Três ou quatro dicas de quem passou por situação semelhante (embora menos crítica talvez) há não muito tempo:
- primeiro garante que o selim está mais ou menos a meio dos carris, nivelado e na altura correcta; atenção que há uma tendência quase geral de andar com o selim muito alto, mesmo seguindo as principais técnicas de ajuste, e isso vai causar maior desconforto sobretudo se não tiveres preparação ao nível de core; demorei meses até perceber isso e só depois de ver uns videos daquele que é para mim um dos melhores bike fitters - Neill Stanbury - é que acertei na posição).
- segundo, faz o teste do equilíbrio; a pedalar em plano ou em rolo, com as mãos na posição principal (manetes), deves conseguir largar o volante e levantar o tronco sem grande esforço; se o esforço for muito, a pélvis rodar muito para a frente e a tendência for cair novamente para o guiador, é um forte indício de problemas.
- se passares o teste anterior e for só uma questão de desconforto das mãos ou pulsos, roda as manetes (ou o guiador todo) de forma a que com as mãos em cima das manetes e os dedos esticados, o dedo anelar siga a linha do antebraço.
- se não passares no teste do equilíbrio já depois de trocar o avanço, o mais certo é o quadro ser muito grande para ti; no meu caso como também já tinha os espaçadores todos metidos, recorri ao truque de inverter o avanço para subir um pouco mais o guiador e reduzir a altura selim-guiador. Foi o ajuste final que fez a diferença da noite para o dia, embora ciente de que o verdadeiro problema está no tamanho do quadro.
Se mesmo assim continuares desconfortável, talvez faça sentido o bike fit como já aqui foi sugerido.
Boa sorte com isso