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Barras Tejadilho

Paulofski

Well-Known Member
gostei do teu post mas tem um erro. para abrires a mala é so soltares um pino e as bikes inclinam para acederes a mala. nem 10 segundos perdes

podes ver aqui

Ah sim, olha, porreiro, mas sei que há alguns (provavelmente são mais antigos) que não permitem a abertura da mala.
 

el-solitario

Well-Known Member
Na Toyota pediram-me 500 euros pela montagem da bola de reboque. Comprei barras.
Já parti um dos suportes das bicicletas, porque esqueci-me que tinha a bici lá em cima, avancei para uma parede por cima da garagem, e felizmente o suporte era mais fraco do que bici de btt, em alumínio pesado/forte.
Outra altura numa estação de serviço em autoestrada estacionei debaixo de umas coberturas que fazem sombra, tinha a bici de estrada em cima, acho que não cabia um dedo entre as manetes e os ferros dessa cobertura...
Existe uma oficina em Algés - não sei se moras perto - que costuma fazer o serviço por muito menos, mas confesso que nunca tinha ouvido em ter de reprogramar a centraliza para uma coisa destas...
A gastar agora, gastaria na bola de reboque e respetivo suporte

De facto eles na peugeot disseram que tinham de programar a centralina para "ensinar" ao carro que tinha mais um par de luzes para ligar. Mas pelo preço não vou avançar.

Gosto muito mais da opção de levar a bicicleta na traseira, mas fica muito mais em conta os suportes de barras. Se usa-se todos os FDS o suporte, provavelmente metia a bola, agora, só conto usar quando houver GF's ou quando for visitar a familia (300km). Talvez umas 5 utilizações por ano. Gosto mais da bola, mas não consigo justificar o custo para a utilização que vais ter.

No dia que der asneira, vou-me arrepender :p Espero que nunca aconteça.
 

Velhadas

Well-Known Member
De facto eles na peugeot disseram que tinham de programar a centralina para "ensinar" ao carro que tinha mais um par de luzes para ligar. Mas pelo preço não vou avançar.

Gosto muito mais da opção de levar a bicicleta na traseira, mas fica muito mais em conta os suportes de barras. Se usa-se todos os FDS o suporte, provavelmente metia a bola, agora, só conto usar quando houver GF's ou quando for visitar a familia (300km). Talvez umas 5 utilizações por ano. Gosto mais da bola, mas não consigo justificar o custo para a utilização que vais ter.

No dia que der asneira, vou-me arrepender :p Espero que nunca aconteça.

no proximo carro que comprares compra ja com a bola de reboque. Se fores tão distraído como eu quando chegares à altura de mudar de carro já tens as barras de tejadilho todas empenadas como eu tinha :D:D
 

jppina

Well-Known Member
Na Toyota pediram-me 500 euros pela montagem da bola de reboque. Comprei barras.
Já parti um dos suportes das bicicletas, porque esqueci-me que tinha a bici lá em cima, avancei para uma parede por cima da garagem, e felizmente o suporte era mais fraco do que bici de btt, em alumínio pesado/forte.
Outra altura numa estação de serviço em autoestrada estacionei debaixo de umas coberturas que fazem sombra, tinha a bici de estrada em cima, acho que não cabia um dedo entre as manetes e os ferros dessa cobertura...
Existe uma oficina em Algés - não sei se moras perto - que costuma fazer o serviço por muito menos, mas confesso que nunca tinha ouvido em ter de reprogramar a centraliza para uma coisa destas...
A gastar agora, gastaria na bola de reboque e respetivo suporte

Visto assim, talvez não faça sentido o que disse anteriormente, o gasto adicional (e porventura proibitivo para muitos) para instalar a bola de reboque pode ser até menor que o gasto que uma distração pode ocasionar... a tua última frase resume tudo.

De facto eles na peugeot disseram que tinham de programar a centralina para "ensinar" ao carro que tinha mais um par de luzes para ligar. Mas pelo preço não vou avançar.

Gosto muito mais da opção de levar a bicicleta na traseira, mas fica muito mais em conta os suportes de barras. Se usa-se todos os FDS o suporte, provavelmente metia a bola, agora, só conto usar quando houver GF's ou quando for visitar a familia (300km). Talvez umas 5 utilizações por ano. Gosto mais da bola, mas não consigo justificar o custo para a utilização que vais ter.

No dia que der asneira, vou-me arrepender :p Espero que nunca aconteça.

Pois, é isso, cada um deve avaliar os prós e contras, e é como dizes, esperemos que nunca te distraias!!
 

jppina

Well-Known Member
no proximo carro que comprares compra ja com a bola de reboque. Se fores tão distraído como eu quando chegares à altura de mudar de carro já tens as barras de tejadilho todas empenadas como eu tinha :D:D

Isso foi o que eu fiz, quando chegou a altura de trocar de carro, foi condicionante de compra ter bola de reboque. E passado uns anos, quando o 2º carro cá de casa foi trocado, a mesma coisa, assim, quer um quer outro estão aptos a levar com o suporte traseiro :)
 

el-solitario

Well-Known Member
seguramente sera ponderado num futuro carro. O problema é que cá em casa só se troca de carro depois de dar os estouro e não "porque sim". Com isto quero dizer que trocar de carro só daqui a mais de 10 anos talvez :p, o nosso só tem 7 anos (dizer a mulher que se vai trocar de carro para transportar a bicicleta dá direito a malas a porta).

No inicio era facil transportar, rodas fora, bancos em baixo e siga caminho. Dava algum transtorno e era pouco funcional, mas era tranquilo, dava para safar. Agora com criança é impossível.

Para piorar, os engates do meu carro é pelas portas, não tem nenhum apoio no tejadilho. Este foi um motivo que me fez atrasar ao máximo a compra dos suportes. Dos 3 tipos de apoio que os carros tem (barras longitudinais, orifícios de encaixe, nas calhas das portas), o meu tinha de ser o "pior". Digo pior pois tenho de trilhar as pegas do suporte com as borrachas da porta e tenho receio que estrague. Mas em 365 dias, imagino que só esteja montado em 30/40 dias, não deve estragar muito. E se os carros são feitos assim, devem estar preparados para isto.
 

prata_7

Well-Known Member
seguramente sera ponderado num futuro carro. O problema é que cá em casa só se troca de carro depois de dar os estouro e não "porque sim". Com isto quero dizer que trocar de carro só daqui a mais de 10 anos talvez :p, o nosso só tem 7 anos (dizer a mulher que se vai trocar de carro para transportar a bicicleta dá direito a malas a porta).

No inicio era facil transportar, rodas fora, bancos em baixo e siga caminho. Dava algum transtorno e era pouco funcional, mas era tranquilo, dava para safar. Agora com criança é impossível.

Para piorar, os engates do meu carro é pelas portas, não tem nenhum apoio no tejadilho. Este foi um motivo que me fez atrasar ao máximo a compra dos suportes. Dos 3 tipos de apoio que os carros tem (barras longitudinais, orifícios de encaixe, nas calhas das portas), o meu tinha de ser o "pior". Digo pior pois tenho de trilhar as pegas do suporte com as borrachas da porta e tenho receio que estrague. Mas em 365 dias, imagino que só esteja montado em 30/40 dias, não deve estragar muito. E se os carros são feitos assim, devem estar preparados para isto.
Foi por isso que fui para a seasucker, como o meu carro tem o tejadilho todo em vidro não tenho onde encaixar as barras..
 

Carvalhon

Well-Known Member
De facto eles na peugeot disseram que tinham de programar a centralina para "ensinar" ao carro que tinha mais um par de luzes para ligar. Mas pelo preço não vou avançar.

sim, é isso mesmo. A bola tem de ser ligada à centralina para as luzes do reboque funcionarem.

As lojas onde fui pedir orçamentos, foram ambas em algés.
http://www.engatauto.com/
http://engates.serralhariamecanicadealges.com/

Eles agora só montam material homologado, recordo-me destes, por exemplo:
https://www.enganchesaragon.com/por/towcar
http://www.urbeni.com/

No 1º até têm lá preços, que servem de referência.
 

el-solitario

Well-Known Member
Foi por isso que fui para a seasucker, como o meu carro tem o tejadilho todo em vidro não tenho onde encaixar as barras..

Já tenho medo das barras normais, acho que com isso não passava dos 50km/h :p

sim, é isso mesmo. A bola tem de ser ligada à centralina para as luzes do reboque funcionarem.

As lojas onde fui pedir orçamentos, foram ambas em algés.
http://www.engatauto.com/
http://engates.serralhariamecanicadealges.com/

Eles agora só montam material homologado, recordo-me destes, por exemplo:
https://www.enganchesaragon.com/por/towcar
http://www.urbeni.com/

No 1º até têm lá preços, que servem de referência.

Obrigado, vou averiguar. Podes dizer por quanto te ficou a ti?
 

Carvalhon

Well-Known Member
Não cheguei a colocar, do que me recordo andava entre 400 e 700, dependendo do tipo de bola, mas com a necessidade de mexer na centralina e o carro na garantia, acabei por desistir. Na marca eram uns 1500€.
Parece ser realmente a melhor solução de todas, mas apenas para quem vai usar com frequência.
 

Pacheco

Well-Known Member
Bom dia,

No meu caso, até ao nascimento da miúda também adiei a compra das barras. Com o nascimento dela tive mesmo de comprar porque para algumas viagens houve necessidade de acrescentar uma bagajeira extra. Principalmente porque quando compramos o carrinho de bebé, não ligamos ao tamanho que ia ocupar na bagajeira. Com isso depois comprei também o suporte para a bicicleta.

Para piorar, os engates do meu carro é pelas portas, não tem nenhum apoio no tejadilho. Este foi um motivo que me fez atrasar ao máximo a compra dos suportes. Dos 3 tipos de apoio que os carros tem (barras longitudinais, orifícios de encaixe, nas calhas das portas), o meu tinha de ser o "pior". Digo pior pois tenho de trilhar as pegas do suporte com as borrachas da porta e tenho receio que estrague. Mas em 365 dias, imagino que só esteja montado em 30/40 dias, não deve estragar muito. E se os carros são feitos assim, devem estar preparados para isto.

As minhas também são das que encaixam nas portas, mas desde que o funcionário da Norauto as montou nunca mais as desmontei. Tiro a bagajeira, tiro o suporte da bicicleta, mas as barras ficam. Assisti a montagem e achei demasiado trabalhoso para andar a por quando fosse necessário. Já não me lembro de cabeça, mas além do aperto da barra ao pé, tem um aperto lateral que ele me disse para ter cuidado pois se for demasiado pode empenar o tejadilho. Claro que se for de menos não segura. Preferi não mexer.

Abraço,
Gonçalo Pacheco
 

el-solitario

Well-Known Member
Bom dia,

No meu caso, até ao nascimento da miúda também adiei a compra das barras. Com o nascimento dela tive mesmo de comprar porque para algumas viagens houve necessidade de acrescentar uma bagajeira extra. Principalmente porque quando compramos o carrinho de bebé, não ligamos ao tamanho que ia ocupar na bagajeira. Com isso depois comprei também o suporte para a bicicleta.



As minhas também são das que encaixam nas portas, mas desde que o funcionário da Norauto as montou nunca mais as desmontei. Tiro a bagajeira, tiro o suporte da bicicleta, mas as barras ficam. Assisti a montagem e achei demasiado trabalhoso para andar a por quando fosse necessário. Já não me lembro de cabeça, mas além do aperto da barra ao pé, tem um aperto lateral que ele me disse para ter cuidado pois se for demasiado pode empenar o tejadilho. Claro que se for de menos não segura. Preferi não mexer.

Abraço,
Gonçalo Pacheco
O meu cunhado comprou umas da norauto e eu até o ajudei a montar. O carro dele é de barras longitudinais e aquilo foi tão fácil de montar/desmontar que fiquei com a ideia na cabeça. Nunca tinha estado em contacto com barras para carros, foi a primeira vez que mexi com isto. Mas de facto, a aplicação no meu carro é diferente (igual ao teu). Com o teu feedback já fico com outra ideia. Obrigado
 

Pacheco

Well-Known Member
Boa tarde,

@el-solitario as minhas são tipo estas:

1.png


No sitio da seta azul tem um parafuso (quatro na realidade) que aperta de baixo para cima a fixar a base à barra, com uma porca em forma de chapinha por dentro da barra.

Claro que esta porca não é fixa para poder movimentar as barras para um lado ou para o outro e portanto é preciso acertar com ela no sitio do parafuso. No primeiro parafuso a apertar a barra e a base do outro lado estão simplesmente alinhadas, pelo que convem haver alguém a ajudar do outro lado para não correr risco de cair e fazer alguma mossa no tejadilho. Este parafuso não é protegido por nada, pelo que alguém de má fé pode desapertar (os quatro) e levar as barras (sem as bases). Curiosamente numa das viagens desapertou-se e perdi um. A Norauto não vende os parafusos ou conjuntos de parafusos. Felismente numa casa de parafusos consegui arranjar igual e agora tenho suplentes. Depois da primeira montagem convem rever os apertos.

No sitio da seta laranja, tenho ideia de haver um aperto lateral (que está protegido por uma tampa que só abre com a chave propria). Foi neste que o funcionário que montou disse para ter cuidado com o aperto, pois se for demasiado pode empenar o tejadilho... Convém ser qb mas não demais.

Por isto e por ter assistido a montagem, nunca mais as tirei.

Abraço
 

el-solitario

Well-Known Member
No caso do meu cunhado, fomos dois a montar e facilitou bastante o processo. Os parafusos "azuis" ficaram já aplicados na medida certa para sempre, enquanto que aliviando só os "laranja", da para remover as barras. Ele também só as vai usar no inverno por causa dos skis, logo também só as esta a montar quando precisa. Mas montar as barras em barras deve ser muito mais "simples" do que nas portas. Mesmo assim vou comprar as barras na norauto, não tenho outra opção que veja mais viável €€€, só estou a espera que apareça alguma promoção no site, provavelmente devem ter alguma no dia do pai.

Já agora, como são as protecções nas garras de ponto de contacto com a chapa do carro? são em borracha preta? As do meu cunhado são numa borracha preta que me pareceu de boa qualidade.
 

Pacheco

Well-Known Member
Já não tenho a certeza. Por baixo da base, sei que existe um apoio de borracha no tejadilho. Na parte de encosta a moldura a porta, tenho ideia ideia que não tem nada... Mas não tenho a certeza...
 

el-solitario

Well-Known Member
obrigado mais uma vez. provavelmente nesses tais parafusos que dizes que ja perdeste vou aplicar um threadlocker da liquimoli que tenho aqui em casa já para evitar o alivio dos parafusos, bike inclusive. Esta treta funciona, tinha uma bike velhinha que estava sempre a aliviar os parafusos do pedaleiro, foi remédio santo, nunca mais soltou. Desde então parafusos que não quero que se soltem facilmente, uma gotinha de liquido azul, 24 horas de repouso e esta a andar.
 
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