Bicicleta de Estrada (Triban 540) - Tamanho S ou XS

#21
Obg,

Desfruta e boas pedaladas.
Abraço
Obrigado :)

Tenho uma igual e estou super satisfeito excepto num ponto que vou resolver o mais breve possivel, os travões. Vou substituir por uns Shimano 105. De resto impecável mesmo (para os meus objetivos claro)
Sim, ainda estou a apalpar terreno, mas parece-me que estas Triban são um investimento bem seguro para o segmento onde se inserem, quero fazer umas voltas maiores com ela para ter uma análise mais fundamentada. Sim, com tudo o resto 105, fica-se logo essa ideia na cabeça quando se lê btwin nos travões. Do que já tinha visto em sites online, também não é um balúrdio o upgrade :)
 
#25
Agora que já fiz uns bons kms com a Triban, venho dar aqui o meu testemunho sobre a máquina

(Faço já a ressalva, que é um ponto de vista pessoal, e comparativo com a realidade que tenho, ou seja os últimos 8 anos a malhar na estrada com uma BTT, e pelo meio ainda 1 ano com uma estradista que era muito grande para mim e com uma posição muito baixa/desconfortável para mim).


Estou muito satisfeito com a compra e esta Triban é uma excelente escolha a um excelente preço para o que oferece, porque além dos componentes com que vem equipada, tem ainda uma boa qualidade de construção e é uma bike muito confortável, tanto em termos de condução como a nível da posição, e mesmo em descidas, no meio do trânsito ou em estradas já esburacadas a roçar o "pavet", sinto que é muito segura, com uma boa resposta, e que me dá muita confiança, coisa que a outra estradista não me dava, aliás, esta incentiva-me a fazer mais quilómetros, enquanto que com a outra optava sempre pelo caminho mais curto para chegar a casa e na de BTT, por ser bem mais pesada, acabava sempre por "esgotar" o depósito mais depressa.

A nível dos travões li algumas criticas online, mas para mim são muito superiores aos discos mecânicos que tenho na de BTT, por isso, foram até uma agradável surpresa, e não devo mudar por enquanto de calços, mas se um dia mudar, ou até mudar mesmo para travões shimano 105 e ainda ficarem melhores, perfeito :D (atenção que eu sou cuidadoso a andar e não faço travagens de emergência com regularidade, mesmo em descida, não arrisco além do aceitável, não me meto em aventuras, mesmo assim já bati os 60kms/hora com a Triban e senti-me seguro.

A nível da transmissão, todo o grupo 105 é muito bom, sem falhas, muito preciso, a nível dos andamentos, a pedaleira 53-36 é possivelmente um nível acima do meu nível actual, porque estou habituado a desmultiplicações mais leves da de BTT, mas, estou satisfeito, e até agora não houve nenhuma subida, mesmo as mais puxadas a que estou habituado, que não fizesse de forma confortável, depois não tem nada a ver com subir com a de BTT, que tem desmultiplicações mais leves mas por contrapartida é também uma bike muito mais pesada e com muito mais atrito por causa dos pneus, por isso a Triban ganha aos pontos e é uma excelente e agradável surpresa subir com ela (incluindo subir levantado, que com a de BTT era bem mais esforçado, para não dizer "impossível").

A nível dos pneus com que vem equipada (Hutchinson Equinox 2 700x25), também li algumas criticas online, pois bem, eu a nível de estrada cheguei a rodar com 700-19 e 700-23 na outra bike, com tamanho 19 nem vou tecer comentários, aquilo é andar em cima de uma faca afiada, com estes 700-25 da Hutchinson, sinto uma segurança e conforto muito bons, era um dos pontos que tinha dúvidas e até questionava à priori se devia mudar logo para 700-28, mas depois de andar nestes 25, parecem-me a medida certa de compromisso conforto-segurança-performance. A nível de duração não sei se estes pneus aguentam-se bem, e também não sei se são gulosos a nível de "resistência a rolar" mas a nível de grip em piso seco, acho-os muito seguros, e até agora zero sustos.

Também li algumas criticas online que este quadro como é muito "confortável", da-se bem em velocidades baixas (até 25/30 km/h), mas quando se começa a andar mais rápido ou a puxar mais, torna-se um pouco instável. Da minha experiencia pessoal, já andei a 45 km/h em plano e não senti nada de diferente, tirando a sensação de prazer de dar aos pedais e sentir que estamos a puxar algo leve e não um tronco como acontecia com a de BTT, aí as rodas Mavic também devem fazer alguma diferença, porque "deslizam" bem melhor, outro dos pontos de conforto tem certamente a ver com o garfo de carbono, na outra estradista tinha um garfo de alumínio e posso dizer que era um perigo apanhar imperfeiçoes na estrada, quase que saltava da bike e isso fazia-me ter medo de andar nela, na Triban, obviamente que não é o mesmo que ter uma suspensão, mas sentes as imperfeições e sentes-te seguro. Adicionalmente também li algo sobre o perigo de ter um avanço de 80mm numa bicicleta de estrada, que pode deixar a condução muito nervosa, sobretudo a descer. Mais uma vez na minha experiencia, não senti nenhum perigo, e acho que um dos pontos fortes da bike é mesmo ser tão fácil e ágil de manobrar. Em descida, não fiz nada de muito técnico, nem muito longo, mas sobretudo a descer com as mãos nos drops foi muito tranquilo, e não senti qualquer insegurança.


Coisas que fiz/alterei:

Mudei o selim de origem (que é mediano) para um Selle Italia, e tenho estado a fazer os ligeiros "fine tunnings" depois do bike fit caseiro inicial, por forma a adaptar a minha posição a 100%, e também pequenos ajustes nas mudanças, travões, mas fora isso, mais nada.

A fita do guiador por enquanto safa-se, mas será algo a mudar de futuro por uma coisa mais "deluxe" e toda preta (mas já é uma opção de gosto pessoal). Instalei também pedais SPD porque uso sapatos de BTT e possivelmente vou manter este setup, porque permitem-me subir/descer escadas, andar e encaixar/desencaixar muito mais facilmente do que com sapatos de estrada, não obstante estes terem melhor rendimento.


Resumindo, estou contente com a bike e com a compra :D

Abraços
 
#30
Ah grande @Tourmalet !!!
Rumo ao Tourmalet !!:)
Ahah rumo a ele e na pedaleira grande :D

Força nisso malta, qualquer que seja a Triban vão ficar bem servidos, que a Decathlon não brinca em serviço, eu escolhi a 540 porque era mesmo o que andava à procura (quadro confortavel, equipamento mediano, travões caliper e custos controlados) por isso sigam o vosso instinto e escolham o que realmente procuram.

Vai abaixo a minha menina :D

 

Rapido

Active Member
#32
Boas. Eu sei que o tópico estava já "resolvido" mas vinha falar convosco sobre este modelo. Tive a ideia de montar umas ferraduras 105 e quando foi para as montar o meu mecânico reparou que não dá....o alcance máximo das ferraduras são de, salvo erro, 51 mm e os calços ficam a bater no pneu....nada feito, tive de voltar a montar as ferraduras btwin e pensar em trocar só os calços, por uns swiss stop por exemplo. Pena.... ☹️
 
#34
Boas. Eu sei que o tópico estava já "resolvido" mas vinha falar convosco sobre este modelo. Tive a ideia de montar umas ferraduras 105 e quando foi para as montar o meu mecânico reparou que não dá....o alcance máximo das ferraduras são de, salvo erro, 51 mm e os calços ficam a bater no pneu....nada feito, tive de voltar a montar as ferraduras btwin e pensar em trocar só os calços, por uns swiss stop por exemplo. Pena.... ☹️
Obrigado por informares @Rapido, isto sim é serviço público :)

Pena que não dê para montar, sinceramente pensava que as medidas seriam "universais" para todos os modelos, mas investigando melhor dá para perceber que existem modelos com alcance curte e longo, neste caso a Decathlon optou pela configuração "longa" (provavelmente pela compatibilidade de pneus até 32mm) e usou estes travões "BTWIN", que na verdade são o modelo Tektro R559:

https://www.sjscycles.co.uk/brakes/...per-brake-5573-mm-very-deep-drop-nut-fitting/

Pelo que vi no site da Shimano, do grupo 105 apenas existe 1 modelo de travões com alcance longo, os BR-R650, mas que são cinzentos (custam cerca de 90€ o par na chainreaction):
https://bike.shimano.com/en-EU/product/component/105-5800/BR-R650.html

Mas tens por exemplo estes BR-R451, do modelo Tiagra, que também são compatíveis e existem em cinzento ou preto (custam cerca 54€ o par na chainreaction):
https://bike.shimano.com/en-EU/product/component/shimano/BR-R451.html

Se o problema é a travagem, uma solução rápida é mesmo trocar os calços. Eu se entretanto encontrar algum outro modelo, aviso-te.

Abraço
 
#35
Boas. Eu sei que o tópico estava já "resolvido" mas vinha falar convosco sobre este modelo. Tive a ideia de montar umas ferraduras 105 e quando foi para as montar o meu mecânico reparou que não dá....o alcance máximo das ferraduras são de, salvo erro, 51 mm e os calços ficam a bater no pneu....nada feito, tive de voltar a montar as ferraduras btwin e pensar em trocar só os calços, por uns swiss stop por exemplo. Pena.... ☹️
Situação idêntica na minha Canondale Synapse. Experimentei calços Swissstop, não gostei. Mudei para BBB topo de gama, melhorou bastante. Agora tenho uns Kool Stop que me deixam muito satisfeito!
Os travões já tinha trocado para uns Shimano BR-650. Muito melhor do que os Promax de origem, mas só com os calços Kool Stop a coisa ficou boa!
Existem uns travões "deep drop" com muito boas análises, melhor que os BR-650, que são uns TRP RG957. Cerca de 100 € a unidade se comprados da Europa, ou o mesmo preço pelo par se vierem da China :rolleyes:

Boas pedaladas!
 

Rapido

Active Member
#37
A minha dúvida agora é se qualquer um desses modelos é superior ao que tenho actualmente. Sinceramente não sei bem o que fazer, se só trocar de calços ou trocar por outro conjunto de pinças...
 
#38
A minha dúvida agora é se qualquer um desses modelos é superior ao que tenho actualmente. Sinceramente não sei bem o que fazer, se só trocar de calços ou trocar por outro conjunto de pinças...
Eu trocaria primeiro os calços, primeiro porque é um upgrade bem mais barato, depois porque provavelmente vais logo sentir diferenças para melhor e provavelmente irás ficar satisfeito... mas caso não fiques e optes realmente por mudar de os travões, podes sempre usar os novos calços nos novos travões. Chama-se situação "win - win" :D

Abraço
 
#39
Boas malta, fiz 2 alterações na máquina, se ajudar alguém, aqui vai:

Travões: Troquei os calços de origem (Tektro P422) pelos Shimano R55C4 (13€ 4 calços na Decathlon), que pelo que apurei, são um bom compromisso entre qualidade de travagem, durabilidade e também de "anti-rim wear", isto tudo em tempo seco, em tempo molhado dizem que a história é outra e não são nada de especial (e que ganham até um gosto especial em comer alumínio :D), mas como também não ando com tempo molhado, para mim não é um problema. Ainda não andei o tempo suficiente para tirar grandes ilações, mas numa primeira avaliação, parecem travar melhor que os Tektro, mas pode ser factor psicológico. Uma coisa que não gostei foi de chiarem (e até trepidarem) um bocado quando se exigia um bocado mais deles, mas como ainda estão novos e a acamar, vou dar o beneficio da dúvida.

Selim: Depois de algumas queixas de dormências com a utilização do Selle Italia X1 (que já usava na de BTT e mudei para a Triban), decidi estudar um pouco o assunto, e mais a fundo o selim que vinha de origem na bike, um BTWIN Ergofit, e as criticas que li eram positivas. Em comparação com o Selle Italia X1, o tamanho é basicamente o mesmo, a diferença está no BTWIN ser bem menos rígido, em virtude de ser mais almofadado e ter uma zona central/perineo muito mais "amiga do utilizador" (a parte de baixo da estrutura do selim é aberta, sendo que por cima é tapado apenas uma por uma ligeira base de tecido almofadado). Preciso obviamente de meter mais KM's em cima dele, sobretudo em voltas longas, para ter uma opinião mais fundamentada, mas a nível de conforto, numa primeira impressão dá 10 a zero ao Selle Italia. O Selle Italia vai voltar directmante pra de BTT :D A BTWIN e a Decathlon ganharam mais uns pontos na minha consideração com este selim.

Abraços