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Bicicleta para ir para o trabalho

EL PISTOLERO

Well-Known Member
caro @gonyalo , antes de mais saúdo a iniciativa de ires para o trabalho de bicicleta e saúdo ainda mais os 50 km diários correspondentes ao percurso que pretendes fazer casa-trabalho e vice versa.
uma vez que pretendes iniciar-te na prática mais frequente de ciclismo, penso que poderás adquirir uma bicicleta mais baratinha de modo a começares a "apalpar terreno", visto que não andas com frequência.. se depois te adaptares bem e quiseres realmente levar isto para a frente e levar as coisas mais a sério, aí depois fazes um maior investimento e mais que isso ... fazes pela certa porque sabes que vais efectivamente dar muito uso a bicicleta.
Como já disse o @Tourmalet, eu avançaria com precaução e sem pressas... mas atenção, cada um sabe do seu orçamento e isto é apenas a minha opinião.
O outro motivo para te iniciares com precaução e não pores logo as fichas todas numa só bicicleta é o motivo que a @Carolina disse.. deixar a bike na rua é algo sempre arriscado e ao adquirires material mais caro, pode também sair depois mais caro.... mas no teu orçamento mandas tu e volto a dizer: é apenas a minha opinião.
eu começaria esta aventura com mais ponderação e não investiria tanto dinheiro numa bicicleta para utilizar nesses termos que disseste, no entanto se depois vires que queres ainda mais levar isto a sério, então adquires algo melhor que vá de encontro às expectativas e objectivos.

Boa sorte e boas pedaladas!

PS: Cuidado com os carros...
 

romaosl

Active Member
Deixar a bicicleta na rua é muito arriscado.

Sim, há esse perigo. E quanto mais cara a bicicleta (ou mais vistosa), maior o risco. É preciso um bom cadeado U-Lock com 16mm pelo menos, e usar apertos de roda anti roubo. (Eu felizmente que tenho a vantagem de poder estacionar a minha bicicleta ao lado da minha secretária.)
 

romaosl

Active Member
Podes elaborar o porquê dessa opinião?

Não sei se consigo elaborar muito... :p é a opinião quem usa os dois tipos de bicicleta. Viagens longas numa citadina deixa-me com a sensação de não estar a usar a ferramenta certa para a tarefa. Mas é como disse lá atrás, poderá haver quem ache o contrário.
 

Paulo Almeida

Well-Known Member
Bom, eu iria para uma alternativa diferente (tem em conta que a maioria do pessoal do forum é viciado em fininhas): eu procurava por uma "Urban Bike", com correia (em vez de corrente) e mudanças dentro do cubo da roda de trás. Procurava ainda conciliar isto tudo com uma bicicleta que tenha dínamo no cubo da roda da frente (util para o inverno, com os dias curtos).

Desta forma, terias uma bicicleta com manutenção muito próxima de 0. É apenas ver a pressão dos pneus e colocar massa lubrificante no cubo traseiro uma vez por ano. Como não tem corrente, não suja calças nem precisa de oleo...

Por 800 Eur no entanto não seria fácil (mas não sei se impossível).

Concordo em parte com esta resposta. Quando o trabalho era a 2km, era uma BTT antiga, confortável, muito pesada e para a relação tempo/distancia, servia o propósito perfeitamente. Agora um pouco mais longe tenho (até tenho medo de dizer :/) tenho uma fixie, mas com roda flip-flop (permite cubro livre e cubo preso) e pneus 28. É uma fininha mas só com uma mudança e travão à frente. A questão do cubo traseiro também foi equacionada, (2 mudanças com relação de 30%) mas tinha muito mais peso, e não vi grande beneficio (tem quase 9kg). Assim uso essa para ir para o trabalho mais distante, mais rápido e confortável e não desgasto a verdadeira fininha. Em relação a preços, foi muito menos que 800, por isso também tenho menos receio de a deixar na rua.
 

Pedro Barradas

Well-Known Member
Mas esses 25km são feitos em que tipo de ambiente, já disseste que é em estrada, mas tem subidas, descidas.!!!? ingrems, tipo de pavimetno, etc!!?,
Eu comprava uma TRIBAN 100, para experimentar.. são 250€.. senão uma TRIBAN 520.. são cerca de 500€.

PS: rapidamente fazes esses 25km, em 1 hora...
 

Bianchi

Active Member
caro @gonyalo , antes de mais saúdo a iniciativa de ires para o trabalho de bicicleta e saúdo ainda mais os 50 km diários correspondentes ao percurso que pretendes fazer casa-trabalho e vice versa.
uma vez que pretendes iniciar-te na prática mais frequente de ciclismo´

Cheira-me a baixa médica ao 3.º dia: "Dr., estou todo partidinho..., nem cú, nem pernas, nem costas"

Agora atirar-se para 250 km semanais, com uma mochila às costas, com trânsito e sem qualquer experiência de ciclismo (nem pernas, nem flexibilidade, nem "à vontade" a ciclar em percursos urbanos, sem ter tido uns percalços mecânicos a meio caminho, etc, etc), sem ter dias de descanso, sem sequer ter noção de um bike-fit meio saloio que seja, parece-me um mar de dor e potencial perigo e uma bicicleta que vai mais uma para o OLX...

Antes disso mais vale começar a pedalar dia sim, dia não 20/30/40 km, sem ser nos percursos casa trabalho. Ao final de um mês logo decide se compra ou não uma bicicleta. Just my 2 cents...

P.S.: bicicleta à porta de um prédio: não te esqueças de comprar umas rodas e uns selins extra :)
 

EL PISTOLERO

Well-Known Member
Cheira-me a baixa médica ao 3.º dia: "Dr., estou todo partidinho..., nem cú, nem pernas, nem costas"

Agora atirar-se para 250 km semanais, com uma mochila às costas, com trânsito e sem qualquer experiência de ciclismo (nem pernas, nem flexibilidade, nem "à vontade" a ciclar em percursos urbanos, sem ter tido uns percalços mecânicos a meio caminho, etc, etc), sem ter dias de descanso, sem sequer ter noção de um bike-fit meio saloio que seja, parece-me um mar de dor e potencial perigo e uma bicicleta que vai mais uma para o OLX...

Antes disso mais vale começar a pedalar dia sim, dia não 20/30/40 km, sem ser nos percursos casa trabalho. Ao final de um mês logo decide se compra ou não uma bicicleta. Just my 2 cents...

P.S.: bicicleta à porta de um prédio: não te esqueças de comprar umas rodas e uns selins extra :)


Sim, tem razão que o que o @gonyalo pretende é ambicioso para quem nao tem o mínimo de experiência no ciclismo, mas pode sempre fazer o percurso 1/2 vezes por semana para se ir acomodando e depois fazer com mais frequencia...
e claro... aprovaitar os fim de semana para ganhar mais ritmo.
 

gonyalo

New Member
Mas esses 25km são feitos em que tipo de ambiente, já disseste que é em estrada, mas tem subidas, descidas.!!!? ingrems, tipo de pavimetno, etc!!?,
Eu comprava uma TRIBAN 100, para experimentar.. são 250€.. senão uma TRIBAN 520.. são cerca de 500€.

PS: rapidamente fazes esses 25km, em 1 hora...

Viva,

Eu fiz de carro. Com muito pouco trânsito e mesmo assim levei 55min ( haviam algum semáforos a chegar a Lisboa).

O percurso é sintra lisboa. Passo em belas e amadora. Acho que vou sempre levar 1h40, 2h00. Não tenho a certeza.

O percurso tem disnivel.

Obrigado,
Vou ter em atenção essas duas bikes
 

gonyalo

New Member
caro @gonyalo , antes de mais saúdo a iniciativa de ires para o trabalho de bicicleta e saúdo ainda mais os 50 km diários correspondentes ao percurso que pretendes fazer casa-trabalho e vice versa.
uma vez que pretendes iniciar-te na prática mais frequente de ciclismo, penso que poderás adquirir uma bicicleta mais baratinha de modo a começares a "apalpar terreno", visto que não andas com frequência.. se depois te adaptares bem e quiseres realmente levar isto para a frente e levar as coisas mais a sério, aí depois fazes um maior investimento e mais que isso ... fazes pela certa porque sabes que vais efectivamente dar muito uso a bicicleta.
Como já disse o @Tourmalet, eu avançaria com precaução e sem pressas... mas atenção, cada um sabe do seu orçamento e isto é apenas a minha opinião.
O outro motivo para te iniciares com precaução e não pores logo as fichas todas numa só bicicleta é o motivo que a @Carolina disse.. deixar a bike na rua é algo sempre arriscado e ao adquirires material mais caro, pode também sair depois mais caro.... mas no teu orçamento mandas tu e volto a dizer: é apenas a minha opinião.
eu começaria esta aventura com mais ponderação e não investiria tanto dinheiro numa bicicleta para utilizar nesses termos que disseste, no entanto se depois vires que queres ainda mais levar isto a sério, então adquires algo melhor que vá de encontro às expectativas e objectivos.

Boa sorte e boas pedaladas!

PS: Cuidado com os carros...

Acho que tens razão. Também já pensei nisso. Mas pelo menos a bike que comprar, estou disposto a dar 800 euros. Depois quero comecar a pedalar aos fins de semana. Fazer o percurso de 25 + 25. E so depois comprar o resto do material.

Felizmente também tenho a possibilidade de alternar com outro meio de transporte por isso nao vou comecar a ir todos o dias de bicicleta.

Se calhar na primeira semana vou 2 dias... Na segunda 3...

Obrigado
 

Bruso

Well-Known Member
Fdx digam logo ao rapaz para não comprar a bike e para ir de carro que é mais fácil.
Então o rapaz quer começar a se deslocar de bike (excelente para a saúde dele, excelente para o ambiente) e vocês têm essa conversa?
Grande ajuda que estão a dar sim senhor. Deviam se sentir orgulhosos.

Desde quando é que é preciso ter experiência em ciclismo para poder agarrar numa bicicleta e pedalar para o trabalho? Em lado nenhum ele se refere à sua forma física. Às tantas mete se em cima de uma bike e é mais rápido que vocês.
Sim é uma distância considerável mas ele também refere que a vai fazer sem pressas. Se não conseguir fazer 3 dias seguidos faz 2 e descansa um. Ele próprio vai chegar a essa conclusão.

Compra lá uma bike de estrada ou commute que gostes e que está dentro do orçamento.
Tem lá cuidado onde deixas a bike. Não poupes no cadeado. E compra um extra para trancares as rodas também. Mete pelo menos 1kg para o cadeado.
Em relação a alforges vs mochila, eu iria para os alforges. Mas tudo depende da carga que estás a pensar levar. Se estás a pensar levar uma muda de roupa, toalha e sapatos a melhor opção são os alforges. Se é apenas roupa interior leva uma mochila.
Dá uma olhada na Decatlhon para ver que tipo de bike gostas mais. Depois podes também procurar nas lojas da especialidade.
 

vhugocosta

Well-Known Member
Fdx digam logo ao rapaz para não comprar a bike e para ir de carro que é mais fácil.
Então o rapaz quer começar a se deslocar de bike (excelente para a saúde dele, excelente para o ambiente) e vocês têm essa conversa?
Grande ajuda que estão a dar sim senhor. Deviam se sentir orgulhosos.

Pensei o mesmo...
 

EL PISTOLERO

Well-Known Member
Acho que tens razão. Também já pensei nisso. Mas pelo menos a bike que comprar, estou disposto a dar 800 euros. Depois quero comecar a pedalar aos fins de semana. Fazer o percurso de 25 + 25. E so depois comprar o resto do material.

Felizmente também tenho a possibilidade de alternar com outro meio de transporte por isso nao vou comecar a ir todos o dias de bicicleta.

Se calhar na primeira semana vou 2 dias... Na segunda 3...

Obrigado

Mais uma vez parabens pela iniciativa.
Força aí!
 

JBG

Well-Known Member
Eu compraria esta ou com especificações similares.
Interessante como a oferta/procura afectam os preços. Nesta categoria de bicicletas encontra-se modelos melhor equipados mas com guiador recto que para mim é a melhor opção para quem se está a iniciar e tiver pouca ou nenhuma experiência em guiadores de estrada (drops).

 

Jorge Salgueiro

Well-Known Member
- eu iria para uma bike gravel. Algumas já vêm preparadas para alforges e diversos sacos. É boa para fazer largas distancias. Tipo:https://www.merlincycles.com/merlin-malt-g-tiagra-gravel-bike-2019-114706.html

- 25km para cada lado é muito, se conseguires vais ser um cavalo num par de anos! :cool: Pensa em fazer dia sim dia não.
- Pack anti furos essencial (c02, minibomba, remendos rápidos, camera de ar).
- Compres o que compres NEM PENSAR deixar na rua. Se é para deixar na rua compra uma btt velha e põe-lhe uns pneus de estrada. Nunca mais de 150paus. Eu tinha uma velha e deixava-a todos os dias no mesmo sitio com cadeado, até que um dia não estava lá.
Pensa que não vais ter só que comprar a bicicleta, vais gastar uns 300euros em roupa, bomba de pé etc.
 

Carolina

Well-Known Member
Mais uma vez... e ainda por cima em lisboa... deixar a bicicleta na rua é extremamente arriscado.

Conheço duas pessoas que faziam isso e as bicicletas não duraram 2 meses. E uma das bikes era super simples e já tinha uns 15 anos, ferrugem, etc.... não há cadeado que te salve.
 

Carolina

Well-Known Member
Mais uma vez... e ainda por cima em lisboa... deixar a bicicleta na rua é extremamente arriscado.

Conheço duas pessoas que faziam isso e as bicicletas não duraram 2 meses. E uma das bikes era super simples e já tinha uns 15 anos, ferrugem, etc.... não há cadeado que te salve.
 

EL PISTOLERO

Well-Known Member
@Bruso acho que foste um bocadinho radical... acho que indirectamente disseste que o pessoal que comentou o estava a incentivar a desistir mas não foi bem assim... acho que o pessoal que comentou simplesmente aconselhou o colega a ser prudente neste caso, e isso acho que é bem diferente da ideia que tiveste - de que o estávamos a desmotivar, bem pelo contrario.
 

pratoni

Well-Known Member
Tal como dito atrás a triban 100 (há com guiador curvo ou com guiador plano) parece-me uma boa opção. Força nisso e verifica bem se não consegues guardar a bicicleta num sitio menos público.

Não sei se trabalhas num predio com garagens ou recepção e pedir para levá-la para dentro até pode resultar...
 
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