• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Bicicletas vão ser proibidas em ligações fluviais no Tejo

lgass

Well-Known Member
Bicicletas vão ser proibidas em ligações fluviais no Tejo

A Transportes de Lisboa, a empresa que agrega a Carris, o Metropolitano de Lisboa e a Transtejo, informou que a partir da próxima segunda-feira vai ficar temporariamente proibido o transporte de bicicletas nas ligações fluviais do Montijo, Seixal e Cacilhas. “Inconformidades legais e de segurança detectadas na frota” são as razões apontadas.

O transporte de bicicletas vai ficar restrito às ligações fluviais entre o Barreiro e o Terreiro do Paço e Trafaria e Belém (esta última ligação é feita num ferry, passando por Porto-Brandão). Neste sentido, a proibição do transporte de bicicletas é feita apenas na ligação do Montijo, Seixal e Cacilhas com o Cais do Sodré.

A empresa está em contacto com a Direcção Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos para “solucionar a questão” e para que a suspensão seja “o mais breve possível”.

Segundo a Transportes de Lisboa, a medida “garante o transporte eficiente e seguro de passageiros” e assegura, no futuro, “melhores condições (técnicas, legais e de segurança) de transporte de bicicletas em toda a sua frota de navios”.

O transporte de bicicletas em Lisboa é diferente consoante o meio de transporte. Não é proibido em horas de ponta, contudo não é aconselhável.

Nos Comboios de Portugal (CP), o transporte de bicicletas é grátis e pode ser feito a qualquer hora do dia, tal como nos comboios da Fertagus. Contudo, no comboio que faz a travessia do Tejo, bem como no Metropolitano de Lisboa, são permitidas apenas duas por carruagem e os ciclistas devem evitar elevadores e escadas rolantes.

Nos autocarros da Carris, o transporte é também gratuito e pode ser feito a qualquer hora, mas apenas em carreiras específicas, nomeadamente nos autocarros 708 (Martim Moniz — Parque das Nações), 723 (Desterro – Algés), 724 (Alcântara — Pontinha), 725 (Estação Oriente — Prior Velho) e 731 ((Av. José Malhoa — Moscavide Centro).

A Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB) anunciou que se vai realizar uma manifestação contra esta medida na próxima sexta-feira, no Terreiro do Paço, pelas 18h30. A organização mostra-se preocupada uma vez que os seus associados e a restante população “saem muitos prejudicados com tal retrocesso”. Será entregue um documento no Ministério da Agricultura e do Mar, sob tutela da Direcção Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, bem como na sede da Transportes de Lisboa/ Transtejo, no Cais do Sodré
 

Markulino

New Member
tb já tinha ouvido essa historia, e achei que era conversa.

Por mim, para já, é pedra nesses gajos.
Já não chegava tirar o Ferry de Cacilhas.

Boicote aos barcos da TransTejo.

1 abraço
 
Top