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Bicicleta de estrada

Carvalhon

Well-Known Member
Finalmente vou avançar com a compra de uma bike de estrada.

Neste momento é apenas para uma volta semanal, na casa dos 60/80km, mas com tendência para aumentar. Tenho 1,80m, com entrepernas de 84.5, por isso penso que o tamanho deve ser 54/55.

O meu orçamento anda na casa dos 1300€. Não queria passar deste valor.

Do que tenho visto, este valor consegue chegar às mais baratas de carbono, com grupo 105, mavik aksium, cerca de 8kg. Em termos de marca, por este preço, só encontrei da coluer, quer e canyon.

Em algumas lojas, vão aparecendo algumas promoções de cannondale em alumínio ou até alguma de disco com tiagra. Mas claro que o peso dispara para mais de 9kg, e tenho de ter a sorte de encontrar tamanho adequado ... penso que no minimo 52.

Tenho também olhado para o mercado das usadas, mas confesso que tenho algum receio. Há uma casa em agueda, a olibike, com bicicletas a pontapé, algumas delas com preços aparentemente interessantes, mas não sei se as usadas têm alguma espécie de garantia ou revisão. Alguém conhece esta loja ou alguma do estilo, de preferência na zona de lisboa que seja de confiança?

Qual a vossa opinião? Carbono, mais leve mas de uma marca menos top, uma mais top mesmo que de aluminio e mais pesada. Ou por este valor, mais vale ir para uma usada? E quanto a travão de disco? É algo que faça mesmo sentido optar e abdicar do carbono e peso?

Muito obrigado pela ajuda.
Nuno
 

cconst

Well-Known Member
@Carvalhon Em loja consegues mais negócios interessantes. Puxando a brasa à minha sardinha, comprei uma Giant TCR em carbono, com 105 e discos por 1650 à um ano. A versão sem disco era à volta dos 1300 (na LOJA e modelo do ano anterior).

Como o @Mendas referiu, atenção à geometria. Não sabendo o teu background torna-se difícil, até porque esse 54/55 pode ser grande, pois acho que está no limite. Eu que também tenho 180cm comprei um M (com TopTube de 55cm) e está mesmo no limite para a minha elasticidade. Só não comprei o S porque a testa do quadro era substancialmente mais pequena e iria ficar muito prostrado no cockpit.

Uma vez que tu próprio não estás seguro quanto ao tamanho, vai a lojas fisicamente perguntar o que têm quer nessa medida (54) quer na anterior. Pede para testar. E caso gostes negoceia...
 

elchocollat

Well-Known Member
Olá,

Acerca do tamanho:
Tenta fazer um bikefit antes, assim sabes as medidas certas e o que deves comprar.
Sai 70€ mais caro, mas ao menos compras certo.
Referiste Lisboa... A PowerLab faz isso, não sei onde se faça mais e de qualidade.
 

Carvalhon

Well-Known Member
Olá,

Acerca do tamanho:
Tenta fazer um bikefit antes, assim sabes as medidas certas e o que deves comprar.
Sai 70€ mais caro, mas ao menos compras certo.
Referiste Lisboa... A PowerLab faz isso, não sei onde se faça mais e de qualidade.
Desculpa a ignorância... mas nem sei o que um BikeFit... pelo nome percebo que deve ser para se perceber as medidas mais corretas da bicicleta... mas como isso funciona?
 

Carvalhon

Well-Known Member
@Carvalhon Em loja consegues mais negócios interessantes. Puxando a brasa à minha sardinha, comprei uma Giant TCR em carbono, com 105 e discos por 1650 à um ano. A versão sem disco era à volta dos 1300 (na LOJA e modelo do ano anterior).

Como o @Mendas referiu, atenção à geometria. Não sabendo o teu background torna-se difícil, até porque esse 54/55 pode ser grande, pois acho que está no limite. Eu que também tenho 180cm comprei um M (com TopTube de 55cm) e está mesmo no limite para a minha elasticidade. Só não comprei o S porque a testa do quadro era substancialmente mais pequena e iria ficar muito prostrado no cockpit.

Uma vez que tu próprio não estás seguro quanto ao tamanho, vai a lojas fisicamente perguntar o que têm quer nessa medida (54) quer na anterior. Pede para testar. E caso gostes negoceia...

Top Tube, é a barra horizontal de cima, do assento até ao guiador, certo? Só tenho estado a olhar mesmo para a medida da bicicleta... existe alguma regra também para este tubo?
Mesmo experimentando na loja, e para quem vai à primeira de estrada, não vai ser fácil perceber se está bom ou não. O que pode parecer bom na loja, com umas horas em cima, pode ficar bem diferente.
 

cconst

Well-Known Member
Top Tube, é a barra horizontal de cima, do assento até ao guiador, certo?
Não. Apesar de Top Tube se traduzido diretamente para tubo superior, o top-tube é a distancia entre a projecção do tubo de selim e a projecção da testa do quadro medido na horizontal. Deveria ter-lhe chamado Efective Top Tube, mas devido às geometrias menos tradicionais, o effective tenha vindo a cair...

Do site da Giant para a TCR:
giant-onroad-geo.png


da imagem acima:
  • Top Tube: C
  • Testa do quadro: D
  • tubo do selim: A
O que acontece é que em quadros mais tradicionais, em que o tubo do triângulo superior do quadro é horizontal, o top tube é muito aproximado ao comprimento desse mesmo tubo.

Mesmo experimentando na loja, e para quem vai à primeira de estrada, não vai ser fácil perceber se está bom ou não. O que pode parecer bom na loja, com umas horas em cima, pode ficar bem diferente
A "regra" é ir para o tamanho abaixo em caso de dúvida. É mais fácil esticar uma bicicleta do que a encolher.

Acho que deves reter outras duas medidas importantes para escolher bem: o reach (L) e o stack (K).
  • O reach dá-te a distância entre o centro da pedaleira e o centro da testa do quadro. É esta distância que irá ditar se vais muito esticado ou não na bike.
  • O Stack dá a altura até ao final da testa do quadro, indicando assim se irás numa posição mais sentado ou mais deitado.

Dois exemplos ambas em M (uma geometria race e outra de endurance da mesma marca): Giant TCR/ Giant Defy
  • Reach: 383mm / 377mm (mais curta em 6mm)
  • Stack: 545mm / 567mm (mais alta em 22mm)
Resumindo e baralhando: Não é apenas a medida do quadro que importa. É o conjunto delas todas.

Sei que não dei nenhuma resposta concisa. Mas cada um de nós é diferente e o que serve para um pode não servir para o outro, mesmo que os números indiquem que sim.
 

gfrmartins

Well-Known Member
Eh pá vou ser um bocado bruto mas estás preocupado se a Bike pesa 8klg ou como tu dizes se pesa muito mais porque pesa 9klg mas depois não sabes o que um Bike Fit, um top tube, etc?

Ou seja o que devias saber bem que é o que precisas de fazer para teres uma bike do teu tamanho, o que analisar, isso nesta fase é o mais importante mas o que te focas é no peso?

Eh pá agora o que pesa a bike neste momento e com a tua forma fisica interessa pouco, 9Klg ou 10 não te vai fazer andar menos ou deixar de te possibilitar de melhorares.

O teu foco é comprares a mais se adequa a ti e não ligues ao peso como se esse fosse o objectivo mais importante a ter em conta
 

Francisco Costa

Well-Known Member
N

A "regra" é ir para o tamanho abaixo em caso de dúvida. É mais fácil esticar uma bicicleta do que a encolher.

Só um pequeno reparo...

É verdade que é mais facil esticar uma bicicleta do que encolher, no entanto há um pequeno grande senão.
Quando a bicicleta é mais pequena, a testa é também mais pequena. Isto terá impacto na posição em cima da bike, ou seja, mesmo que aumente o avanço, para esticar a bicicleta, a testa continuará baixa e poderá entrar problemas com a flexibilidade.

Imagina que estás entre dois tamanhos, se escolheres o tamanho acima, poderás eventualmente reduzir o avanço e conseguir uma posição mais confortável...

É esta a minha opinião...

No entanto, dado o que já li dos comentários feitos pelo @Carvalhon , o ideial seria fazer efetivamente o bikefit, até porque existe outras condicionantes, que não se limitam à bicicleta, mas ao nosso corpo.
 

Carvalhon

Well-Known Member
Sei que não dei nenhuma resposta concisa. Mas cada um de nós é diferente e o que serve para um pode não servir para o outro, mesmo que os números indiquem que sim.

sim, claro, mas já deu para aprender mais umas coisas.

obg
 

cconst

Well-Known Member
@Francisco Costa por isso é que apresentei os conceitos de stack e reach dando exemplos concretos de duas bicicletas do mesmo tamanho e geometrias diferentes.

Até porque foi por esse motivo que tenho um M em vez de um S (2cm de diferença a mais).
 

Francisco Costa

Well-Known Member
@Francisco Costa por isso é que apresentei os conceitos de stack e reach dando exemplos concretos de duas bicicletas do mesmo tamanho e geometrias diferentes.

Até porque foi por esse motivo que tenho um M em vez de um S (2cm de diferença a mais).

@cconst apresentaste e, na minha opinião, muito bem. Pelo que tenho visto são essas medidas que se deve ter em conta na escolha do quadro, procurar um reach e um stack que se adeque ao nosso corpo. O resto tudo se ajusta (dentro do que for possível).

Quando ao ciclista, limitar a escolha do quadro apenas pela altura é pouco... Existem outras medidas no corpo que são importantes, para além da flexibilidade... Duas pessoas com o mesmo tamanho podem ter que usar tamanhos diferentes
 

Carvalhon

Well-Known Member
@cconst apresentaste e, na minha opinião, muito bem. Pelo que tenho visto são essas medidas que se deve ter em conta na escolha do quadro, procurar um reach e um stack que se adeque ao nosso corpo. O resto tudo se ajusta (dentro do que for possível).

Quando ao ciclista, limitar a escolha do quadro apenas pela altura é pouco... Existem outras medidas no corpo que são importantes, para além da flexibilidade... Duas pessoas com o mesmo tamanho podem ter que usar tamanhos diferentes

é por isso que gosto do forum... é semper a aprender :)

Em termos de Lojas na zona de Lisboa, o que recomendam, com stock para experimentar? Só conheço a bike zone e a loja das bicicletas, mas com foco maior em cannondale e scott.
 

elchocollat

Well-Known Member
Tens a Lisbon Bike Shop, perto do Colombo.
Honestamente, aquilo é pessoal a sério.

Mas antes de experimentares, equaciona o bike fit.
Provavelmente pagas um valor que inclui:
Verificação das medidas a seguir , e podes lá voltar para depois ser ajustada. Mas isto já não garanto que assim seja.
 

Carvalhon

Well-Known Member
Como forma de agradecimento pela ajuda dada aí pelo Francisco podias mandar vir uma rodada de minis... e uns amendoíns já agora... :cool:
Fiza combinado para quando tiver a bike e nos cruzarmos numas voltas por aí. Que isto de andar sempre sozinho já chateia
 

Carvalhon

Well-Known Member
Tens a Lisbon Bike Shop, perto do Colombo.
Honestamente, aquilo é pessoal a sério.

Mas antes de experimentares, equaciona o bike fit.
Provavelmente pagas um valor que inclui:
Verificação das medidas a seguir , e podes lá voltar para depois ser ajustada. Mas isto já não garanto que assim seja.
Sim. vou começar a ver isso. Será que há outros sítios... a expo nao é dos sitios que me dê mais jeito. Estava no site da bike zone e na descrição da loja de Lisboa têm lá algo que parece ser semelhante.
 

antunesfilipee

Well-Known Member
Sim. vou começar a ver isso. Será que há outros sítios... a expo nao é dos sitios que me dê mais jeito. Estava no site da bike zone e na descrição da loja de Lisboa têm lá algo que parece ser semelhante.
Esse tipo de lojas normalmente mede-te a altura, o entre-pernas e aconselham-te um tamanho a partir disso e das tabelas da marca.
Num bikefit a sério vêem-te muito mais que isso.
 
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