• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Bicicleta sujinha... Como é que limpo isto?

elchocollat

Well-Known Member
Boas pessoal!

Epá parece que quanto mais limpo a bicicleta, mais suja ela fica... Ando sempre a desencantar sítios com areinhas e pó e restos de carreta...
Agora eis a minha pergunta: como é que posso tirar isto tudo sem ter que andar a desmontar tudo? Por exemplo encontro os desviadores com alguma areinha mas não a consigo tirar porque está em sítios muito fininhos e não chego lá... Outro sítio é o desviador traseiro... E outro então é nos elos da corrente... Eu limpo com escovas de dentes e panos e uso desengordurante e uso o óleo da FinishLine (o verde e preto, cross-country) mas continua tudo igual... O que posso fazer? Como chego aos sítios mais específicos?
E outra coisa: como posso partir a corrente? Eu sei onde está o elo, mas não consigo tirar com um ponteirinho... Tem que ser com um desencravador próprio?

Obrigado pessoal! :)
 

fogueteiro

Active Member
Daff93

se entras nessa aversão às areiínhas, pósinhos, e outros "inhos" mais te vale não saíres de casa e encaixilhares a bicileta num ambiente purificado.:D:D

Isso é natural, não podes evitar, faças o que fizeres. Mesmo não andando à chuva não te livras desse "pesadelo". Agora podes lavar a bicileta com mais frequência. Eu também detesto ver a bicicleta suja, mas lavo-a de tempos a tempos.

Essas partes que referes são, sem dúvida, as mais difíceis de se manterem limpas. Bastas estarem com gorduras, para que os detritos se colem mais fácilmente. Na Decathlon e em lojas d especialidade vendem-se um kits com escovas com piaçabas próprias para isso, e existem desengordorantes que cumprem bem o seu dever.

Quanto à corrente nada mais fácil. Se tens o elo de engate rápido, é por aí que "desmontas" a corrente. Caso não o tenhas, está na hora de o comprares, caso contrário irás ter que ter ferramenta para esse efeito. Se tiveres um pouco de jeito para a mecânica com um ponteirinho, uma fêmea (porca) com a grossura da corrente e um martelinho, também podes descravá-la, mas evita, porque pode não ficar bem cravada e depois partir-se a meio da volta.

Para lavares a dita corrente, também é fácil. Depois de a tirares da bicicleta, arranja uma garrafa de água vazia, e deita lá para dentro um liquido desengordorante, gasolina, petróleo ou mesmo gasóleo. Metes igualmente a corrente e depois agitas a garrafa. Muda 2 vezes o líquido para eliminares todas as areias, tira a corrente e limpa-a com um pano ou deixa a escorrer.

Parece que estou a dar uma receita de cozinha. :D:D:D:D:D:D
 

duchene

Well-Known Member
E já agora... troca de óleo.

Caso não andes debaixo de chuva torrencial, não se justifica usar um óleo tão espesso na estrada. Até no BTT evito usar esse óleo. Só mesmo nos dias mais chuvosos e complicados porque é um autêntico íman de partículas.

Opta por um lubrificante mais fino como o Finish Line Ceramic e verás que a corrente além de andar mais limpa, atrai menos sujidade e é muito mais fácil de limpar com o BikeWash da motorex.

Quanto ao resto, é como diz o fogueteiro, limpeza ao microscópio só 1 ou 2 vezes por ano. As restantes lavagens são cuidadosas sem serem estupidamente minuciosas. O que importa é serem minimamente regulares, porque quanto mais seca a sujidade, mais custa a sair.
 

Guerreiro_76

New Member
Eu para tirar essas areias e poeiras dos desviadores e corrente uso spray para discos de travão. Molho com um pouco de água antes, coloco o spray ficando a actuar uns 5 minutos e depois lavo à pressão essas áreas. Fica como nova, sem restos de oleo, areia e fica tudo a brilhar. Depois é deixar secar bem e lubrificar.
 
Eu não gosto nada de ver a bike suja, mas não sou tão picuinhas de verificar todos os graozinhos e areinhas sempre que pego nela. Normalmente efectuo uma limpeza geral e promenorizada 1 vez por ano e limpeza global de mes a mes.
 

elchocollat

Well-Known Member
Ola pessoal!

Eu nao sou de extremos tenham calma! Apenas gosto de ter a bicicleta minimamente limpa pois assim diminuo a probabilidade de gastos dos componentes e uma possivel deteoriazaçao dos mesmos.
Quanto ao oleo pensei em comprar esse em ceramic ou o que e, mas fiquei-me pelo cross country, uma vez que da para todas as condiçoes. Mas sim aquilo agarra a porcaria toda!!!
O desengordurante, utilizo o ChainClean da Motorex, penso que e assim que se chama.
Vou entao comprar 1L de gasolina para limpar a corrente... E que aquela porra esta cheia de porcaria no meio dos elos... A ver se consigo parti-la, pois ja tentei e nao consegui...
Vou ver o que posso fazer... O pior e mesmo as areias no meio dos desviadores e etc... A ver se arranjo tambem as escovas da Decathlon.

Obrigado pela ajuda pessoal ;)
 

elchocollat

Well-Known Member
Pessoal!

E e passar diluente naquilo tudo? É que a minha bicla do rolo está toda cheia de carreta e tenho que a tirar de alguma maneira... E então ocorreu-me a ideia de tirar tudo com diluente...
Acham que será boa ideia? O que ele tira tudo tira... Que acham?
 

fogueteiro

Active Member
Boas,

já tinha ouvido falar de muita coisa para limpar, mas nunca diluente. Não te sei dizer se limpa ou não, mas na dúvida utiliza um dos líquidos que já falamos.
 

pjmano

New Member
Diluente? cuidado que o diluente pode danificar outros componentes tipo plasticos ou até carbono, não percebo nada disso, mas a ideia de usar diluente não me parece bem já uma altura limpei não me lembro muito bem o quê com acetona da minha mulher, e aquilo tirou o que era para tirar e o que não era...
Quanto a andar com a bicicleta suja ou limpa, isso não me preocupa e nesse aspecto confesso que sou um bocado baldas, mas no inverno, andar sempre a limpar a bike, é "chover no molhado" a unica coisa que tenho que ter em equlibrio, é que não consigo uma limpeza a fundo, pois moro num apartamento, e por outro lado não a posso ter muito suja pois tenho-a dentro de casa, mas a transmissão, essa esta sempre uma desgraça, oleo sobre oleo sobre oleo, mas pelo menos rola direitinho.
Em ultima análise, não critico quem tem gosto pela sua bicicleta, eu tambem tenho pela minha, mas a bicicleta tal como acontece com os carros, são objectos para nos servirem, e não para nós os servimos, por isso, passar horas e horas em manutenção caseira, para mim não...
 

Figueiredo

Active Member
A bicicleta ate pode andar suja mas os desviadores bem como toda a transmissão convém andar limpa e lubrificada para funcionar na perfeição!
 

cokenim

Active Member
Não esquecendo os cabos,principalmente depois de uma chuvada.Acho que anda muita bike com a corrente que é um mimo e os cabos secos e oxidados.Muito importante!!
 
Top