• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Audaces FPCUB

jonitas

Member
Bom dia a todos!
Alguém sabe dizer para quando o calendário dos Audaces para este ano(2016)?
Desde já, o meu obrigado!
 

JPLopes_73

Well-Known Member
eu vejo isto ...

PRÓXIMOS EVENTOS
Fev
07
Dom
XIV PASSEIO CICLOTURISMO NAS TERRRAS DE SANTA MARIA
09:00 Eventos de Estrada
Fev
28
Dom
BTT trilho dos Moinhos – Amigos da Montanha
09:00 Eventos de BTT
Mar
06
Dom
10ª Maratona BTTLAZER ARCC
09:00 Eventos de BTT
Mar
20
Dom
XXVIII Passeio de Cicloturismo – Pinhal Novo
09:00 Eventos de Estrada
23º PASSEIO DE CICLOTURISMO GRUPO CICLO ALPALHOENSE
09:00 Eventos de Estrada
II Passeio de Bicicletas Antigas da Golegã
09:15 Eventos de Estrada
Abr
03
Dom
12º Passeio de Cicloturismo do Penteado
09:00 Eventos de Estrada
Abr
10
Dom
BENÇÃO NACIONAL DOS CICLISTAS – FÁTIMA
10:00 Eventos Cidade, Eventos de BTT, Eventos de Estrada

no link http://www.fpcub.pt/agenda/2016/01
mas deixei de ser membro em 2014 ... quis voltar este ano ... pediram-me a cota de 2015 ... fui dar uma volta ... e um dia destes vou a sangalhos dar umas voltas à pista :p
 

lgass

Well-Known Member
não parecem. pelo que acompanhei no final do ano, eles não farão audaces com uma calendarização definida muito antes. vão lançando mês a mês. pareceu-me
 

Pratas7

Active Member
Boas!!!

desculpem a ignorancia, mas alguem pode explicar como funcionam estas provas de AUDACE?
é tipo provas sem tempo(andamento livre) ou mais cicloturismo(tudo junto atras do carro da organizaçao)?

obrigado
 

Carolina

Well-Known Member
é que ainda à 3 semanas atrás estava lá o da amadora para o inicio de abril. fui ver hoje para confirmar a data e desapareceu :/

os audaces é mais tipo cicloturismo. eles dão o percurso e tens umas 7 horas para o completar.
 

jonitas

Member
1ªcondição é ser sócio da fpcub
2ªcondição inscrever-te num Audace(5€)
E sim existe um tempo máximo (média superior ou igual a 15km/h),mas tanto podes andar em grupo como podes andar só .Questão de gosto ou pernas!:p
 

Carolina

Well-Known Member
acho que não é preciso ser sócio, a inscrição passa é a ser mais cara.

não fui porque para além de não me ter preparado, era um bocado longe. (mas também deixa lá que no domingo dei uma volta fácil e as pernas não estavam nada bem. se tivesse ido ao audace morria. a ver se no domingo vou até ao cabo da roca pa compensar :p)
 

trepadores da Figueira

Well-Known Member
Para não ficar no equecimento os AUDACES FPCUB FORAM AS PRIMEIRAS voltas de longa distancia a serem organizadas para muita malta que gosta do grande desafios, depois viram as SERRAS MITICAS só depois o agora na moda os GranFond, Sky Road, Clássicas, Rides, Extreme Road
 

trepadores da Figueira

Well-Known Member
@NULL

Vou sim fazer o Alto Minho 300 a 13 de Abil.

SIM PODEMOS NOS VER POR AI E BEBERMOS UMA GARAFAS DE LEITE UCAL. hihihihhiheheheh.

irei para cima na CP / AP no dia 12 vou ai chegar ao Porto por volta das 13:00 depois venho para baixo dia 14 AP das 14:45 casa com ele vai ser este o meu programa de festas.

vou tentar te enviar uma MP, OK
 

trepadores da Figueira

Well-Known Member
Cá está o que eu procurava

Em 2011 ainda não havia nada disto GranFond, Sky Road, Clássicas, Rides, Extreme Road etc etc etc etc.

Portugal, ao contrário do que se faz noutros países já há muitos anos, os desafios Audax, entra agora em força neste tipo de eventos, “Audace” adaptados para o nosso país, são passeios de cicloturismo de média e longa distância, em autonomia total e andamento livre, as distâncias são percorridas em orientação com rodbook ou gps, divididas em etapas, e carimbadas as cartas de validação do percurso, nos postos de controlo, os participantes não são obrigados a circular em grupo, cada um pedala a seu próprio ritmo, o horário de encerramento dos postos de controlo determina o ritmo mínimo nos eventos.
Não é uma prova de competição, o objectivo é terminar a distância no tempo limite previsto seguindo o percurso estabelecido e somar os pontos dos quilómetros percorridos, sendo eventos que representam um desafio, atingindo assim altos padrões de satisfação pessoal.
´
E este domingo dia 9 de Janeiro, foi também para a estrada o primeiro “Audace” de 2011, a concentração ocorreu pelas 7,30 no Parque Tejo, Parque das Nações junto ao Rio Trancão, ligou Lisboa/Cartaxo/Lisboa, teve uma distância de 110 quilómetros, e participaram 201 cicloturistas.

No final do evento, falamos com Leonel Mendonça da FPCUB, responsável pelo passeio, ao qual nos respondia quando lhe colocamos a seguinte pergunta; Audace, como decorreu o primeiro de 2011, ao qual respondeu; “Correu muito bem, Aqui à partida decorreu como estava previsto, cumpriu-se a hora de partida, às 8 horas os participantes começaram a partir, não existiu um pelotão na estrada, o que é bom, sempre com grupos de mais ou menos 6 ciclistas, o que se torna positivo, este é o primeiro Audace de 2001, tudo correu bem, apenas uma queda no Cartaxo, mas nada de grave, não existiram carros de apoio atrás como deve acontecer no verdadeiro Audace, e foi uma surpresa o que não estava à espera, esperava menos de uma centena pelas más condições climatéricas que tem estado, e afinal ultrapassamos as duas centenas, a chuva no inicio tudo indicava que viria, a mesma não apareceu e foi muito bom”.

A segunda pergunta foi, o balanço final, e o responsável do evento dizia; “Bem, o balanço final é muito positivo, é um evento que tem pernas para andar, vamos em frente, e todos adoraram”. A finalizar perguntávamos a Leonel Mendonça qual o próximo, e qual o maior desafio para 2011, e o mesmo respondia; “O próximo deverá realizar-se em fins de Março, princípio de Abril, vai ter inicio aqui na capital, será feito em parceria com o Câmara Lisboa Clube, deverá decorreu entre Lisboa/Santarém/Lisboa, e será sem dúvida um grande desafio. Maior ainda seria, fazer a Serra da Estrela, esse seria sim, o maior desafio de 2011, e talvez o maior desafio que se fez em Portugal a nível de cicloturismo, se for feito da maneira que está a ser pensado, será algo inédito em Portugal, será um desafio para todos os amantes da bicicleta”.

“O comentário final”
Desafios “Audace”, será um novo conceito de pedalar, será o tipo de eventos que muitos esperavam, serão novos desafios, será o futuro do cicloturismo em Portugal, será um enorme número de serás… mas, uma coisa é verdade, em 2010 foi ano de teste com alguns eventos, os adeptos começaram a aparecer, e este ano no primeiro realizado as expectativas superaram tudo e todos, porque o “Audace” não é um simples passeio, é um verdadeiro passeio de bicicleta, as regras do “Audace” e quando se agenda um evento, o mesmo só não se realiza se de todo as condições climatéricas assim não o permitam colocando em risco os participantes, caso contrário, com chuva, vento ou sol, as pedaladas se realizam, e é verdade, o espírito do “Audace” foi bem aceite, as regras estão a ser cumpridas, os participantes estão a aparecer em força, a adesão é forte, e tudo aponta para que 2011 seja um ano muito positivo para este tipo de evento, hoje assim o testemunhamos, e no futuro de certeza que o iremos comprovar.

Em tempo de despedida basta dizer de que irá haver sem dúvida grandes momentos, fiquem atentos, porque está a ser preparado um dos maiores desafios que até hoje se fez no nosso país, até lá, os votos de bons passeios, boas pedaladas.

Texto: José Morais

Fonte: Jornal Ciclismo
 
Top