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Bicicleta para ''ir para o trabalho''

gncarv

Member
Boa Noite.
Tenho uma bike de ferro que me montaram para desenrascar para ir de casa trabalho, e queria fazer lhe algumas melhorias mas nada para romper a banca, apenas para moderniza la um pouco n quero por la nada que seja componentes de topo ou perto disso, apenas alguma coisa que funcione e seja fiável.
Neste momento tá com uma mixórdia de componentes, não me importo de colocar também uma mixórdia de componentes desde que ela fique a funcionar.
Moro perto do trabalho qq coisa como 4 km, sempre a descer.. Até aqui tudo bem.. O pior é vir para casa 4km sempre a subir... Tenho guiador reto e quero meter mudanças no guiador.. Ainda tenho as mudanças no quadro. Não me importo de por material de BTT desde que seja compatível e tenha mtos dentes na cacete para as subidas.
Tão aí algumas fotos dos componentes.
O quadro é um ferro da JOMARA
Ta com uma cacete de 9 velocidades atrás que não está grande coisa e o desviador também mehh...
Prioridade de Upgrades?
Tava a pensar mudar o eixo pedaleiro para um selado será que vale a pena? ou hollow tech?
Por um grupo tipo shimano Alivio? Mas isto ja fica para o caro.. Teria de ir comprando devagar as peças..
Que me dizem..
Obrigado pela ajuda. Se calhar já alguém teve uma ideia destas de fazer uma ''Beater'' e possa partilhar aí alguma coisa.
Obrigado
Gonçalo




 

pratoni

Well-Known Member
Eu diria que a prioridade nunca seria o eixo pedaleira a não ser que esteja estragado ou com folga.

Se as mudanças no guiador é algo que te faz falta diria para começares por aí.

Se tens dificuldade em subir, uma cassete com carretos maiores talvez seja uma opção. Quantos dentes tem essa cassete e que desviador se trata?

Tens as mudanças afinadas? Se não mete-las a funcionar bem já pode ser uma ajuda.

Se é só para ir para o trabalho não vale a pena gastar rios de dinheiro aí...
 

antunesfilipee

Well-Known Member
Eu só mudava a cassete. Parece ter poucos dentes.
Se tens dificuldades, metes 30 ou 32 atrás e já vais onde for preciso.

Desviadores, desde que não estejam estragados, é manter afinados, limpos e lubrificados.
Não é preciso gastar mais dinheiro para fazer 8km por dia.

Em relação aos manípulos das mudanças, não sei bem... Não te adaptas mesmo com eles no quadro? Não sei se é assim tão fácil mudar isso. Isso não é indexado ou é?
 

gncarv

Member
A cassete parece mesmo pequena tenho de ver qtos dentes tem, o desviador de tras n tem marca,parece de btt? se meter uma cassete com 32 este desviador da? As mudanças n sao indexadas, puxas um bocadinho ela muda, puxas mais muda mais um bocado...
 

cenazia

Well-Known Member
o material parece decente. Se o desviador for de btt aguenta uma cassete com 32 ou talvez até 36 dentes a vontade. Tens alguma que possas experimentar? Se trocares a cassete deverás ter de trocar a corrente também. Eu não mexia em mais nada, já andei com mudanças no quadro e só atrapalham (talvez) num ambiente competitivo
 

antunesfilipee

Well-Known Member
Eu também não mudava mais nada para além da cassete sem testar bem antes.
Fiz casa/trabalho em Lisboa com mudanças no quadro e não tinha problemas. Agora chateia mais porque utilizo a bicicleta para outros fins mas é outra história.
Mas é uma questão de gosto também.
 

gncarv

Member
A cassete é uma 14-25.
N tenho nenhuma para experimentar tenho mesmo de comprar.
N me esta a lembrar que tinha de mudar a corrente.
A mudança do centro pedaleiro é mesmo para os rolamentos selados.os selados são baratos tipo 10€ e devem funcionar melhor que as esferas soltas?
O que me chateia das mudanças no quadro é a imprecisão daquilo.. Ou tá no máximo ou no mínimo.. ou por ali pelo meio..
 

antunesfilipee

Well-Known Member
A imprecisão é porque são de fricção e não indexadas.
Também existem indexadas para o quadro (e de fricção para o guiador).
 

pratoni

Well-Known Member
Quanto às mudanças tens que apanhar o jeito para conseguir passar entre os carretos...

Não é à toa que se lê em muitos sítios que as maiores evoluções no mundo do ciclismo foram as mudanças indexadas e a as manetes integradas ou mudanças no guiador....
 

gncarv

Member
Ora bem ja deixei no Mecanico para meter um centro pedaleiro selado( o outro tinha folga) meter uma cassete 36 de 9 speeds, e indexar mudanças no guiador.. depois mostro.. ah e trocar corrente aquela ja estava arruinada..
 
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