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Bicleta gravel abaixo de 1000€

pedrodbo

Well-Known Member
O ponto mais importante aqui é "emprestaram" significa que não tens nada, a malta que converte quadros 26 em gravell têm o quadro e por norma mt do material tb já encostado numa caixa lá para casa (foi o meu caso gastei cerca de 250€ numa forqueta de 420g e nuns bombitos mecanicos TRP) o resto já por cá havia desde os desviadores às manetes.
Logo compra novo e por esse valor a melhor coisa é Decathlon.

Percebo e faz sentido, não tenho material para a transformar por isso o custo não ia ser baixo.

Obrigado pelas sugestões
 

mussulo

Well-Known Member
Não tendo nada, torna-se complicado, sim...
Ou é uma questão de teres tempo para ir montando a bike, e ires vasculhando a net à procura de bons negócios / promoções, mas ainda assim vais gastar um bom dinheiro.

Tinha percebido que esse "emprestado" era um "emprestaDADO", dai teres logo uma base para arrancar com o projeto.
 

pedrodbo

Well-Known Member
Sim é emprestado meio dado porque a pessoa já tem uma bike nova e esta, estava no canto da garagem encostada há uns bons anos :p
 

joseruivo

Well-Known Member
Não me importo de gastar um pouco mais nos pneus, e não estava a pensar pôr na decathlon porque eles estão fechados e a substituição dos pneus tem que ser um mecânico porque tenho zero experiência nisso. Amanha vou à loja onde costumo pôr a minha bike, e vou ver que pneus ele tem lá disponíveis mas já me falou em valores a rondar os 26-30€ cada pneu

Qualquer que seja a opção que acabares por tomar, TENS (!) de aprender a trocar pneus e câmaras: se furares a meia da volta, regressas a casa como??
Olha aqui:
(A partir do minuto 5. Com este ainda aprendi uma boa dica!)

Pratica montando e desmontando os que tens, para depois trocares por outros pneus, ou ficares a saber como trocar uma câmara em caso de furo durante o passeio.
 

JBG

Well-Known Member
@pedrodbo aconselho a CUBE Nuroad pro que está na faixa do teu orçamento.


NUROAD PRO

480100_light.jpg



A cross race tb é interessante, mas duvido que a geometria que te sirva principalmente derivado das tuas queixas da lombar.

CROSS RACE

488100_light.jpg
 

pedrodbo

Well-Known Member
tens razão @joseruivo eu devia mesmo aprender a mudar o pneu e camara de ar, pode salvar uma volta mesmo.

@I l l u m i n a t u s Eu ja tinha visto essa Cube Noroad pro, realmente é muito bonita e o preço apelativo dadas as specs.

A nível de quadro como é que posso saber qual o melhor quadro para mim e como posso comparar com outros de outras marcas? De certeza que não será só pelas medidas ou é? Sou um bocado nabo nisto por isso peço desculpa :D

Comparando com a Trek Domane AL 3 Disc, por exemplo
 

cconst

Well-Known Member
@pedrodbo nas especificações dos quadros procura por stack e reach.

De grosso modo:
- Stack: altura da frente
- Reach: distancia do selim ao guiador

pensando em trignometria, quanto maior o stack e menor o reach mais vertical o teu tronco irá, favorecendo uma posição mais relaxada e confortável.

Mas isto de grosso modo!

P.e.:
Cube nomad: R: 385; S: 554 (para um S - TT 53.7)
Domane AL: R: 374; S: 575 (para um TT 54.2)
Cube Cross: R: 372; S:556 (para um S - TT 53.6)
Diria que a Domane será mais confortável/relaxada para um tamanho semelhante.

Imagina um triangulo cujo um dos vértices está fixo no selim. Outro no guiador e outro nos ombros. Agora é jogar com esses 3 pontos e tentares imaginares o que te dará mais ou menos conforto.

Comparativo entre Domane AL e Cube Nomad (colorido, é a Nomad; a tracejado/picotado: a Domane):


Como podes ver a frente da domane fica não só mais alta, mas também mais próxima do selim. A Domane, sendo mais curta é mais ágil enquanto que a Nomad mais estavel em velocidade. Isto tudo em teoria pois não testei nenhuma.

A imagem acima foi retirada de uma app web que dá para colocar as medidas dos quadros das bikes e comparar:
https://www.bikegeocalc.com/
 

JBG

Well-Known Member
obrigado @cconst ;) ja percebi um pouco melhor.

Eu mencionei a Domane porque quando pesquisas por bicicletas gravel no site da Trek esse é o modelo mais barato. Eles devem colocar lá essas bikes bastando apenas trocar os pneus para uns de gravel e voilá, bicicleta gravel :D

https://www.trekbikes.com/pt/pt_PT/bicicletas/bicicletas-de-estrada/bicicletas-de-gravel/c/B546/?sort=price-asc&pageSize=24&q=:relevance&show=Page#

Não basta ter pneus de gravel para ser uma bicicleta de gravel, a geometria é diferente.
 

pedrodbo

Well-Known Member
@I l l u m i n a t u s já tinha essa ideia, no entanto apenas disse isso porque achava que a Triban 520 Gravel/não gravel eram iguais na geometria. Por isso pensei que outras marcas fizessem o mesmo.

Pelo que percebo eles na Trek não têm um modelo de "entrada" tão amigável no preço como outras marcas.
 

joseruivo

Well-Known Member
@I l l u m i n a t u s já tinha essa ideia, no entanto apenas disse isso porque achava que a Triban 520 Gravel/não gravel eram iguais na geometria. Por isso pensei que outras marcas fizessem o mesmo.

Pelo que percebo eles na Trek não têm um modelo de "entrada" tão amigável no preço como outras marcas.
Compara as geometrias das bicis que te interessarem, sejam elas de gravel ou não, e se gostares de uma não gravel vê se da para montar pneus de gravel
 

Carolina

Well-Known Member
A domane tem espaço para colocar pneus mais largos para andar fora de estrada, mas nunca será tão boa nesses terrenos como uma bicicleta de gravel. Tudo depende do uso que lhe vais dar.

Se vais fazer maioritariamente estrada e uns caminhos de terra batida de vez em quando, serve perfeitamente. Se forem caminhos com um terreno mais agressivo talvez não seja tão boa ideia.
 

pedrodbo

Well-Known Member
Obrigado pelas ideias.

Realmente está complicado é em termos de stocks. Uma loja disse-me que ia ter stock em Fevreiro da Domane AL 3, e apesar de não estar a pensar fazer grandes percursos acidentados off-road percebo que achem isso. No entanto já que tenho a de BTT diria que a Domane AL 3 não seria má aposta.

Já perguntei por stock numa loja onde vendem Cube mas dizem que estará esgotado e que vão ver com o importador.

O tipo de caminhos que penso que vou fazer será algo deste género:

No entanto, seria maioritariamente estrada @Carolina

Claro que seria bom se a bicicleta fosse mais versátil para outro tipo de terrenos mas não sei mesmo, se não tiver stock da Cube talvez avance com a Domane
 

pedrodbo

Well-Known Member
Voltando aqui um bocado ao tópico acabei por nao avançar com nada porque não tem havido stocks (houve algumas das possibilidades da decathlon mas stock ha 1-2 semanas mas ainda estava indeciso).

Portanto as opções que me parecem viáveis neste momento para mim:

- RC 500 - no entanto diria que seria melhor investir noutras rodas mesmo ou não? Pelo que vi várias pessoas dizerem os pneus são muito dificeis de trocar nestas rodas além de que devem ser pesadas. Será que com um investimento de 200€ conseguiria umas rodas melhores? Digamos 200€ + outro tanto para uns pneus gravel (60€) - 650+260= 910€ (um bocado acima da rc 520)

- RC 520 - trocar apenas os pneus por uns gravel, dado que não vou fazer percursos muito acidentados, o guiador acredito que não seja preciso trocar por essa mesma razão, e ficava abaixo dos 1000€.

- Rc 520 gravel - 1000€ e em principio, de início nao precisava de fazer trocas mas acho a opção que menos compensa dado que vou fazer maioritariamente estrada.

- Pus de lado as Cube porque esta semana no site já aumentaram de preço, os modelos que aqui mencionaram passaram a custar 1150€ (além de que já me disseram que elas não têm previsão de stock no futuro). Também acho que vou pôr de lado a Trek Domane AL3 porque por 1050€, acho que não oferece assim tanto a mais do que as da decathlon.
Tendo a Triban RC 520 Shimano 105, não dará melhor velocidade e fluidez do que a Trek Domane (Sora R3000)? Sei que pode parecer uma pergunta meia estúpida mas dado que as bikes parecem similares, com o mesmo peso e tudo acho que a RC 520 seria melhor investimento e mais barato.

Para já acho que nao seria um mau investimento uma das da decathlon, dada toda esta situação e se realmente gostar da bicicleta daqui a uns anos daria um upgrade para algo melhor.
Qual acham que seria o orçamento em que notaria um upgrade bom em relação à RC 520 ou a outra bicicletas a rondar os 1000€? Talvez 2000€? É apenas uma curiosidade, não tenciono aumentar o orçamento :D

Obrigado e desculpem estar a massar :p
 

LuisFerreira.

Well-Known Member
- RC 500 - no entanto diria que seria melhor investir noutras rodas mesmo ou não? Pelo que vi várias pessoas dizerem os pneus são muito dificeis de trocar nestas rodas além de que devem ser pesadas. Será que com um investimento de 200€ conseguiria umas rodas melhores? Digamos 200€ + outro tanto para uns pneus gravel (60€) - 650+260= 910€ (um bocado acima da rc 520)

Boas Pedrodbo,

Tenho uma RC500 e comprei esta bicicleta precisamente para fazer "conversão" para gravel. Na altura também não queria gastar uma fortuna dai ter seguido para esta opção (fiz a compra em Setembro de 2020), os upgrades iniciais foram logo o guiador e pneus, mais tarde apanhei uma boa oportunidade de uma pedaleira 105 usada e por fim sim, umas rodas (umas Fulcrum), nada XPTO, mas já bem mais leves do que as de origem. Peso total neste momento - 10.220Kg, deixo aqui uma fotografia durante um giro:
IMG-20210106-154354.jpg


Em relação algumas questões que colocas, também vi bastante malta a fazer queixa da troca de pneus nas rodas de origem, eu não tive qualquer tipo de problema a desmontar os de origem e a montar/desmontar uns Hutchinson Overide 35C, aliás, cheguei a ter uns furos em algumas voltas e fiz a troca de camara sem problema. Nas rodas Fulcrum estou a usar uns Vredestein Aventura 38C Tubeless sem problema, já vi malta com uns de 40C de uma marca que agora não me recordo. Mas para mim 38 está perfeito.

Entretanto ia colocar as rodas de origem a venda, mas por enquanto montei uns pneus de 28C (Continental Ultra Sport III) e tenho assim um par de rodas para quando quero rolar só em estrada.
 

pedrodbo

Well-Known Member
Obrigado pelo feedback. Pelo que me parece fizeste aí uma bike bastante boa, com esses upgrades ainda gastaste um bocadito mas se calhar compensa bastante principalmente as rodas, os pneus. O guiador não estava tão importado em ser o de origem.

Se realmente comprar a rc 500 pelo menos os pneus mudarei logo de início, as rodas talvez fique para mais tarde.

Eu queria uns pneus que rolassem bem em estrada e tivessem algum grip fora dela mas nada por aí além. Achas que os Vredestein são melhores que os Hutchinson que compraste? Não queria estar sempre a trocar de pneus estrada/"gravel" e por isso queria uns semelhantes aos que colocaste, pelo menos numa fase inicial.

Como sou novo nisto, a troca dos pneus tubeless, numa roda que já seja "tubeless ready" é igual aos pneus normais certo?
 
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