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Aumento combustíveis?? Hora de encher os pneus e dar ao pedal...

Mr. T

Active Member
Bom dia a todos...
Com esta loucura do aumento dos combustíveis, consideram que é desta que vamos ter o povo a piscar o olho para outras formas mais ecologias/baratas de mobilidade, como por exemplo a bicicleta?
Vi em tempos um estudo que mencionava que mais de 60% das viagens de carro dos portugueses são feitas para percursos de menos de 5km.... para estes casos, e para as pessoas menos fãs de bikes, valerá a pena pensar numa ebike? Na realidade quanto poderá custar um carregamento de uma ebike? Que custos em manutenção? Acham que haverá a curto prazo melhores apoios do estado para mobilidade sustentável?

E vocês, membros deste muynobre forum, estão a pensar em dar algum sossego ao carro e ir para o trabalho de bike? Para percursos maiores, ponderam investir uns cobres numa ebike?

Partilhem :)

Abraço a todos!
 

Pacheco

Well-Known Member
Eu por enquanto também estou em teletrabalho e o regresso está previso ir acontecendo num esquema misto em que só iremos uns dias. Mas mudando a hora e começando a melhorar ( não que tenhamos tido um inverno de mau tempo) o tempo devo começar a ir buscar a miuda a escola de bicicleta como já fui algumas vezes no ano passado.
 

cconst

Well-Known Member
Eu faço parte de alguns grupos onde a mobilidade [em Lisboa] é discutida. No entanto tenho andado um pouco afastado porque tenho visto um crescente ambiente de pouca tolerância para os demais utentes das vias, aproximando-se quase ao tom usado pelos automobilistas quando se referem aos ciclistas.

Agora que estou predominantemente em teletrabalho devido à pandemia, vou buscar a mais nova de bicicleta, a mais velha a pé (ou de bicicleta quando sou eu que a acompanho de bici até à escola) e gostava de ir para o trabalho de bici. Mas o escritório é no outro lado da cidade (18Km) que com o portátil e roupa de escritório, demoraria sempre 1h ou mais e mesmo assim chegaria em condições de tomar uma banhoca! Pesa o facto de ser da minha responsabilidade ir buscar as miúdas (pelas 17h15) a cada uma das suas escolas (teria que sair às 16h, coisa que não é possivel!). Uma ebike ajudava... mas a dormir na rua... Tenho receio. Assim, a solução é moto para o trabalho, e bike para as voltinhas/recados aqui nas proximidades.

Penso que existem muitos fatores que afastam as pessoas das bicicletas. Mas a maior será o medo:
  • queda
  • acidentes
  • roubem bicicleta
  • demorarem muito tempo
  • suor/transpiração

Em relação à mobilidade suave, apesar de Portugal ter um clima com pouca chuva favorecendo o conforto na circulação de bicicleta, o nosso clima é também bastante quente, fazendo com que facilmente se transpire. Eu não consigo fazer mais que 3 ou 4km a baixa velocidade sem que comece a transpirar no Inverno (imagine-se no verão!).

Em Lisboa p.e. existem ainda muitos poucos locais onde se guardar a bicicleta em segurança. Na rua as condições são mínimas e os parques fechados "oferecem" poucos lugares de estacionamento.

O risco de assalto, ou a perceção do risco de assalto, é elevado. No passado discuti em 2 grupos diferentes a possibilidade de guardar 3 bicicletas na rua presas com cadeado. Pedi sugestões sobre que cadeados usar. Quase todos (salvo uma exceção ou duas) sugeriram tudo menos guardar as bicicletas na rua. Não iriam durar uma semana. E os grupos em causa são compostos por pessoas que supostamente usam a bicicleta todos os dias para commuting.

O medo em partilhar a estrada com automóveis é apenas o reflexo daquilo que as pessoas são enquanto condutoras de automóveis. Tal como nós enquanto pais dizemos aos nossos filhos: "eu já tive a tua idade" enquanto nos lembramos dos disparates que cometemos!

O demorar tempo e a transpiração é algo mitigado pelas eBikes. Mas aqui o investimento é maior e para o risco de assalto que é percecionado acaba por ser um investimento de risco. Em especial em nas zonas metropolitanas em que a maioria das casas não tem condições para guardar várias bicicletas no seu interior.

Já nas zonas de escritórios nos centros das cidades o problema de guardar a bicicleta também existe! No passeio incomoda os peões e não existem postes para todos...

Voltado às eBikes: alem de nem todos conseguirem pagar 800 por uma eBike da decathlon (das mais baratas) para a grande maioria ainda mais custa justificar "tanto dinheiro por uma bicicleta".
 

pedrodbo

Well-Known Member
Bom dia a todos...
Com esta loucura do aumento dos combustíveis, consideram que é desta que vamos ter o povo a piscar o olho para outras formas mais ecologias/baratas de mobilidade, como por exemplo a bicicleta?
Vi em tempos um estudo que mencionava que mais de 60% das viagens de carro dos portugueses são feitas para percursos de menos de 5km.... para estes casos, e para as pessoas menos fãs de bikes, valerá a pena pensar numa ebike? Na realidade quanto poderá custar um carregamento de uma ebike? Que custos em manutenção? Acham que haverá a curto prazo melhores apoios do estado para mobilidade sustentável?

E vocês, membros deste muynobre forum, estão a pensar em dar algum sossego ao carro e ir para o trabalho de bike? Para percursos maiores, ponderam investir uns cobres numa ebike?

Partilhem :)

Abraço a todos!

Olha se eu soubesse o que sei hoje tinha comprado uma elétrica ha 1 ano atrás :D ja me ia ajudar a fazer a maior parte das deslocações sem suar, sendo que eu trabalho remotamente...

No entanto se trabalhasse presencialmente a maior parte do tempo nao sei se considerava usar a bicicleta para o trabalho, eu tambem suo imenso, quer seja inverno ou verão...ia ser complicado
 

Negoci8er

Well-Known Member
Eu comprei mota. :) Faz metade dos consumos do carro.

Ainda ponderei a compra de mota elétrica, mas para já o preço das baterias não compensa.

A bicicleta para mim não dá teria que tomar banho ao chegar ao trabalho.
 

Reis

Well-Known Member
Eu sou mais um em que o suor afasta essa hipótese, para além de que também não tenho restaurante perto, o que obrigaria a levar marmita.

Quando o tempo dá vou de scooter.
 

Joao_P

Active Member
Há dois anos no início da pandemia comprei uma scooter 125 e só me arrependo de não ter comprador a mais tempo, nunca mais apanhei trânsito nem me chateio a estacionar para as voltinhas de cidade que eu faço é perfeita e casa trabalho igual, ainda tentei fazer de bike algumas vezes mas não é viável, por dia faço umas 7 ou 8 viagens curtas de três ou quatro km para cada lado, compensa bastante a mota e é mais cómodo, só pego no carro mesmo quando está a chover.
Tenho um negócio junto a uma estrada nacional e diariamente vejo umas 4 pessoas que passam por aqui de bike de estrada com mochila para ir trabalhar, curiosamente de e-bike não vejo nenhum...
 

cconst

Well-Known Member
Quando o tempo dá vou de scooter.
só pego no carro mesmo quando está a chover.
Pré-pandemia, e dado que as minhas deslocações eram de apenas 10 a 15 minutos de moto, nem a chuva me demovia. Aliás, era nos dias de chuva que em Lisboa realmente se notava a poupança de tempo.

Existem impermeáveis em conta que se vestem facilmente por cima da roupa de trabalho (seja ela fato e gravata ou material de segurança) e que resultam bastante bem mesmo. O problema é mesmo a menor aderência e o maior risco de quedas.
 

Negoci8er

Well-Known Member
Já compraste?


Mas... fizeste conta ao número de ciclos que irias gastar? (no entanto, no que toca a motos sou petrolhead)

Comprei a Voge 300DS. Faz 3L/100km.
Ainda não a recebi.

Uma elétrica com 2000 ciclos de carga teria uma vida longa para cima de 150 000km.
Mas para um custo superior de cerca de 2000€.
Com 2000€ dá... ou melhor dava para fazer muitos km's (cerca de 33 000km). ;)

A elétrica também tem uma autonomia curta, de cerca de 75-100km e implica andar sempre a fazer contas.
 

Paulofski

Well-Known Member
Há mais de dez anos que venho usando regularmente a bicicleta como meio de transporte. Para ir e vir do trabalho, comprar pão ou simplesmente ir arejar a cabeça. Libertado do vício do automóvel, pouco mais de 4 km em 15 minutos é o que me separa de casa para o emprego, no centro do Porto. Já o regresso, esse pode ser variado, pois a premissa do horário a cumprir não é tão rigorosa. A chuva, o calor, o suor, qualquer que seja a desculpa não é para mim pretexto para deixar a bicicleta em casa e pegar no carro. Com certeza que muitas pessoas dependem do automóvel para as suas deslocações laborais. Seguramente, muitas pessoas gostariam de trocar o automóvel pela bicicleta mas a entidade laboral não proporciona as condições básicas no local de trabalho, por exemplo parquear a bicicleta em segurança. Eu tenho essa sorte e aproveito-a.

Nos últimos anos tem-se verificado um aumento na utilização da bicicleta na mobilidade diária, especialmente nas deslocações laborais. Atendendo à crescente quantidade de pessoas que pedalam em recreação ao fim de semana, em pedaladas desportivas, porque não rentabilizar a tonificação das pernocas e dar ao pedal nos chamados dias úteis para coisas também úteis. Porque não? Se forem levadas em conta outras actividades triviais, o índice de melhoria do estilo de vida seria mais gratificante. Há o consenso generalizado que a bicicleta é para o desporto e lazer, mas socialmente a sua prática está mais ligada ao transporte, à utilização conjugada com outros meios de transporte, especialmente o comboio.

Apenas sugiro para quem pode uma simples e prática ideia, uma espécie de juntar o agradável à útil independência que só a bicicleta proporciona, poupar na carteira ao trocar alguns euros do combustível fóssil pela gratuita transpiração.

Boas pedaladas.
 

TiagoLopes

Well-Known Member
Apesar de estar em teletrabalho devo comprar uma bike de cidade da Dechat para meter uma cadeirinha de bebe. Com isso quero evitar as idas á creche e ao parque com o pequeno, recados e pequenas compras tb será assim. Tirar o carro só para compras do mês e para fora da cidade.
 

cconst

Well-Known Member
Apesar de estar em teletrabalho devo comprar uma bike de cidade da Dechat para meter uma cadeirinha de bebe. Com isso quero evitar as idas á creche e ao parque com o pequeno, recados e pequenas compras tb será assim. Tirar o carro só para compras do mês e para fora da cidade.
Isso já é o que eu tento fazer... mas dei uma nova vida a uma orbita dos 80's que estava ao abandono:

Aqui está ela, (onde tem dormido desde à um mês para cá) presa com 2 cadeados a um estacionamento que chumbei à porta de casa. Um deles é mais fácil abrir a fechadura que o cortar... e a fechadura é bem difícil de cortar:
 

Mr. T

Active Member
Entao e para a malta que tem estacionamento para bikes, está entre 15 -30 kms do trabalho? A ebike nao soluciona o problema do suor?

Ainda nas ebikes? Ha alguma coisa de incentivos do estado? Falei ha momentos com alguem que passa ferias em PT, residencia em França e estourou 5K numa ebike porque o Macron financiou uma boa parte.......
 

cconst

Well-Known Member
O ano passado havia uma verba do estado e se fosses morador em LX ainda havia outro.

A questão desses incentivos é que tem que ser em determinadas lojas e tem bastante burocracia envolvida. E num dos casos a verba não era garantida pois estava limitada a um montante anual.

Este ano não sei como será.
 

Negoci8er

Well-Known Member
Entao e para a malta que tem estacionamento para bikes, está entre 15 -30 kms do trabalho? A ebike nao soluciona o problema do suor?

Ainda nas ebikes? Ha alguma coisa de incentivos do estado? Falei ha momentos com alguem que passa ferias em PT, residencia em França e estourou 5K numa ebike porque o Macron financiou uma boa parte.......

Por acaso ainda pensei numa e-bike. Até evitava mais um seguro. O seguro da associação de ciclismo cobre também a utilização de e-bike.
Mas, é sempre uma meia solução, ao nível de velocidade e agilidade (no meu caso).

Mas tem muitas outras vantagens. ;)
 

Duke

Well-Known Member
As bikes electricas vem de origem com um limite de 25kmh assistidos (o motro electrico so assiste até ao 25kmh).
Mas já há por ai muitos mecanicos que conseguem remover o limitador e a bike passa a andar a 40kmh facilmente.
Ter em atenção que as bikes vem limitadas a 25kmh por lei e por motivos de segurança.
 
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