• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Bicicleta de Turismo

fonsecarlos

New Member
Qual a bicicleta que escolhiam se fossem fazer uma viagem de 2 a 3 semanas ou inclusivé mais, em asfalto e levando a bagagem para esse periodo(eventualmente acampando)? Deverá ser leve e o mais performante possivel tendo capacidade para levar a carga indicada.

Existe em Portugal algum estabelecimento com material para equipar este tipo de bicicletas?

Obrigado pelas respostas
 

zanzas

New Member
vi uma cena que vou tentar fazer (artesanal), fazer uma estrutura com 1 roda suplente, que depois se prende ao eixo da roda traseira e as malas ficam por cima
 

dgzbj40

New Member
Boas,
Depende muito do que realmente queiras fazer agora e futuramente. Se for para uma viagem esporádica não faz sentido fazer grandes investimentos. Se for para touring regular e se a carteira permitir tens muito por onde investir. As bicicletas de touring não são nem devem ser muito leves pois precisam de robustez.

As marcas mais utilizadas para touring são a Koga-Miyata, a Giant, a Thorn, a Cannondale, etc. Eu por exemplo tenho uma Van Nicholas Amazon para esse fim.

Se não quiseres investir em algo especifico, o mais importante é que o quadro tenha apoios/furações para os porta-alforges, que a posição de condução seja confortável (elevada), que o guiador tenha a possibilidade de mudar frequentemente a posição das mãos (borboleta), que as rodas e o respectivo enraiamento aguentem com o peso, e ter desmultiplicações suficientes na transmissão para não lesionar os joelhos devido ao peso extra que se reboca. Um descanso também dá muito jeito qd se pára a bicicleta.

Que eu conheça em Portugal não há nenhuma loja especifica para touring como há por exemplo na Holanda ou Alemanha. Aqui vais encontrando algumas coisas mais elementares como os alforges e pouco mais. No meu caso fui comprando fora.

Para 2 a 3 semanas em auto-suficiencia recomendo-te fazeres uma boa gestão de peso que levas para não penares. Eu com material super-leve (saco cama 400gr, tenda 900gr,etc) atinjo facilmente entre os 25kg-30kg no verão (bicicleta+material), se for no Inverno pior. Por isso já dá para teres uma ideia quando tens que vencer uma montanha com este peso. Outra recomendação que te deixo é escolheres alforges impermeáveis, não há pior coisa que terminares um dia de pedalada e teres as tuas coisas todas molhadas.

Se for a primeira vez que o fazes, prepara-te para ficares viciado ;)

Um link útil : http:// desnivel . pt/artigos/viajar-bicicleta/

Deixo-te aqui algumas marcas do que melhor se faz em termos de material, e aqui é como nas bikes quanto mais leve mais caro :

Alforges : Ortlieb
Luzes : Schmidt Dynamo / Edelux Busch & Muller
Tendas : Big Agnes ou Black Diamond ou Hilleberg
Colchões : Thermarest
Sacos Cama : Western Mountaineering ou Yeti
Fogões : MSR
Lanternas : Petzl

Diverte-te !

Dário.
 

fonsecarlos

New Member
Obrigado Dario.

Excelente informação.
Na realidade parece-me que já estou meio viciado.
De facto um dos problemas é o peso e pretendia algo especializado. A minha Orca não é adequada. A opção por algo mais barato e pesado limita o raio de acção e o proprio prazer da viagem.
Não conhecia a van nicholas amazon. Já dei uma vista de olhos no site.Parece optima.É este o genero de bicicleta que estava a pensar. Tem o problema do preço.
Nas outras marcas referidas conheces propostas mais economicas?
 

dgzbj40

New Member
Das marcas que referi a Thorn tem modelos mais em conta, têm quadros em aluminio e em aço Reynolds 853. O Robin Thorn só faz bicicletas para touring e percebe da poda pois tem muita experiência prática. Calculo que os prazos de entrega devam andar nas 4 semanas.

Quanto à Orca esquece lá isso, cada macaco no seu galho. Só daria para levares uma pequena mochila às costas e não me parece que seja isso que pretendes.

O peso que se tem que transportar para 1 semana vs 3 semanas não tem nada a ver, isto em autonomia claro. Se for para dormir em hotel e almoçar/jantar no restaurante tudo fica mais fácil, mas perde metade da piada!

OBS : Num mesmo trajecto em que faço a média de 38-40km/h na bike de estrada, faço com muita sorte médias de 22-25km/h na bike de touring com alforges. Já ficas com uma ideia das 'velocidades'.

Abraço e boas pedaladas!
 

pratoni

Well-Known Member
ou na kona, que tem bikes dessas também...

http://www.konaworld.com/road.cfm?content=sutra
sutra.jpg
 

pratoni

Well-Known Member
Houve uma altura em que não havia importador para Portugal, era uma empresa de Espanha, mas, pelo que vi no site, já existe um importador especifico para Portugal.

Está lá o site dessa empresa, experimenta contactá-los e perceber em que lojas se vende essa marca...
 
Top