• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Bicicleta tanto para fazer btt como para estrada

GuilhermeOliveira

Well-Known Member
Isto começa a cheira a conversa de encher chouriços
Mas se a de estrada serve para fazer tudo, ou passar em todo o tipo de terrenos, para que é que queremos todos os outros tipos de bicicletas?????
Bastaria ter uma qualquer bicicleta de estrada, e com 4 ou 5 pares de rodas faríamos a festa

Estou fora, venceram-me
 

rkixa

Well-Known Member
Na minha opinião eu nunca iria com a minha fininha para onde iria com a minha grossa, bem como não faria as voltas com a minha grossa que faço com a fininha embora as conseguisse fazer! Conclusão cada macaco no seu galho!
 
Ah boa, acho que já estou a perceber! Portanto:

'conversa de encher chouriços' = 'conversa com outros pontos de vista diferentes do meu, mas que não me interessa ter pois eu sou muito firme nas minhas convicções e não estou para querer/tentar perceber nada que saia da minha zona de conforto'

Epá GilhermeOliveira, já me estou um bocado a borrifar para o que tu achas quando começas com atitudes de agressividade passiva como a dessa resposta do 'venceram-me, estou fora'. Até dá para chorar. Estás fora porque provavelmente não tens paciência para uma discussão saudável sobre o assunto, preferes fechar-te dentro das tuas convicções.

Eu não afirmei em lado nenhum que, para coisas 'específicas' de cada disciplina do reino do pedalar, não vale a pena ter bicicletas específicas. Penso que fui até bastante claro quanto a isso. Agora, para responder à pergunta do outro senhor, que era:

'Gostava de ter uma bicicleta que tanto dê para BTT como para estrada. Existe disso?'

A resposta é claramente SIM. Desde que haja algum compromisso em ambos os extremos. Obviamente que essa bicicleta nunca será tão boa como a mais pura das BTT nem tão boa como a mais pura estradeira. Mas há um compromisso, e mais, hoje em dia esse compromisso esbate cada vez mais as fronteiras com os quadros de Gravel/Adventure/Touring que se fazem hoje em dia, sejam em aço, alumínio, titânio ou carbono.

Basta dar uma vista de olhos na net, em fórums e sites de fabricantes, mas atenção: Ver com olhos de ver, e não com as palas do preconceito.

Beijinhos e abraços a todos.
 

Jorge Simões

Active Member
Ah boa, acho que já estou a perceber! Portanto:

'conversa de encher chouriços' = 'conversa com outros pontos de vista diferentes do meu, mas que não me interessa ter pois eu sou muito firme nas minhas convicções e não estou para querer/tentar perceber nada que saia da minha zona de conforto'

Epá GilhermeOliveira, já me estou um bocado a borrifar para o que tu achas quando começas com atitudes de agressividade passiva como a dessa resposta do 'venceram-me, estou fora'. Até dá para chorar. Estás fora porque provavelmente não tens paciência para uma discussão saudável sobre o assunto, preferes fechar-te dentro das tuas convicções.

Eu não afirmei em lado nenhum que, para coisas 'específicas' de cada disciplina do reino do pedalar, não vale a pena ter bicicletas específicas. Penso que fui até bastante claro quanto a isso. Agora, para responder à pergunta do outro senhor, que era:

'Gostava de ter uma bicicleta que tanto dê para BTT como para estrada. Existe disso?'

A resposta é claramente SIM. Desde que haja algum compromisso em ambos os extremos. Obviamente que essa bicicleta nunca será tão boa como a mais pura das BTT nem tão boa como a mais pura estradeira. Mas há um compromisso, e mais, hoje em dia esse compromisso esbate cada vez mais as fronteiras com os quadros de Gravel/Adventure/Touring que se fazem hoje em dia, sejam em aço, alumínio, titânio ou carbono.

Basta dar uma vista de olhos na net, em fórums e sites de fabricantes, mas atenção: Ver com olhos de ver, e não com as palas do preconceito.

Beijinhos e abraços a todos.
O único problema aqui é o conceito de BTT, que já percebemos ser subjectivo.

Daí que para aplicar ao sujeito @Bertinho85 (que foi quem abriu o tópico) é preciso que ele especifique o seu conceito BTT. Aí a malta pode opinar sobre se há ou não um modelo de bike que possa fazer o que ele pretende...

@The Caped Crusader o tipo de bicicleta que mencionas é mesmo fixe é para fazer o tipo de ciclismo que hoje o amigo @ruirpr mencionou no tópico de apresentação.

@Bertinho85 dá-lhe aí...explica lá à malta o que é que tu entendes como BTT...
 
O único problema aqui é o conceito de BTT, que já percebemos ser subjectivo.

Daí que para aplicar ao sujeito @Bertinho85 (que foi quem abriu o tópico) é preciso que ele especifique o seu conceito BTT. Aí a malta pode opinar sobre se há ou não um modelo de bike que possa fazer o que ele pretende...

@The Caped Crusader o tipo de bicicleta que mencionas é mesmo fixe é para fazer o tipo de ciclismo que hoje o amigo @ruirpr mencionou no tópico de apresentação.

@Bertinho85 dá-lhe aí...explica lá à malta o que é que tu entendes como BTT...

Claro que sim, a pergunta do Bertinho85 peca um pouco por não ser específica.

Basta que o quadro que ele venha a escolher não tenha qualquer tipo de suspensão para ser logo complicado meter-se por certos trilhos, o que lhe vai limitar um pouco as coisas que vai poder fazer.

No entanto, existem hoje em dia certos pneus para rodas 650b (27.5" para a malta do BTT) e rodas 26", que quando usados em certos quadros de aço ou mesmo de carbono, específicos para carga ou para terrenos mistos, conseguem fazer maravilhas. Recomendo a leitura do blog 'Bicycle Quarterly', por exemplo, que tem muito material para ler sobre gravel riding, single-track, etc. Tudo em bicicletas sem qualquer tipo de suspensão.
 

Jorge Simões

Active Member
Claro que sim, a pergunta do Bertinho85 peca um pouco por não ser específica.

Basta que o quadro que ele venha a escolher não tenha qualquer tipo de suspensão para ser logo complicado meter-se por certos trilhos, o que lhe vai limitar um pouco as coisas que vai poder fazer.

No entanto, existem hoje em dia certos pneus para rodas 650b (27.5" para a malta do BTT) e rodas 26", que quando usados em certos quadros de aço ou mesmo de carbono, específicos para carga ou para terrenos mistos, conseguem fazer maravilhas. Recomendo a leitura do blog 'Bicycle Quarterly', por exemplo, que tem muito material para ler sobre gravel riding, single-track, etc. Tudo em bicicletas sem qualquer tipo de suspensão.
De acordo...
 

JBG

Well-Known Member
All-City-Space-Horse-Disc-100.jpg


http://off.road.cc/content/news/first-look-all-city-space-horse-780
https://allcitycycles.com/
 

Rveladas

Active Member
Isso dependerá sempre do piso, se forem estradões de terra o mercado tem muita coisa,agora virou moda, mas se for outro tipo de peso é melhor uma de btt com suspensão...
 

mrfo

Active Member
Eu com a minha bike de ciclocross, consigo perfeitamente fazer algumas coisas que faço com a de BTT. Mas nunca será capaz de fazer BTT a sério, com subidas e descidas agressivas e/ou técnicas.
No entanto, é uma excelente bike, para quem só pode ou quer ter uma. Por exemplo, tendo uma ciclocross ou gravel, e dois pares de rodas, um com slikcs, outro com pneus cardados, consegue ter os dois mundos.
Mas nunca será o mesmo que ter uma bike especializada para cada disciplica. Uma bike gravel dificilmente será tão boa na estrada pura como uma bike de estrada, e o mesmo no BTT.
Com a minha bike de ciclocross e pneus de estrada, perco entre 1 a 2 km/h face à de estrada, e é mais lenta a subir e acelerar.
 

ruirpr

Member
Quando fazia btt dizia que a maior parte do pessoal que faz btt não precisa de uma bicicleta de btt. Para fazer estradões e single tracks pouco acidentados qualquer coisa serve. A palavra btt é que pode ser interpretada de várias maneiras e o que o é para uns, pode não o ser para outros.
Esta é a minha tourer clássica com pneus de cx bem cardados e papa tudo, bem ao jeito da All City postada ali em cima:

Vou deixar duas das minhas bicicletas preferidas dentro do gênero, mas muito fora do orçamento apresentado.
A Rodeo Labs https://www.bikerumor.com/2018/01/1...laanimal-4-0-goes-diet-adds-ton-new-features/ e a Crust Bikes Evasion https://crustbikes.com/products/the-frame-formerly-known-as-the-evasion/ com a sua pintura retro-foda-se fantástica.

O ciclismo é cíclico (assim como quase tudo na vida) e estamos numa época em que as tourer, gravel, adventure, klunker e outras ondas perguntam ao mercado: precisas mesmo dessa forqueta fox de 1500€ para passar por cima de um pau?
 

mrfo

Active Member
Pessoalmente, adoro este conceito de bike. Muitas vezes ia na bike de estrada e passava por um estradão de terra, ou trilho, e pensava, era porreiro ir por li. Até mesmo em algumas estradas secundárias ou de paralelo, sentia que a bike de estrada pura não era o mais adequada.
Daí ter investido numa de ciclocross, e é realmente uma bike faz tudo. Rola bem, posso andar em quase todo o tipo de piso, dentro de algumas limitações. Excelente para tempo de chuva, para ciclovias, no fundo para andar por todo o lado sem estar muito preocupado com o que vou encontrar.
Claro que não é tão eficiente como uma bike de estrada pura, muito menos tão capaz como uma verdadeira btt.
Neste momento, há uma grande aposta neste segmento, e estamos agora a ver modelos como a Slate, que começam realmente a cruzar as fronteiras entre o que é o quê.
Mas como disse, para quem só quiser ter uma bike, esta é uma boa opção, sem duvida.
No meu caso, tenho uma Cannondale Caadx, ainda com cantilevers, tenho um par de rodas com pneus cardados 700*37C, e outro par com 700*25C para estrada. Quase posso dizer que com uma troca de rodas, tenho 2 bikes :)
Tenho também uma bike de estrada dedicada, mas sinceramente tenho gostado tanto da Caadx, que a outra tem ficado no rolo.
 

Mike640

Member
Eu sinceramente acho que uma BOA bike de gravel/cyclocross é uma grande opção pela polivalencia que oferece. Tenho uma Santa Cruz Stigmata que faz muito bem estrada, e estradões venham eles. Mais que estradões, ja acho que seja demais para estas bikes. Para Btt a "serio" existem muitas outras opções....
 
Vou deixar duas das minhas bicicletas preferidas dentro do gênero, mas muito fora do orçamento apresentado.
A Rodeo Labs https://www.bikerumor.com/2018/01/1...laanimal-4-0-goes-diet-adds-ton-new-features/ e a Crust Bikes Evasion https://crustbikes.com/products/the-frame-formerly-known-as-the-evasion/ com a sua pintura retro-foda-se fantástica.


A Flaanimal é estupenda, pena que não haja dealership na europa. Já falei com os gajos e até me propuseram distribuir eu (lol), mas não tenho experiência nenhuma no ramo e provavelmente iria meter-me num grande molho de bróculos, mas tenho pena, sinto que tinha um grande potencial, mas claro, não fica uma coisa barata.

A Crust é de facto interessante, mas já acho uma coisa mais limitada que a Flaanimal. Parece mais uma BTT rígida com garfo de aço. Além disso é cara. Encontras muita coisa feita na europa e de marcas europeias (made in china) com qualidade e a preços mais simpáticos.

A Mason Bokeh en Ti era a que eu gostava de ter, mas está muito longe do meu orçamento...

capture093-20180227-101010.jpg
 
Top