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Bicleta gravel abaixo de 1000€

joseruivo

Well-Known Member
Já me disseram várias vezes que os quadros das bikes da Decathlon são "piores" e não garantem, com o acumular de centenas ou milhares de Kms, uma transmissão tão fluida mesmo tendo componentes de melhor qualidade (por exemplo shimano 105 abaixo de 1000€). Ao certo o que quer isto dizer?
Quem diz isso tem ou já teve alguma bicicleta Dectahlon?

Preciso de opiniões para ter a certeza, além de que existem muitos relatos de pessoas no grupo do facebook da Decathlon de Bikes que tiveram problemas com peças e as bicicletas são apenas ou mesmo no quadro.
Não percebi… Problemas com componentes - travões, mudanças, etc - todas podem ter, e a diferença não está na bicicleta mas nos componentes que a equipam
 

pedrodbo

Well-Known Member
Se calhar não me expliquei bem, mas no quadro em si anda tudo "solto" lá dentro. Se calhar podia ser a experiência das bikes de decathlon de há uns anos... Hoje em dia não sei

Mas sendo assim bicicletas que tenham shimano 105 vão sempre ser o dobro do preço quase das da decathlon. Mesmo essas mais caras com frames de alumínio não compensam comprar ou compensam?
 

Carolina

Well-Known Member
Tudo solto lá dentro?

Honestamente, o mais provável é essas pessoas não fazerem manutenção às bicicletas. Além disso, é normal durante os primeiros 100-200 kms que a transmissão fique desafinada. Isso acontece sempre que os cabos são novos.

A transmissão 105 funciona da mesma forma, seja qual for o quadro onde está inserida.

Conheço várias pessoas que têm ou tiveram bicicletas da decathlon e nunca ouvi queixas desse género.

A diferença de preço está sobretudo relacionada com o facto de ser uma empresa multinacional que só vende bicicletas de marca própria. Acabam por conseguir fabricar um grande número de bicicletas e os custos de logistica também são diluidos pelo facto de venderem muitos outros produtos.
 

pratoni

Well-Known Member
Malta uma questão que me está a inquietar (além de não haver stock de nada :p ):

Já me disseram várias vezes que os quadros das bikes da Decathlon são "piores" e não garantem, com o acumular de centenas ou milhares de Kms, uma transmissão tão fluida mesmo tendo componentes de melhor qualidade (por exemplo shimano 105 abaixo de 1000€). Ao certo o que quer isto dizer? Porque de alguma forma se os componentes das bikes da decathlon só aparecem em bikes com o dobro do preço quase, alguma coisa eles têm de fazer para que a bike saia tão barata no PVP.

Preciso de opiniões para ter a certeza, além de que existem muitos relatos de pessoas no grupo do facebook da Decathlon de Bikes que tiveram problemas com peças e as bicicletas são apenas ou mesmo no quadro.

Não sei se fui claro mas mesmo assim gostava de ouvir uma opinião que me fizesse decidir, porque o preço delas é apelativo e a marca em cima não me importa, interessa mesmo que a bike tenha qualidade. Não quero comprar uma bike de quase 1000€ agora e ter de a trocar daqui a 3-5 anos porque está a dar muitos problemas.
Isso tem uma palavra, como diriam os amaricanos... bullshit!!!!

Isso é conversa de vendedor de outras marcas...
 

pedrodbo

Well-Known Member
ok percebo, a pessoa em si nunca teve uma da decathlon sempre teve de outras marcas, o que ouviu foi de outras pessoas provavelmente.

Agora a minha maior dúvida é, até que faixa de preços devo considerar comprar uma da decathlon? Imaginando que as geometrias são todas indicadas para mim, uma Van Rysel destas por 1800€ seria uma boa relação preço qualidade quando comparado com outras marcas conhecidas?

https://www.decathlon.pt/bicicleta-estrada-ultra-105cf-id_8500479.html

Ou por exemplo esta Van Rysel de gravel tem uma transmissão superior em relação a outras marcas na mesma faixa de preço:

https://www.decathlon.pt/bicicleta-edr-offroad-id_8601607.html

Vocês comprariam uma da decathlon, para as vossas necessidades, se fosse melhor nos componentes do que outras e o quadro fosse adequado a vocês?

Nota: Isto é tudo hipotético, não pretendo gastar 1800-2000€ numa bike neste momento
 

Carolina

Well-Known Member
A diferença de preço para outras marcas não é tão grande como possas pensar, até porque é raríssimo uma loja de bicicletas vender pelo PVP, há sempre algum desconto. Eu tive 20 e tal % de desconto na minha, por exemplo.

Tudo depende do que se quer comprar. Falas da transmissão e da geometria, mas e as rodas? E os outros componentes? Numa loja facilmente negoceio com o vendedor que quero a bicicleta com o avanço de tamanho X, em vez do de tamanho Y. Se calhar também oferece uns pedais ou uns suportes de bidons. Na decathlon é como está e acabou.

Há sempre mais coisas a ter em consideração, especialmente quando o preço aumenta.

A marca da bicicleta vai sempre acrescentar €€ ao preço final, isso é indiscutível. É algo que acontece com qualquer artigo que compres, seja ele de ciclismo ou não. Basta olhar para as marcas de roupa.

Nos quadros de gama alta, certamente haverá diferenças de desempenho para outros topos de gama, mas também duvido que a maioria dos ciclistas amadores que só pedalam ao fim de semana consiga perceber essas diferenças.

Se te é completamente indiferente a marca da bicicleta, não há motivo para ignorar as bicicletas da decathlon.
 

pedrodbo

Well-Known Member
Sim é me indiferente mas claro já falei com uma loja e eles quando tiverem stock da Trek AL3 vão me contactar e a troca das rodas seria possível fazer a diferença de preço e pôr as rodas que quero. Acho que a transmissão não valeria a pena trocar porque Sora não é uma má de entrada, uma shimano 105 iria encarecer um bocado a bike. Agora é entre pagar 1100€ no mínimo e ter Sora e umas rodas mais leves e pneus diferentes de origem ou uma rc 520 e não lhe fazia alterações porque não quero estar a ter que vender as rodas em segunda mão neste momento.

Outra questão, a pessoa que me recomendou a loja tem afinidade com o dono, mas nesta altura será que há assim tantos descontos? :p a parte chata é que teria a mão de obra grátis nesta loja mas não costumo ir lá muitas vezes porque fica longe da minha residência, não ia aproveitar essa mão de obra incluída muitas vezes para fazer a manutenção da bike.

Na decathlon não sei se eles cobram a mão de obra pelas idas à "oficina"
 

Carolina

Well-Known Member
Na decathlon acho que a primeira revisão é gratuita, mas isso é melhor confirmares na loja.

Ficas bem servido com qualquer uma das bicicletas.
 

GuilhermeOliveira

Well-Known Member
Pensar em comprar uma trek e já estar a pensar em rodas é uma coisa que me faz pensar para que querem uma bicicleta, deve ser daquelas marcas que não tem problemas nas rodas, que eu saiba
 

jcca

Well-Known Member
Sim é me indiferente mas claro já falei com uma loja e eles quando tiverem stock da Trek AL3 vão me contactar e a troca das rodas seria possível fazer a diferença de preço e pôr as rodas que quero. Acho que a transmissão não valeria a pena trocar porque Sora não é uma má de entrada, uma shimano 105 iria encarecer um bocado a bike. Agora é entre pagar 1100€ no mínimo e ter Sora e umas rodas mais leves e pneus diferentes de origem ou uma rc 520 e não lhe fazia alterações porque não quero estar a ter que vender as rodas em segunda mão neste momento.
Outra questão, a pessoa que me recomendou a loja tem afinidade com o dono, mas nesta altura será que há assim tantos descontos? :p a parte chata é que teria a mão de obra grátis nesta loja mas não costumo ir lá muitas vezes porque fica longe da minha residência, não ia aproveitar essa mão de obra incluída muitas vezes para fazer a manutenção da bike.
Na decathlon não sei se eles cobram a mão de obra pelas idas à "oficina"

Vamos lá decompor algumas das coisas que aqui escreves e vou tentar não ofender ninguém.
Para mim (já tive trek sei do que falo tive uma 2300 de estrada e uma 8500 de BTT há mts anos) qualquer bicicleta da trek analisando puramente os aspectos técnicos não valem o preço que têm comparando com outras marcas idênticas, aceito perfeitamente que existam pessoas que gostam da marca e aceito quem compra uma promoção de fim de coleção (15% de desconto todas as lojas conseguem fazer à cabeça e em certas alturas do ano 25 e 30 também não é complicado).

Quem diz que vos dá mão de obra tem duas hipóteses 1º mete a mão forte e feio nos componentes ou 2º fecha a loja a mão de obra tem mt valor se não acreditam pensem no vosso ordenado logo mente muito.

Stock da AL3 é simples vou colocar entre "" quem percebe português sabe que significa que alguém disse "As lojas estão lixadas habituaram-se a comprar hoje para entregar amanhã iam ao site viam se havia e qual o tamanho mostravam ao cliente e venha, mas agora têm de comprar hoje (esta conversa tem 4 semanas) para receberem daqui a 6 meses e têm de comprar estimando o que vão vender nos tamanhos já não estão habituados e quem não comprar agora não tem nada para vender em julho."

Compras uma AL3 e queres umas rodas mais leves....porque vais andar mais?!?!?! Duvido é uma questão de física umas rodas mais leves têm menos inércia podem demorar menos a ganhar velocidade mas é mais difícil de manter a velocidade, além que a rigidez é menor, se me disseres que queres umas rodas de gama semelhante com melhores rolamentos ou mais rija aí sim.

Agora tens um grande problema que é não percebes mt e estás aconselhado pelo Amigo do Amigo que tem uma contacto naquela loja e ali é o melhor......"faço 100 pq é para ti e ofereço a mão de obra, a outro faço 90" abre os olhos" eu quero pagar a mão de obra pq quero ter o direito de reclamar do serviço se precisar.... as da Decahtlon não prestam então as de alumínio muito menos são feitas em Águeda.
Tudo o que não tem manutenção chocalha e quando dá o berro é material novo Sora ou Durace.
O DIZ QUE DISSE É UMA M€£DA quem acredita acredita e a culpa morre solteira foi alguém.......
 

pedrodbo

Well-Known Member
Não é no sentido de serem más, mas mais leves. Não consegui ver as especificações das que vêm de origem mas assumo que seja uma das coisas em que eles cortam nos custos, não?
 

pedrodbo

Well-Known Member
A questão das rodas era tentar diminuir o peso mas sim percebo o que dizes quando à firmeza da mesma e da forma como rola.

@jcca Percebo o que dizes mas não é nesse sentido. A pessoa dessa loja em questão é bastante competente e se não cobra a mão de obra é porque provavelmente conhece bem o familiar que me recomendou a loja e a pessoa para tratar da minha bike. O preço dos componentes tu consegues facilmente ver na net e perceber se te está a levar a mais ou nao, agora que realmente percebo pouco disto é verdade. Há demasiadas variáveis e não ha benchmarks como em produtos de tecnologia, não é facil de medir tudo e mais alguma coisa.

Eu pessoalmente não tenho afinidade com marcas (apesar de achar algumas produzirem bikes mais bonitas esteticamente que outras) mas preferia comprar em loja física porque além de ainda nao saber o tamanho ao certo que vou comprar (espero fazer um bikefit em breve), o suporte nem sempre é espetacular online com as marcas.

Estava de olho noutras marcas que nao Trek mas os preços que têm em loja são mais altos e com componentes piores, mesmo com geometrias "boas" de endurance, não me convencem...além de que estão esgotados.
 

Carolina

Well-Known Member
Ele deve-te oferecer a primeira manutenção, que é algo comum. Não te deixes ir nessa conversa de manutenção grátis pra sempre. As lojas ganham dinheiro na oficina, não é a vender bicicletas.

Caga no peso da bicicleta. O dinheiro que gastas em rodas novas é mais bem investido num powermeter para ajudar a treinar.
 

pedrodbo

Well-Known Member
Ok obrigado. Sim powermeter era algo que tinha interesse.

Independentemente de onde eu vá comprar a bike, nas lojas tradicionais (portanto não a decathlon), é possível pedir para trocar alguns componentes e fazer a diferença de preço certo?

No caso desta Trek vem com Shimano Sora. Valeria a pena pedir para trocar para Tiagra? Acho que o conjunto todo custa mais 100€ e o Shimano 105 custa 150€ a mais, salvo erro.

Outras bikes que vi listadas perto de mim e que achei interessantes mas não aquilo que eu pretendia a 100%, ou porque eram muito caras ou trazem componentes "meh" para o preço, sao:

Giant revolt 2 2021 - 1225€
https://bikezone.pt/pt/-gravel/13683-giant-revolt-2-2021.html

CANNONDALE TOPSTONE 4 AZUL 2021 - 1299€ (tem transmissão microshift advent X 10v - não sei bem como se porta em relação às transmissões shimano)
https://bikezone.pt/pt/-gravel/13142-cannondale-topstone-4-azul-2021.html

SCOTT SPEEDSTER GRAVEL 40 2021 - 1399€ (já bastante fora de orçamento mas se compensasse podia dar o salto no entanto vem com Tiagra, pelo preço esperava um pouco mais)

https://bikezone.pt/pt/-gravel/13235-scott-speedster-gravel-40-2021.html
 

mussulo

Well-Known Member

pedrodbo

Well-Known Member
Ser usada é uma possibilidade sim. Só não coloquei a hipótese por não saber ver o estado dos componentes propriamente (desgaste). O tamanho provavelmente é esse, meço 1,7m mas teria de ver outras medidas antes de saber ao certo se é esse o tamanho.

@I l l u m i n a t u s Já postei há umas páginas atrás, contactei essa loja eles viram com o importador e não vão ter a Nuroad nem conseguem mandar vir... Não me perguntes porquê porque devia dar para mandar vir... :(

Vou ver nessa trek se me mudam a transmissão para tiagra e se a diferença não for muita vou pedir para o fazerem (assumindo que é tudo compatível)
 

el-solitario

Well-Known Member
tenho uma b'twin ultra 900 com quase 10000km equipada com full ultegra e só tenho a dizer bem da bicicleta, recomendo vivamente a qualquer pessoa este tipo de bicicleta da gama alta deles (custou-me nova na loja 950€). Se trocava por outra? Talvez sim, mas por 2 motivos, um importante e outro irrelevante. Travão de disco, apesar de ter ultegra, não sinto muita confiança neles, principalmente se o tempo estiver húmido. E mudava para carbono porque tenho essa possibilidade financeira e deve ser melhor que alumínio (confortável em longas voltas).

No entanto, trocava sem problemas para uma outra decathlon na mesma, mas eles não tem, ao dia de hoje, nada de carbono com discos.

Como a que tenho nunca deu problema, nunca cheguei ao ponto serio de pensar em trocar e por isso vou-me mantendo bastante satisfeito. E já sei que se trocar algum dia será porque sim e porque posso.
 
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