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Barulho desviador traseiro

joseruivo

Well-Known Member
Boas,

tenho tido várias vezes o problema de a corrente passar do primeiro carreto para o espaço a cassete e os raios. Ontem aconteceu de novo, vi um vídeo na net sobre como ajustar os parafusos de limites no desviador, ajustei primeiro para o segundo carreto (sem passar para o primeiro) e depois fui aliviando o parafuso até conseguir para o primeiro. Até aqui tudo bem, acho eu.

Agora o problema é que no primeiro carreto faz um barulho do caraças, tipo trek-trek-trek, que não consigo diagnosticar/resolver. Não consigo ver nada a bater em nada... Estarei a ver mal? A fazer algum erro menos óbvio? Agradeço sugestões, obrigado.
 

GuilhermeOliveira

Well-Known Member
Se desviador tem os batentes no sitio certo, agora confirmas se está alto, pode ser esse o problema, a roldana de cima pode estar muito perto da cassete
 

JBG

Well-Known Member
As mudanças estão mal afinadas. Se estás com dificuldades leva à oficina, 5 minutos de mão e ficas com o problema resolvido.
Penso que o cabo precisa de tensão, mas sem ver é complicado estar a dizer com precisão o que é. Os cabos com o passar do tempo têm tendência a perder tensão, só um toque no afinador para esticar um pouquinho costuma resolver.
 

joseruivo

Well-Known Member
As mudanças estão mal afinadas. Se estás com dificuldades leva à oficina, 5 minutos de mão e ficas com o problema resolvido.
Penso que o cabo precisa de tensão, mas sem ver é complicado estar a dizer com precisão o que é. Os cabos com o passar do tempo têm tendência a perder tensão, só um toque no afinador para esticar um pouquinho costuma resolver.

Já aumentei e já diminui a tensão, não fez diferença no barulho de que me queixo.
 

Paulo Almeida

Well-Known Member
O que eu acho. Se antes ela saía para a roda, e só limitaste o desviador com o batente, no fundo quando metes a mudança, ela tenta saltar na mesma, só não salta porque está lá o batente, mas a tenção do cabo continua igual, e esse barulho é de não estar afinado, é de não estar alinhado o desviador com a mudança. Se tentaste com a regulação e não deu em nada....
Ou tentas afinar tu através de um qualquer video na net (há vários) ou levas a um mecânico se não te sentes confortável a fazer. É algo simples, mas vais ter de desapertar o cabo no fim, e fazer de início.
 

joseruivo

Well-Known Member
O que eu acho. Se antes ela saía para a roda, e só limitaste o desviador com o batente, no fundo quando metes a mudança, ela tenta saltar na mesma, só não salta porque está lá o batente, mas a tenção do cabo continua igual, e esse barulho é de não estar afinado, é de não estar alinhado o desviador com a mudança. Se tentaste com a regulação e não deu em nada....
Ou tentas afinar tu através de um qualquer video na net (há vários) ou levas a um mecânico se não te sentes confortável a fazer. É algo simples, mas vais ter de desapertar o cabo no fim, e fazer de início.

Antes tinha dificuldade a por mudanças mais pesadas. Alivei a tensão do cabo, agora já passa bem numa direção e noutra. Vou ver os vídeos - obrigado illuminatus!
 

JBG

Well-Known Member
Antes tinha dificuldade a por mudanças mais pesadas. Alivei a tensão do cabo, agora já passa bem numa direção e noutra. Vou ver os vídeos - obrigado illuminatus!

Podem ser sinais da bicicleta precisar de uma revisão. Cabos e/ou bixas novas.
 

pratoni

Well-Known Member
Quando resolve algo, mas estraga outra na afinação das mudanças, o melhor é fazer o reset a tudo.

Estuda bem os tutoriais e videos do site que o @I l l u m i n a t u s colocou e afina como se fosse uma bicicleta nova.

Podes chegar a soltar os cabos e voltar a colocar caso queiras ser mais radical e estejam em bom estado.

Aproveita e lubrifica os mesmos dentro da bichas...
 

joseruivo

Well-Known Member
Se desviador tem os batentes no sitio certo, agora confirmas se está alto, pode ser esse o problema, a roldana de cima pode estar muito perto da cassete

Bingo! Tentei apertar o parabuso B, não consegui, imaginei que pudesse já estar apertado até ao fim... Tentei desapertar, também não desapertou... Levei a bici ao mecânico, mal a viu disse logo que a roldana de cima estava muito próxima da cassete. Vai de tentar apertar o parafuso B, depois desapertar, e nada. Olhou de outro ângulo e viu que o parafuso B estava torto, de tal forma que nem empurrava o desviador o suficiente para trás, nem mexia.

Endireitou o parafuso o que pôde, desapertou quase tudo, mas teve de recorrer a um dremel para cortar a ponta final do parafuso e assim tirar o
 

joseruivo

Well-Known Member
Endireitou o parafuso o que pôde, desapertou quase tudo, mas teve de recorrer a um dremel para cortar a ponta final do parafuso e assim tirar o

Dizia eu...

Endireitou o parafuso o que pôde, desapertou quase tudo, mas teve de recorrer a um dremel para cortar a ponta final do parafuso e assim tirar o que restava do parafuso.

Porque é que o parafuso dobrou?? Imagino que numa das vezes em que a corrente saltou para entre os raios e a cassete eu possa ter feito força de mais no sítio errado para a tirar de lá, não vejo outra explicação.

Obrigado a todos pelas vossas ajudas!
 
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