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Avanço

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newb

Well-Known Member
Pensa assim, a posição natural e mais confortável das mãos deve ser nas manetes.

Ou seja, quando te sentas na bike e deixas cair os braços, as mãos devem instintivamente ir para as manetes.
Amanhã saio com ela de dia, mas não sei...qualquer coisa não está muito bem.
Está melhor com o de 90, mas mesmo assim.
Se calhar esperava mais, sinceramente fico sem saber o que dizer, é apenas feeling.
 

newb

Well-Known Member
Não sabemos como tens isso, não podemos dizer se é para subir ou descer...
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antunesfilipee

Well-Known Member
Isto é mais ou menos como tem que estar o teu.

Capture.png


Pela tua foto não se percebe bem as inclinações. Mas parece-me que as manetes podem subir.
A parte final do guiador fica mais ou menos pararelo ao chão.
 

newb

Well-Known Member
Isto é mais ou menos como tem que estar o teu.

Capture.png


Pela tua foto não se percebe bem as inclinações. Mas parece-me que as manetes podem subir.
A parte final do guiador fica mais ou menos pararelo ao chão.
Sim, é isso, vou subir um pouco, para ficar assim mais levantada a manete um pouquinho.
 

pratoni

Well-Known Member
Amanhã saio com ela de dia, mas não sei...qualquer coisa não está muito bem.
Está melhor com o de 90, mas mesmo assim.
Se calhar esperava mais, sinceramente fico sem saber o que dizer, é apenas feeling.
O que tens a fazer é andar, experimentar, voltar a andar e voltar a experimentar, até te sentires bem, ou minimamente bem, tendo em conta a bicicleta que tens e a tua própria experiência.

É uma questão de o teu próprio corpo te dar as respostas através das sensações ao andar.

É preciso algum trabalho e paciência? Sim, mas vai valer a pena e a alternativa será fazer o bike fit tal como disseram aqui e que te sai mais caro mas demora menos tempo.

Andar em estrada também requer alguma habituação ou, por outras palavras, algum calo.
 

newb

Well-Known Member
O que tens a fazer é andar, experimentar, voltar a andar e voltar a experimentar, até te sentires bem, ou minimamente bem, tendo em conta a bicicleta que tens e a tua própria experiência.

É uma questão de o teu próprio corpo te dar as respostas através das sensações ao andar.

É preciso algum trabalho e paciência? Sim, mas vai valer a pena e a alternativa será fazer o bike fit tal como disseram aqui e que te sai mais caro mas demora menos tempo.

Andar em estrada também requer alguma habituação ou, por outras palavras, algum calo.
Fiz 3890 klm em 2020 mas com uma bike enorme ( primeira ) e esta. Foram alguns kilometros em estrada mas com bikes desajustadas ( a primeira era enorme e estava mesmo tudo mal, até a relaçao 53\25 (!).
Vendi, comprei esta que seria M, mas lá está , esta é perto do ideal, mas ainda nao é o ideal, dai a minha chatice com isto.
 

jpacheco

Well-Known Member
@newb faz como o @pratoni diz, anda usufrui da bike. Se ja fizeste 2000km com ela mais estendida agora deves estar mais confortável. O corpo demora um bocadinho adaptar-se a nova posição. Mas o mais importante é andares, e chegares a casa sem dores no corpo.. alias minto, deves ter dores mas unicamente nas pernas de tanto pedalar ahsh :)
 

newb

Well-Known Member
@newb faz como o @pratoni diz, anda usufrui da bike. Se ja fizeste 2000km com ela mais estendida agora deves estar mais confortável. O corpo demora um bocadinho adaptar-se a nova posição. Mas o mais importante é andares, e chegares a casa sem dores no corpo.. alias minto, deves ter dores mas unicamente nas pernas de tanto pedalar ahsh :)
Mas não desfruto... esses klm foram em duas (a primeira estava horrível esta meh). Se fosse mesmo confortável era porreiro, mas isso também se calhar só com ajuda pro e com uma bike + "a sério".

É um bocado offtopic, mas como tiro a folga (abana um pouco para o lado) à roda mavic da frente, alguém sabe? Dá para fazer com chaves como se faz as rodas de btt de esferas? Apertar só? Ou exige uma chave própria?
 

GuilhermeOliveira

Well-Known Member
Já me parece aparecer por ai aquela coisa do , epá se calhar não presta e tenho de comprar uma melhor, se for com as medidas iguaizinhas e a melhor bicicleta do mudo, o mais certo é os problemas se manterem

Tu não queres, mas quase todos dizem que talvez seja grande, pode-se meter um remendo mas não resolve o problema de fundo
 

newb

Well-Known Member
Já me parece aparecer por ai aquela coisa do , epá se calhar não presta e tenho de comprar uma melhor, se for com as medidas iguaizinhas e a melhor bicicleta do mudo, o mais certo é os problemas se manterem

Tu não queres, mas quase todos dizem que talvez seja grande, pode-se meter um remendo mas não resolve o problema de fundo
Quando a comprei gostei muito, se calhar agora é isso que está a acontecer (!). Mas o tamanho acho que está melhor agora, tenho que dar uma volta com ela quando passar este frio...
De problema (e veio mas é naquela) é apenas a roda da frente com folga. Eu quando sair com ela eu tiro fotos e mostro a posição que fico nela e se precisa de ajuste. O meu antigo avanço já o vendi , o de 120.
 

bullspot

Well-Known Member
Três ou quatro dicas de quem passou por situação semelhante (embora menos crítica talvez) há não muito tempo:

- primeiro garante que o selim está mais ou menos a meio dos carris, nivelado e na altura correcta; atenção que há uma tendência quase geral de andar com o selim muito alto, mesmo seguindo as principais técnicas de ajuste, e isso vai causar maior desconforto sobretudo se não tiveres preparação ao nível de core; demorei meses até perceber isso e só depois de ver uns videos daquele que é para mim um dos melhores bike fitters - Neill Stanbury - é que acertei na posição).
- segundo, faz o teste do equilíbrio; a pedalar em plano ou em rolo, com as mãos na posição principal (manetes), deves conseguir largar o volante e levantar o tronco sem grande esforço; se o esforço for muito, a pélvis rodar muito para a frente e a tendência for cair novamente para o guiador, é um forte indício de problemas.
- se passares o teste anterior e for só uma questão de desconforto das mãos ou pulsos, roda as manetes (ou o guiador todo) de forma a que com as mãos em cima das manetes e os dedos esticados, o dedo anelar siga a linha do antebraço.
- se não passares no teste do equilíbrio já depois de trocar o avanço, o mais certo é o quadro ser muito grande para ti; no meu caso como também já tinha os espaçadores todos metidos, recorri ao truque de inverter o avanço para subir um pouco mais o guiador e reduzir a altura selim-guiador. Foi o ajuste final que fez a diferença da noite para o dia, embora ciente de que o verdadeiro problema está no tamanho do quadro.

Se mesmo assim continuares desconfortável, talvez faça sentido o bike fit como já aqui foi sugerido.

Boa sorte com isso ;)
 

newb

Well-Known Member
Três ou quatro dicas de quem passou por situação semelhante (embora menos crítica talvez) há não muito tempo:

- primeiro garante que o selim está mais ou menos a meio dos carris, nivelado e na altura correcta; atenção que há uma tendência quase geral de andar com o selim muito alto, mesmo seguindo as principais técnicas de ajuste, e isso vai causar maior desconforto sobretudo se não tiveres preparação ao nível de core; demorei meses até perceber isso e só depois de ver uns videos daquele que é para mim um dos melhores bike fitters - Neill Stanbury - é que acertei na posição).
- segundo, faz o teste do equilíbrio; a pedalar em plano ou em rolo, com as mãos na posição principal (manetes), deves conseguir largar o volante e levantar o tronco sem grande esforço; se o esforço for muito, a pélvis rodar muito para a frente e a tendência for cair novamente para o guiador, é um forte indício de problemas.
- se passares o teste anterior e for só uma questão de desconforto das mãos ou pulsos, roda as manetes (ou o guiador todo) de forma a que com as mãos em cima das manetes e os dedos esticados, o dedo anelar siga a linha do antebraço.
- se não passares no teste do equilíbrio já depois de trocar o avanço, o mais certo é o quadro ser muito grande para ti; no meu caso como também já tinha os espaçadores todos metidos, recorri ao truque de inverter o avanço para subir um pouco mais o guiador e reduzir a altura selim-guiador. Foi o ajuste final que fez a diferença da noite para o dia, embora ciente de que o verdadeiro problema está no tamanho do quadro.

Se mesmo assim continuares desconfortável, talvez faça sentido o bike fit como já aqui foi sugerido.

Boa sorte com isso ;)
Obrigado.
Vou fazer sim, e vou só inclinar um pouco o guiador, julgo que pode inclinar mais ( tenho visto vídeos de pessoas a andar e vejo tendência quando é na onda do cicloturismo estar mais um pouco para cima).
Eu comprei a minha de estrada "do nada", dois amigos compraram também, mas não temos referencias nem fazemos parte de grupos.
Por ex. eu não sei como é andar numa bike mesmo com um fit certinho, por isso não tenho sequer modo de comparar. O que sei é que tem vindo a melhorar.
Assim fica mais dificil.
 

bullspot

Well-Known Member
Obrigado.
Vou fazer sim, e vou só inclinar um pouco o guiador, julgo que pode inclinar mais ( tenho visto vídeos de pessoas a andar e vejo tendência quando é na onda do cicloturismo estar mais um pouco para cima).
Eu comprei a minha de estrada "do nada", dois amigos compraram também, mas não temos referencias nem fazemos parte de grupos.
Por ex. eu não sei como é andar numa bike mesmo com um fit certinho, por isso não tenho sequer modo de comparar. O que sei é que tem vindo a melhorar.
Assim fica mais dificil.
Isso assim só tens duas opções: ou investes tempo em leitura e vídeos da especialidade ou pagas a alguém para fazer o bikefit por ti :)
Não queiras correr o risco de "desenrascar" a coisa e mais tarde pagas a fatura na saúde. Falo por experiência própria, depois de mais de 1 mês de fisioterapia a recuperar de uma cervicalgia grave causada por tensões musculares acumuladas de andar mal posicionado na bicicleta (e nem dei por ela...não me sentia mal a pedalar, não tinha queixas, nada...). Isto do bike fit em estrada tem muito que se diga...
Vê com atenção cada uma das dicas que te deixei e se chegares ao fim e concluíres que não dá, é preferível trocar de bicicleta.
 

newb

Well-Known Member
Isso assim só tens duas opções: ou investes tempo em leitura e vídeos da especialidade ou pagas a alguém para fazer o bikefit por ti :)
Não queiras correr o risco de "desenrascar" a coisa e mais tarde pagas a fatura na saúde. Falo por experiência própria, depois de mais de 1 mês de fisioterapia a recuperar de uma cervicalgia grave causada por tensões musculares acumuladas de andar mal posicionado na bicicleta (e nem dei por ela...não me sentia mal a pedalar, não tinha queixas, nada...). Isto do bike fit em estrada tem muito que se diga...
Vê com atenção cada uma das dicas que te deixei e se chegares ao fim e concluíres que não dá, é preferível trocar de bicicleta.

Já vi vídeos e várias coisas, mas fico sem saber o que está certo. Dor já tive mas do selim muito baixo e alto ( dores típicas destes factores).
Sim , por isso é chato mesmo do "ter muito que se lhe diga". Se comprasse a bike " de marca "numa loja de 2k o senhor também não me ia saber ajudar, por isso seria mesmo esse bike fit profissionalizado.
 

newb

Well-Known Member
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Está assim, mas levantado de mais julgo, em baixo n da para travar, mas até é uma posiçao interessante assim p\ cima.
+ pra baixo 1 bocado?
(o guiador)
 

Mafioso

Well-Known Member
Tens que mostrar de lado do guiador para uma melhor perceção. Mas visto por essa foto e pelo o angulo das manetes está bom ou normal.
Pelo o pouco que entendi na legenda da foto se com as mãos nos drops ( na parte de baixo do guiador) não consegues travar direito, volto-te a dizer que não há avanço que te valha. É o quadro que está (muito) grande para ti.
 
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