Acho que o maior problema é que ao contrário do que se pensa a geometria das bikes de ciclocross é bem agressiva, são bikes pensadas para competição, é preciso procurar bem para encontrar uma que não seja muito agressiva. Estou a falar disto, porque vindo tu do btt quase de certeza que ficarias melhor servido com uma geometria de endurance, pelo menos inicialmente.

Eu tenho uma bicicleta desse tipo +/-, mas a geometria é mais virada para as gravel do que ciclocross, logo é mais "simpática", porque é que não procuras uma de gravel em vez de ciclocross? Estas têm ainda a vantagem de normalmente poderem levar pneus mais grossos que as de ciclocross e caso queiras ir dar umas voltas off-road isto vai (como já sabes) aumentar bem mais o conforto.
 

cenazia

Well-Known Member
Mas se é mesmo para andar maioritáriamente em estrada existem umas bikes de estrada de endurance que já levam pneus de 32 ou mais, acho que se calhar esta era a melhor compra que farias pois é muito mais fácil encontrar um bom negócio com uma bike de endurance do que com uma de gravel/ciclocross
 

brunos

New Member
Obrigado pelas respostas. De facto ser uma bicicleta com geometria virada para o agressivo , realmente nao é o que pretendo. Estive a ver a linha roubaix da specialized. O que acham? Gosto bastante do estilo das bikes... Entre outras claro...
 

cenazia

Well-Known Member
A Roubaix ficas bem servido, vê também a Domane da Trek, é mais ou menos consensual para os valores que indicaste a versão a disco leva pneus 32, a normal não sei, mas pelo menos 28 deve levar, mas há quem tenha aqui no forum e podem dar melhores indicações.

Outra coisa fundamental é que não vás na conversa dos vendedores nem das tabelas das marcas em relação aos tamanhos. Nem de amigos que compraram bikes de estrada por intermédio destes pois muito provavelmente andam todos esticadinhos na bike e depois não há geometria de endurance que lhes valha. Numa bike de estrada é ainda mais importante o tamanho certo. Qual a tua altura e peso?
 

daniel_mb1

Active Member
A Domane alr com travões normais Direct mount vem com pneus 28. As que têm travões de disco vem com 28.
As versões mais antigas com travão normal (caliper) como a minha, vem com pneus 25. Não sei se dará para 28! Se der vai ficar muito à justa e depois com as areias e lamas que ficam agarrados ao pneu, vai roçar tudo no quadro, na zona do travão traseiro.
O melhor é mesmo a versão disco.
Eu recomendo a Domane, pois claro! Estou muito satisfeito com a minha, muito confortável, e o sistema isospeed é uma clara vantagem face à concorrência.
 

brunos

New Member
specialized roubaix elite e a trek domane. em principio avanço para uma dessas.. a ver se arranjo umas promoções jeitosas.. ehehe...
não queria uma pura de estrada. mas algo mais divertida.. :)

em questão ao tamanho , deve ser uma 57 /58?
 

Hugorgvteixeira

Well-Known Member
Acho que a pessoa indicada para te transmitir feedback de uma gravel é mesmo o nosso moderador @RTC pois ele salvo erro é dono de uma...... Em relação aos tamanhos certamente os entendidos irão chegar a frente e ajudar te é preciso é teres abertura de espírito para os ouvir e de certeza que ficarás bem servido!
P.s
esquece já qualquer e toda tabela de fábrica pois os valores são demasiado grandes em relação a realidade!
 

RTC

Moderador
Staff member
Acho que a pessoa indicada para te transmitir feedback de uma gravel é mesmo o nosso moderador @RTC pois ele salvo erro é dono de uma...... Em relação aos tamanhos certamente os entendidos irão chegar a frente e ajudar te é preciso é teres abertura de espírito para os ouvir e de certeza que ficarás bem servido!
P.s
esquece já qualquer e toda tabela de fábrica pois os valores são demasiado grandes em relação a realidade!
Não é de gravel. É de ciclocross mas que uso para gravel. Pouca estrada faço (faço os kms necessários de ligação ao próximo estradão :)) e não faço ciclocross.
Uma geometria de ciclocross é mais agressiva que uma de gravel. No meu caso a escolha pela ciclocross recaiu mesmo pelas características que tem. Top tube mais curto, testa mais baixa e escoras mais curtas.

No entanto a opinião que te posso dar vai totalmente de encontro com o que já foi dito pelo @cenazia e as opções deixadas pelo @daniel_mb1 são válidas.
 
Boa noite pessoal!
Queria só esclarecer uma duvida dentro deste mesmo assunto.
Haveria problema em alterar os pneus de uma bicicleta de estrada e utilizá-la em estradões de terra e algo mais?
Todos os componentes, principalmente o quadro, aguentariam bem?
 

Carolina

Well-Known Member
Não há problema, tens é de ver se o quadro permite pneus mais largos, a grande maioria não tem espaço para mais do que 25 ou 28.
 

Carolina

Well-Known Member
Só indo ver, mas porque não vais logo para uma de ciclocross? A sportzone tem alguns modelos pelos mesmos valores.

Outra opção é a GT grade. Acho que há um modelo a rondar os 800 euros.
 

ruilebs

Well-Known Member
Eu tenho uma bicicleta desse tipo +/-, mas a geometria é mais virada para as gravel do que ciclocross, logo é mais "simpática", porque é que não procuras uma de gravel em vez de ciclocross? Estas têm ainda a vantagem de normalmente poderem levar pneus mais grossos que as de ciclocross e caso queiras ir dar umas voltas off-road isto vai (como já sabes) aumentar bem mais o conforto.

Fiquei curioso, qual é q tens?
Estou muito nesta onda tb.
 

cenazia

Well-Known Member
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