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Bicicleta tanto para fazer btt como para estrada

Bertinho85

New Member
Boa tarde
Gostaria de receber sugestões sobre uma bicicleta que tanto dê para andar como btt assim como (trocando de pneus) dê para andar em estrada. O orçamento é de 750€. Falaram-me de umas bicicletas RADON SCART (5/6/7) (Alemanha), mas não é comercializada em PT.
 

gfrmartins

Well-Known Member
Que tipo de BTT estás a falar? Estás a falar de estradões de terra e também fazer alcatrão?

Diria que uma bike de gravel ou ciclocross é o suficiente para as duas coisas se o que estivermos a falar de BTT não seja nada de agressivo e podes ter dois sets de pneus ou mesmo rodas diferentes se quiseres

Agora uma que faças as duas coisas bem esquece

As radon são vendidas para portugal pela Bike discount

https://www.bike-discount.de/en/buy/radon-new-scart-6.0-583698

Mas se for apenas estradoes não vejo qualquer necessidade de ter suspensão dianteira, nesta gama são fracas e só servem para aumentar o peso
 

Bertinho85

New Member
Procurava uma bicicleta que fosse facilmente ajustável no caso que decida por exemplo hoje andar em montanha e amanhã andar por exemplo em estrada. Na pior das hipóteses uma btt dá para as 2 coisas, embora que btt na estrada preciso de esforço maior. E referências de bikes gravel ou ciclocross? Na bike discount ainda são careiros nos portes se conseguir arranjar igual qualidade a um preço mais reduzido, cá em portugal.
 

gfrmartins

Well-Known Member
Não vais ter uma que faça as duas coisas bem.

Podes sempre comprar uma de btt e mudar os pneus quando quiseres ir para a estrada mas com esse orçamento vai ser uma bike pesada, a posição não vai ser a ideal para estrada, vais conseguir andar em estrada com pneus de estrada mas vai sempre faltar qualquer coisa, não vai ser o ideal e se quiseres começar a aumentar o andamento e os klms vais acabar por optar por uma de estrada mais tarde.

Mas se falas em Montanha então diria que será uma de BTT e quando quiseres fazer estrada alteras para uns pneus de estrada mas vai dar trabalho andar sempre a mudar os pneus ou então tens que ter outras rodas
 

ruilebs

Well-Known Member
Vais andar aí a ver cenários e perceber que vais ficar com uma coisa que não é carne bem é peixe.
E andar a trocar pneus, num instante te fartas.

Se a cena é mais BTT, que é o que parece, compras uma BTT 500-600€, e uma usada btwin p fazeres estrada, 300€.
 

GuilhermeOliveira

Well-Known Member
Ainda comecei a tentar ver o filme, mas desisti, até pode existir gajos que fazem coisas incríveis com uma qualquer bicicleta, mas quando compramos a bicicleta ela não faz o mesmo que nos filmes, nem o que as pessoas dizem nos forum e redes soc
Podem não acreditar, mas eu estou limitado por a minha bicicleta de btt não ter amortecedor atrás, nem quero imaginar em cima de uma bicicleta de estrada a fazer os mesmos trilhos e caminhos
 

antunesfilipee

Well-Known Member
O conceito de todo-o-terreno é capaz de já ter mudado um bocado nos últimos 30 anos, ou não?
Talvez sim. A questão é que quando me falam em BTT, eu imagino que a pessoa vá fazer trilhos tipo serra de Sintra onde há saltos por cima de estradas e troncos e mais não sei o quê... E nesse caso uma gravel ou cyclocross não servirá penso eu!
Mas atenção, eu não disse que não servia para o @Bertinho85! Ele também não foi muito esclarecedor no que quer dizer com BTT. Se forem só estradões de terra...
 
Talvez sim. A questão é que quando me falam em BTT, eu imagino que a pessoa vá fazer trilhos tipo serra de Sintra onde há saltos por cima de estradas e troncos e mais não sei o quê... E nesse caso uma gravel ou cyclocross não servirá penso eu!
Mas atenção, eu não disse que não servia para o @Bertinho85! Ele também não foi muito esclarecedor no que quer dizer com BTT. Se forem só estradões de terra...

Ok, mas isso são coisas bastante específicas. Se vais andar a dar saltos pelo meio dos troncos e das raízes, então é melhor que leves uma bicicleta com suspensão adequada. Mas para todas as restantes situações (estrada/trilhos/terra batida), penso que uma bicicleta (qualquer uma com geometria relaxada q.b.) com pneus acima de 40C (sejam rodas 27.5, 28 ou 29) e pressão adequada, serve perfeitamente. As recentes tendências assim o comprovam, não é novidade nenhuma para ninguém.

Isso de ter uma bicicleta específica para cada ocasião é coisa do passado, fazia sentido secalhar no tempo do avô do outro.
 

Jorge Simões

Active Member
Ok, mas isso são coisas bastante específicas. Se vais andar a dar saltos pelo meio dos troncos e das raízes, então é melhor que leves uma bicicleta com suspensão adequada. Mas para todas as restantes situações (estrada/trilhos/terra batida), penso que uma bicicleta (qualquer uma com geometria relaxada q.b.) com pneus acima de 40C (sejam rodas 27.5, 28 ou 29) e pressão adequada, serve perfeitamente. As recentes tendências assim o comprovam, não é novidade nenhuma para ninguém.

Isso de ter uma bicicleta específica para cada ocasião é coisa do passado, fazia sentido secalhar no tempo do avô do outro.
@The Caped Crusader Acho que te contradizes e ao mesmo tempo concordas com o meu avô.

E se pensares bem reconheces que se uma pessoa quiser andar bem/evoluir em estrada e andar bem/evoluir no BTT ( Bicicleta Todo o Terreno) tem mesmo que ter uma bicicleta para cada coisa.... Mas isso é só a minha opinião, que por acaso tenho uma bicicleta para cada especificidade.

Tem que ser o @Bertinho85 a clarificar melhor o que pretende efectivamente fazer, para que os users que percebem disto ( não é o meu caso) o possam ajudar.

PS - conheço um gajo que comprou um SUV para fazer TT com malta dos "Patrois"

PS 1 - no entanto concordo contigo....se uma pessoas só quiser dar um passeio descontraído ocasionalmente pode usar uma ciclocross com as especificações que mencionas.
 
Para mim, uma bicicleta de Cyclocross já é uma coisa demasiado específica, pois é pensada para ter uma geometria específica e com o objectivo de ser muitíssimo leve, o mais leve possível (pois tem que ser transportada sobre obstáculos). É capaz de não servir para outros objectivos que não sejam o Cyclocross.

Existem bicicletas com quadros de geometrias mais abrangentes e que permitem o uso em múltiplos terrenos, seja estrada, seja gravilha, seja terra batida. Basta que as rodas sejam pensadas para acomodar pneus que permitam rolar bem em alcatrão como em terrenos mais instáveis e soltos. Não é difícil encontrar hoje em dia bicicletas que façam isso tudo sem dificuldade.
Não estou a considerar extremos como o contra-relógio (no lado das disciplinas de estrada) ou o downhill (no lado das disciplinas de MTB), estou a considerar tudo o que está pelo meio. E há hoje em dia milhentas bicicletas, quadros e opções que conseguem preencher os requisitos do que está pelo meio, sem que seja preciso ter 17 bicicletas diferentes.

Eu tenho uma bicicleta que não é nada de especial, quadro de aço 4130, marca Singular, modelo Osprey, mas que acomoda pneus até 700x33C e já fiz com ela passeios inacreditáveis, em terra batida, gravilha, pelo meio da serra de Monchique e serras próximas, e também já fiz estrada com ela, com pneus 25 e 28C, com e sem guarda-lamas, com carga à frente e atrás, sem problemas de nenhum tipo.
 

GuilhermeOliveira

Well-Known Member
Eu não ando aos saltos nem a fazer acrobacias, nem tenho jeito e não metia a minha Scultura onde ando com o trator.
Se ha sítios onde ambas passavam, ha, mas a volta não se faz só de alguns sítios

Já agora, andar em uns estradões não é fazer btt, mas isso é outra historia
 
Eu não ando aos saltos nem a fazer acrobacias, nem tenho jeito e não metia a minha Scultura onde ando com o trator.
Se ha sítios onde ambas passavam, ha, mas a volta não se faz só de alguns sítios


Já agora, andar em uns estradões não é fazer btt, mas isso é outra historia

Lá está, cada um interpreta o conceito de BTT à sua maneira. Para mim BTT é andar em 'todo o terreno', e estradões mistos de terra, pedregulhos e areia, é 'todo o terreno'.

Mas admito que para quem faça BTT mais a sério seja uma brincadeira de crianças.
 
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